Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Concurso público para o ministério das cidades exige conhecimento sobre software livre

“Saiu o edital do concurso do Ministério das Cidades e uma feliz surpresa tive quando vi no edital a exigência de conhecimento de Linux e OpenOffice.org. Esse é mais um passo importante na consolidação do software livre no governo federal e consequentemente em outras áreas pois, demanda de treinamentos e suporte de tais orgãos públicos com certeza aparecerão e o mercado terá que estar preparado.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Paulo Zambon
Concurso Público: Há cerca de mais ou menos um mês fiz um concurso público para auxiliar admiministrativo para trabalhar nos fóruns aqui do Paraná. Essa foi a questão que caiu sobre Software Livre:

"NOVO JORNALISMO - AS CHANCES DA IMPRENSA PARTICIPATIVA,
por Luciano Martins Costa

"(...) [Atualmente] é fácil afirmar que há condições muito favoráveis ao rápido desenvolvimento e consolidação de formas inovadoras de seleção e distribuição de notícias, tão acessíveis que poderão ser controladas por grupos de pessoas sem necessidade de grandes capitais. A maior parte desses recursos já está disponível, a custo muito baixo, como resultado do amplo movimento pelo software livre. Esse aspecto da questão está bem analisado no livro A Catedral e o Bazar, de Eric Raymond, que conta a história do Linux e o triunfo do software livre. A partir dessa obra, se convencionou chamar de "catedral" o complexo de grandes empresas que se construíram sobre o negócio do software fechado, e se deu o nome de "bazar" ao esforço de desenvolvimento do sistema operacional idealizado por Linus Benedict Torvalds, que ousou enfrentar o Windows da poderosa Microsoft e liderar uma comunidade de milhares de programadores sem vínculo de negócio, comunicando-se apenas pela internet e quase sempre sem remuneração financeira".

(In: Observatório da Imprensa)

Essas foram as questões que cairam. Permanecem os respectivos números:

Questão 3

Assinale qual a alternativa que mais se aproxima do sentido das palavras “catedral
Comentário de Lauro César
Respostas: Pelo que pude entender: 3>D e 4>B

Um abraço!
Comentário de nemesis
nada sobre software livre: apenas português básico, com referência a um artigo que por acaso era do Eric Raymond...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de synerama
Está melhorando: Felizmente, a coisa está mudando. Mas ainda há atropelos. Recentemente, no concurso para o TRT 16ª Região, do Maranhão, o edital exigia conhecimentos de Openoffice para o cargo de Técnico Judiciário -
Comentário de bebeto_maya
O custo de um Gibi: __Esta melhorando, mas continua terrivel...O velho argumento de que poucos usam O OpenOffice tem de cair por terra.Isso e conformismo...Se APrende MS Office porque se quer, nao e obrigado.Agora deixar de exigir um OpenOffice que tem o custo de aquisicao de um GIbi, porque poucos usam...E ser conivente com esse comodismo! Quer ser funcionario publico. Va atras.Certamente e bem mais barato aprender OpenOffice do que comprar as apostilas capengas da Positivo Informatica.(me desculpem pela falta de acentos)
Comentário de Paulo Zambon
Respostas: Questão 3 - Letra D
Questão 4 - Letra B

Desculpem a demora! Problemas corriqueiros.
Comentário de Deiwson
Legal esse assunto que é mui: Legal esse assunto que é muito atual
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004