Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Argentina instala ferramenta de inventário desenvolvida pelo governo brasileiro

“Desde o início dessa semana, as Prefeituras dos municípios argentinos de Buenos Aires e de Rosário utilizam o Configurador Automático e Coletor de Informações Computacionais (Cacic) disponibilizado pelo governo brasileiro. A instalação está em fase de homologação e já funciona no ambiente interno de cada instituição, para sua posterior implantação nas demais máquinas das prefeituras. A ferramenta foi instalada por técnicos da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento que estiveram no país participando da 34ª Jornada Argentina de Informática e Investigação Operativa. O evento ocorreu de 29 de agosto a 2 de setembro, no município de Rosário, e entre seus destaques esteve a apresentação do software de inventário Cacic. Governos de outros países da América Latina como Paraguai e Venezuela já haviam adotado a ferramenta, porém de forma experimental.

O Cacic é um software livre disponibilizado com a licença pública geral (GPL), desenvolvido pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev). Sua disponibilização para os demais órgãos do governo federal é coordenada pela SLTI. A ferramenta possibilita levantar informações como o número de computadores da Administração Pública Federal, tipos de softwares utilizados, o nível de capacidade de hardware média, entre outras. Na última semana também ocorreram reuniões regionais da Comunidade Cacic em 11 capitais brasileiras para avaliar os seus aspectos técnico e gerencial, a sua integração com outras soluções e o desenvolvimento do agente Linux. Foram abordados, ainda, a evolução da ferramenta, a agenda de trabalho da Comunidade e o desenvolvimento de novos módulos, além dos problemas de instalação e de funcionamento. Em testes nos Ministérios do Planejamento e das Cidades, o agente Linux vai fazer o levantamento das configurações de hardware e de software das estações de trabalho que utilizam sistema operacional livre. O acesso à Comunidade Cacic e à nova versão de testes do agente linux se encontram no endereço www.governoeletronico.gov.br/cacic .


BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004