Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Sun: "Caro Presidente Lula..."

Leonardo Coldebella (leonardo??canallivre.com.br) enviou este link e acrescentou: “Passando pelo site do Paulino Michelazzo me deparei com um link para uma carta aberta do Jonathan Schwartz, presidente da SUN, endereçada ao presidente LULA e cumprimentando-o pelos incentivos dados ao software livre. "Nós consideramos as suas iniciativas governamentais voltadas à inclusão digital como corajosas e sábias. Nós aplaudimos a sua adoção de plataformas de padrões abertos e software livre, e concordamos firmemente que tal inovação permite que todos os setores da população, e não apenas os privilegiados e influentes, tenham acesso a auto-determinação e independência."

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Helvécio
Ôpa ! : Ôpa !

Não sou de corrigir textos, mesmo porque escrevo errado também, mas falta uma virgula no início do texto. Sem ela parece que o nome do Presidente é "Luiz Leonardo Coldbella".

Bem, se o Governo Braileiro quer ampliar a visibilidade do Brasil lá fora, deveria explorar mais a questão da adoção do software Livre, da mesma forma que o governo anterior usou a quebra de patentes para remédio anti-AIDS.

SDS
Helv
Comentário de brain
Falha minha: Tem razão, falha minha. Já corrigi o erro de edição. Obrigado!
Comentário de rmalafaia
levando em conta que...: ...Java não é uma plataforma aberta, me pergunto o porquê da carta de incentivo e do entusiasmo.

Comentário de Marco Carvalho
E o OpenOffice e os desenvolvedores?: Humm, o fato de a Sun ter comprado o StarOffice e ter aberto o código possibilitando a existência do OpenOffice não conta?
E o fato de a Sun manter uma equipe de desenvolvedores trabalhando no desenvolvimento do Linux não conta?
E o fato de a Sun contribuir com vários outros projetos open-source não conta?
---
Marco Carvalho
http://arrakis.no-ip.info
Maceio - Alagoas - Brazil
Debian GNU/Linux (Sid) | Kernel 2.6.9-i686
GNU-PG ID:08D82127
Linux Registered User #141545
Comentário de SS_Sputnik
IBM também: Não sou muito pela SUN... Ninguém deve confiar nela, qualquer dia se transforma numa SCO da vida mas, você nao pode citar o caso do Java fechado enquanto a IBM tem muito mais softwares fechados que a SUN. A IBM por mais que se pinte de boazinha nunca deu um prego sequer pra portar seu NOTES pra Linux e depois vai dar uma de pró-Linux em desktops!!! Se alguem fez muito bem pra esse setor foi a SUN que sem ela ainda estariamos sem uma suite Office decente.
Comentário de bebeto_maya
NInguém liga mesmo. . .: ¨Humm, o fato de a Sun ter comprado o StarOffice e ter aberto o código possibilitando a existência do OpenOffice não conta?
E o fato de a Sun manter uma equipe de desenvolvedores trabalhando no desenvolvimento do Linux não conta?
E o fato de a Sun contribuir com vários outros projetos open-source não conta?¨


__Tirando o fato da SUN ter liberado uma penca de patentes para a comunidade de Software Livre.É consenso geral que existem muitos dessabores da MS dentro da própria SUN, e de que, durante a fase de processos contra a MS nos EUA, um dos acusadores era a própria SUN. . .Quem conhece o modelo de desenvolvimento da SUN, sabe que ela é uma multinacional que visa o lucro, e que portanto não é santa, contudo tem conhecimento também que empreende muito esforço em desenvolvimento cientifico,(muito mais que a MS que trabalha em Marketing e tramoios juridicos, muito mais que na criação de um produto decente).Infelizmente a maioria das pessoas não liga para o que usa, assim como também não se interessa pelo que come, pelos remédios que os médicos empurram. . .Simplesmente consomem e pronto. . .E não estou falando das massas, estou me referindo a uma porção de intelectuais de galocha. . .
Comentário de Anônimo
Tradução: me pergunto o porquê da carta de incentivo e do entusiasmo

Por que, ao adotar padrões abertos, sobre o qual roda o Java, a Sun tem chance de vender seu peixe como "plus" e de quebra deixar a concorrência (MS) fora do páreo. Traduzindo literalmente:

Caro Presidente Lula,

Obrigado por escolher uma tecnologia que deixa a MS de fora e dá uma chance pra gente.

Atenciosamente.

J. Schwartz, CEO
Sun Microsystems, Inc.

Mas tudo bem, fica pelo dito. É assim que funciona.
Comentário de Leonardo Lang AKA ofranja
Sun, Java e o tao da física.: A Sun Microsystems é uma empresa. Você "confia" em uma empresa, ainda mais desse porte? Eu acho que qualquer um que responder sim, é porque não assistiu 'Família Dinossauro' que chega. :^) Enquanto a Sun apoiar o movimento, devemos dar um voto de crédito/confiança para ela - mas confiar cegamente é burrice.

Sobre o Java não ser uma plataforma aberta: existem várias implementações abertas, não tão completas quanto a "oficial", mas que funcionam bem. Até o .NET tem uma implementação livre. Não se pode jogar uma idéia no lixo só porque ela foi "concebida pelo concorrente". Isso é burrice, também.

O equilíbrio e o bom senso ainda continuam sendo os melhores aliados, nessas horas. :-)

E é isso.

-- ofranja
Comentário de Metatron
=D...vou visitar mais esse si: =D...vou visitar mais esse site, há vida inteligente por aqui!
Comentário de philippe
fala serio: bebeto_maya:
"Quem conhece o modelo de desenvolvimento da SUN, sabe que ela é uma multinacional que visa o lucro, e que portanto não é santa"

isso é a coisa mais burra que escutei em muito tempo... fala serio, "visa o lucro... não é santa". tomara que tu trabalhes não visando o salario a fim de mes, e sim ser 'bonzinho' com a "comunidade". red hat que é a empresa que mais investe em SL visa o lucro, portanto, ela não é 'santa'?



Comentário de Pacozila
levando em conta que: A Sun abriu o código do Solaris...
Comentário de Metatron
Comunidade: Meu caro, o Linux que temos hoje a nossa disposição é uma obra de voluntários. Quanto à Red Hat, ela não é um bom exemplo, lembra do, "usem o windows, o linux ainda não está pronto para o desktop"
Foi um figurão da Red Hat quem disse isso...=(
Comentário de philippe
Metatron: : Metatron:
"o Linux que temos hoje a nossa disposição é uma obra de voluntários"

sim, e não. tem 100 pessoas sendo pagas por empresas pra manter o kernel (8hs por dia) e mais 1000 que colaboram mas nao full-time. isso tenho que conferir, pq nao tenho certeça absoluta. mas tu pode ir na pagina www.kernel.org e dar uma olhada. no final da pagina tem um monte de empresas 'malignas' que querem ganhar emcima do trabalho da 'comunidade'.

Comentário de Matheus Villela
Linux por voluntários não d: Linux por voluntários não dá nem 10% do código que é adicionado periodicamente :P
Comentário de bebeto_maya
Simplista e idiota. . .:
  • isso é a coisa mais burra que escutei em muito tempo... fala serio, "visa o lucro... não é santa". tomara que tu trabalhes não visando o salario a fim de mes, e sim ser 'bonzinho' com a "comunidade". red hat que é a empresa que mais investe em SL visa o lucro, portanto, ela não é 'santa'?


  • __E você é a criatura ¨mais burra¨ que já postou aqui nos últimos tempos. . .Simplista e míope. . .Estou falando de retribuição material como fator de estímulo, não como objetivo único a ser alcançado, doa a quem doer.Quem trabalha tem mais é que ganhar bem, sim! O que acontece é que no mundo atual, só vale a matemática financeira, ninguém ama mais programar, pintar, fazer música. . .O negócio é pura e simplesmente faturar. . .Tenho pena de idiotas simplistas como você.É por esse tipo de pensamento que há tanta miséria no mundo e música tão ruim, afinal explorar ¨burrice e instinto animal sexual¨ dá muito mais dinheiro do que apelar para o intelecto humano!
    Comentário de Patola
    Estatística: Olá, Matheus.

    Qual a fonte dessa estatística?

    --
    Ainda em estágio altamente experimental e pré-alpha: http://linuxfud.ath.cx
    LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
    BR-Linux.org
    Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
    Expediente
    Sobre o BR-Linux
    Enviar notícia ou release
    Contato, Termos de uso
    FAQ, Newsletter, RSS
    Banners e selos
    Anunciar no BR-Linux
    BR-Linux apóia
    LinuxSecurity, Tempo Real
    Suporte Livre, Drupal
    Verdade Absoluta
    Pandemonium
    Efetividade, Floripa.net
    sites da comunidade
    Ajuda
    Moderação
    Flames: não responda!
    Publicar seu texto
    Computador para Todos
    Notícias pré-2004
    Tutoriais, HCL pré-2004