Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Anúncio do Projeto de Difusão e Desenvolvimento da GPL Versão 3 (GPLv3)

“Stichting NLnet doou 150.000 euros para suportar as atividades da GPLv3 As Fundações Software Livre estão orgulhosas em anunciar a criação do 'Projeto de Difusão e Desenvolvimento da GPL Versão 3'. O projeto unirá milhares de organizações, desenvolvedores e usuários de software de todas as partes do mundo durante 2006, num esforço para atualizar a licença mais popular de Software Livre. A GPLv3 promete ser um dos maiores esforços já vistos para obtenção de comentários e adoção da licença. As organizações irmãs dos Estados Unidos e Europa estão muito felizes em anunciar uma doação de 150.000 euros da Stichting NLnet para suportar este projeto único.

O processo global será supervisionado pela Free Software Foundation com suporte do seu conselheiro legal, o Software Freedom Law Centre (SFLC). A Free Software Foundation Europe coordenará as atividades na Europa juntamente com as outras duas organizações e contribuirá para o esforço de communicação global. Peter Brown, Diretor Executivo da Free Software Foundation diz: 'Com o lançamento da GPLv3 nós esperamos aumentar o alcance internacional do movimento Software Livre. Durante o desenvolvimento desta licença, estaremos em contato com comunidades ao redor do mundo para que elas participem na atualização de um dos mais importante documentos sociais do nosso tempo.'


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Kid-X
GPL protege mesmo as criações?: Um dos maiores argumentos dos partidários & evangelistas da L/GPL é falar que ela protege as criações dos desenvolvedores de software livre, porque impede que outros "fechem" o código. (compilar, assemblar, linkar e não redistribuir o código)

Na verdade é a fórmula (especificação) que é a criação, e não o código! O código não é a fórmula do produto, mas é o que faz a fórmula funcionar!

Suponho que um super-herói crie um algorítimo novo, com o código GPL, todos terão acesso à essa invenção e nenhuma corporação vai poder fechar o código! Tudo isso porque a GPL protege o código da criação dessa nova fórmula! Se quiserem fazer modificações no código ou usar comercialmente, vai ser obrigado a redistribuir o código para o aprimoramento dessa fórmula! E viva a L/GPL!

Mas, se um anti-herói resolve re-escrever todo o código desse algorítimo (a fórmula) e liberar o código sob o domínio público (que também é software livre) ou qualquer licença super-liberal como as BSD-based da vida, aí as corporações ou os desenvolvedores de código fechado vão querer o código do anti-herói, não é verdade? Mesmo que o código dele seja um pouco pior, os desenvolvedores de SP não serão obrigados a redistribuir o código-fonte modificado junto com o binário e ter a liberdade de vender o seu produto aprimorado sem a interferência de ninguém!

E viva o anti-heroísmo!
Comentário de Yves Junqueira
Supondo que verde é azul.: "Suponho que um super-herói crie um algorítimo novo, com o código GPL".

Isso é ilógico. Dê um exemplo.

Vão usar o código do 'grep' para fazer leitura biométrica?
Comentário de Kid-X
Respostas rápidas (pra não criar flame): "Supondo que verde é azul"
:-P

"Isso é ilógico. Dê um exemplo."
ReiserFS

"Vão usar o código do 'grep' para fazer leitura biométrica?"
Não
Comentário de DoutorHank
Se alguém conseguir reescrev: Se alguém conseguir reescrever algum código GPL, modificando-o a ponto de não se configurar como cópia, e ainda assim desempenhar a mesma função, ótimo. Acho que ninguém vai achar ruim.

E você deveria tentar aprender o que é algoritmo antes de ficar falando besteiras do tipo "fórmula", "especificação" e "criação".
Comentário de Kid-X
Você entendeu o que eu escrevi...:
"antes de ficar falando besteiras do tipo "fórmula", "especificação" e "criação"."


Você entendeu bem o que eu escrevi... Odeio gente que se faz de burro ;-)
Comentário de Patola
Nem sempre: Mas, se um anti-herói resolve re-escrever todo o código desse algorítimo (a fórmula) e liberar o código sob o domínio público (que também é software livre) ou qualquer licença super-liberal como as BSD-based da vida

Nem sempre dá pra fazer isso. Por increça que parível, o código GPL pode estar protegido por patentes... lembre-se, patente cobre as idéias. ;)

Mas, de resto, isso pode acontecer sim - algum desocupado pode não gostar da licença GPL ou LGPL de um determinado software e reescrever tudo com a licença BSD. Mas isso também pode ser dito dos softwares proprietários - você é livre pra escrever um clone do MS-Word (boa sorte). Só não é livre pra escrever clones de algo protegido por patentes...
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004