Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

P3Scan - proxy de e-mail com anti-vírus com suporte a POP3 e IMAP

“Foi lançada recentemente a versão 2.2 do P3Scan, um servidor proxy de e-mail com anti-vírus com suporte a POP3 e IMAP, baseado no Pop3VScan (projeto parado a muito tempo). O P3Scan possui versões para Linux e um port para BSD, o P3Scan-PF.” A nota foi enviada por Douglas Tabajara (douglastabajaraΘgmail·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Viana
Já uso o P3scan há um bom t: Já uso o P3scan há um bom tempo. Ele deve rodar no micro que é gateway da rede. Eu achava que tudo estava certo,pois ao instalar o rpm, tudo corria bem, os arquivos no /etc e no /usr e no /var, permissões, tudo ok.
A instalação pelo rpm cria um script no /etc/rc.d/init.d que ao ser rodado no boot, ativa o binário do p3scan e insere regras no firewall Iptables para redirecionar a porta tcp 110 do Pop3 para a 8110 do P3scan, que por sua vez encaminha os emails para serem escaneados pelo Clamav ou outro antivirus presente neste gateway.
Estando o email limpo, ele é então liberado para o micro (estação de trabalho) da rede interna, caso contrário, o email infectado é eliminado (ou deixado em quarentena) e o destinatário recebe um aviso (em portugues - configurável) sobre o ocorrido, indicando inclusive o nome do virus e o endereço do remetente. Tudo isso ocorria sem nenhuma mensagem de erro e ao abrir o Thunderbird para receber os emails, eles chegavam normalmente. Então achei que estava funcionando.
Mas um dia descobri como enviar um virus de teste pra mim mesmo e para minha surpresa o virus (eicar) chegou, ou seja, algo não está funcionando.
Desconfio que as regras de firewall Iptables do script original do P3scan não estão funcionando para redirecionar as portas tcp. Tentei ignorar as regras do script e inseri regras semelhantes no meu script pessoal do Iptables e daí as mensagens não chegam mais.
Alguém instalou o P3scan e teve sucesso? Pode contar o segredo pra nós? Pois se funcionar, o negócio é bom demais!
Comentário de Patola
iptables: Você estava na mesma máquina que tem o P3scan?

Se estava, pode ser esse problema aqui, já bem conhecido.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de Viana
Oi Patola! : Oi Patola!

Você estava na mesma máquina que tem o P3scan?
Mandei o virus de teste eicar pelo webmail de minha casa para um micro de trabalho na empresa usando WinXP e Thunderbird.

O P3scan, o Clamav e o Iptables rodam no gateway Conectiva 10 modo texto


Se estava, pode ser esse problema aqui, já bem conhecido.
Fiquei animado, quem sabe a resposta... mas... tudo em Inglês, deficiência minha!
Comentário de Patola
P3scan em localhost: Você estava na mesma máquina que tem o P3scan?
Mandei o virus de teste eicar pelo webmail de minha casa para um micro de trabalho na empresa usando WinXP e Thunderbird.

webmail? Se o servidor do webmail fica na mesma máquina que o p3scan/iptables, então pode ser esse o problema: o webmail pega de localhost e a porta não é redirecionada como deveria.

Fiquei animado, quem sabe a resposta... mas... tudo em Inglês, deficiência minha!

Infelizmente é uma necessidade muito forte hoje em dia pra se achar certas soluções. Desculpe não traduzir o que eles dizem, mas meu trabalho atual não permite que eu disponha de tempo suficiente pra isso.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004