Normalmente nao ligo muito para benchmarks pois creio que a maioria seja tendenciosa... Mas nem sempre podemos ver comparações técnicas válidas como neste caso, e sobretudo, nesta plataforma. E a quem possa interessar, li uma noticia muito legal em um portal aqui em Milão sobre a 'ressurreição' da SuSE Linux em plataforma PowerPC, graças à comunidade OpenSuSE (que orgulhosamente faço parte e ajudo naquilo que posso). O texto original se encontra aqui, segue tradução Italiano -> Brasileiro.
'Roma São muitos os casos em que a comunidade open source trouxe novamente à vida softwares que, frequentemente porque não mais vantajosos, foram abandonados pelas sociedades comerciais. O último exemplo vêm do projeto open source lançado pela Novell no curso do mes de Agosto, openSuse, que entre outras coisas se está ocupando de reativar o SuSE Linux para PowerPC (PPC). A última versão de SuSE Linux para processadores PPC é a 7.3 e foi no inicio de 2002, portanto antes que Novell comprasse a empresa alemã que dá nome à distribução Linux. Nestes anos as duas sociedades continuaram vendendo exclusivamente uma versão enterprise de SuSE Linux endereçada aos servers da IBM baseados nos processadores Power: estes últimos são parentes estreitos dos PPC utilizados, entre outras coisas, nos computadores da Apple. Em seio à recem-nascida comunidade OpenSuSE, o projeto Power@Suse está efetuando o porting da atual base de codigo do SuSE Linux para a arquitetura PPC. A atual release, a 10.0 Beta 3, dever ser ainda considerada experimental, mas o time de desenvolvimento conta de terminar o porting brevemente no mesmo grau de maturidade que caracterisa as releases para processadores x86.'” A nota foi enviada por w1r3dbr41n (w1r3dbr41nΘgmail·com), que acrescentou este
link da fonte para maiores detalhes.
Veja abaixo o restante do texto.
“
'Para o testing o programadores de Power@SuSE estão utilizando Macs, mas na lista de plataformas suportadas pelo sistema operacional aparecem tambem algumas familias de servidores IBM. O movimento de Power@SuSE segue un projeto análogo lançado por Fedora, a comunidade suportada pela RedHat à qual Novell parece se ser inspirada para dar vida a OpenSuSE. Ambos projetos são rivais de Yellow Dog Linux, uma entre as distribuições Linux para PPC mais antigas em circulação. Este despertar de interesse pela plataforma PPC parece esbarrar na vontade da Apple de abandonar os processadores baseados em tal arquitetura (se bem que a casa da Maçã se seja assegurada o fornecimento de chips PPC produzidos pela FreeScale por outros tres anos). Na realidade se pode afirmar que nunca como neste periodo se è registrada tanta atenção da parte das industrias pela tecnologia Power/PPC, a mesma que, não se deve esquecer, desempenha um papel de primeiro plano também ao interno do tanto declamado processador Cell. Graças aos recentes esforços da IBM para criar uma ampla comunidade de desenvolvedores e colaboradores em torno à sua propria tecnologia, os chips PPC parecem destinados a subir a bordo de um crescente numero de dispositivos digitais, daqueles comsumer (consoles para jogos, ste-top box, media center, etc), a aqueles profissionais (appliance de rede, thin client, server, PoS, etc).' Conclusão... Graças à nossa comunidade podemos dizer que não existem mais barreiras (ou plataformas) impossiveis... E depois alguns demagogos de Redmond insistem em nos considerar um bando de mediocres desogarnizados... 'Primeiro eles nos ignoram, depois ele nos esnobam, depois eles nos combatem e aí a gente vence.' -- Mahatma Ghandi.
Um hardware privilegiado com uma distro que extrai o máximo do que este pode oferecer.