Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Resultados do 'Google Summer of Code'

O Slashdot informa sobre o encerramento do Summer of Code, iniciativa do Google que recrutou 410 estudantes, selecionados entre 9000 candidatos, para contribuir durante suas férias de verão (no hemisfério norte, naturalmente) com projetos de software livre como se fosse um estágio, em troca de uma bolsa de US$ 4.500,00. Os estudantes contribuíram com projetos como o Apache, KDE, Samba, Drupal, Asterisk e FreeBSD, e em outros de áreas tão diversas como segurança, conectividade, VoIP, telefonia, mensagens instantâneas e mais.

O artigo do Internet News sobre o assunto acrescenta mais detalhes, incluindo declarações do desenvolvedor brasileiro Thiago Macieira, que falou como integrante do projeto KDE, um dos grandes beneficiados.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de well
Apocalipse Google Now: Aos poucos e, aparentemente, de forma concreta, a Google está se tornando o profeta Moisés da era on-line. Muitos atribuem este título à MS, mas não estou certo disto, quando olha-se para a história, observa-se que ela não tem um rumo específico com foco no desenvolvimento inovador, tudo o que ela fez, faz e fará é bem previsível e pífio do ponto de vista tecnológico. A MS é mais uma sortuda do que qualquer outra coisa.

Só se "constrói" um Moisés sob alicerces seguros que garantam sua natureza hetero. O alicerce deve ser forte e harmonizar-se ao conceito ético coletivo. No Moisés antigo tinha Javé (Jeová, IHVH ou qualquer nome que de dava ao deus dos Judeus), hoje, as empresas, ao menos as dominantes, sabem que o alicerce são os desenvolvedores e ter o respeito deles é fundamental. A cada dia observa-se que os desenvolvedores estão se tornando o oráculo da era on-line, são os profetas da tecnologia, os que arquiteram e absorvem o "Adimirável Mundo Novo" de A. Huxley. Foram os desenvolvedores que criaram a internet, os sistemas de busca, os programas p2p, de mensagens instantâneas e de e-mails, o VoIP, e principalmente, e o mais importante, foram os desenvolvedores que criaram e comandam toda a filosofia por trás do software livre.

A Google tem esta conciência, tem respeito dos desenvolvedores, e ela sabe usar isto como nínguém. Não é por nada que atualmente ela é a mais admirada e a preferência da maioria dos recém-formados de engenharia e ciência da computação das melhores universidades. É estraho observar que quase ninguém se importa quando ela lança programas de comunidade, e-mails, mensagens e etc, sabendo que à ela também pertence a maior tecnologia de busca, filtro e geração de informações atualmente disponível.

Nâo faço a menor idéia do que vem à seguir, mas sei que o "Moisés" está ganhando força e não ficarei surpreso se no futuro próximo, a informatica for dividida em duas eras, AG/DG, e os métodos de desenvolvimento de sistemas for baseado nos 10 mandamentos do Google.
Comentário de Ron
"A MS é mais uma sortuda do: "A MS é mais uma sortuda do que qualquer outra coisa."

Erro, teve competencia para isso. Sorte eh para os que nao a tem.
Comentário de Usuario Linux
Não entendi...: O q o Moises fez semelhante ao Google está fazendo agora?

Acho q a conspiração foi baseada no personagem errado.
Comentário de CWagner
Competência para perceber qu: Competência para perceber que seus usuários eram tolos o suficiente para acreditarem que precisavam pagar para usar cópias de programas, que às vezes nem existiam, vide a história da IBM e o MS-DOS.

Não acredito que ainda hoje exista quem acredite que Bill Gate$ é um gênio, o cara era safo, isso sim. Tem lábia e sabe usar isso, ele poder até ser um ótimo marketeiro, mas deixou pra trás, junto com a faculdade o que poderia fazer de bom para a humanidade.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de bebeto_maya
__Não existe benéficio para: __Não existe benéficio para a humanidade.Isso acaba quando se ganha o primeiro milhão, salvo raras excessões (como o Mark Shutlleworth)...A partir de então, o indíviduo ver pessoas como clientes e passa a pensar na melhor forma de colocar dinheiro no próprio bolso...A ciência vira estatistica e matemática fnanceira, tão somente...Englobada por um forte marketing, que te faz crer que aberrações como os produtos da Microsoft, em geral, são tecnologia de ponta...Enquanto gente séria que trabalha no MIT, é apenas feitora de bugingangas.

__A partir daí temos instituições de ensino, ¨sérias¨, reconhecendo seus alunos por serem capazes de desenvolver um código podre, mais esteticamente bonitinho, em ASP.NET...E o orgasmo delas se dar quando seus alunos recebem um certificado Microsoft, que sinceramente, no fundo, não vale porra nenhuma além de um posto de trabalho numa função repetitiva...Mesmo que isso siguinifique confinamento e exclusão de quem opta por caminhos mais nobres e verdadeiros!

__Ciência hoje, é uma farsa!
Comentário de Dona Maria, a louca
Bill Gates nunca foi gênio: Não acredito que ainda hoje exista quem acredite que Bill Gate$ é um gênio, o cara era safo, isso sim. Tem lábia e sabe usar isso, ele poder até ser um ótimo marketeiro, mas deixou pra trás, junto com a faculdade o que poderia fazer de bom para a humanidade.

Bill Gates nunca conseguiu freqüentar uma escola regular porque tinha dificuldades de aprendizado. Por isso, seus pais o puseram numa escola para crianças "especiais". Em Harvard, o próprio Gates relata como teve dificuldades de suportar os dois primeiros anos e abandonou-a para perseguir seu hobby predileto com um punhado de amigos igualmente problemáticos.

Bill Gates nunca levou a Microsoft a sério. Era mais um passa-tempo, bancado com dinheiro da família, para que ele ficasse longe de encrenca, já que ele não sossegava com nada.

Foi assim até que a família dele resolvesse usá-la como testa de ferro, por influência de sua mãe, funcionária de alta patente do Governo Federal, sobre a diretoria da IBM, para que servisse de testa-de-ferro ao surrupiar o DOS da Digital Research. Mais tarde a MS foi usada pela IBM, igualmente restrita por decisões judiciais anti-monopólio, para "aquinhoar" a interface gráfica, cuja licença a Apple tinha da HP. Por este serviço nada nobre, a Microsoft e a família do Bill Gates foram regiamente recompensadas.

Essa é a história da MS, nada mais que isso. Não houve genialidade nenhuma de Bill Gates, que é apenas um desvairado servindo de fantoche na mão de capitalistas espertalhões. Nem sequer houve lábia. O público, sem opção, devido às táticas monopolistas que esse conlúio perpetrou, teve de engolir a Microsoft goela abaixo.

Mas um grupo perseverante de gente esclarecida criou felizmente o Linux, e a farsa da Microsoft e seus produtos finalmente caiu por terra. Tanto que a IBM, redimida de sua insídia, converteu-se incondicionalmente ao Linux, deixando a Microsoft, acostumada às tetas fartas da falácia, a lamentar seu futuro nefasto.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004