Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Diário do Nordeste lança série de fascículos sobre Linux

“O jornal cearense Diário do Nordeste encartará, a partir da próxima terça-feira 20 e até meados do mês de novembro, um fascículo sobre o Sistema Operacional Linux. A coordenação do Projeto está a cargo de Adolfo Mentor, tendo o suporte do Curso Sigma e da Unifor (Universidade de Fortaleza), através do seu 'Centro de Convivência'. Além destas instituições, o aluno ainda poderá tirar dúvidas através de um sítio especificamente destinado para este fim, onde este pode testar o seu rendimento e interagir com os mestres. O jornal prevê ainda a distribuição de Linux em CDs para os primeiros doze mil matriculados (não é citada qualquer distribuição Linux na reportagem). Está de parabéns o jornal por mais esta iniciativa no sentido de desmistificar o uso do computador e a utilização do Linux.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de ano@nimo.com
Viva!: Viva!
Comentário de ricardo_k2
Enquanto isso...: ...os "grandes jornais aquide SP em seus cadernos de informática simplesmente passam a largo do assunto como uma notinha aqui outra lá,sem um espaço dedicado ao assunto

Software Livre é a minha cara,
Debian é a minha escolha!
Comentário de wanderson clerio
software livre: Atitude como essa e muito importante. Precisamos mostrar para a sociedade que possue software live para várias finalidades com custo a vezes zero e uma qualidade até melhor que os proprietário.
O software proprientário já começa com tco apartir do custo das licenças.

Comentário de Luc
Relax: Ora, desfrute o momento. Divirta-se com o início do espetáculo.

Quando SL virar moda e todo mundo estiver usando, vem a segunda parte do espetáculo: um bando de nerds torcendo o nariz para o povaréu que usa SL "só porque virou moda". Dizendo coisas como "eu já usava em mil novecentos e bolinha" com ar de desdém. Reclamando que "os jornais agora só falam disso". E passando para o BSD, Darwin ou Open Solaris para se afastar da gentalha e continuar na elite da vanguarda.

Você duvida?
Comentário de bebeto_maya
__Eu dúvido...Quem quer sabe: __Eu dúvido...Quem quer saber o que é Software Livre? Acho que Linux, com sorte, chega a 10%, a não ser que caia de qualidade, aí sim teremos mais pessoas utilizando-o...Eu sinceramente acho que com essa percentagem, teremos um suporte muito bom para periféricos e softwares...Usa quem quer, e quem pensa!
Comentário de Patola
Sonho: Se isso acontecer, será um alívio, e uma mudança importante no "grande esquema" da sociedade. Ao usar e experimentar um programa você se sentirá com algum poder, com a possibilidade de mudar algo que não goste. O pessoal do DRM ficará desesperado. Aqueles que gostam de impingir formatos por força de mercado também, coitados. Vamos, finalmente, na prática, ter escolha. O computador vai fazer o que você quer e não o que as grandes empresas querem que ele faça.

Pode ser que para a maioria do público isso simplesmente passe despercebido. Mas a sociedade terá mudado para melhor. Se alguém vai deixar de usar Software Livre por procurar algo "mais elite", bem, não serei eu. Aliás, acho que você confundiu software livre com Linux, pois BSD, Darwin e Open Solaris são livres.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de Luc
Faces da liberdade: Oxente. Confundi não. O artigo original fala especificamente em Linux, não software livre de forma genérica. E eu até acredito (juro!) na hipótese de o Linux se tornar um sistema popular. Mas os outros que eu citei, não. Esses outros são bem mais complicados e, por conseguinte, mais distantes do grande público.
Comentário de Marcelo Ulianov
Grande iniciativa: Muito legal mesmo...Eu acho que o Linux+KDE+OO.org é uma boa pro usuário comum.E é bem fácil de usar. Ninguém quer saber de "samba/squeed/mysql" e etc. O Kaffeine quebra um galho legal em multimidia, o Juk é muito legal, acho que dá pra usar bem...A Folha e o Estadão poderiam lançar uns encartes desses...
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004