Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Entrevista de Sergio Amadeu na revista Isto É

“Com o sugestivo titulo:'Nem tão livre assim', a revista istoé publica na edição desta semana uma entrevista bastante esclarecedora sobre o pedido de demissão do sociólogo Sergio Amadeu do ITI. Uma frase interessante: 'O lobby privado não venceu. As resistências encontradas no governo atrapalharam muito mais do que os problemas previsíveis criados pelo lobby. Saio cansado, mas sem mágoas.'

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de |alexandre|
A frase da semana...: "É bonito apoiar telecentro, computador barato para pobre, mas na hora de enfrentar interesses a favor do software livre, falta apoio, falta cara na reta."

Acho que esta frase deveria estar em destaque, é a sintese de tudo, simplesmente isso.

Tem coisa que não dah voto.


Comentário de bebeto_maya
Trecho da entrevista : Trecho da entrevista
" ISTOÉ – O ministro das Comunicações, Hélio Costa, questionou as
vantagens do software livre?
Amadeu – Não foi assim. Ele disse que precisava saber se o suporte ao
software livre ficava mais caro do que a licença do privado. A dúvida é fruto
de uma mentira divulgada pelas empresas de softwares proprietários para amedrontar e preservar monopólios."


Me engana que eu gosto...Pra mim foi uma mentira dos dois, Hélio Costa e Empresários monopolistas...



Comentário de CWagner
Nessa o Amadeu não quis cria: Nessa o Amadeu não quis criar causo, é óbvio que a campanha de FUD da M$ está mais que enraizada nas mentes dos macaquinhos, fora e dentro, de Redmond.

Se houvesse real interesse social dos políticos, que em sua maioria pensam neles e nos seus preciosos umbigos, o nosso país deveria ser o melhor lugar para se viver, em todos os cantos, fosse nas grandes cidades, fosse no mais remoto interior.

Enquanto tivermos "novos políticos" com mentalidade de pseudo-imperadores oligárquicos não sairemos da situação macabra em que nos encontramos (isso pra não dizer um merecido PALAVRÃO).

As eleições estão chegando e mais uma vez, junto com o Carnaval, Copa do Mundo e outras "ocasiões especiais", irão parar o país ano que vem. Talvez seja a oportunidade do país dar a volta e procurar um caminho mais seguro para o seu desenvolvimento, ou será apenas para tomar fôlego antes de "dar mais um longo passo, à beira do precipício".
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de amsanchez
Resposta para todos: Galera vamos encarar o escrito agora como critica construtiva ok !
Já ví tantas discuções quanto ao Custo de TCO, a grande diferença é que o suporte a linux tem um custo porquê funciona, disquem no suporte da M$ e veja, no final das contas vão mandar você instalar os produtos novamente. Agora que existem empresas "grandes" por baixo do linux "eles" inventam outras desculpas !
Vejamos:
1o. Linux não tem suporte !
2o. TCO Linux é mais caro !
3o. Suporte é mais caro que licença !
Daqui a pouco Windows é melhor que Linux ! Não podemos nos deixar derrotar pelas elites globalizadas !

Lembrem-se ! Na Alemanha foi o nazismo ! Na Italia o facismo !
Não deixemos o Brasil ser o conformismo !!!!

Abraços a todos !!!

Alex Maia Sanchez
Comentário de Pel_nao_logado
Nada... aqui no Brasil é o s: Nada... aqui no Brasil é o sem-vergonhismo !
Comentário de CWagner
Suporte é mais caro que lice: Suporte é mais caro que licença...

Deixe-me ver... se a licença é livre e gratuita, o seu preço (e não valor) é nulo, zero, nada, caput, rien, nothing, ec... logo, qualquer valor cobrado em cima de outra característica de um produto que seja vendido com o kernel Linux e demais ferramentas GNU... VAI SER MAIS CARA QUE A LICENÇA.

Ou isso, ou aprendi a matemática errada :P
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de nemesis
a propósito: custo com suporte não vem incluído nas licensas da M$.

boa sorte, Hélio.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de mauro
O ruim na verdade é a sensa: O ruim na verdade é a sensação de que nada muda neste país... Ver que as poucas pessoas como o Sergio Amadeu, que realmente tem interesse genuíno em construir algo serem derrotadas, é deveras triste.
De resto é torcer para que o próximo governo faça a coisa certa...
Comentário de Kimie
Que país é esse?: Sérgio Amadeu disse q sai do governo cansado. Creio q é o mesmo sentimento de muitas pessoas q lutam pela inclusão digital, pelo uso adequado dos recursos públicos, por uma política nacional cujos representantes não nos causem vergonha. Tenho a impressão de que o sistema já está estabelecido e que, um a um, iremos todos aceitá-lo, cansados e impotentes.
Comentário de Jamanta
Governo e o lucro: A respeito desse assunto, fico com as palavras do mestre Piter Punk: "Sempre tenho medo do governo. Enquanto estiverem do nosso lado, OK. Mas tem que ficar vigiando os caras sem parar. Tem o péssimo costume de falar muito, fazer pouco e, no governo seguinte, desfazer todo o pouco que o primeiro fez. Prefiro confiar em membros da comunidade e em empresas, elas sempre estão do lado do lucro e SL dá lucro." A entrevista completa pode ser encontrada no link http://www.softwarelivre.org/news/4541

Quanto aos Telecentros, é um trabalho altamente recompensador. Nem tudo são flores, escrevi uma nota para que a turma tenha uma noção das dificuldades que vai encontrar nesses lugares ( http://br-linux.org/linux/?q=node/1705 ), mas, profissionalmente, nada supera a satisfação de fazer um serviço bom e útil para as pessoas.

Lucro mesmo é quando a gente consegue se sustentar sobre as próprias pernas e ainda se divertir com isso.

Viva o Software Livre!
Comentário de Tupac Amaru
O Sérgio Amadeu cometeu um erro básico: Ele deveria ter chamado para junto de si a iniciativa privada. Emblemático foi o caso da Conectiva, simplesmente ignorada pelo governo, como de resto toda a indústria.

Eu vi o Sérgio Amadeu em ação: fazia palestras interessantíssimas, expondo com uma lucidez espetacular a importância do software livre. Ele contava, porém, que as pessoas fizessem as contas com ele e se decidissem, como se não houvesse decisão mais racional no mundo (e realmente não há), pelo SL.

O problema é que as pessoas e as organizações, governamentais ou privadas, não se movem pela razão, mas pelos interesses.

Se ele tivesse criado em torno de sua proposta toda uma indústria, essa mesma indústria o estaria defendendo hoje, reduzindo a fadiga da sua luta.

Existe no entanto dentro da corrente de pensamento que formava a filosofia de seu trabalho a idéia de que o apoio à inciativa privada não combina com ação social.

Não deixa de ser irônico, porém, em face da crise, que justamente tenha sido um empresário recrutado por eles o pivô da maior crise de seu partido e que agora esteja dificultando ao máximo os movimentos dos defensores do SL dentro do governo.
Comentário de Passante Curioso
Boa sorte com o meu dinheiro.: Boa sorte com o meu dinheiro... :-\
Comentário de go3th3
Kimie, achei interessante teu: Kimie, achei interessante teu comentário, eu lembro-me desde meus 16anos que eu já não ia muito com a cara do Lula, e hoje o que temos.. Hélios Costas da vida, blergh! :p
Comentário de Ananias
Má-vontade ou má-leitura: O que está em questão é, obviamente, se o custo do suporte do Software Livre é mais caro do que o custo de (licença + suporte) do Software não-livre.

Ao invés de ficar estudando outras línguas, é melhor dedicar um pouco mais de tempo ao Português.
Comentário de nemesis
não, não é óbvio: ele dá a entender que os custos de suporte estão incluídos nos custos com licença. Não deixa nem um pouco óbvio.

E

if (( licença M$ + suporte ) == ( suporte SL )) eu.comeCueca();


;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de bebeto_maya
Olhou a gramática e mas se esqueceu da matemática: __Olhou a gramática e mas se esqueceu da matemática...Nós dizemos o contrário...Que o suporte só pode ser mais caro se a solução for porca e mal implementada!
Comentário de CWagner
O que eu faço com meu tempo é problema meu...: ISTOÉ – O ministro das Comunicações, Hélio Costa, questionou as
vantagens do software livre?
Amadeu – Não foi assim. Ele disse que precisava saber se o suporte ao
software livre ficava mais caro do que a licença do privado. A dúvida é fruto
de uma mentira divulgada pelas empresas de softwares proprietários para amedrontar e preservar monopólios.


.. mas acho que preciso mesmo voltar à alfabetização para ficar à altura de vocês...

... Não mesmo :P

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Eu222
Af: > if (( licença M$ + suporte ) == ( suporte SL )) eu.comeCueca();

Meu, porque sempre tem otário querendo aparecer mais que os demais aqui nos comentarios?
Olhem só galera, ele programa!

Ele deve pensar: "ah, vou postar um comentario no br-linux, entao todo mundo vai me ver... hum... o que eu posso fazer pra mostrar que sou bom? ja sei, vou colocar um if... "

Moleque, vira homem e depois volta a postar aqui OK?
Comentário de NEMESIS_FAN
Nemesis: Esse nemesis é ridiculo. Olha a assinatura dele! Esse é um comentario e nao sera executado nunca. hehehe
Comentário de vmedina
não dá idéia! :): ó que alguém pode dar suporte grátis para M$ só pra te ver comer cuecas! :P

heheheheheeh

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de brandizzi
/etc/init.d/flame restart: Ele não está tirando onda. Ele tiraria onda se o código fosse em C >:D

Ah, mundo cruel... Infelizmente ainda estamos na fase em que a primeira pergunta que alguém te faz pelo Jabber é "qual é a sua distro?" e a primeira pergunta que você recebe no Evolution é "qual sua linguagem preferida?" Mas tá mudando, galera, está mudando...

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004