Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Munique atrasa adoção de Linux em seis meses

clip“Velocidade é uma palavra raramente utilizada para descrever administrações públicas. A cidade de Munique, na Alemanha, não é exceção. Após três anos prometendo a migração da plataforma Microsoft para software livre, a prefeitura reconhece que falhou na tarefa de mudar o sistema operacional de 14 mil computadores até a metade deste ano. 'Uma série de desenvolvimentos aconteceram desde que começamos todo o processo', afirmou Florian Schiessl, porta-voz do projeto Linux da cidade de Munique. 'Antes de tudo, o debate sobre as patentes de software e o seu impacto em usuários de código aberto aconteceu bem no meio do nosso projeto público. Como resultado, fomos forçados a parar nossa proposta até que estudássemos toda a situação', disse. (...) Em novembro, a equipe do LiMux começará os testes offline para, em janeiro, selecionar funcionários que farão todos os seus serviços já em uma plataforma diferente - o primeiro deles será justamente o escritório do prefeito.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de nemesis
quem sabe...: ...ainda dá tempo da M$ correr atrás e fazer uma proposta melhor?

"debate sobre as patentes de software e o seu impacto em usuários de código aberto aconteceu bem no meio...fomos forçados a parar nossa proposta até que estudássemos toda a situação"

conversa fiada! o debate! como se o perigo das patentes não houvesse antes... conversa pra boi dormir. Estão é enfrentando preconceitos, lobbies e outras influências. É deprimente ver que mesmo em países "sérios" as coisas também só funcionam com alguém dando umas "verdinhas". Não foi de acontecer recentemente tmb de a polícia de Edinburg ou outro lugar voltar atrás nas instalações OpenOffice pq não interoperava bem com os formatos do M$Off?

países "sérios"... só pq seus cidadãos só andam de cara amarrada?...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Manoel Pinho
Estratégias: Não se fala muito desse caso de Munique há muito tempo, mas me lembro que o pessoal pró-M$ ficava gozando que parte das soluções envolviam o uso do windows dentro do Vmware, ou seja, não eliminava o windows em vários casos.

Eu lido diariamente com essas dificuldades de migração e a estratégia que temos adotado basicamente é a seguinte:

1- Aplicativos feitos internamente: aplicativos internos feitos anteriormente com ASP/VB/Access/M$ SQL server estão sendo migrados aos poucos (o pessoal está fazendoum curso de PHP/MySQL/Postgresql para nivelar todos) para PHP/MySQL/Postgresql. Assim, no lado do cliente basta um browser. No futuro poderão entrar outras linguagens, mas depende muito do pessoal (sabem como é pessoal com anos de lavagem mental M$ e formação acadêmica insuficiente...).

2- Softwares proprietários simples: quando não há uma alternativa livre (procurada com muito cuidado e até admitindo algumas diferenças de funcionalidades e de uso), estão sendo colocados em servidores windows , utilizados por vários usuários simultaneamente através de clientes linux com rdesktop. Para a impressão, normalmente eu crio uma impressora virtual PDF no windows com o FreePDF.

3- Softwares proprietários especializados ou que fazem acesso a hardware (por exemplo CADs): aí não tem muito jeito. Compramos licenças de windows para o uso com o programa e utilizamos o máximo de softwares livres para windows, como OpenOffice, Firefox, Clamwin, etc para evitar aquisições de outros softwares OU colocamos a máquina com linux em dual boot (nesse caso o windows é usado exclusivamente para rodar o tal aplicativo).
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004