Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

IBM diz que TCO do Linux é mais vantajoso

“A IBM patrocinou sua própria pesquisa independente sobre o custo total de propriedade de servidores baseados em Linux, quando comparados com suas contrapartes baseadas em Windows e Solaris. A pesquisa, conduzida pelo Robert Frances Group, concluiu que o TCO do Linux é 40% menos dispendioso que a solução similar baseada em Windows e x86, e 54% menos que a solução similar baseada em Solaris e SPARC. Os valores se baseiam em um período de 3 anos de propriedade de um sistema que suporte 100.000 operações por segundo usando benchmarks reconhecidos para os testes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Luc
Sardinha na brasa: É claro que os linuxistas vão adorar as conclusões desse "estudo". Mas esse "estudo" é tão isento quanto o Get the Facts da Microsfot. A IBM não poderia dizer outra coisa, né?

Para completar a brincadeira, só falta a Sun encomendar e divulgar seu próprio estudo, que certamente provará, sem sombra de dúvida, que o TCO do Solaris é uns 20% menor que o de todos os outros.
Comentário de ufa
Mais ou menos: Concordo que a IBM possa ter razões para puxar sardinha pro Linux, mas vc dizer que é tão isento quanto o "Get the facts", eu nao concordo.
o Get the Facts é patrocinado pela M$ que é a fabricante do SO, o que não é o caso da IBM, que produz ainda muita coisa pra Windows!
Comentário de Fashionist
Não vejo, não ouço, não provo: Claro. Não devemos então averiguar a pesquisa pra saber se ela é verdadeira ou não, devemos simplesmente descartá-la só porque a IBM tem interesse em provar a viabilidade do Linux.

Seu raciocínio é tão falacioso quanto o de considerar qualquer pesquisa válida.

--- Incrível, uma vez que linux vira mainstream e deixa de ser modinha falar bem dele, alguns vão prontamente aderir à nova modinha de contestar qualquer coisa relacionada a ele... Luc, vc não é linuxista, certo? Usa o q? FBSD?
Comentário de brain
Como diz a notícia: lembre-se da cautela necessária ao avaliar análises patrocinadas por interessados no produto.
Comentário de ricardomoc
Cautela: Cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém. Mas quanto a comparar a campanha da Microsoft com esta pesquisa da IBM é um pouco demais. O próprio nome diz: "campanha", movimento contra o SL.

Ricardo Rabelo Mota
Site Católico Nossa Senhora Rosa Mística
http://www.rosamistica.org

DIGA NÃO AO ABORTO!
Comentário de Fashionist
: Leia minha mensagem de novo e verá que eu não disse que não se deve ter cautela. O que eu disse é que é falacioso considerar tanto qualquer pesquisa válida quanto qualquer pesquisa inválida.

Não é só porque a IBM patrocina e incentiva o Linux que a pesquisa não vale nada, assim como também não é só porque a Microsoft tem interesses financeiros que as pesquisas que ela patrocina são mentirosas. Isso são motivos e não razões -- pra descobrir se a pesquisa é válida, só investigando a pesquisa, caramba!
Comentário de Luc
Interesses: Além de vender Linux, a IBM vive em pé de guerra com a Sun.

Devemos desconfiar sempre. E quando há interesses em jogo, desconfiar em dobro.
Comentário de cafecraft
A Sun está perto da falênci: A Sun está perto da falência! Vai virar uma Digital da vida!... onde seu Unix morreu o Hardware morreu.
Comentário de Manoel Pinho
TCO: Esse papo todo de TCO é uma grande baboseira porque é uma coisa completamente relativa. Se a empresa é um M$-shop (como dizem os americanos), que J
Comentário de Ark
Faz uns 10 anos que neguinho: Faz uns 10 anos que neguinho diz isso. E a Sun não é somente Unix, se você vive no mesmo planeta que a gente.
Comentário de Patola
-: Comentário na notícia errada. Favor apagar.
Comentário de Christian Rosenkreuz
E daí que não está isento?: Mas esse "estudo" é tão isento quanto o Get the Facts da Microsfot.

Marcos 9:40 "Quem não é contra nós, é por nós".
Comentário de jay of today
...e 54% menos que a soluçã: ...e 54% menos que a solução similar baseada em Solaris e SPARC.

Ok IBM, e a solução similar com POWER ($$$$$!!!!) + AIX fica em quanto?

tem gente q come vidro....
Comentário de bebeto_maya
__O problema é o confinament: __O problema é o confinamento tecnológico, você fica preso a um único fornecedor sem opções...Então,nisso, migrar de Ferrari pra fusca sai caro...Esse é o problema do Get The Facts, eles confinam o usuário numa plataforma proprietária e depois fazem um pesquisa viciada afirmando que a migração fica cara...Depois de formar uma legião de empurradores de mouse, tudo fica caro...O usuário tem que levar em consideração que as pesquisas da M$ são a curto prazo.Em dois anos a economia do Linux pode representar mais de 200%, quando o confinamento for vencido.
Comentário de Kid-X
Offtopic & Sarcasmo: Linux é Ferrari sim: "Então,nisso, migrar de Ferrari pra fusca sai caro..."

Sim, Linux é Ferrari;
Sim, Windows é Fusca...

E ExoKernel é daqueles "AeroCarros" futuristas voadores, que voam/correm a milhares de milhas por hora, funciona totalmente com energia solar e têm a direção automática.

É uma pena que ExoKernel e AeroCarro ainda não saíram do papel... =P
Comentário de cafecraft
Oq mais Java ?? repito novame: Oq mais Java ?? repito novamente se a Sun não buscar outros caminhos vai se dar mal!.. e vc disse bem!.. a dez anos já vinham avisando eles, nesse mundo de negócios se faz estrategias visando o futuro da empresa. Esse negócio de Hardware RISK (fechado) não cola mais vai ser triturado por X86 (cluster's e etc..) Tanto é que ela mesma já vende servidor X86 com Solaris ou Linux.

Nenhuma empresa quer se arriscar mais comprando Hardware fechado...
Comentário de bebeto_maya
__Será que não...Senão me: __Será que não...Senão me engano mostraram no Fantástico,(sim às vezes vejo aquilo), uma Universidade que havia incubado um projeto em parceria com uma empresa...Eles tinham fabricado um protótipo de um carro que não funcionava a essa coisa da energia solar...Funcionava a ar! E tinha nível de poluição zero, além de ser mais seguro por não usar gasosa !Fazia 80Km/h, mais do que suficiente para dirigir nas vias públicas...O que faltava???Mais pesquisas e a produção em larga escala...

__Imagine que os grandes fabricantes de automóveis boicotaram a idéia e a indústria petrolifera não ficou nada contente!

__Ou seja se a ciência não bota dinheiro no bolso das corporaçÕes, Fo**-se, ela não serve para nada...¨COisas¨ como ¨funcionar e servir a humanidade¨ são balela romântica inventada por marketeiros para vender o pão do diabo...Linux é isso.O pior é que funciona em todos os níveis, imagine que até na indústria médica, principalmente.

__Enquanto houver neo-liberalismo e ganância sem freios, dificilmente teremos utopias como ¨cura da AIDS¨, ¨automóvel não poluente¨, ¨bons sistemas operacionais¨, etc...
Comentário de CWagner
Não sei, meu caro, mas acho: Não sei, meu caro, mas acho que RISC (Reduced Instruction Set Computing) ou Conjunto Reduzido de Instruções de Computação, não se trata de um "Hardware Fechado" como você falou, mas sim de uma arquitetura de fabricação de processadores de computadores que procura favorecer os menores e mais simples conjuntos de instruções que serão processados, já que nos processadores CISC (Complex Instruction Set of Computing) há um certo desperdício de instruções, visto que na maior parte do tempo a maioria das instruções não é utilizada.

Pelo fato de ter um número menor de instruções, ele precisa de menos componentes para sua fabricação, e portanto, ou pelo menos assi deveria ser, o seu preço é menor que o microprocessadores CISC.

Os processadores RISC são, geralmente mais eficientes, pois realizam a mesma tarefa que um processador CISC em menos tempo.

Algo que também ajuda, ou não, dependendo do ponto de vista, é que neste tipo de processadores, se algo "fantástico" deve ser feito pelo programa, provavelmente quem irá implementar é o programador, utilizando o conjunto reduzido de que dispõem para programar.

Talvez, por essa razão, e por uma arquitetura mais robusta, na contrução dos computadores que este tipo de processador equipa, ele não é tão utilizado por "meros usuários", sendo relegado a serviços "menores" como equipar servidores de alto desempenho e estações de trabalho que necessitam, geralmente, processar os mesmos programas, os mesmo fluxo elevado de dados.

Java, queiramos ou não, é uma tecnologia que está presente nos mais diversos equipamentos, fazendo o papel vislumbrado por seus idealizadores, talvez não da maneira ou na velocidade com que eles queriam a princípio, mas está indo.

Acho que se a Sun teria uma grande vantagem em cima da M$ caso abrisse o código do Java. Se ela fará isso, ou não: "quem viver verá".

Até lá espero que o Cell
faça muito sucesso e que consiga derrubar o preço dos computadores que usam PowerPC. Pode parecer besteira, mas ninguém pode negar que essas máquinas são muito interessantes.

Referências:
http://www.guiadohardware.net/artigos/151/
http://pt.wikipedia.org/wiki/RISC
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Carrie, a estranha
Viva o Java para sempre!: repito novamente se a Sun não buscar outros caminhos vai se dar mal!

O fato da Sun falir não altera nada o Java. C e C++ foram criados pelos Bell Labs, que virou Lucent e foi comprado recentemente. Ou seja, a empresa que deu origem a essas linguagens sumiu do mapa, mas não fez cócegas no prestígio delas.


BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004