Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Mais sobre o suporte a Linux nas placas-mãe da Gigabyte

“A Gigabyte, famosa fabricante taiwanesa de componentes para computadores, apresentou no final do mês passado dois modelos de placas mães especificamente para sistemas Linux. 'Nós estamos antevendo uma grande oportunidade de negócios e benefícios para usuários, porque grande parte das inovações tecnológicas tem origem na comunidade Linux', declarou David Chiang, diretor geral de negócios da GIGABYTE. Ele acrescenta: 'Existe uma demanda crescente por desktops baseados em Linux a partir de usuários, governos, entidades educacionais, etc. Usuários do Linux agora poderão desfrutar de uma poderosa plataforma, com placas mães equipadas com periféricos que possuem drivers oficialmente disponíveis e validados'. Os modelos são a GA-8I915ME-GV e a GA-8I915ME-GL.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de CWagner
Bela notícia para o, por alg: Bela notícia para o, por alguns ainda, tão sonhado "momento em que o Linux estará pronto para o Desktop". Espero que esse exemplo seja seguido por mais e mais fabricantes de hardware e que tenhamos disponíveis periféricos totalmente compatíveis com o o Software Livre em geral (Linux, BSD, BeOS, etc.)
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de ricarab
Pois é!: Pois é amigo! Dá até um alívio comprar algo que é ofialmente suportado no Linux, imagine que no Linux muitas coisas rodam "capenga" e pelas metades com drives feitos apartir de engenharia reversa, e ainda sim concorremos com o Windows. Imagine quando tivermos o devido suporte de hardware e software disponível, tudo que temos no Windows, teremos no Linux, na hora de fazer o download daquele programa legal e indispensável, basta escolher a versão do sistema operacional desejado, ou ainda, comprar numa loja de informática, todo um hardware que foi amplamente testado e certificado tanto no Windows como no Linux, imagine... Isso seria um sonho? Espero que não!


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de tux-br
Uma grande barreira agora sã: Uma grande barreira agora são as placas wi-fi, penso que são a grande dor-de-cabeça do momento...jha tem muito material na internet explicando como usar mas precisamos mesmo é de drivers nativos com todas as funcionalidades do windows
Comentário de Evandro Pastor
Excelente noticia!: Conheço bem os produtos da Gigabyte, e realmente são muito bons. O desktop Linux vai ter um grande salto em qualidade e produtividade.
Comentário de asenci
AMD??: pena que as duas são para plataforma Intel... gostaria de ver uma para AMD também... De preferencia sem os temiveis chipsets SIS... :)
Comentário de magno
Mesmo?: Nos softwares q vem com a placa GA-8I915ME-GV consta apenas um "GIGABYTE Windows Utility Manager"... estranho!
Comentário de Roger Alvarenga
Tendo os drivers nativos eu n: Tendo os drivers nativos eu não sinto nenhuma falta desses "Utility Managers" da vida não.

Sempre instalei só pra ver a cara e logo arranquei fora, no Linux não seria diferente.

O principal aqui é o fato de uma grande fabricante disponibilizar drivers nativos, oficiais e suportados pela empresa.
O resto eu prefiro os "Utilities" que vem na minha distro :)
Comentário de Luc
Sonhar não custa nada: Eu sempre quis ter uma placa da Gigabyte. Pelas tantas coisas boas que já li.

Mas nunca vi uma ao vivo. Nenhuma das lojas que eu já visitei tinha placa da Gigabyte. Nem na Santa Ifigênia eu achei. Juro.

O mais curioso é que, em mais de uma loja, recebi um "não" especialmente firme, peremptório e meio impaciente, como de alguém que está de saco cheio de ouvir a mesma pergunta várias vezes.

" - Mas apenas acabou ou vocês nem trabalham com placas Gigabyte?", pergunto eu. Na maioria dos casos, não trabalham mesmo.

Juntando as duas coisas, a dificuldade de se encontrar uma Gigabyte e a incrível (a-ham!) popularidade do Linux, eu fico imaginando quais serão as chances de alguma dessas placas pegar o navio errado e vir parar no Brasil.

Além disso, eu larguei os processadores Intel há vários anos e acho muito pouco 3 slots PCI. Um deles é PCI-Express, que ainda vai demorar para ter utilidade. Na prática, então, são só dois slots. Muito pouco. Prefiro as placas que já tenho. Até porque o Linux já funciona muito bem com elas.
Comentário de Lauro
Win: Realmente, estranho mesmo. Acessando o link "driver" das páginas dessas placas, vemos com desagradável surpresa que não consta a opção Linux no campo OS, apenas Win9X, Win2000,Winwinwin...
Estava até pensando em adquirir uma dessas placas, mas esse problema de desencontro de informações, juntado-se ao fato de serem modelos apenas para intel (gostaria de adquirir p/ plataforma AMD)me fizeram desistir.

Lamentável!
Comentário de Fernando Vaz
Estranho que no site não fal: Estranho que no site não fale nada de drivers pra linux.... Só windos windows windows :(
Por melhor que seja a Gigabyte como fabricante, perdeu vários pontos comigo nessa jogada. Pior que não ter suporte nenhum é dizer que tem quando na realidade não tem. Pelo menos do jeito antigo sabíamos onde estávamos, o que esperar dos fabricantes...
Comentário de Daniel Domingues
Nforce: Pra eu acho melhor pegar alguma placa mão com o chipset da nvida nforce, aparentemente os drivers são bons, não posso afirmar com certeza pois não possuo uma placa mão com esses chipset.
Comentário de adilson
Eu tenho uma e é ótima: Eu tenho aqui uma Abit N7F funcionando já faz tempo em overclock sem qualquer problema.
___
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de adilson
Também: Eu sou fã da AMD faz tempo e hoje em dia vejo ainda menos motivo para usar Intel. Quando vi este anúncio minha primeira reação foi ver se tinha placa com suporte para o Athlon 64 mas...
___
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de Carlos A. Neves
Na verdade, não vejo nada de: Na verdade, não vejo nada de fantástico nisso. Isso para mim é apenas propaganda para chamar a atenção da comunidade livre. Talvez alguém possa me explicar o que há de tão fantástico nelas. Ela usa LinuxBIOS? O chipset é um especialmente projetado para o Linux? A Intel está fornendo informações sobre seus subsistemas? (Até ai isso não é novidade visto que os fabricantes fornecem informações para que sejam suportados) As mainboards que chegam aqui no Brasil não apresentam tanta incopatibilidade. A comunidade de desenvolvedores trabalha muito bem para manter as coisas funcionando.

Não conheço muito sobre os chipsets para processador P4. Conheço bem os chipsets para processadores AMD que são mais baratos, excluindo os da SiS que são péssimos em desempenho. Gosto da AMD pela política de compatibilidade entre 32-bits e 64-bits. Se alguém conhecer técnicamente as diferenças de chipsets para processares P4, por favor, faça um comentário técnico sobre esses subsistemas das placas Gigabyte.

Comentário de Evandro Pastor
Estranho...: Achar placas da gigabyte na sta efigênia é fácil... Comprei a minha lá a aguns anos... E sempre que vou encontro outros modelos...
Comentário de Connochaetes Taurinus
Configuração estranha a des: Configuração estranha a dessas placas... um slot "compatível" com agp (G.E.A.R. - GIGABYTE Enhance AGP Riser), um pci-e e somente um IDE que ainda por cima não é UDMA 133.
Comentário de Ananias Não Autenticado
Especificamente?: Eu entrei no site das duas placas-mães, e em nenhum aparece a palavra "linux".

Será que essas placas realmente são feitas especificamente para linux? Aliás, qual seria a diferença entre uma placa "para linux" e a grande maioria das outras placas-mãe. (foram poucas as placas-mãe com que eu tive algum problema para instalar o Linux. Na maioria, funciona sem problemas)

Na verdade, não consigo entender o porquê de uma placa feita especificamente para Linux vir com os seguintes softwares:

1. Norton Anti Virus™
2. Norton™ Personal Firewall
3. Norton™ Privacy Control
4. Norton™ Parental Control
5. Norton™ Spam Alert

Será que eles portaram esse software para Linux?
Comentário de André Michi
Não sei quanto a esses model: Não sei quanto a esses modelos da Gigabyte, mas a GA-K8NS é boa para overclock(com um Sempron Socket 754, revisão E) apesar de ter alguns bugs estranhos com o som. E me parece que funciona bem no Linux.

O que eu gostaria é que a Abit, ASUS, MSI e as DFI também fizessem esse tipo de "suporte" ao Linux e, especialmente que portassem alguns programinhas para "brincar" de overclock, alguns modelos dos semprons chegam fácil fácil aos 600/700Mhz de OC.

A propósito, alguém sabe se o chipset NF3 250gb tem suporte(bom) no Linux ??

[]'s

André Michi
Comentário de bebeto_maya
Sinceramente, isso é uma gra: Sinceramente, isso é uma grande droga! Com excessão da PC-Chips, todas as placas mãe em que rodei com o pinguim funcionaram perfeitamnte, melhor que no Windows...E alguns drivers, apesar da engenharia reversa, rodam melhor que no Janelinha do Inferno...Como as placas de modem on-board PCtel...Que são um lixo no outro mas ficam muito bem no Linux.
Comentário de Ednei Pacheco
Termo Linux: Fiz uma busca pelo termo Linux e não encontrei nenhuma referência.

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de Adriel Lyra
Drivers pata Placas Gigabyte: Estranho, Tanto estardalhaço por parte da Gigabyte e quando entrei no site da referida placa-mãe, só tem drivers pára windows!!??? estranho?!!!!. Não encontrei nada de driver para linux...
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004