Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Livre expressão privatizada no mundo digital

“'Historicamente, cada sociedade tem reconhecido a idéia do 'espaço comum'. Há certos espaços na sociedade que imaginamos abertos a todos. Por essa razão, eles têm sido tradicionalmente utilizados para reuniões e manifestações.' (...) 'A lista de atividades que rotineiramente violam o copyright é muito mais inócua. Por exemplo, copiar texto de fontes online para colar em seu processador de texto, escanear e usar email para enviar artigos para amigos, fazer sampling de música e vídeo, gravar programas de rádio ou TV ou até mesmo, em certos casos, citar nomes de produtos ou marcas registrados comercialmente.' (...) 'Os sistemas DRM não são apenas um mecanismo mais sofisticado de combate à pirataria. Não se trata somente de evitar que arquivos sejam copiados. Todos que acessarem um computador serão identificados. E isso será a base para o controle do acesso a esse computador e a todas as redes de computadores que compõem a internet. O objetivo é aparentemente simples: se você consegue identificar o usuário, e sistemas complexos de criptografia e verificação podem ser usados para isso, é possível cobrar pelo acesso à informação.' (...) 'até mesmo Linus Torvalds (criador do Linux), para a revolta de boa parte do movimento pelo software livre, já declarou que não vê problema em instalar controles DRM no Linux' (...) 'Mas se uma rede mundial de ativismo, a começar pelos ativistas locais, dedicar parte de seu tempo para produzir conteúdo livre coletivamente, o monopólio sobre a informação online terminará.'

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Bruno Gonçalves
Será que é piada?: 1, Não conseguem nem bloquear que sistemas proprietarios não sejam pirateados

2, No Linux se isso incluído teremos patchs para desativar, ou então isso entrará apenas como módulo que habilitamos ou não.

3, O Linus tem uma aparencia física e na maneira de se vestir que não me agradam, me lembram pessoas defensoras do software proprietário... sei não nunca confiei muito nele.

4, Se não tomarmos cuidado um dia estarão cobrando pra gente poder respirar, aliás no Brasil é cobrado até espaço aéreo, se não me engano quando se constrói algo com mais de 3 andares é preciso pagar pelo espaço aéreo :D
Comentário de CWagner
O artigo é bem extenso e tra: O artigo é bem extenso e traz uma certa preocupação nas mentes e corações dos que defendem compartilhamento de informações e idéias, seja no meio digital, seja pelas vias normais.

Não simplesmente uma questão de instalar um cracker parar quebrar o serial de um programa ou senha de um arquivo de textos, mas diz respeito à liberdade de falarmos sobre qualquer coisa que não seja propriedade nossa sem termos que pagar por isso, ou mesmo de expressar nossas idéias e impressões em locais provados de grande circulação pública, como os shoppings.

Lembram de Robocop, com sua OCP? Pois é mais ou menos isso. Nossos "amados" políticos, além de se venderem, vendem nossa liberdade, permitindo que abusos como impedir alguém de vestir uma camiseta em um shopping para protestar sobre uma guerra, já que esse ato pode ser visto como ofensivo, etc...

Creio que a questão não é que podemos fazer com que tenhamos acesso ou não, mas sim que não precisemos usar de artifícios para poder burlar mecanismos de defesa, ou que não sejamos capazes de saber que precisamos ter acesso a queler tipo de conhecimento gerado pela humanidade com a desculpa de que assim estaremos nos defendendo.

Quanto ao Linus, é óbvio que não deve ser nada difícil implementar algum tipo de controle desse tipo. O que me surpreende é que ele se ele fizer isso, pode estar contribuindo para segregar o acesso à informação que ele mesmo disponibiliza como livre.

Como eu disse não é uma questão simples e que deve ser considerada importante por todos que defendem as liberdades de expressão e de comprtilhamento de informações.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Luc
Antológica: UAU!

O Linus tem uma aparencia física e na maneira de se vestir que não me agradam, me lembram pessoas defensoras do software proprietário... sei não nunca confiei muito nele.

Num acredito que tô lendo isso! Essa eu vou guardar e mostrar para os meus netos.
Comentário de CWagner
Li o post anterior mais de um: Li o post anterior mais de uma vez, mas juro que não li essa parte. Depois que você comentou é que fui perceber a existência do mesmo.

No comments.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de fabioaquotte
Re: Será que é piada?: 1, Não conseguem nem bloquear que sistemas proprietarios não sejam pirateados

O problema é que a tecnologia de DRM tem por objetivo ser implementada a nível de hardware, tornando a sua inibição muito mais complexa.

3, O Linus tem uma aparencia física e na maneira de se vestir que não me agradam, me lembram pessoas defensoras do software proprietário... sei não nunca confiei muito nele.

Não é a aparência dele que me preocupa, e sim as atitudes dele aliadas ao "fanatismo" de muitos em relação à sua pessoa...
Comentário de noubari
Google ??: Adoro o Google, melhor search engine na minha opinião, tudo bem. Gmail é show. Orkut anda chato, mas as vezes se pode ver algumas gurias lindas :), achar algum assunto interessante...


Porém... a unificação da conta do orkut com o google lembra dos perigos do monopólio. Seja ele de quem for.

O google costuma ter atitudes legais, mas outras já não são tanto assim, como manter fechado algumas coisas que poderiam não ser (GTalk, por exemplo).

Mesmo com empresas identificadas com o SL, devemos manter o olho aberto. Empresa é sempre empresa, mesmo não sendo tão predatória, a prioridade máxima é só uma, a própria sobrevivencia.

O monopólio só é bom pra quem o comanda :)
Comentário de Damarinho
Serviços: (*_*)

1 - Houve uma 'metralha' contra a 'uol.com.br', quando resolveu impor condições de acesso a informações de conteúdo, restritas a assinantes, sob serviço onerado. Na época, Revistas, Jornais e TV manifestaram-se sobre a liberdade de conteúdo, na Internet, diferenciando o conceito de WIKI.
2 - Há distribuição Linux que restringe atualização de Programas, subordinando o usuário a participar de um Mandrake-Club, com taxação anual.
3 - Mas, há outras distribuições que evoluiram o conceito de disponibilidade e cópia, sem taxação ou clubismo, tais como: RedHat/Fedora, Debian, SuSE e SUN, entre outras. E até aquela que envia ao usuário um CD-Linux,quando solicitado, gratuitamente.

4 - Depois que a SuSE liberou seu Linux para livre acesso, distribuição e cópia, sua receita aumentou 3%, no último semestre.

5 - Se estas idéias segregativas evoluirem haverá um fenômeno social protestante, inovando com meios e métodos como ocorreu com músicas, na Internet, eBooks, Software Livre (Open source).

6 - A história não registrará mais o enclausuramento do conhecimento e o cercear da liberdade de publicação.

(a) Damarinho
http://geocities.yahoo.com.br/omlinux







Comentário de Manoel Pinho
Mandriva Club: "3- Há distribuição Linux que restringe atualização de Programas, subordinando o usuário a participar de um Mandrake-Club, com taxação anual."

Atualização restrita a participantes do Mandriva Club ? Não. É possível usar qualquer um de vários espelhos sem pagar nada. O participante do clube têm acesso a servidores privativos e alguns pacotes comerciais a mais.
Comentário de CWagner_s
Também não concordo com ess: Também não concordo com essa informação, utilizo o Mandriva Le 2005 e atualizo sempre.

Ainda não entendi direito o Mandriva Club, nem sei se um dia farei parte dele, mas não creio que a idéia da Mandriva e a do texto mencionado estejam alinhados de alguma forma.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004