Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Linux na busca por inteligência extraterrestre

“Participem do projeto SETI@home (ou 'Search for Extraterrestrial Intelligence) em sua busca por vida extraterrestre usando o tempo ocioso do seu micro, e entre para esse cluster global. No link há um tutorial de como instalar o cliente do SETI em sua máquina GNU/Linux. Não ficou interessado em participar? No site do SETI@home você ainda pode acessar o site do projeto BOINC, que gerencia outros clusters comunitários para estudos diversos (clima, cura do câncer, astronomia, genética, etc). Bom processamento!” A nota foi enviada por Christian Ferreira (christian·linuxΘgmail·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de telurion
Folding at home: O projeto Folding@home também é interessante; estuda a conformação tridimensional das macromoléculas orgânicas, que é o que determina sua função. É bioquímica básica, mas pode gerar resultados revolucionários em compreensão do funcionamento tanto do organismo humano quanto das doenças, e também na área farmacêutica. Sugiro aos interessados juntar-se ao Fórum PC's, a única equipe nacional.
Comentário de Gustavo Rondina
SETI@Home é interessante, mas...: Eu acho que perder tempo tentando captar sinais precários vindos do espaço não vale a pena não. Por que não usar o tempo oscioso do processador para algo útil como para o Folding@HOME, que busca a cura para o cancêr através da simulação de síntese de proteínas? O link é folding.stanford.edu.

Ahh... ele roda muito bem em diversos sabores do UNIX e do GNU/Linux.

Gustavo
Comentário de ricarab
Pois é amigo!: Respeito seu comentário e opinião, mas lembre-se que essas pesquisas científicas caem como uma luva no caso do SETI porque, realmente não dá para gastar bilhões em supercomputadores para fazê-las, realmente seria algo muito vago! Porém, do modo como são realizadas, não causam a metade da dispesa que realmente gastariam se focem feitas de outro modo.

Também respeito e apoio pesquisas mais concretas, que levam a resultados mais aplicativos, mas não tenhamos pré-conceitos: os rádio-astrônomos quase chegaram lá em um sinal recebido muito suspeito, mas que não pôde ser corretamente analizado por falta de equipamentos na época.

Em se falando na natureza humana da necessidade do conhecimento, essas áreas merecem sempre, todo nosso respeito e incentivo ;)
Abraços.


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de mariposa
paranoia: Pode até parecer paranóia, mas como vou saber que o processador está sendo utilizado para o propósito sinalizado?
Milhares de máquinas funcionando como clusters, podem muito bem quebrar alguma criptografia forte.
A favor de quem? Contra quem?
Mostre-me uma forma de ter certeza que o uso do processador irá ser utilizado para o propósito esperado e então eu participo.

Abracos,
Mari
Comentário de Xtian Xultz
É preciso lembrar que quando: É preciso lembrar que quando a máquina faz processamento intensivo (como no caso do SETI) o consumo de energia aumenta razoavelmente, então quando se coloca a máquina para ajudar o SETI, não pense que você está fazendo de graça. Assim, eu não acho que valha a pena investir um tostão do meu dinheiro para procurar ETs, já a respeito de causas mais nobres como a procura da cura do câncer, vale cada centavo despendido.
Comentário de rrbranco
codigo aberto: Se não me engano (posso estar enganado), tratam-se de ferramentas/aplicativos de código aberto. Sinta-se a vontade para fazer uma auditoria.

Saudações,


Comentário de unxusr
Gustavo, respeito sua opini: Gustavo, respeito sua opinião, mas não acho que enquanto existirem doenças as outras pesquisas científicas perdem o valor. O espírito humano é muito mais do que a preocução em sobreviver e saber se estamos sozinhos no universo é uma das grandes questões. Tenho um parente próximo com câncer, mas não acho que cancelar projetos em astronomia/astrofísica vai ajudar.
Comentário de CWagner
Ei, cara! : Ei, cara!

Imagina se um desses sinais é uma comunicação de invasão que pode escravizar a raça human ou exterminar a vida na Terra?

Não seria uma boa causa antecipar os passos dos inimigos?

Viajei :P Dããããããããããã
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Nilton
Alguem sabe que tecnologia el: Alguem sabe que tecnologia eles utilizam para este processamento em
GRID ?

Comentário de Daniel_
Não são abertas...: Usei por muito tempo o SETI@Home. Hoje uso o Folding@home, aliás.. o cliente deles é bem precário, bugoso, deveriam dar uma melhoradinha :)

Bom, faz algum tempo que não entro na página de ambos projetos, mas eles não são código aberto. O Folding@home alegava segurança. Queria manter o código fechado para evitar que enviassem resultados falsos, devido a saberem como o cliente funciona. Estratégia boa ou ruim daí nao é comigo, só sei q alegavam isso.

Antes que alguem diga q é paranóia, pq alguem iria querer mandar resultados falsos...

O SETI@home tinha um ranking .... e sim, tinha muita gente q descobria como funcionava por engenharia reversa, e enviava resultados falsos para melhorar no ranking ou só ser chato mesmo. Tem desocupado nesse mundo mesmo... :/
Comentário de stpa
Vida inteligente: Se forem ELES que estiverem procurando vida inteligente, pode ficar tranqüilo que já estão olhando para algum outro lugar na galáxia. Não acharam nada com tais predicados por aqui... :)
Comentário de Douglas Augusto
> Milhares de máquinas funci: > Milhares de máquinas funcionando como clusters, podem muito bem quebrar alguma criptografia forte.
A favor de quem? Contra quem?


Já tem um projeto distribuído para este fim. ;)

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Manoel Pinho
ETs: Ei, procurar ETs pode não ser uma prioridade mas ainda assim tem importância...

Já usei o SETI@Home no passado através do screensaver ksetisaver

http://freshmeat.net/projects/ksetisaver/

que é bonitinho e muito parecido com o cliente windows. É melhor gastar ciclos de máquina com o SETI do que com certos screensavers idiotas que colocamos nas máquinas. Não sei se há outros projetos com clientes que tenham função de screensaver mas se tiver pelo menos é mais uma utilidade.

Quanto ao consumo de CPU, o melhor é usar o nice para diminuir a prioridade (na realidade aumentar o número).
Comentário de Daniel_
Corrigindo...: Ao contrário do que eu disse acima.. sim o código do SETI@Home agora é aberto.

Ele roda sobre uma plataforma genérica para projetos de processamento distribuído da universidade de Berkeley, que também tem o código aberto.

Melhor assim :)
Comentário de Henrique Vicente.
Esse SETI é uma piada... se: Esse SETI é uma piada... se descubrirem algo será que talvez exista algum ser a alguns milhões/bilhões de anos luz... por favor, temos mais o que fazer... não só na área da medicina mas em toda área da física..
Comentário de alsimoes
Não sei o que é pior...: ... gastar o tempo ocioso da minha máquina procurando alienígenas (que de de tão inisutado chega ser divertido) ou com processamento que deve virar alguma droga PATENTEADA que vai estar muito acima do poder aquisitivo da maioria da população deste planeta.

Talvez fosse mais interessante achar algum bom exemplo de vida em outro planeta para ver se esse planeta melhora um pouco...

Quem sabe eles não tem o código fonte de super vacinas em GPL... ;))

André

"Nem toda propriedade é um roubo. Porém, a propriedade é um roubo quando exclui os não-proprietários do processo de desenvovimento social."
-- Manuel Castells
Comentário de sri_canesh
Quanta demagogia : Quanta demagogia

Você provavelmente deve comer no Mac Donalds no dia do Mac Lanche sei lá o que achando que assim está ajudando crianças com câncer, né?

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de ricardomoc
Eu não: Mesmo se eu acreditasse na possibilidade da existência de ET's, provavelmente não poderia ajudar muito. Minha máquina fica mais desligada que tudo, e quando está ligada está consumindo processamento. Ou seja, não fica nenhum tempo com protetor de tela ou parada.

Ricardo Rabelo Mota
Site Católico Nossa Senhora Rosa Mística
http://www.rosamistica.org

DIGA NÃO AO ABORTO!
Comentário de Henrique Vicente.
Foi mal mas... que importânc: Foi mal mas... que importância? :P
Comentário de Luc
Inútil: Ou seja, o SETI não foi feito para gente como você e o seu comentário é 100% inútil.
Comentário de sri_canesh
No mínimo acabar com esse en: No mínimo acabar com esse enorme "egocentrismo" da raça humana que nós faz enxergar a apenas uma palmo de nossas fuças e não nos deixa perceber que somos parte de algo muito maior.

Bah, quanta filosofia de butequim para um site técnico.

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de Damarinho
Ciência e Filosofia: (*_*)

1 - Muitos extra-terrestres estão conosco. O conhecimento científico arquivado na Índia, Tibete, Himalaia, Egito, - está próximo a ser revelado por ETs e por cientistas humanos. Os contatos imediatos estão sendo feito tambem por transcomunicação, abdução, inoculação e por outros processos mais antigos de sabedoria milenar cósmica. Diversas nações (até as indígenas) recebem informações privilegiadas. Comunicadades filosóficas (teosofia, yoga, umbanda, espiritismo, rosacruciano) recebem visitas de ETs e fazem curas com seus métodos com a intermediação de paranormais.

2 - A ciência busca no Universo estelar informações que não podem e não devem ser captadas ou fornecidas, e algumas limitadamente, pois são dados, informações e técnicas que só virão ao Conhecimento científico quando houver disponibilidade de Ética e Moralidade entre os huamsnos.

3 - Acho esta iniciativa publicada um exercício infantil necessário para descobrir-se o caminho que já existe na Filosofia e Ciências espirituais (não ns Religiões), fato que já vem ocorrendo com a Psiquiatris e Psicologia, em passo lento.

4 - O câncer é um dreno de 7 corpos de que somos compostos. O "lixo"
acumulado nos 6 corpos é drenado para o corpo físico. Portanto é um benefício para a vítima, que não pode levar lixo para o Cosmo.
- Causas:
a) "Lixo" mental em redor do globo terrestre

b) Ilusão (maya) dos humanos, que buscam a felicidade contrariando leis cósmicas, difundindo virus capitais e denegrindo o meio-ambiente.
A hanseniase (lepra) só chegou a cura porque houve assepsia de ambiente e mental. E o câncer, conforme revelação, não teria cura a partir de 1960 e até o ano 2000.
c) outras causas

Todos os métodos de cura até hoje são agressivos e invasivos.

5 - Cura de câncer de mama em 1 dia.
- 70% das mulheres que procuram o serviço público com câncer com mais de 5cm tem indicação de extirpação de toda a mama.
- 80% dos casos reincide um segundo tumor na mesma área antecessora, curada com mastectomia e radioterapia (30) e a quimio.

- Novo método - Em São Paulo, o mastologista Alfredo Barros e sua equipe do Hosp. Sírio Libenês desenvolvem técnicas para melhorar o método italiano (Veronesi): radioterapia intraoperatória. (... Ao voltar para casa a paciente não precisa voltar para radioterapia).
Fonte: Revista saúde é Vital - Cancer de ama - cura em 1 dia
Novembro-2004.

6 - Outras fontes: Cura através de Energia Humana, em "Mãos de Luz",
Barbara Ann Brennan,cientista da Nasa.


(a) Damarinho


Comentário de seila
Bem lembrado. : Bem lembrado.

Será que as dados do Folding@home são compartilhados? E as tais descobertas são compartilhadas? Ou são de propriedade deles?

Sobre o SETI@home, será que no caso de alguma descoberta eles realmente divulgariam?

Eu acho que não (mas espero estar errado).
Comentário de Necronomicon
Teosofia fashion: Tudo q vc disse é teosofia fundo de quintal, de fazer Annie Besant e cia se remexerem na tumba...
Comentário de Paulo R. V.
Vida inteligente: Tem fundamento...mas se houvesse qualquer sinal de vida extra-terrena (não necessáriamente inteligente, assim como nós)o Sr. BILL GATES já saberia e estaria providenciando um STARTER c/ um monte de tranqueiras para vender bem caro para eles. Como conseqüencia, mais adiante, eles também estariam procurando vida inteligente além galáxias...
Comentário de Xico
Putz, e isso ninguem censura.: Putz, e isso ninguem censura...
Comentário de Xico
Entender o universo e estar m: Entender o universo e estar mais perto de descobrir sua origem não é nada importante pra você?
Comentário de Douglas Augusto
Eu achei divertido, foi uma p: Eu achei divertido, foi uma piada e tanto: haja imaginação. :D

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de CWagner
Com as coisas do jeito que es: Com as coisas do jeito que estão, se ficarmos sérios 100% do tempo todos morreremos antes dos 50.

Aproveite a vida e a oportunidade relaxar com um post desses. Mesmo que seja sério, pode ser que algo além da Informática chame a tua atenção e você acabe encontrando outros ramos do conhecimento por onde enveredar uma nova jornada.

P.S.: Se nessas viajens você encontrar um ET, pergunte se já existe telefone no espaço :P
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004