Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Dicas para aumentar o desempenho do KDE

“No wiki do projeto KDE há diversas dicas para se obter ganhos de performance. Algumas dessas dicas são extremamente óbvias mas há outras bastante interessantes e que podem fazer o seu KDE apresentar um melhor desempenho. Mas não espere milagres. ;)” A nota foi enviada por klayson (klaysonbonattoΘyahoo·com·br), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Ananias
Dica 1: Instale o GNOME.
Comentário de rbc
bah ja começaram os posts do: bah ja começaram os posts dos fanaticos,fala serio até parece que o gnome é mais leve que o kde,sinceramente em toda distro que ja usei e foram varias,ou é igual gnome e kde ou o gnome ligeiramente mais pesado,lamentavel que existam estes religiosos da santa igreja do pinguim.
Comentário de bla
Tanto o KDE quanto o GNOME s: Tanto o KDE quanto o GNOME são pesados para máquinas antigas ou com pouca memória.

Na dúvida, instale ambos em um Pentium 200mhz com 64mb de ram e faça o teste.
Comentário de Phantom X
Legal esse artigo. E espero q: Legal esse artigo. E espero que não se encha de flames por aqui. Parece que sempre se esquece que uma das vantagens do soft livre é a liberdade de escolha...
Comentário de Júlio Monteiro
Viva a Liberdade!: Realmente, o problema é que existem muitos "fanáticos", dando origem a (muitas) flame wars.

Eu considero o KDE *EXELENTE*, porém prefiro utilizar o GNOME. Eu tive a liberdade de escolher e optei pelo Gnome, porém só porque uso-o não vou obrigar ninguém a usa-lo, muito menos vou "taxar" o KDE.

Viva a Liberdade!
Comentário de Manoel Pinho
Hardware paleozóico: "instale ambos em um Pentium 200mhz com 64mb de ram e faça o teste."

Instale qualquer sistema operacional de verdade (não vale windows 9x, que são uma camada sobre DOS) em uma máquina dessas (que já está mais do que obsoleta) e faça o teste. Instale um XP nela (se conseguir) e me diga quem é lento.

Pelo amor de Deus, sei que ainda tem muita gente com essas máquinas mas estas especificações são de hardware entre 1995 e 1998, ou seja, máquinas com pelo menos uns 7 anos.

Eu, entretanto, uso máquinas até piores do que você citou (Pentium 1xx com 32MB de RAM) como terminais X e rodo KDE, OpenOffice.org e tudo mais.
Comentário de ricarab
Concordo e acrescento:: sou um pouco suspeito a fazer testes, pois não sei porque o KDE da Suse, e a Suse de um modo geral, é um pouco mais lenta que outras distros, mas o Gnome me pareceu um pouco mais rápido por ser mais minimalista que o KDE. As vezes me dá vontade de instalar o Gnome e usar o Ubuntu, mas não consigo me acostumar com o Gnome, e não é por causa da aparência que, aliás me agrada muito, mas pelas funcionalidades e pelos aplicativos, como o fabuloso Amarok. No mais, acredito muito no Desktop Linux, justamente pela existência desses fabulosos Desktops, e principalmente, pela capacidade de escolha! Viva a liberdade! ;)


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de Fluxbox
Viva a liberdade: Use Fluxbox: Pra que disperdiçar memória com perfumaria ou penduricalhos?

Viva a liberdade!

Use o Fluxbox!

Ou qualquer outro programa mais leve que se adeque à sua máquina.

Não se limite aos WM mais divulgados.
Comentário de H2O
tenho um Pentiun III 866, 192: tenho um Pentiun III 866, 192 de ram,

Instalei recentemente o 'Debian Br-cdd'(sarge...stable), que já vem por padrão com o gnome, por sinal muito bom.
Más como eu gosto mesmo é do KDE , com o APtitude instalei o KDE 3.3.2, está rodando ,no Debian Br-cdd , leve, rápido,estável e com muitas funcionalidades,muito facil de integrar o Anti spam e antivirús no Kmail,
está show de bola o KDE no debian br-cdd!
Comentário de ricarab
Por incrível que pareça!: as distribuições mais puristas como Debian e Slackware que quase (ou não fazem!) não fazem modificações no KDE sempre são mais rápidas! Eu realmente não entendo a lentidão do Suse para certas coisas... Seria pelo acabamento, que a primor está ótimo, porém, pesado demais? Fica a promissa para o novo Suse 10 resolver isso...


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de bla
Instalar "qualquer sistema op: Instalar "qualquer sistema operacional de verdade" exclui testes com Windows então... rs.

Brincadeiras à parte... você conseguiu KDE e OpenOffice em pentium 100 com 32mb?
Poderia dizer os detalhes (versões, distro, tempo que leva para os programas carregarem, etc.) dessa proeza? Acredito que seria muito útil para várias pessoas que tem máquinas antigas (acredite, são muitas).

Até hoje, o melhor que consegui (para um desktop comum), foi "BlackBox, Abiword, Siag e etc." para máquinas com 32mb, acima disso fica lento demais (devido aos acessos a swap com hd de 5400rpm, comuns nessas máquinas).
Comentário de H2O
Realmente, o Suze é uma dist: Realmente, o Suze é uma distribuição que, para rodar satisfatoriamente, necessita de um hardware mais parrudo, senão tiver, seus usuários vão ficar frustrados...
Comentário de Manoel Pinho
Pentium 100: Logicamente não instalei o kde ou o OpenOffice.org nos Pentium 100. Aliás, eu nem instalei linux neles. Uso um simples disquete para dar boot no etherboot (http://etherboot.sourceforge.net/), que baixa por tftp o kernel linux e o ramdisk de um servidor. Essa distribuição linux (thinstation.sf.net) é extremamente enxuta e você pode colocar somente os módulos necessários.

Depois de iniciado o X, o usuário pode rodar o kde, OpenOffice.org ou o que quiser (no servidor obviamente). Pode não ser uma solução para quem tem somente um computador mas é perfeitamente viável e fácil de implementar em empresas.

O LTSP ainda é mais fáci de instalar, tem guia em português e o kurumim tem até um script pronto para isso.

Comentário de Nuno
Windows Kde e Gnome - Aplicações Multiplataforma: Nosso aplicativo foi desenvolvido em Kylix/Delphi, está instalado em diversas cidades do Brasil. Com a tecnologia de Linux Terminal Server está rodando 100% em Pentium 100 com apenas 16 MB de Ram - Performance no Linux (com o Pentium 100) é sempre melhor do que no Windows XP ou 98 com 250 MB de Ram e Pentium 3!
O Kde é o ambiente favorecido nas aplicações Kylix e para o usuário "final" a aparencia "Windows" tem sido decisiva. E apesar do Gnome ser um pouco mais leve não permite ao Kylix um controle tão completo sobre o comportamento das janelas.
TODAS as distribuições Linux que testamos (Suse, RedHat, Conectiva e Debian) funcionam perfeitamente. Destaque para a Distribuição Brasileira KURUMIN que além de reconhecer a maioria dos hardwares usados no Brasil é a que menos necessita de "tunning"! Parabens Carlos Morimoto!
Comentário de bressix
KDE em micros com 32 MB de RAM: o que acho mais bonito no Linux é a liberdade que ele te proporciona.
cada um usar o que quizer e como quizer.
como o Morimoto foi citado nada mais justo que mostrar esse excelente tutorial pros que gostam de desafios.

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/106/

possível é, mas será que é interessante?
usa quem quer.
é sempre melhor ter opções do que nao ter.
e a idéia aqui é divulgar as diversas iniciativas que existem por aí.

VIVA A LIBERDADE DE ESCOLHA!

por isso que eu uso software LIVRE.

Comentário de nemesis
pô, Manoel! assim não vale: pô, Manoel! assim não vale, né? afinal, desse jeito, o KDE e OO estão rodando no servidor! o cliente em si só precisa de memória suficiente para exibir as telas como um cliente X...

mas admito que é realmente impressionante ver máquinas incrivelmente velhas e com até menos de 32MB exibindo telas do KDE novinhas em folha.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Zyk
"Nosso aplicativo foi desenvo: "Nosso aplicativo foi desenvolvido em Kylix/Delphi, está instalado em diversas cidades do Brasil. Com a tecnologia de Linux Terminal Server está rodando 100% em Pentium 100 com apenas 16 MB de Ram - Performance no Linux (com o Pentium 100) é sempre melhor do que no Windows XP ou 98 com 250 MB de Ram e Pentium 3!"

Tudo bem que o terminal roda num Pentium 100 (podia rodar até num 486, nada de extraordinário), mas e o servidor, qual é a configuração? Um linux num pentium 100 roda mais rápido que Win98 num Pentium 3??? Se você está se referindo o linux do terminal, aí a comparação é totalmente falha, pois o programa é executada no servidor. Tá certo que Linux é versátil, mas querer que Linux num pentium 100 com 16MB de memória seja mais rápido do que Win98 mun Pentium III com 250MB, não dá para engolir não!!!
Comentário de acefalo
gnome num Pentium mmx 200mhz 64mb: E não é que roda o gnome?!

Tenho aqui o meu velho pentium MMX, com 200mhz e 64 mb de ram, e já tentei de tudo nele.

O que já rodou bem foi windows 95 e 98, e na época o conectiva 3 - mas eu não sabia o que fazer com o linux, então voltei para o windows.

Há uns três anos, quando resolvi migrar para linux, instalei nele o TechLinux. Ultimamente andei usando o ubuntu, mas só dava pra brincar em modo texto. Gnome ou KDE nem pensar.

Há pouco menos de um mês, instalei o slackware 10.1. Outro mundo! Pra começar, o tempo de boot, em comparação com o Ubuntu, diminuiu drasticamente. O Gnome com o slackware roda, sim; o que emperra sao os aplicativos pesados. O que fica difícil é rodar browsers atuais. O netscape e o mozilla abrem, mas tudo muito devagar.

De qualquer forma, uso nele o fluxbox, dillo, irssi, mutt, links, consigo jogar klines e algum outro jogo. Ainda dá pra abrir também o Abiword e gnumeric. Pena que o Dillo não mostra corretamente os caracteres no Br-Linux (só nele), e eu ainda não sei como resolver isso.

Não posso dizer se conseguiria trabalhar com essas ferramentas nessas condições, pois uso essa máquina mais por marra. Minha diversão é tentar fazer ela funcionar com alguma coisa.


Comentário de CWagner
Experimente rodar o BeOS nele: Experimente rodar o BeOS nele.

Acho que é um SO um puco mais leve que o Linux com KDE ou GNOME ou mesmo Window$ e ainda conta com muitos programas livres para ele.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Marcelo Ulianov
ajuda: Manoel, bom dia pra vc ai. Cara será que vc poderia me dar uma luz sobre esse assunto ? Possuo 5 máquinas Pentium2 400, 64 ram e queria saber se nesse esquema é possivel eu acessar a internet atraves de um servidor.Uns dizem que não, que é inseguro, outros que sim... Basicamente é isso do que eu preciso.Se for possível, rodar algum game em rede..;) Pra não tumultuar aqui o post, se vc puder me mandar um e-mail, melhor né ?Valeu hein ? De antemão, agradeço.

Marcelo Ulianov

"A Resistência Continua..."
Comentário de Ailson Junior
KDE em micros antigos.: Possuo uma máquina com uma configuração que para os padrões de hoje uma piada, placa pcchips m571, vídeo riva tnt 2 32 ram, 64 mb ram EDO. Não tem condição nenhuma de instalar KDE numa máquina destas, o GNOME também fica lento. Não digo que é solução mas como não abro mão do Linux, instalei nele o Conectiva 10, configurei o GDM para ficar mais leve e uso o Windowmaker, firefox 1.0.6, thunderbird 1.0.6, Star Office 5.2, abiword 2.0, grip, discador vppp,Gimp 2.0 e mais alguns programas, claro que preciso de um pouco de paciência na abertura de alguns aplicativos. Só para lembrar está instalado também o windows 98 SE que roda até rápido, mas quando instalei o antivírus o bicho virou uma carroça, XP nem com reza brava.KDE ou GNOME só quando trocar de máquina, mas mesmo assim é legal pois diante destas dificuldades consegui rodar um sistema relativamente atual fazendo alguns malabarismos.
Comentário de bebeto_maya
Tudo é relativo!: __Kurumin mais KDE-3.2 com o tema Baghira,(todos sabem que é pesado), Decorações de janela estilo Crystal com transparências, mais o KsmoothDock, e o tema de ícones Crystal Clean do Everaldo...Coloquei sombreamento no Menu K, transparências no Kicker...E ficou excelente no meu K6-II com placa de vídeo Trident...Todo On-board com, 256 MB de RAM, o detalhe é que mais de 128MB ficam ociosos, ou seja com uma swap e 64MB de RAM, eu conseguiria um sistema ainda utilizável...

__Tudo é muito relativo no Linux, não existem valores absolutos. Jamais usaria um Fedora Core, ou um SUSE, por serem muito pesados, mas com um Kurumin, Slackware, ou Debian todo jogo rola...Para os que querem um Ambiente leve com todos os aplicativos juntos...

http://zappwm.codigolivre.org.br

Até mais!

Comentário de Fábio
Windows Manager: Para aqueles que procura um estilo gnome, bem mais light recomendo o Xfce, aliás muito completo e funcional, que consome limpo 30mb de ram.

Há tempos atrás estava a procura de um desktop e era o KDE ou Gnome, então tinha escolhido o KDE ao utilizar acabo percebendo que utilizo muitos softwares escritos em gtk(gnome). Esta em busca de um Desktop limpo, pequeno e "quase" totalmente funcional, até que cheguei ao xfce, que muito por sinal não abriria mão. O mesmo foi construído em GTK e um abiente muito agradável, com as funcionalidades de janelas do gnome, estilos de janelas e aparência. Recomendo como uma alternativa aos user gnome.

Umas coisas que me aconteceu é que utilizo o Slackware e o patrick tirou o gnome da distribiução, no qual não tive opção instalar as versões mais atuais do gnome.
Comentário de Ednei Pacheco
Tudo bem. Mas pra mim, tanto: Tudo bem. Mas pra mim, tanto faz. O que importa é que são 2 grandes ambientes gráficos. Pra quê a discussão, se podemos ter ambos na máquina? Perdoem-me a sinceridade, mas raramente vejo comentários deste nível do pessoal que usa o KDE.

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de toko
Terminal X e LTSP: Ulianov, dê uma olhada em http://bibli.fmtm.br/~evandro/, os dois últimos documentos (são só quatro) talvez possam lhe ser úteis.

PS. O formato dos documentos é PDF.

Evandro Guglielmeli
Comentário de Spook
Sou só eu?: Não consigo abrir o tal link. A página fica carregando um tempo, e depois pára de carregar sem retornar nenhum erro.
Comentário de Marcelo Ulianov
Valeu toko ! Baixei e vou ler: Valeu toko ! Baixei e vou ler !
Comentário de StanStyle
OpenSUSE/SUSE 10.0: Como o openSUSE/SUSE 10.0 foi citado, acho justo citar algumas ações que eles estão fazendo com relação a isto.
http://www.opensuse.org/SUPER
Descrição citada pelo DistroWatch:
(...)Among the included speed and performance optimisation tweaks one can find prelinking, pre-loading of KDE and OpenOffice.org, Con Kolivas kernel patches, i686 optimisation of certain critical components, and other enhancements.
Este é um trecho de um e-mail de Andreas Girarder, desenvolvedor da Novell:
Great news from Con Kolivas ......he is officially going to maintain a
- ck patchset for SUSE now and I put my hand up to create a modified -
ck
rpm set for SUSE ...... expect rpm's in the next few days :D

E ainda o Slick:
http://www.opensuse.org/SLICK

Comentário de Henrique Vicente.
Eu prefiro usar o KDE em um c: Eu prefiro usar o KDE em um computador com alto desempenho, já em computador de baixo desempenho ou para uma ou outra "necessidade" apenas (como um display de visualização de dados como logs ou imagens enviadas por câmeras de vídeos...) acho que usaria o XFCe ao invés do KDE. Ele é leve, simples, prático e muito bom. Esqueçam desse "o melhor", no software livre geralmente alguma coisa sempre tem algo melhor que outra e vice-versa.
Comentário de brandizzi
Realmente, no páreo dos WMs,: Realmente, no páreo dos WMs, o XFce está fazendo o papel do que o GNOME/KDE seriam em 1994. Se o GNOME/KDE equivalem ao Windows XP ou MacOS X, o XFce é o Windows 98/BeOS do software livre, junto com outras entidades como Blames2000.

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de nosklo
maquinas:
Instale qualquer sistema operacional de verdade (não vale windows 9x, que são uma camada sobre DOS) em uma máquina dessas (que já está mais do que obsoleta) e faça o teste.

Debian GNU/Linux 3.1r0a é sistema operacional de verdade. Instalei em um P200MMX com 64MB, e funcionou. Uso WindowMaker, Links2 como navegador gráfico, e jogo xnethack com tiles. Excelente. Resposta rápida e confortável.

Nosklo
Comentário de nemesis
exceto...: ... que o XFCE usa versões estalando de novas do GTK+, um toolkit gráfico bem mais moderno e versátil do que a antiga MFC do Win98...

Ele é bem mais leve pq usa bem menos recursos, daemons e outras frescurites encontradas no GNOME e KDE para agradarem usuários famintos por interação e ícones saltitantes...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de marcos_vc
É, parece que o site saiu do ar: É, parece que o site saiu do ar
Comentário de Manoel Pinho
Terminais: Não vale por que ? Admito que pode não ser solução para quem tem apenas um computador doméstico, mas para qualquer empresa é uma solução viável, barata e que lhe permitirá sempre rodar as últimas versões dos programas (com todas as frescuras mas também com todas funcionalidades a mais) sem precisar fazer upgrades de hardware na maioria das máquinas.

E a máquina servidore não precisa ser nenhuma máquina espetacular. O que precisa é basicamente RAM, o que não é tão caro hoje. Uma máquina com 512 MB atende de 4 a 6 terminais bem.
Comentário de philippe
ubuntu (gnome) pessado: achei o mesmo do ubuntu. instalei num notebook ECS (processador transmeta) e ficou pessado pra caramba, nem da pra usar. uma pena, meu irmão precisa pra suar navegador e pacote office, mas não tenho coragem de pedir pra ele usar.
Comentário de doffer
Os ícones saltitantes...: Os ícones saltitantes do KDE são o máximo, não acha? [rs..]
Gostava do Gnome, mas voltei pra conexão discada, comprei um modem usb externo, o qual só consigo usar no Kppp do KDE (em recentes pesquisas descobri que essa jagunça é um softmodem - na época que o comprei, achei que qualquer modem externo serviria para linux). Até mesmo instalei o XFCE - que, de fato, é bem mais leve e 'bonitinho' - e nada. Já estou pesquisando por algum modem de verdade, mas está difícil encontrar um em S.Paulo (inacreditável, não?!)
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004