Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Confronto entre Mac OS X e Linux no G5

“Normalmente nao ligo muito para benchmarks pois creio que a maioria seja tendenciosa... Mas nem sempre podemos ver comparações técnicas válidas como neste caso, e sobretudo, nesta plataforma. E a quem possa interessar, li uma noticia muito legal em um portal aqui em Milão sobre a 'ressurreição' da SuSE Linux em plataforma PowerPC, graças à comunidade OpenSuSE (que orgulhosamente faço parte e ajudo naquilo que posso). O texto original se encontra aqui, segue tradução Italiano -> Brasileiro.

'Roma – São muitos os casos em que a comunidade open source trouxe novamente à vida softwares que, frequentemente porque não mais vantajosos, foram abandonados pelas sociedades comerciais. O último exemplo vêm do projeto open source lançado pela Novell no curso do mes de Agosto, openSuse, que entre outras coisas se está ocupando de reativar o SuSE Linux para PowerPC (PPC). A última versão de SuSE Linux para processadores PPC é a 7.3 e foi no inicio de 2002, portanto antes que Novell comprasse a empresa alemã que dá nome à distribução Linux. Nestes anos as duas sociedades continuaram vendendo exclusivamente uma versão enterprise de SuSE Linux endereçada aos servers da IBM baseados nos processadores Power: estes últimos são parentes estreitos dos PPC utilizados, entre outras coisas, nos computadores da Apple. Em seio à recem-nascida comunidade OpenSuSE, o projeto Power@Suse está efetuando o porting da atual base de codigo do SuSE Linux para a arquitetura PPC. A atual release, a 10.0 Beta 3, dever ser ainda considerada experimental, mas o time de desenvolvimento conta de terminar o porting brevemente no mesmo grau de maturidade que caracterisa as releases para processadores x86.'”
A nota foi enviada por w1r3dbr41n (w1r3dbr41nΘgmail·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Veja abaixo o restante do texto.



'Para o testing o programadores de Power@SuSE estão utilizando Macs, mas na lista de plataformas suportadas pelo sistema operacional aparecem tambem algumas familias de servidores IBM. O movimento de Power@SuSE segue un projeto análogo lançado por Fedora, a comunidade suportada pela RedHat à qual Novell parece se ser inspirada para dar vida a OpenSuSE. Ambos projetos são rivais de Yellow Dog Linux, uma entre as distribuições Linux para PPC mais antigas em circulação. Este despertar de interesse pela plataforma PPC parece esbarrar na vontade da Apple de abandonar os processadores baseados em tal arquitetura (se bem que a casa da Maçã se seja assegurada o fornecimento de chips PPC produzidos pela FreeScale por outros tres anos). Na realidade se pode afirmar que nunca como neste periodo se è registrada tanta atenção da parte das industrias pela tecnologia Power/PPC, a mesma que, não se deve esquecer, desempenha um papel de primeiro plano também ao interno do tanto declamado processador Cell. Graças aos recentes esforços da IBM para criar uma ampla comunidade de desenvolvedores e colaboradores em torno à sua propria tecnologia, os chips PPC parecem destinados a subir a bordo de um crescente numero de dispositivos digitais, daqueles comsumer (consoles para jogos, ste-top box, media center, etc), a aqueles profissionais (appliance de rede, thin client, server, PoS, etc).' Conclusão... Graças à nossa comunidade podemos dizer que não existem mais barreiras (ou plataformas) impossiveis... E depois alguns demagogos de Redmond insistem em nos considerar um bando de mediocres desogarnizados... 'Primeiro eles nos ignoram, depois ele nos esnobam, depois eles nos combatem e aí a gente vence.' -- Mahatma Ghandi.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de rafaelkafka
Gentoo em POwerpc deve ser alucinante!: Gentoo em Powerpc deve ser alucinante!

Um hardware privilegiado com uma distro que extrai o máximo do que este pode oferecer.


Comentário de CWagner
Otexto coloca uma questão in: Otexto coloca uma questão interessante: O que será do PowerPC "normal" com a introdução do Cell? Se o novo processador da IBM for tão bom quanto estão dizendo talvez até o preço dos G5 caia um pouco (sei que tem que despencar, na verdade) e quem sabe poderemos ter PowerPCs em casa?

Sonha não custa nada :)
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de RockerTux
E com isso: a Apple quebra a cara :D (pra quem não sabe, a Apple largou os PPC pra usar o x86, por ser mais barato e mais eficiente)
Comentário de Marcelo Ulianov
errado.A Apple não vai usar: errado.A Apple não vai usar x86.Vai usar um processador Intel.Só isso. Não vai existir um Mac xing-ling !!!
Comentário de sri_canesh
Vai usar sim ;) : Vai usar sim ;)

As primeiras máquinas que sairam (para desenvolvedores), foram Pentium 4.

abraços

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de CWagner
E pelo andar da carruagem, a: E pelo andar da carruagem, a Apple vai usar processadores de 64 bits e vai trazer coisa nova pro mundo PC.

Talvez algo tão novo que nem de PC vai poder ser chamado. Como ela não tem compromisso com outra indústria talvez tenhamos aí um novo barramento de comunicação dentro do computador, ou algo bem revolucionário.

Só dessa forma ela vai poder continuar sendo considerada uma fabricante de computadores especiais para clientes especiais, e não mais uma fabricante de PC. É isso que diferencia a Apple das demais fabricantes de computadores pessoais.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de CRoberto
Inclusive a turma do "Capitã: Inclusive a turma do "Capitão Gancho" tá conseguindo rodar em pcs comuns essa imagem para desenvolvedores que "vazou" na rede (vazou de propósito, ao meu ver, gerando uma enorme quantidade de beta-testers). Tem até uma Wiki :P
Comentário de Marcelo Ulianov
CWagner: É isso ai. Eu não disse que não era Pentium, eu disse que não era x86. Não vai rodar em nenhum xing-ling. Ainda bem !!!
Comentário de CRoberto
O OSX dos novos "Mactel" eu não sei...: ... mas o Tiger já citado aqui conseguiram rodar sim em pcs comuns! Basta procurar em alguns fóruns por aí. Claro, se vc tiver um x86 com pelo menos a instrução SSE2 (SSE3 para rodar os "power mac apps"). Óbvio também que não adianta o cara ter um P4 3.8 com SSE3 em cima de uma PCChips... Há até uma lista não-oficial de hardware compatível...
Comentário de Ananias
Pentium É x86: Logo, se não é x86, não pode ser Pentium
Comentário de CWagner
Lugar certo pra certas perguntas: Pode ser AMD Athlon 64, Semprom, Cyrix, Transmeta, e mais uma pilha (na verdade não tantos assim) de processadores que reconhecem e executam o conjunto de instruções da família (qualquer coisa)86, do 8086 até o Pentium 4 Xeon último modelo.

Mas se você quiser discutir sobre hardware pode fazer isso por e-mail ou no fórum do GuiadoHardware.net, lá o pessoal está mais disposto a trocar idéias com qualquer um que se diponha a aprender um pouco, ou quer apenas esclarecer dúvidas.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Douglas Augusto
O Ananias disse que "Pentium: O Ananias disse que "Pentium é x86" e não que o "x86 é Pentium". O que permite a conclusão de que "se não é x86, não é Pentium".

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de TON
MAC OS X TAMBÉM: Pois é amigos
Terminando uma aplicação de prazo-fixo perto do final do ano já estava
inclinado a deixar uma grana de lado para comprar um PowerBook g4.
Um daqueles que o Torvalds ganhou de presente. Dizem que ele só roda
Linux nele. No meu caso eu já tenho um Mac com OS X 10.3 (panther)
instalado e não abro mão do OS X não. Também gosto de molezas e
apertar botões como já disseram aqui. Agora para o PowerBook seria
o Mac OS X 10.4 (Tiger)e para a distro " Debian "(com hd grande bem
dividido). Mas diante destas mudanças anunciadas vou esperar para ver.
Quanto a Aplle (o SO é bom e estável) mas é proprietária e seus
softwares são caros e além do mais não tem a mesma quantidade de
programs que o "LINUX " tem e é gratuito.Não a defendo de jeito
nenhum. Sou sem-vergonha mesmo porque gosto muito do OSX.
Uma boa no momento se tiver que gastar dinheiro é trocar meu PC
32 bits por um de 64 bits (top).
Vamos ver, vamos ver...

Vejam isso

http://www.apple.com/br/powermac/
Um G5 dual (dream)

T+
Comentário de bebeto_maya
__Finalmente alguém abriu a: __Finalmente alguém abriu a boca para falar do Software da Apple...Parece que além de mim outras pessoas tiveram problemas.Vou relatar os meus:

**Instalação de programas que "somem" quando o computador é reiniciado.
**A interface é tão "linda" que enjoa com o tempo.
**Ninguém pense em rodar o Aqua em um PPC de menos de 500Mhz...É mais pesado que o KDE!
**Não tem um décimo da customização do Linux...Que pode se revirar em qualquer coisa...De um Window Maker a um KDE.
**Apesar da Apple usar base open, ela não lança nada do seu cálice sagrado para o Linux e mantém "Free" apenas aquilo que pode retornar em código pra ela...Nem um software para Ipod ou um QuikTime...Embora o pessoal que lide com Linux já tenha desmontado a Apple há muito tempo...chegando inclusive a instalar um Doom e Linux no Ipod!

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004