Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Beleza é fundamental

“ Adote uma distro nacional, porque beleza é fundamental. Estes são os lemas do GoblinX, uma distro brasileira baseada no Slackware. Já faz algum tempo que comentei com o Morimoto que ele deveria criar um irmão mais leve do Kurumin, baseando-se, por exemplo, no Dizinha e caprichar no visual, usando o XFCE. Deve ter sido transmissão de pensamento: foi exatamente isso que o pessoal do GoblinX fez, criando um GoblinX Mini. O programa é lindo, embora tenha umas esquisitices comentadas no site tuxmachines que os autores deveriam prestar atenção e corrigir. Além disso, não ficou claro como o sistema pode ser atualizado. Há pelo menos três maneiras disso ser feito no Slackware, o Swaret, o Slackpkg e o Slapt-get. É um aspecto importante, pois o GoblinX Mini tem tudo para se tornar bastante popular.

A distribuição não deveria ser usada como um campo de provas, conforme afirmam os autores, 'esta edição também será a responsável pelos testes e acréscimos ao sistema'. Ao contrário: pequenos acertos e definições são o que falta para que o GoblinX Mini se tornar um merecido sucesso entre os usuários comuns do Linux, bem como aqueles vindos de outros sistemas operacionais. Escrevi este texto porque estou curioso para saber quem me lerá dessa vez: se não for a turma do GoblinX, quem sabe a turma do Gentoo...


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Gesiel
visão positiva: Eu "acredito" que vc está certo quando fala que não precisa ser grande para agradar. Por exemplo, adotei o Gentoo, primeiro pela sua filosofia de "faça como quiser, deixe como gostar", e para que isto aconteça, não existem os famosos pacotes defaults que só deixam a máquina pesada. Mas o Gentoo é um caso a parte pq é voltado ao usuário com alguma prática com o Linux.

Mesmo assim, eu gostava quando o Kurumin cabia num mini CD. Na verdade eu andava sempre com um no bolso da camisa para mostrar aos amigos e curiosos como poderia ser pequena, prática e funcional uma distribuição Linux. Cansei de rodar o Kurumin (sem instalar) em máquinas com Windows e o pessoal ficava de boca aberta. Hoje já não posso fazer a mesma coisa, pois além de ficar grande, ficou também muito mais pesado para máquinas com poucos recursos, apesar de bem completo.

Olha, eu concordo com vc: nem sempre "mais" significa "melhor"!
Comentário de Leo Lopes
Concordo com você. O Kurumin: Concordo com você. O Kurumin foi muito útil enquanto cabia num mini-CD, agora, estou muito chegado ao SLAX.
Comentário de Grobsch
Olá a todos!!!: Olá Jamanta, obrigado pelos elogios.
Muitos usuários participam do fórum, um canal onde discutimos onde e como trazer melhorias para o sistema, e a versão mini nasceu por dois motivos, a atualização do GoblinX é lenta em relação a outros livecds, e para o incentivo de mais downloads por ser menor.
O GoblinX Mini é mais indicado para testes por ser bem menor e mais fácil de corrigir erros, bugs e acrescentar aplicativos. Estou hoje, por exemplo, enviando alguns módulos para download, como do Mplayer e Cube, e antes testei na mini, por esta facilidade, isto não significa que é uma versão beta, nada disso, significa que por ser menor, os erros são mais fáceis de serem achados e corrigidos.
Colocamos no ar uma revista semanal também para passar informações da distro para o usuário.
A respeito de atualização, preciso escrever um tutorial, mas o GoblinX Mini traz o swaret para a atualização dos pacotes, no caso de instalado, e traz o liveupgrade, um script para atualizar o livecd sem precisar instalar nada, este preciso escrever um tutorial.
Quanto aos comentários do Tuxmachines, foram ótimos, mas com alguns erros por desconhecimento maior da distro.

Abs

GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de Jamanta
Killer App: Olá, Grobsch, os elogios são merecidos. Eu estava pensando em fazer uma remasterização do SLAX para obter um ambiente ainda mais leve, mas antes de começar o trabalho verifiquei a existência do GoblinX Mini no DistroWatch.

A criação desse "irmão menor" do GoblinX permite, além do uso numa quantidade enorme de computadores ( novos e mesmo aqueles um pouco antigos ), uma utilização mais eficiente da rede ( conforme descrição do Morimoto no link http://www.guiadohardware.net/ebooks/linux/63.html ) e a otimização da máquina para jogos ( http://www.vivaolinux.com.br/dicas/verDica.php?codigo=2820 ). Como se vê, não é pouca coisa.

Em relação ao comentário da tuxmachines, sou obrigado a concordar com um item: por que colocar uma abertura tão macabra para um programa tão bonito? Desvaloriza o produto e o esforço dos desenvolvedores.

Grobsch, tenha sempre em mente as sábias palavras do autor do Damn Small Linux quando perguntaram se a distro iria "engordar":

- NO. Honestly, that would just be silly...

E quando definiu o critério para a inclusão de aplicativos:

- If it is SMALL, and adds value to the distribution.

Vale a pena imprimir e guardar: http://www.damnsmalllinux.org/faq.html

Com pequenos ajustes, o GoblinX Mini tem tudo para se tornar um Killer App :-)))
Comentário de Grobsch
Considerando...: Existe sempre a questão do usuário final que devemos levar em conta, porém a intenção é deixar a edição mini o menor possível mantendo uma gama boa de aplicativos, mesmo porque estamos empenhados em fazer o usuário tratar o livecd como ele faz com uma distro instalada, ou seja, atualizar, incluir e remover programas, mudar configurações, adaptar a distro a máquina deste, etc.
Já temos diversos jogos por exemplo que podem ser incluídos, um módulo multimedia com diversos aplicativos, e a idéia é disponibilizar em módulos o maior número possível de aplicativos, e não incluí-los diretamente na ISO.
Contudo jamais chegaremos ao tamanho do DSL, porque acho fundamental alguns aplicativos como o Firefox, Gimp, Gaim, Abiword, Gnumeric, Xmms, e mais alguns, um minimo básico que fará a distro rodar em torno dos 150MB.
Existe outro fundamental critério para inclusão de aplicativos na edição mini, eles não podem necessitar de outras línguagens como perl, python, java, o que aumentaria o tamanho final, e devem ser passíveis de costumização.
Quanto a parte gráfica, uma vez vi um usuário me chamar de daltônico, mas um ou dois desgostam para cem ou duzentos adorarem...

Abs
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de Jamanta
Demonstração: Grobsch, você tem um ótimo produto nas mãos. Por favor, veja as críticas com mais calma, aposto sinceramente no seu sucesso.

Todos os que aqui escreveram carregaram distribuições Linux no bolso para demonstração e o sistema agradou os usuários. Já ouviu a expressão, "a primeira impressão é a que fica"?

Foi o que aconteceu com a pessoa do tuxmachines, comigo e com outras. Ouça com cuidado o que elas dizem!

De resto, nunca imaginei remasterizar o SLAX para deixá-lo no tamanho do DSL - embora esse fosse um desafio dos bons - mas simplesmente para que ele fosse bastante leve e coubesse num pendrive de 128 megas.

Você, tirando a diferença de 22 megas a maior, conseguiu o objetivo. Como eu já disse, não é pouca coisa.
Comentário de Rato do Banhado
"Já faz algum tempo que come: "Já faz algum tempo que comentei com o Morimoto que ele deveria criar um irmão mais leve do Kurumin"

http://www.guiadohardware.net/cd/linux/gnu.php#kuruminlight

O Kurumin Light é uma versão compacta do Kurumin, desenvolvida para quem quer instalar o sistema num pendrive ou desenvolve soluções. A versão atual do Kurumin Light é baseada no Kurumin 5.0 (com atualizações) e ocupa apenas 230 MB, podendo ser instalado em pendrives de 256 ou 512 MB. Por incluir menos bibliotecas de programas, o tempo de boot e desempenho geral do sistema é também um pouco melhor e a instalação no HD mais rápida.

Toda a estrutura básica do sistema foi mantida, incluindo as ferramentas de configuração, drivers, suporte a impressão e a redes Windows, suporte a Java e o Clica-aki. Para economizar espaço, foram retirados o OpenOffice (substituído pelo Abiword), Acrobat Reader (substituído pelo Kghostview), jogos e programas não essenciais, como o Amsn.

De certa forma, o Kurumin Light é um retorno aos velhos tempos, quando o sistema era muito menor e mais específico.

Leia mais sobre como instalar o Kurumin num pendrive e configurá-lo para salvar suas configurações e programas instalados aqui:

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/108/

Comentário de Grobsch
Olá: Olá, não estou respondendo as críticas, nada disso, apenas conversando, não perco a calma com o produto, como disse sempre ouço o que me dizem, com calma, desculpe-me se pareceu agressivo alguma resposta, não é esta intenção, apenas elucidar.
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de tonywalker
Visual!: Eu apelidei o GoblinX de "Visual Linux System". A sua versão "grande", com KDE, apresenta um tema e usabilidade bastante diferentes do que estamos acostumados a ver por ai.
Com o tempo a distro foi melhorando, e o visual passa agora a ser apenas um detalhe. Isto é bom. Com o sistema mais maduro, mais usuários, e mais colaboradores, ela vai se tornando uma alternativa a mais para quem quer de fato usar Linux.

Parabéns Flavos.


Comentário de Grobsch
K-Tower é SHOW!!!: Olá confrade, lembro que você 'adorou' o K-Tower, me disse que passou horas procurando o menu iniciar... HEHEEHE... brincadeiras à parte, como você sabe, sou um fã de um desktop livre de excessos, na minha opinião o desktop perfeito é aquele que tem apenas um papel de parede, e mais nada...
Inda vamos bolar um desktop onde o menu apareça apenas quando o mouse passar sobre um dos cantos, sem necessidade de cliques...

Abs

GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de Jamanta
Uma idéia que se perdeu: Gosto do Kurumin, mas lamento que o espírito original do projeto tenha se perdido ao longo do tempo. Quem manteve o conceito e ocupou - merecidamente - o espaço foi o Dizinha.

O GoblinX Mini é um projeto que usa a mesma idéia, mas é baseado no SLAX. O Kurumin, o Dizinha e o Damn Small Linux (DSL) são baseados no Knoppix. Os resultados mais impressionantes foram obtidos pelo DSL, distro única em sua categoria, pena que não direcionada ao usuário brasileiro.

A saudável competição que se estabelece aqui no Brasil é entre o GoblinX Mini e o Dizinha. São ambos ótimos projetos, torço pelo sucesso e espero colaborar ativamente com os dois. A propósito, escrevi um comentário a respeito do Dizinha em: http://br-linux.org/linux/?q=node/1697
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004