Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Anunciada a versão 1.0 full da Dizinha Linux

“Depois de bastante tempo, a versão 1.0 Full da Dizinha foi lançada. A imagem ISO está disponível neste link. Os programas adicionais em relação à versão anterior são: Idesk, Idesktool, GIMP, AbiWord, Gaim, QTConfig, Bugsquish, Kobo Deluxe, TuxNES + GTuxNES, PrBoom, SuperTux, XArchive, giFToxic, VisualBoyAdvance, Sylpheed Claws, GTK Theme Switch, BabyTrans, GXine, QTParted, Audacity, Graveman, QTorrent, Easytag, gFTP, Compiladores de C e C++ e bibliotecas de desenvolvimento para C e C++ (para ajudar na compilação de drivers), Mozilla Firefox, IceWM Control Panel, Cabeçalhos do kernel 2.4.20-xfs (o padrão da Dizinha).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de dog caxorrao
isso ai é uma piada? : isso ai é uma piada?

esse linux é uma bosta mermão...
Comentário de Jonatã
Acho melhor vc rever seus conceitos: acho que se seu computador fosse de 32mb de ram, um processador de uns 500mhz, tu não diria isso...
Comentário de anakinpendragon
Não alimente os trolls: Não alimente os trolls
Comentário de Arkanoid
Até mês passado, minha máq: Até mês passado, minha máquina era um K6-II de 300MHz. Só troquei porque apareceu uma grana inesperada, senão ainda tava com ele. Me foi muito útil por sete anos.
Já tive que ouvir certa vez em um fórum um gaiato me dizer "compra uma máquina melhor, mermão". Claro, me dá a grana que eu compro.
Enquanto no nosso país tiver gente sem grana usando hardwares jurássicos, haverá a necessidade de distros minimalistas como essa. Nem todo mundo pode ter maquininha bonitinha com mais de 1GHz, com montes de RAM, com geforcezinha e 120 gigazinho de HD.
--
Distribuidor Regional de Falácia Inglesa Enlatada
Comentário de Jamanta
Sou "heavy user" e recomendo: Sou fã de longa data do Dizinha e sempre quis colaborar com a distro porque o projeto é ótimo. É um bocado difícil entrar em contato com os desenvolvedores, talvez o Bruno Dias pudesse colocar um formulário no site para que a gente pudesse se inscrever.

Valem também aqui as dicas que falei para o Grobsch ( http://br-linux.org/linux/?q=node/1679 ) e embora o Rato do Banhado tenha comentado, na mesma nota, a respeito da existência do Kurumin Light, o Dizinha - pelo fato de ter um projeto mais direcionado, estar faz mais tempo na estrada e constantemente apresentando melhorias dentro daquilo que se propõe - conquistou um público fiel.

O ponto fraco do Dizinha é o visual. Nisso a distro do Grobsch é show de bola. Mas, mesmo usando o IceWM, é possível dar um "banho de loja" na Dizinha. Veja, por exemplo, a cópia de tela no link http://www.kuruminlinux.com.br/comunidade/viewtopic.php?t=38623&view=next&sid=9be6040bfd9577e0d48c4d7b6b4efa39

Algumas adaptações do tema e vai se tornar difícil escolher qual distro instalar no pendrive. Ahhh, se todas as dúvidas fossem tão boas assim: Viva o Linux!!!

Parabéns pelo Dizinha, eu USO E RECOMENDO.
Comentário de Bruno Dias
Obrigado!: Eu e o Lame_Duck agradecemos o seu parabéns!

Quanto ao contato, nós estamos sempre no Fórum da Dizinha. Você pode aparecer por lá e falar conosco.

O meu e-mail também está na notícia, caso queira falar comigo diretamente =]

Quanto à questão da aparência, acho que isso depende do gosto de cada um. Eu, por exemplo, uso o tema padrão da Dizinha, com algumas mudanças (mas nada que mereça ser chamado de "outro tema") e gosto bastante do meu desktop assim.

Aproveitando, gostaria de pedir desculpas aos usuários por causa do tamanho dessa ISO (208MB). Era pra ter ficado menor, mas devido à quantidade grande de programas adicionados em relação à versão 1.0 Final, ficou assim. Nas próximas versões, será feito o possível para deixar num tamanho menor, sem perder os programas favoritos dos usuários.

-----------------------------------------
Dizinha Linux: http://www.dizinha.org
Comentário de ricardomoc
Tamanho: Ainda não "queimei" o cd, mas já baixei a iso. Meus parabéns! Mas eu acho que não tem muito a ver a questão do tamanho não. Acho melhor preocupar com o desempenho, como você já vem fazendo. Afinal, os leitores de cd's atuais funcionam bem em qualquer tipo de máquina. E quanto a instalação, ora, 500 MB já tem em vários micros mais antigos. Aliás, há muito tempo não vejo micros com 500 MB de tamanho. O mínimo que sei que anda rodando por aí é de 2 GB. Ou não?

Ricardo Rabelo Mota
Site Católico Nossa Senhora Rosa Mística
http://www.rosamistica.org

DIGA NÃO AO ABORTO!
Comentário de Jamanta
Só no BR-Linux: Para a gente encontrar gente boa como o Bruno Dias, o Lame_Duck e tantos amigos. Se fosse só por isso, já valeria o site :-))

Embora tenha deixado claro num outro comentário que trabalho com o SLAX, eu não vou entrar na onda dos flames e, na medida do possível, gostaria de contribuir com o Dizinha.

O Bruno Dias mesmo reconheceu que o Dizinha vai ter que fazer REGIME. A esse respeito, volto a recomendar a leitura do FAQ do Damn Small Linux: http://www.damnsmalllinux.org/faq.html Se não seguirem o que está escrito ali, a distro mais um pouco não vai caber num pendrive, um dos maiores atrativos que possui.

O ponto forte do Dizinha é a estabilidade e é uma das melhores opções para instalação nos HD de computadores antigos, seja no modo "standalone" quanto usados como terminais leves, na configuração descrita pelo Morimoto no link http://www.guiadohardware.net/ebooks/linux/63.html

Quanto aos temas, no link http://www.kuruminlinux.com.br/comunidade/viewtopic.php?t=38623&view=next&sid=9be6040bfd9577e0d48c4d7b6b4efa39 - que é de um dos fóruns do Kurumin - existem algumas idéias interessantes. O uso de arquivos .deb com temas ou mesmo a instalação do "IceWM Control Panel" para que os usuários possam criar os seus próprios seriam bons aperfeiçoamentos no Dizinha.

Aliás, arquivos .deb dos temas "oficiais" poderiam ser disponibilizados no próprio site da distro. Iria ficar divertido.
Comentário de Theneus
show: Show esse link... tem umas idéias muito legais.... vale apena olhar...
Comentário de Bruno Dias
Divisão em duas versões: O tamanho da ISO é "preocupante" somente com as versões Full. Aliás, quero deixar claro isso: a versão 1.0 Full não é atualização da 1.0. As versões Full são as versões "normais" da Dizinha com mais programas, incluindo alguns que usam GTK2 e QT3 (a Dizinha normal não tem programas com esses dois toolkits, para deixar mais leve e reduzir espaço). A última versão da Dizinha "normal" tem 136MB, e é um pouco mais leve que a Full por não usar o idesk.

Na próxima versão Full, vai ser relativamente fácil diminuir o tamanho, pois já avisei no Fórum que alguns programas da "lista Full" serão removidos (como ocorreu nessa versão - quem usou a 1.0b3 Full, pode ter notado que não há mais o Sylpheed Claws, que foi removido com base no resultado de uma enquete no Fórum). Eu sempre trabalho com o teto de 200MB nas ISOs das versões Full, mas eu gosto quando chega no máximo a 190MB.

Ah, e o IceWM Control Panel já vem incluso nas versões Full a partir desta 1.0. Foi colocado para tornar o uso da Dizinha ainda mais fácil (que, aliás, foi um dos focos principais desta versão 1.0 Full).

Fico muito feliz que você goste da Dizinha. =]
-----------------------------------------
Dizinha Linux: http://www.dizinha.org
Comentário de Rato do Banhado
O que eu gosto da Dizinha é: O que eu gosto da Dizinha é o foco em ser alguam coisa (no caso é para ser uma distro live-cd para micros antigos)

Cada uma deveria "procurar" seu espaço!

(Se não fica sendo "mais uma" como tantas outras)

Fazer um distro como Debian ou Slackware não tem sentido nenhum. O Kurumin também poderia "voltar as origens" - pelo menos vejo isso com o Kurumin Light.

O Pato (e o Bruno) estão de parabéns. É a única distro "usável" melhor que o Win98 em máquinas antigas (sem flames, please! isso é em IMHO)

é isso ... já baixei e vou ressucitar alguns P166/32mb RAM

Comentário de Milton F. da Silva
Não sei seria viavel, mais c: Não sei seria viavel, mais com certeza seria muito bom se o Dizinha após uma enchugada tivesse na versão full o Gnumeric.
Parabens pelo ótimo trabalho.
Comentário de Bruno Dias
Gnumeric na Full: Logo antes do lançamento da versão 1.0 Full, um usuário deu essa idéia, e eu até ia colocar o Gnumeric, já que só faltava fechar a ISO, mas como não queria que a ISO ficasse com mais de 210MB, desisti.

Vou repetir o que disse no Fórum: "Dependendo de como as coisas andarem na próxima Dizinha Full, o Gnumeric pode acabar sendo incluso. Eu nunca usei ele, mas pelo que li sobre o software, é excelente."

Portanto, sua sugestão está anotada =]

Obrigado pelo parabéns!

-----------------------------------------
Dizinha Linux: http://www.dizinha.org
Comentário de Mauro Xavier
Dizinha em Lan House: Eu considero o Dizinha perfeito naquilo que se propõe a cumprir, não tem "blá blá blá", basta instalar em um micro antigo e qualquer usuário notará o papel desta distro.

Usei meses a fio o Dizinha na minha Lan Houses quando disponibilizei alguns terminais que chamei de "econômicos" para que todos tivessem acesso a internet sem restrições financeiras. Fiz poucas modificações na época para que as pessoas realmente leigas não tivessem dificuldades, e o resultado foi além do esperado.

Está de parabéns todos os envolvidos no projeto e espero que continuem dentro deste foco, pois em um país como o nosso onde nem todas as pessoas tem condições de ficar atualizando os micros, uma distro como esta é mais do que bem vinda.

Obrigado.
Comentário de Bruno Dias
Sylpheed Claws: Gente, queria pedir desculpas por esse erro, mas a Dizinha 1.0 Full não vem com o Sylpheed Claws. Quando enviei a notícia, devido ao horário, devo ter esquecido de tirar essa informação.

Augusto, seria possível você corrigir a notícia? Obrigado =]

-----------------------------------------
Dizinha Linux: http://www.dizinha.org
Comentário de rafaelkafka
Os pacotes foram atualizados?: Os pacotes foram atualizados?
Comentário de Bruno Dias
Não todos: Os únicos pacotes atualizados nesta versão foram os de configuração de PPPoE. Outras atualizações, como a da biblioteca C, ocorreram por dependência de outros pacotes, mas não ocorreu nenhuma atualização drástica.

-----------------------------------------
Dizinha Linux: http://www.dizinha.org
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004