Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Microsoft volta a usar código aberto no Windows

“Saiu no IDG Now 'A Microsoft está incluindo, pela primeira vez em sua história, tecnologia de código aberto em um dos seus sistemas operacionais, o Windows Server 2003 Compute Cluster Edition, que deve ser lançado no primeiro semestre de 2006. (...) Faenov afirmou também que a Microsoft contribuirá com a comunidade de código aberto pois, como o MPI é licenciado pelo sistema BSD, todas as correções serão providenciadas à comunidade novamente. "Provavelmente doaremos nossas modificações também", prometeu o diretor.'” A nota foi enviada por Eder Almeida (ederalmeidabrΘyahoo·com·br), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Consta que a Microsoft já utilizou código BSD anteriormente. A Wikipedia registra a existência de código derivado do BSD na implementação do TCP/IP do Windows, entre outras apropriações legítimas.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de MnB Linuxer
Fechando o código aberto com licença BSD.: Esses caras que criam códigos sob licença BSD são tão bonzinhos né ?
Tão bonzinhos que acabam sendo idiotas, deixando qualquer empresa fechar o código(que antes era aberto).
Por isso amo que a GPL.
Comentário de Kid-X
Não alimente os trolls.: Não alimente os trolls.
Comentário de ricarab
Com toda sinceridade?: Não dá mesmo para saber a intenção da Microsoft com essa atitude... Ainda mais: será que tomou essa decisão somente por causa do sucesso do Linux?
Qual será o plano maligno de Gates para dominar o mundo? ;)


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de Bruno Gonçalves
...: É bom para eles dizer que apoiam software livrve, que são bonzinhos...

Mas acreditam que irão colaborar?

Talvez soltar alguma besteira e fazer uma grande propaganda.

E outra se o código deles é todo fechado quem garante que não tem muito mais partes que vieram de codigo aberto?
Comentário de Anderson.
Conforme esta IDG Now : : Conforme esta IDG Now :

"De acordo com ele, teria sido muito caro e demorado desenvolver uma alternativa ao MPI, que é uma "tecnologia complexa que demoraria anos para ser programada", disse."

Link :
http://idgnow.uol.com.br/AdPortalv5/ComputacaoCorporativaInterna_190905.htm


A MS esta com problemas :

-Muitos de seus programadores ficaram relativamente ricos e se acomodaram
-Tem dificuldades em encontrar bons gerentes de projeto
-O código do Windows tornou-se muito complexo
-Alguns de seus maiores colaboradores estão deixando a empresa
-Tem problemas em entregar os produtos nos prazos que informa
-Esta reduzindo as funcionalidades prometidas para não atrasar mais ainda os projetos

Estes são fatos citados por ex-funcionários. Ninguém melhor do que o(a) EX para reveler suas fraquezas.

Além disso, o usuário esta evoluindo, e só trocar a pintura do SO não vai ser o suficiente.

Comentário de Peter Parker
Pintura (off-topic): Trocar só a pintura funciona com os carros aqui no Brasil (vide o Gol "Nova" Geração).
Comentário de ferdam
Como ja tive oportunidade de: Como ja tive oportunidade de dizer antes, nao colaboro com um ponto-e-virgula (assim como nao colaboraria com o open-solaris, ou quiçá um open-aix, open-hpux).
É uma questao ideologica.

Abraços,
Fernando
Gentoo Jackass Toolkit Project 2005.0
Comentário de tfpsky
BSD: É... mas eles têm a opção de liberar ou não o código. Acho que o problema da licença BSD é a liberdade.

(por favor, não moderem meu comentário. hehehehe)
Comentário de Manoel Pinho
Público diferente: A M$ não foi boazinha nesse caso. Apenas fez a opção mais inteligente e sensata porque o público-alvo de usuários e administradores de clusters são pessoas esclarecidas (cientistas, físicos, engenheiros, etc), que normalmente já utilizam Unix/Linux há muito tempo e não iriam querer reescrever seus códigos para usar uma nova biblioteca que só funcionaria em windows.

E como nessa área de clusters eles ainda estão engatinhando e tentando quebrar o preconceito que existe contra o windows eles estão bem mais modestos, o que não ocorre nas áreas em que eles dominam, como o caso do M$ Office x OASIS/Massachussets.

Agora eu quero ver quem vai ser louco de colocar clusters windows com MPich se dá para fazer o mesmo com linux/BSDs/Solaris e sem pagar nada... Provavelmente serão algumas universidades americanas que receberão de presente esse programa apenas para servir de estudo de caso.
Comentário de Kernel Hacker
E vc colabora com algum ponto: E vc colabora com algum ponto e virgula no Linux? Oq por exemplo ?

Comentário de Douglas Augusto
Nesse caso eu prefiro dizer ": Nesse caso eu prefiro dizer "libertinagem".

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Alan Carvalho de Assis
Abrace e extenda: Esta sempre foi a tática da Microsoft, não acredito que ela irá mudar de planos agora, sem ser pessimista, apenas sendo realista, em breve "teremos" no mercado uma MS-MPI API que é incompatível com a MPI padrão.

Muita gente acredita que a licença BSD é ruim neste ponto, pois permite que uma empresa como a Microsoft modifique e feche o código fonte modificado.

Na verdade a licença BSD não é ruim, ela é o que realmente há de mais livre, o problema é que ela só funcionaria num mundo ideal, onde todas as pessoas são boas e querem coloboram para o bem comum da humanidade. Neste mundo real a GPL prevalece, pois evita abusos, evitando assim a "tragédia dos bens comuns" (cite Garret Hardin).

Esta não é a primeira que a Microsoft usa código BSD em seus produtos, o próprio Faenov deixa a dúvida no ar quando usa a palavra "provavelmente", e também não será a última.

Uma forma de evitar que isso aconteça sempre é licenciar o código fonte sob licença GPL, assim ela não poderá usar o que foi criado sem dar nada em troca.

É isso, é o que eu penso, e como diz aquele ditado húngaro: "Toda idéia fixa pode estar errada, inclusive esta", então esta idéia não é fixa, é apenas a idéia que eu tenho agora baseado nos pontos de vista que eu conheço.

Alan

Comentário de CWagner
Na prática o que está regis: Na prática o que está registrado em um arquivo TX não impede alguém de reescrever o código, fechá-lo e distribuí-lo com um novo nome.

Como você mesmo disse, esse tipo de ação não ocorreria em um mundo ideal onde existiriam apenas pessoas corretas que estariam preocupadas em melhorar as condições de vida de todo mundo em todo o planeta.

Voltando para a nossa realidade, a ganância, avareza e ambição governam os corações da maioria de nossos dirigentes e dos big-mega-super-hiper-ultra-blaster empresários que não medem esforços ou conseqüências para melhorarem apenas as suas contas bancárias, tudo isso tendo como como objetivo o "mercado".
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Xtian Xultz
Há muitos anos a MS usa o c: Há muitos anos a MS usa o código do gzip, só que ele tem uma licensa própria que diz mais ou menos "faça o que quiser com ele e não me encha o saco".
A MS também já empacotou o gcc em algumas versões do NT.
Nenhuma das vezes a MS fez algo que ferisse qualquer licensa (pelo menos, do que se sabe, porque ninguém sabe quanto código GPL já foi copiado e colado...)
Comentário de tfpsky
Idéia != Implementação: Na prática o que está registrado em um arquivo TX não impede alguém de reescrever o código, fechá-lo e distribuí-lo com um novo nome.

É. Não às patentes de software por isso. Não às patentes de IDÉIAS. Já imaginou se os algoritmos de árvore binária fossem patenteados? O que seriam dos SGBDs, por exemplo? E se Pitágoras patenteasse seu teorema, então?! Idéias devem ser livres...

...mas melhorar a implementação de alguém e depois nem o cara que começou o projeto ter acesso a isso é sacanagem! E talvez seja essa a MS Clustering Idea 2005...
Comentário de lunatico
e o seu 147 como que tá? : e o seu 147 como que tá?

Comentário de Ricardo Carvalho
Na verdade, a licença BSD su: Na verdade, a licença BSD surgiu porque o software foi escrito por uma repartição pública dos EUA, a Universidade da Califórnia, como foi pago pelo dinheiro do contribuinte americano (pessoas e empresas) a universidade tinha o dever de liberar o uso do código livremente, a única coisa que ela fez então foi adicionar uma nota de copyright. A licença foi feita para permitir que a inovação desenvolvida pela universidade pudesse beneficiar a todos os contribuintes.
Comentário de David
Liberdade, liberdade...: A liberdade extrema do Software Livre assusta?
Nesse caso voces nao estao preparados para ser livres.

Acho que nos devemos nos preocupar mais e com o que nos (software livre) fazemos com codigo aberto do que o que eles fazem com codigo aberto. A Sun abriu o codigo do Star Office e melhorou sua licenca, otimo, ganhamos o Open Office. Se o OO nao for bom o suficiente ou nao for igual ao produto da Sun devidado do OO.org, a culpa e nossa.

Se nao tivermos solucoes melhor baseada em MPI, em ambiente livre, do que eles tem "vendido em caixa preta", o problema e igualmente nosso. Nao importa o que eles fazem com codigo aberto se este tiver licenca que permita ser explorado por todos os lados (comercialmente ou nao). O que importa e o melhor que nos podemos tirar esse mesmo software, e o quanto eles podem.

Se o nosso software for sempre igual ou melhor, nao ha com o que nos preocupar. Senao, eu concordo que vale a pena reclamar.

"...ahh mas eles deviam ter comecado 'from scratch' e nao usado software BSD que ja era bom, assim nao vale..."

Convenhamos...

E o "provavelmente doaremos" tambem nao deveria incomodar. Nao deveriamos precisar, e se doarem, a maior parte deveria ser inutil (inferior ao que ja estivermos desenvolvendo).
Comentário de ferdam
Por exemplo o LVM : Por exemplo o LVM

Abraços,
Fernando
Gentoo Jackass Toolkit Project 2005.0
Comentário de tfpsky
Nesse caso voces nao estao pr: Nesse caso voces nao estao preparados para ser livres.

Eu to. Quem não está e a Maicrosófti...
Comentário de hamacker
E outra se o código deles é: E outra se o código deles é todo fechado quem garante que não tem muito mais partes que vieram de codigo aberto?
Boa pergunta, e ainda acrescentaria mais : quem garante que vao devolver a comunidade a melhor parte de codigo que tiverem melhorado potencialmente a performance ou bugs de segurança ? Ou devolverem apenas as partes modificadas que forem cosméticos ? Ou melhor ainda, que tal melhorar o codigo BSD e criar uma patente ?

Alias, o fato de colocarem codigo unix no windows torna provavel que outras partes dependentes também estejem lá.

A licença BSD não é liberdade, é "libertinagem".
Comentário de Luc
Queeeengas!: Software protegido pela licença BSD pode ser usado à vontade. Não há obrigação de se "devolver à comunidade" coisíssima nenhuma.

O que você quer é a GPL. É outra viagem.

Quem publica software sob licença BSD SABE COMO ELA FUNCIONA. SABE O QUE ESTÁ FAZENDO. Lança sob BSD porque quer, porque o software é dele(a) e ninguém tem nada com isso.

Você parece aquelas carolas de igreja de cidade pequena que fica criticando a vida social/sexual dos outros.

Get a life.
Comentário de Zatraz
Prefiro que MS apenas use o M: Prefiro que MS apenas use o MPI, pq se for invertar de contribuir vai bugar a parada do jeitinho que só ela sabe fazer...
Comentário de ruzon
Normal: Se entendi, tem gente preocupado na MS usar o software livre, eu acho isso uma boa, mesmo que eles não devolvam nada, é a prova que a revolução tecnológica mais rápida está associada ao uso de tecnologia livre, ao contrário do que eles pregam, se proibirmos a MS de usar Software livre, ele não é software livre.
A partir do momento que se desenvolve software livre tem que estar preparado para ver ele ser usado comercialmente ou não, acho que temos que ter cuidados com o tipode utilização "sangue-suga" mas é como o conhecimento de Einstein e outros, hoje todos nós usamos, comercialmente ou não!
Quando a Novell obrigou a todos usarem os padrões de rede deles eles perderam para a MS e agora eles estão do outro lado, quem sabe ainda não vamos ver o Windos livre (utopia rsrs)

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004