O Slashdot
informa sobre o encerramento do Summer of Code, iniciativa do Google que recrutou 410 estudantes, selecionados entre 9000 candidatos, para contribuir durante suas férias de verão (no hemisfério norte, naturalmente) com projetos de software livre como se fosse um estágio, em troca de uma bolsa de US$ 4.500,00. Os estudantes contribuíram com projetos como o Apache, KDE, Samba, Drupal, Asterisk e FreeBSD, e em outros de áreas tão diversas como segurança, conectividade, VoIP, telefonia, mensagens instantâneas e mais.
O
artigo do Internet News sobre o assunto acrescenta mais detalhes, incluindo declarações do desenvolvedor brasileiro Thiago Macieira, que falou como integrante do projeto KDE, um dos grandes beneficiados.
Só se "constrói" um Moisés sob alicerces seguros que garantam sua natureza hetero. O alicerce deve ser forte e harmonizar-se ao conceito ético coletivo. No Moisés antigo tinha Javé (Jeová, IHVH ou qualquer nome que de dava ao deus dos Judeus), hoje, as empresas, ao menos as dominantes, sabem que o alicerce são os desenvolvedores e ter o respeito deles é fundamental. A cada dia observa-se que os desenvolvedores estão se tornando o oráculo da era on-line, são os profetas da tecnologia, os que arquiteram e absorvem o "Adimirável Mundo Novo" de A. Huxley. Foram os desenvolvedores que criaram a internet, os sistemas de busca, os programas p2p, de mensagens instantâneas e de e-mails, o VoIP, e principalmente, e o mais importante, foram os desenvolvedores que criaram e comandam toda a filosofia por trás do software livre.
A Google tem esta conciência, tem respeito dos desenvolvedores, e ela sabe usar isto como nínguém. Não é por nada que atualmente ela é a mais admirada e a preferência da maioria dos recém-formados de engenharia e ciência da computação das melhores universidades. É estraho observar que quase ninguém se importa quando ela lança programas de comunidade, e-mails, mensagens e etc, sabendo que à ela também pertence a maior tecnologia de busca, filtro e geração de informações atualmente disponível.
Nâo faço a menor idéia do que vem à seguir, mas sei que o "Moisés" está ganhando força e não ficarei surpreso se no futuro próximo, a informatica for dividida em duas eras, AG/DG, e os métodos de desenvolvimento de sistemas for baseado nos 10 mandamentos do Google.