Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Software livre não é software de graça

“Artigo que fala sobre as principais diferenças entre software livre e software de graça. ''” A nota foi enviada por PytEr (pyth3rΘgmail·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Marco Carvalho
Tristeza :-(: PytEr

Sei que estou fora do tema, mas não poderia deixar passar.

Você me desculpe, mas não consegui ler o seu texto até o final.
Você come palavras no meio das frases e usa pontuação, quando usa, em posição errada, quebrando a sequência de leitura.
Fora isso tem muitos erros de ortografia.

Após escrever um texto, dê para alguém ler antes de publicar.

Veja, só passando os olhos sobre o texto, dando "uma olhada por cima" e sem contar os erros de acentuação:

licionava
pessam
nuncam
liberda
esplicar
inaconpanhvel
gratitamente

Sinceramente, estou ficando preocupado com o futuro da nossa língua. Ultimamente tenho visto uma quantidade absurda de erros de ortografia e de gramática em textos publicados e em e-mails.

Ah, antes que alguém pergunte ou insinue, não, eu não sou professor de português, não estudo letras e sequer fiz o colegial (atual ensino médio). Pelo contrário, sempre fui péssimo em português, todo ano ficava a um fio de ser reprovado.

--------------------------------------------------------------
Marco Carvalho
http://marcocarvalho.homelinux.net:15080
Maceio - Alagoas - Brazil
Debian GNU/Linux - GNU-PG ID:08D82127
Linux Registered User #141545
"Talk is cheap, show me the code" LT
Comentário de acefalo
Ah, mas o menino tem só 16 a: Ah, mas o menino tem só 16 anos e, pelo que deu para perceber sobre o professor que ele teve, acho que o buraco é mais embaixo...


Comentário de CWagner
É isso aí, o cara tem um cr: É isso aí, o cara tem um crédito, primeiro porque é muito difícil encontrar alguém com esse nível de consciência nessa idade, os erros de português são aceitáveis, dada a qualidade de ensino ministrado depois dos anos 90.

Não estou com isso defendendo a queima indiscriminada da nossa bela gramática brasileira, apenas devemos ser mais compreensíveis e até mesmo auxiliar quem tem um pouco de dificuldades em expressar o que pensa, seja em palavra escrita ou mesmo falada, sem sermos rudes ou severos demais.

Parabéns ao Pith3r, pelo mini artigo e espero que a sua jornada no Mundo Livre seja das mais ricas e produtivas.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de povoacao
Antes de postar poderia ter c: Antes de postar poderia ter corrigido os problemas de português. Não deveria ter deixado enviar o artigo dessa maneira.
Comentário de alex-gurgel
Não são aceitáveis: Não. Erros de português não são aceitáveis, exceto em um diário pessoal (não um blog) que só vá ser lido pela pessoa que escreve. Essa é uma situação que, se não tratada em tempo, vai, com certeza, gerar problemas para ele, no futuro.
Imaginem a situação: ele, em um futuro processo seletivo, mostra que possui uma página pessoal e que já publicou artigos na internet (similar ao meu caso, em que isso está explícito em meu currículo). Seu futuro provável empregador vê essa informação e decide verificar por si mesmo essa página e os artigos. O que ele irá pensar desse candidato, ao ver tantos erros de português ?
Lembrem-se que problemas em se expressar corretamente por escrito costumam vir acompanhados dos mesmos problemas, só que na linguagem falada.

Porém, neste país em que vivemos, a situação torna-se mais complexa. Com todo o "apoio" que o governo dá ao ensino, com o salário dos nossos professores e coisas do gênero, fica difícil esperar algo masi dessa geração que ai está.

E que outro país posui um canal (tv paga) que passa filmes legendados, só que as legendas estão escritas no "modo que se escreve na internet" ? E eles ainda chamam isso de linguagem jovem....


Em tempo: também não sou professor, nem tive notas excelentes em português, em meus tempos de escola, da qual sai em 1985, como técnico.
Comentário de alsimoes
"...alguém com esse nível d: "...alguém com esse nível de consciência nessa idade, os erros de português são aceitáveis, dada a qualidade de ensino ministrado depois dos anos 90."


Não tiro o crédito dele, mas a idade e a precariedade do ensino médio público não são desculpas para a situação. As escolas não vão bem mas livros continuam a sendo impressos, ler diverte, ensina e melhora o português.

Quando nos nos dignamos a escrever algo para um grande público devemos sim ter carinho com a lingua portuguesa.

Agora alguém poderia corrigir o texto para ele e pedir que ele acerte, de qualquer forma parabéns pela iniciativa. Se eu tiver tempo depois e ajudo.

André

"Nem toda propriedade é um roubo. Porém, a propriedade é um roubo quando exclui os não-proprietários do processo de desenvovimento social."
-- Manuel Castells
Comentário de pyter
me desculpa ai galera: è que escrevi isso direto no bluefish , e talvez falto algumas quebra de linha
, e teve alguns error ortograficos mais vo arrumar isso quando tiver tempo , e escrever mais artigos ( sem erros) , falow , vo deixar o link
Comentário de acefalo
Tudo bem, Pyter, mas você pr: Tudo bem, Pyter, mas você precisa reconhecer que suas deficiências na escrita são muitas, senão não tem como melhorar. Erros de cncordância, de ortografia e de digitação. Erro de digitação passar batido num texto que você quer divulgar não tem perdão, é preguiça. Os outros só vão desaparecer se você procurar se empenhar no estudo, pricipalmente lenfdo muito, muitos livros. Continue escrevendo e escreva muito, mas seja crítico em relação ao que você escreve para poder evoluir.

Você repetiu agora, neste seu post, a mesma falta de cuidado com a digitação que você demonstrou no seu artigo.

P.S.: Não tenho autoridade nenhuma para ficar dando esses conselhos ao garoto, mas acho que eles são meio óbvios, não?
Comentário de noName
Escrever artigo, nínguem escreve ....: Agora, encher o saco com picuinhas ...

Vão escrever artigos e não post's idiotas
sobre erros de português no trabalho dos
outros ...


Comentário de alex-gurgel
Só uma coisinha....: Posts se escreve sem o apóstrofo.....
Comentário de Webmarlin
Não é questão de picuinha: Saber escrever bem o português é primordial para... primeiro de tudo... se fazer entender. Além disso, como se pode perceber pela maioria dos comentários deste post, muitos são aqueles que exigem um português bem escrito. Talvez nossas idéias e nossas opiniões sejam valiosíssimas, no entanto, na maioria das vezes podem até não serem levadas em conta, dado a uma apresentação inadequada daquilo que se quer expressar. A comunicação é um dos sustentáculos da sociedade humana e, se houver falhas, muito conteúdo e informação podem ser desperdiçados. Por outro lado, devemos tomar cuidado quando formos corrigir as pessoas, pois elas podem se ofender e então seremos mal interpretados, surgindo termos como: picuinha. Saber comunicar não é apenas uma questão semântica ou ortográfica, mas também uma questão de educação e trato para lidarmos com as pessoas.
Pyter, você é inteligente e tem uma sacada legal e sei que não terá dificuldades de melhorar o seu português. Mas tenha em mente de que isso será um fator primordial para o seu sucesso. Um grande abraço!
Comentário de Marco Carvalho
Não é só a questão da idade...: O grande problema é que tenho visto esses assasinatos à nossa língua cometidos por pessoas que estão cursando faculdade ou já formadas, e por pessoas que estudam em escolas particulares.
Isso é o que mais preocupa. O que se vê é que o ensino no Brasil está decaindo não só no ensino público, mas nas escolas particulares também.
Mas como já disseram em outra mensagem, mesmo o ensino sendo porco, cada um pode melhorar por si próprio se tiver vontade, recursos não faltam, dicionário em papel ou on-line, corretores ortográficos e até o google podem ajudar a escrever corretamente.
Eu também cometo erros? Claro que sim, todos cometemos, mas a proporção de erros em relação ao tamanho dos textos que tenho visto é absurda.
Minha faxineira, que aprendeu à escrever o próprio nome com 25 anos escreve melhor que muita gente cheia de siglas depois do nome, e pelo que tenho visto do pessoal mais jovem, esse contigente de pessoas escrevendo coisas ininteligíveis vai aumentar muito ainda.

--------------------------------------------------------------
Marco Carvalho
http://marcocarvalho.homelinux.net:15080
Maceio - Alagoas - Brazil
Debian GNU/Linux - GNU-PG ID:08D82127
Linux Registered User #141545
"Talk is cheap, show me the code" LT
Comentário de mumm-ra
Boas e más notícias...: Pyter, antes de mais nada, parabéns pela iniciativa de compartilhar seu conhecimento. Isso é uma atitude louvável.

Entretanto, nao posso deixar de concordar com os comentários acima. Ninguém é infalível, todos nós podemos cometer erros, mas normalmente existe uma barreira invisível entre o aceitável e o inaceitável... e você acabou passando desta barreira. :/

Eu li seus 2 artigos em sua home-page. Dentre os diversos errinhos que constavam, tem um que eu não poderia deixar de te alertar: o uso da palavra "mais" quando se pretende dar o sentido de "porém / entretanto" se escreve assim: "mas".

Exemplos (destaquei as palavras chaves):

errado: Eu gosto de Linux, MAIS minha namorada gosta de Windows.
correto: Eu gosto de Linux, MAS minha namorada gosta de Windows.

Esse realmente é um erro que as pessoas notam __mesmo__. Se for pra começar a se corrigir, sugiro que seja pelo utilização inadequada do "mais".

Não se deixe desanimar pelos comentários aparentemente "negativos". Acredite, saber se comunicar corretamente faz uma bruta diferença. Já tive um funcionário que cometia diversas atrocidades com a língua portuguesa. Eu vivia enchendo o saco dele, e hoje ele evoluiu muito. Ele hoje inspira mais confiança perante o cliente, por exemplo.

Desejo sucesso pra você. Não desanime, estude, e bola pra frente... :)

PS1: O mais correto seria: Minha EX-namorada gostava de Windows. Agora achei uma mais inteligente... ela usa Linux... :)

PS2: Da uma olhada neste blog (que infelizmente não está sendo mais atualizado) http://portugueshoje.blog.uol.com.br/. Ele tem um estilo legal de passar conhecimentos. :-)
Comentário de Tércio Martins
Povo irado! Colocam a moral d: Povo irado! Colocam a moral do garoto na balança e espremem o coitado na gramática do Português.

Quanto a isso, me resta fazer algumas considerações:

1) O ensino de português está realmente tão ruim? Nunca vi uma professora escrever no quadro-negro "I aih, blz?" para os seus alunos. Pelo que sei, os professores cobram toneladas de conteúdos sobre análise sintática, semântica e outros tópicos que deveriam transformar os alunos em gramáticos como o Pasquale.

Imaginem se um aluno fosse conversar num chat, com as regrunhas do português "padrão":

aluno: Qual é o seu nome?
menina_bonita: pati
aluno: E onde a senhorita mora?
menina_bonita: na vla do chves
quico: pati!
menina_bonita: qco!
aluno: Acabei de me lembrar duma poesia de Castro Alves, cujo nome é...
quico: tem xou nu ptio d vla a 7
menina_bonita: c rfri d tmrindo?
quico: isto msm
menina_bonita: j vou p lah
quico sai da conversa
menina_bonita sai da conversa
aluno: "Ó mar, por que não apagas, com a esponja de tuas vagas..."

Neste caso, o Aluno acabou ficando sozinho; Pati e Quico, utilizando-se da linguagem-de-chat, se entenderam e conseguiram expor suas idéias com rapidez. Esta linguagem não é a mais adequada para escrever reportagens, teses acadêmicas, defesas do SL em HTML, etc., mas é mais que adequada pros chats. Jogue pedras em mim a primeira pessoa que escrever em chats da mesma maneira que escreve memorando pro chefe.

Mais que mostrar a norma-padrão da língua, a escola deveria ensinar às pessoas os diferentes tipos de linguagem (jornalística, e-mail, chat, propaganda, acadêmica, etc.) e permitir que o aluno use a linguagem certa no momento adequado, sabendo que ele tem a liberdade de transgredir estas regras* (este livro fala melhor que eu sobre isto: http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&CatId=11726&ProdId=292719&ST=BV11726 ).

PytEr, dou uma dica para você: deixe de escrever e-mails junto com HTML. Uma prática errada desta juventude acostumada a escrever trabalhos no Word é se preocupar com a apresentação do texto no mesmo instante que o fazem. No final das contas o texto não fica nem bonito tampouco claro.

Tente escrever os seus textos num KEdit, GEdit, VI, Emacs ou Notepad (se for no PC da namorada :D ) antes de passar para um Word, Groff, HTML ou Flash da vida. Garanto que a apresentação ficará bem profissional ;)

* Ninguém comenta por aí, mas Machado de Assis, Guimarães Rosa e outros escritores de ouro do Brasil cometeram erros de deixar descabelado qualquer gramático.
Comentário de oi
Mais uma...: Mais uma da série "bobagens" do br-linux. As vezes penso que o Augusto faz isto de propósito, somente para gerar flames. O texto é um lixo e se alguém tivesse tido o trabalho de ler antes de publicar, ninguém perderia tempo dando um clique, ou pior, tecendo um comentário ;-)

Falta de assunto ? Publique mais um how-to-zinho daqueles...
Ou talvez, peça para o Frater Albertus mandar mais um de seus mantras sagrados.
Comentário de joaoemanuel
Re.: Mais uma...: oi, se você está discontente com sítio, tem outros sítios que você pode visitar, como: www.baboo.com.br (recomendado para você), www.slashdot.org, noticiaslinux.com.br, www.veja.com.br (recomendado para você), www.info.com.br, entre outros. Agora para de gerar flames, pois isso acaba com a paciência de qualquer um. Agora PytEr como todo mundo falou, faça uma verificação antes de enviar e colocar o seu artigo no ar. Como o Tércio falou tem a linguagem para conversar nos batepapos e tem a linguagem para escrever artigos e as duas são bem diferentes, ok? Tenho certeza que a maioria só quer que você cresça e faça artigos melhores do que você tem hoje. E por favor não esqueça de corrigir os seus antigos artigos, pois os mesmos podem servir como fonte de pesquisa para outras pessoas. Até mais pessoal.
Comentário de Joao Melo
Pyter, vá em frente!: O segredo, se é que tem, para uma boa escrita em nossa "flor do lácio", ainda, é muita leitura. Para escrever, ler.
É quase simbiótico: quando leio um texto, procuro nas idéias ali contidas o sentido, a beleza da forma, a coerência e o respeito pela nossa "inculta e bela" língua.
E todos acertaram quando deram ao Pyter as dicas necessárias para escrever melhor, para ser melhor entendido. E um certo covarde anônimo, soberbo e idiota, errou feio quando tirou o mérito do trabalho do Augusto e da comunidade, com sua liçãozinha de moral maldisfarçada.
Sim, o que vale é a intenção, desde que ela seja boa.
E tamto o Pyter quanto os demais que o alertaram sobre os erros gramaticais e elogiaram os acertos nas idéias do texto, tiveram boas intenções.
Não tenha pressa: depois de escrever, reveja as idéias, reveja a gramática e só depois publique!

João Melo
Comentário de oi
Re.: Mais uma...: Portuga, se você está contente com este tipo de artigo(?), acho que o baboo é mais indicado pra você do que pra mim.

Se estás descontente com meu comentário, e acha que é flame, não posso fazer nada. Mas infelizmente, se todo mundo continuar elogiando esta porcaria e dizendo "vamos pyter - está muito bom - não desista - você consegue - maravilha - etc" vamos ter que continuar lendo muito lixo.

Comentário de pyter
Correção do artigo: Publiquei hj dia 24 , a correção do artigo que gerou tanto tumulto

Agradeço aqui a André Luiz Ribeiro Simões
que cuidou de fazer a revisão ortográfica do texto.

Deixo aqui uma frase: não critique seu proximo querendo crescer, faça criticas construtivas que possam o ajudar , ou faça como o nosso amigo André se dispois a corrigir oque estava errado.
Outro exemplo , o pwm é um window manager quando desconhecido , outra pessoa usou seu codigo fonte e criou o blackbox que teve aceitação maior , e blackbox gerou inumero outros window manager's como openbox , hackedbox, mathbox,flubox, assim que a comunidade cresce.
Pq se o criador do blackbox fosse fazer criticas ao criador de pwm para ele melhorar , os window manager's dessa familia teriam sido
castrados.
link esta no link documentos
Comentário de Patola
Não é argumento: quico sai da conversa
menina_bonita sai da conversa
aluno: "Ó mar, por que não apagas, com a esponja de tuas vagas..."


Desculpa, mas isso é ridículo. No caso hipotético absurdo, o sujeito ficou sozinho não por causa da linguagem e sim por causa do assunto idiota que sugeriu em momento totalmente inoportuno. Falar em português correto não implica em citar poesias de Castro Alves. E pior, o jeito que você colocou a "Pati" e o "Quico" escrevendo ficou quase ilegível, "tmrndo" pra "tamarindo" é realmente duro de ler. Acho que você é que não está acostumado aos bate-papos.

Duvida? Coloque o "Quico" falando direito (as mesmas frases mas em português correto). Essa conversa ia dar no mesmo. E tem muita gente que escreve direitinho no bate-papo, sabichão, porque acha que se expressar direito faz as pessoas entenderem melhor e mais rapidamente. Se quer que eu te tampe pedras, é só falar; não garanto perfeição no meu português do bate-papo, mas garanto pelo menos boa vontade para com meu interlocutor.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004