Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

OpenSource no PDC 2005 da Microsoft

“Miguel de Icaza e mais um grupo de Mono Hackers entre eles estava o brasileiro Rodrigo Bamboo (criador da Linguagem Boo e do Prevalence) promoveram um encontro de usuários Mono dentro do maior evento da Microsoft o PDC 2005. Apresentaram a tecnologia da .NET da Microsoft rodando sob Linux. É o Software Livre indo onde jamais esteve. O slogan usando para divulgar o evento era 'How CROSS PLATAFORM is your .NET' ” A nota foi enviada por alessandro binhara (binharaΘpsl-pr·softwarelivre·org), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de lunatico
E depois o mono não tem nada: E depois o mono não tem nada com a microsoft, é o filho bastardo visitando a casa do papai!!!
Comentário de alsimoes
Como não tem?!: Como não poderia ter algo haver?

O projeto Mono é uma implementação do .Net que é uma tecnologia da Microsoft, então tem algo haver mesmo, agora seria problema se tivesse dinheiro da MS por traz do projeto, aí seria algo muito ruim.

André

"Nem toda propriedade é um roubo. Porém, a propriedade é um roubo quando exclui os não-proprietários do processo de desenvovimento social."
-- Manuel Castells
Comentário de Xtian Xultz
Que ruim nada, seria ótimo.: Que ruim nada, seria ótimo.
Comentário de Ark
Esse exemplo rodando tinha Wi: Esse exemplo rodando tinha Windows Forms?
Dava pra pegar algo desenvolvido no Visual Studio e rodar?
Comentário de marcosalex
.NET: Algumas aplicações simples em Windows Forms já rodam.

Haskell developer
Comentário de nemesis
bom negócio: O mono é bom negócio para a M$: ela pode brincar de boa empresa, dar a entender que mudou e joga segunda as regras, que adota padrões abertos como XML para seus documentos e que seu .Net é cross-platform tal como implementado por uma third-party competidora como a Novell.

Dessa forma, vendo que é uma empresa boa, com tecnologia boa, cross-platform e aberta, todo mundo a adota sem medo de ser feliz.

aí, a M$ compra a Novell, põe o Icaza pra trabalhar em algum projeto de pesquisa interno e irrelevante, pára o desenvolvimento do mono e fode com todo mundo. Ou então, simplesmente enfia patentes goela abaixo da Novell.

ah, sim. não vamos esquecer de extensões proprietária para os padrões que ela vier a seguir... e quando todo mundo estiver escrevendo em XAML, quem vai ligar para a velha web, W3C ou XUL?...

M$ + DRM = BB...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Fabiano Rech
Falou tudo :): Falou tudo :)

Não precisa ser unicamente java;
Olha o python, o ruby rails por exemplo ... mas mono never.



Linux User: 239363
http://www.linuxbsd.com.br

Comentário de Everaldo Canuto
Isso mesmo! Aí um outro grup: Isso mesmo! Aí um outro grupo de usuários continua mantendo o projeto, um projeto Open Source não para, sempre vai ter gente interessada em continuar o projeto.

O Mono não é só feito de bibliotecas desenvolvidas pela Novell, tem muitas coisas desenvolvidas inclusive por brasileiros, o Mono Basic por exemplo foi desenvolvido pelo Rafael Teixeira, a linguagem Boo pelo Rodrigo Bamboo. Há muitas contribuições de desenvolvedores por todo o globo como qualquer outro projeto LIVRE.

Quanto a problemas de patentes, bem, desenvolvedores Mono já estão cansados de ouvir isso então vou recomendar que vocês leiam na tradução livre do FAQ do Mono a parte sobre patentes: http://www.simios.org/node/23

Quanto a XAML e XUL acho que você tem razão maso problema aí é que hoje não é possível desenvolver em XUL. Eu tive alguas experiências de querer implementar projetos usando XUL e a resposta é sempre a mesma: "A maioria de nossos clientes usa o IE não podemos obrigá-los a instalar o Mozilla ou Firefox".

Everaldo Canuto
everaldo@simios.org
Comentário de nemesis
é: "um projeto Open Source não para, sempre vai ter gente interessada em continuar o projeto."

Eu concordo. Exceto que sem o time de desenvolvedores da Novell o ritmo não vai ser o mesmo. E olha que com eles já está difícil seguir as especificações ditadas pela M$ ( e publicamente liberadas somente após eles já terem sua implementação rodando ).

Imagina sem eles... vai ficar um projeto em ritmo lento como o dotGNU ou Kaffe...

"é que hoje não é possível desenvolver em XUL... querer implementar projetos usando XUL e a resposta é sempre a mesma: 'A maioria de nossos clientes usa o IE não podemos obrigá-los a instalar o Mozilla ou Firefox'"

Manda um imbecil desses à merda. Cada vez que a M$ força seus upgrades compulsórios, o idiota tem que correr atrás.

Diga a ele que todo projeto de software tem requerimentos e nesse caso é ter o Mozilla instalado ( sem bem que está próximo o dia de apenas um XULRunner.dll|so ser realidade ). E ponto final. Pq um imbecil desses não se incomoda em baixar um Java runtime da vida de uns 50 mega, mas reclama quando tem que baixar uns meros 6MB do Firefox?...

E se quiser tranquilizá-lo, diga que só é necessária a instalação uma única vez: o resto dos apps XUL são acessíveis exatamente como apps web...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Everaldo Canuto
As implementações do DotNet: As implementações do DotNet estão sendo liberadas sim, tanto que apesar de o DOTNET 2.0 ainda não estar pronto temos no Mono muito do Framework 2.0 já disponível, coisas como ASPNET 2.0 por exemplo.

O time da Novell é grande e certamente o rítimo diminuiria no começo mas hoje existe uma grande quantidade de pessoas trabalhando no desenvolvimento do Mono, a lista de desenvolvedores voluntários é realmente muito grande, isso talvez não seja percebido por você porque está de fora. Pra mim por exemplo, fica a impressão que o Python não tem ninguém, não conheço desenvolvedores Python mas sei que existem em grande quantidade, só não os vejo porque estão ligados a uma tecnologia diferente da que tenho usado. Talvez seja o mesmo contigo e o Mono mas esteja certo o projeto não morre.

Quanto ao Kaffe e DotGnu, bem, não posso falar muito do Kaffe mas acho que se as pessoas não conseguissem deselvolver livremente com o Java o Kaffe teria ido mais rápido, o Java dá essa falsa impressão de livre então as pessoas não precisam investir numa alternativa como o Kaffe, já o DotGNU é simples... se eles não fossem tão cabeças duras mais gente ajudaria no projeto, falo pro experiência própria, no começo achei a proposta melhor que a do Mono mas os caras são um clubinho fechado que só aceitam patches assinados por Jesus Cristo.

Falando sobre "mandar clientes e chefes a merda", não gosto nem acho prudente fazer isso, se querem uma solução com caracteristicas tais, eu faço, sou desenvolvedor meu trabalho é desenvolver o que o cliente quer. Outro dia um designer queria me convencer de que não fez algo como eu queria porque aquilo que eu queria não é o que eu precisava, ora bolas... eu pago, eu quero, então que se faça. É assim com qualquer cliente.

Everaldo Canuto
everaldo@simios.org
Comentário de Mono(pólio)
Mono(pólio) : Mono(pólio)

Não tinha outro nome menos sugestivo? (MS Mono)






Comentário de Everaldo Canuto
Tirado do FAQ do Mono: "Mono", em espanhol, significa macaco. Nós gostamos de macacos.

Everaldo Canuto
everaldo@simios.org
Comentário de karpov
Orelha: Minha orelha estava coçando em relação ao mono. Mas, quando vi os projetos Beagle e Tomboy passei a pensar diferente. Esses projetos são impressionantes.
Comentário de Manoel Pinho
"A maioria de nossos clientes: "A maioria de nossos clientes usa o IE não podemos obrigá-los a instalar o Mozilla ou Firefox".


E por que não ??!! É grátis e ocupa menos espaço do que qualquer Service "Patch" ...

O contrário é que não dá para fazer, o de obrigar todo mundo a usar o IEca, já que é pago e disponível somente para o windows (e a última versão só para os windows mais novos).

Comentário de zé
Claro: Claro que gostam de macacos, eles são so macaquinhos da M$... desculpem, não resiti.
Comentário de Everaldo Canuto
Então eu vivo num mundo dife: Então eu vivo num mundo diferente do de vocês. Vejam... eu uso Linux, FireFox, Gimp e GAIM. Tudo software livre, mas meus clientes quando não querem Software Livre simplesmente não usam, não usam e pronto.

Já travalhei numa empresa onde tiraram meu GAIM e FireFox, é assim, tem gente qye não gosta.

Everaldo Canuto
everaldo@simios.org
Comentário de Everaldo Canuto
Sim. E tem muitas outras apli: Sim. E tem muitas outras aplicações legais, olha essas aqui por exemplo: http://banshee-project.org/

Everaldo Canuto
everaldo@simios.org
Comentário de Everaldo Canuto
Não entendi? Porque? Porque: Não entendi? Porque? Porque eles estão pegando alguma coisa legal que a Microsoft fez e criando um versão livre?

Não se esqueçam que o pessoal da Ximian é o mesmo que fez também o Evolution e a maior parte do GNOME. O KDE tenta copiar ao máximo o Windows, dos destops é o mais parecido com o Windows. Então o pessoal do projeto KDE é "macaquinho da Microsoft" ?

Se for assim eu também sou macaquinho da Microsoft... e pensando bem, a maioria dos que defendem a o Software Livre.

Everaldo Canuto
everaldo@simios.org
Comentário de Manoel Pinho
Esclarecimentos: Lógico que vocêm não pode obrigar ninguém a usar softwares livres mas será que a recusa deles não é por pura ignorância ? Você já tentou esclarecê-los ?
Comentário de adilson
Não aconteceu: Acabei de ver no /. que o encontro não pode acontecer. Mais detalhes podem ser vistos aqui.
___
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de Peter Parker Is No Logged
Enviei a notícia, mas li err: Enviei a notícia, mas li errado e falei que a conferência já tinha sido barrada.
http://developers.slashdot.org/developers/05/09/17/226241.shtml?tid=109&tid=8

Comentário de Ricardo Carvalho
Quero saber se sua teoria da: Quero saber se sua teoria da conspiração se aplica ao projeto dotGNU ou se você apenas repete o que ouve sobre o mono?
Comentário de zé
Legal ??: Não entendi? Porque? Porque eles estão pegando alguma coisa legal que a Microsoft fez e criando um versão livre?
E a M$ faz alguma coisa legal ??? Só pra usuario final que não tem a mínima noção do que tá falando, e eu acredito que este não seja o seu caso.

Não se esqueçam que o pessoal da Ximian é o mesmo que fez também o Evolution e a maior parte do GNOME
Ok, tenho que concordar que são ótimos softwares

O KDE tenta copiar ao máximo o Windows, dos destops é o mais parecido com o Windows. Então o pessoal do projeto KDE é "macaquinho da Microsoft" ?
Você tem certeza que já usou o KDE alguma vez na sua vida. Acho que você está um pouco equivocado.

Se for assim eu também sou macaquinho da Microsoft... e pensando bem, a maioria dos que defendem a o Software Livre.
Por favor, fale só por você.



Comentário de nemesis
cara...: É como eu já disse: diga que é um requerimento do sistema, não diferente de uma VM Java ou assemblies .NET. Se ele vai usar ou não o Mozilla, é problema dele. Diga apenas que precisa estar instalado para o sistema dele funcionar, da mesma forma que apps java precisam da VM.

tudo vai ser mais fácil quando tiver uma xulrunner.dll...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004