O SlackwareShow, evento promovido pelo pessoal que mantém o Slackware Zine com o apoio de diversas outras entidades e participantes da comunidade, aconteceu no final de semana passado com grande quantidade de palestras técnicas e oportunidades de integração. No domingo, dia de encerramento do evento, já
publiquei uma galeria de fotos e o primeiro relato, enviado pela Sulamita Garcia.
Hoje recebi do colega caio1982 o link para a
galeria de fotos e vídeos que ele está publicando (os vídeos ainda estão em upload, consta que os da palestra do Xen já estão disponíveis), e do pessoal do
GUSES - Grupo de usuários Slackware do ES - recebi um relato que publico abaixo, sem edição para preservar o estilo original do texto.
Ultimamente o número de relatos enviados por pessoas que participam de eventos da comunidade tem aumentado, o que é muito positivo pois dissemina os acontecimentos entre os que não tiveram oportunidade de estar presentes. Obrigado aos que enviaram seu material, e torço para que este comportamento seja cada vez mais incentivado pelas organizações dos eventos.
SlackwareShow - 27 e 28 de Agosto / 2005
por Janderson Matos - GUSES - Grupo de usuários Slackware do ES
A expectativa era grande... estávamos inscritos e mal aguentávamos a espera pelo dia D. Dois dos três fundadores do GUSES estavam com as suas malas prontas para irem a SP a fim de participarem do 2º encontro Nacional de Usuários Slackware, realizado na FIAP (Faculdade de Informática e Adm. Paulista).
O SlackwareShow, evento promovido pelos mantenedores do Slackware Zine, obteve o apoio de empresas como a LinuxMall, a livraria Tempo Real, da Faculdade, membros da comunidade dentre outros.
Enfim, estávamos em SP... a cidade me surpreendeu bastante, principalmente o seu sistema de Metrô, o qual utilizamos para nos locomover entre os pontos em que nos encontrávamos. Algo rápido e bastante eficiente ao nosso ver...
Ao chegarmos lá nossa primeira impressão nos causou um enorme alívio... Aqui no ES, onde residimos, as pessoas nos acham loucos... Sinceramente, eu nunca me senti tão normal quanto eu me senti no encontro, realmente um alívio e um certo sentimento de curiosidade ao ver toda aquela comunidade ali presente. Vimos até uma versão com barba e bigode do Morpheus (Matrix).
Na entrada do evento, todos ansiosos para pegar as suas identificações, aguardávamos uma lista de nomes trazida por Piter PUNK, a qual chegou no formato "pendrive"... bem, algo extremamente normal para quem trabalha com informática, e extremamente revoltante para os que souberam que não tinham onde imprimir... após este ocorrido, estávamos ambientados e prontos para darmos início ao circuito de palestras.
Primeira palestra: SPOP com OpenVPN. Uma das palestras mais esclarecedoras na minha opinião. Apresentou um recurso para se criar um tunelamento no trafégo de informação de uma VPN através das redes sem fio. Enfim, muito obrigado Wanderley pelo conteúdo elucidativo de sua palestra.
A segunda palestra foi sobre a Construção de Pacotes para o Slackware. Muito esclarecedora a palestra, onde tivemos a oportunidade de ver pontos críticos na construção de pacotes, os quais devem ser seguidos para a realização de um bom trabalho. Ah... além da apresentação do ponto principal onde o "bixo" mais atua e da sua atuação hoje em dia no mundo da informática.
Terceira palestra: Makefiles - Magia Negra em Programação. Bem... o que dizer de uma menina muito meiga e simpática, de cabelos vermelhos, mochila nas costas, e com a bondade de levar os seus bichinhos de pelúcia para viajar, passear, tomar um ar e conhecer novas pessoas ? Ainda acha pouco ? Bem... pertence ao LinuxChix e é programadora. Gostaria apenas de sugerir algo para vc Sulamita, procure ser menos tímida e introvertida... solte-se mais em suas palestras. Não sei se isso é da natureza "t0ska" de ser, mas como seu sorriso é cativante, procure utilizá-lo mais! X)
Quarta palestra do dia: Introdução aos fundamentos do DNS. Uma verdadeira aula de como um espírito Zen transmite calma e serenidade as pessoas. Deives, continue assim, sua palestra foi muito boa. Sua calma e paciência a cada momento em que perguntava se alguém tinha alguma dúvida do que já tinha sido falado foi algo que nos criou um sentimento apreciativo de sua pessoa. Muito obrigado por sua disposição e calma em seu discurso.
Quinta palestra: !@#$%*()_+}_@#$%#*#*&@&T%($*@&*@!@*$%@&*&% !!!! Vc não entendeu ??? hummmm, acho que vc precisa estudar PERL !!! euaehuaehaehae Viu Mago... já estou fazendo até rimas !!! Ah... e não visite nenhum deserto sem antes aprender a programar em tal linguagem também, ou seria um método de criptografia... tenho que conversar com o Wolvie...
Sexta e última palestra do dia: Ruby... bem... vc tem que comer de palitinhos e puxar bem os olhos para aprender como se pronuncia o nome desta linguagem de programação. Algo que um japonês irritado com JAVA (assim creio eu) resolveu criar! Viva a orientação a objetos. TaQ, vou recomendar ao pessoal da limpeza pública de minha cidade a usar o garbage collector do Ruby !!!
Domingo amanheceu um dia lindo, sem o friozinho dos dias anteriores, céu aberto e muito sol, um lindo dia para pegar uma praia se eu estivesse em casa... mas, vamos para a FIAP!!!
Primeira palestra: Retrocomputação. Descobri que 16 PCs 486 em casa não formam 16 roteadores! Algo incrível !! A palestra foi realmente dada em um Pentium 120 (mas parecia uma agenda eletrônica). Ouvimos casos incríveis da utilização destas peças pré-históricas, e como algumas coisas dão tanta dor de cabeça. Mas, aprendemos que o que vale é o espírito aventureiro, porém com uma boa dose de bom senso e responsabilidade. Valeu Piter !!!
Segunda palestra: Cyberconjuração e Tecnomancia. Lembram-se do "Morpheus cabeludo e barbudo" do início do texto ??? Pois bem... ele atravessou o portal e veio até nós a fim de libertar as nossas mentes e nos apresentar como os magos criam "vida". Eu agradeço imensamente ao meu amigo de viagem, que ainda bem era um Físico, um pouco de ceticismo e explicações físicas não permitiram que a lavagem cerebral fosse feita em mim, ou não ??? Hoje eu posso afirmar, com toda a certeza, e não mais recriminar as pessoas que já viram fantasmas. Eu assisti a criação e o início da vida de um cubo fantasmagórico, capaz de atravessar paredes do mais sinistro labirinto que já vi em toda a minha vida. Obrigado "Spy" por me abrir os olhos e a mente, espero reencontrá-lo para poder agradecê-lo pessoalmente (só não me arraste para o outro lado do portal, ok ???)
Terceira palestra: Introdução a Criptografia. Bem, hoje eu pergunto: pra que criptografia ? Algo totalmente desnecessário! Ou vc cria uma chave que irá fazer vc levar 3 anos para criptografar algo, e mais 3 anos para descriptografar, ou seja, seus dados não valerão mais nada! Ou então você coloca alguma chavezinha lá para ter a "ILUSÃO" de que está protegido. Então, pra que criptografia ???? Os métodos são todos conhecidos, o Google é nosso amigo, a toalha tá na mochila e a camisa tá furada mesmo... euaheuaehuaehauehae acho melhor parar por aqui!!! Wolvie, não me leve a mal cara, mas é tudo brincadeirinha tá... não vá interceptar meus e-mails, ok ??? e vê se vc anda só 7 km ao invés dos 32 km que vc andou na palestra... euaheuaehauehauehaehae
Quarta palestra: Virtualização de Servidores com Xen. Imagine só: Um Kernel onde todos os sistemas operacionais irão rodar sobre ele. Nada de emulação, apenas um Kernel servindo de base para todos os outros sistemas operacionais. Conseguiu imaginar ??? Vocês precisam conhecer o Xen (e o Evaldo tb...) (noossa... voltei de lá um poeta, estou rimando direto... :p) Evaldo, seus slides foram os mais belos, pareciam uma obra de arte. Seu trabalho em LaTEX é simplesmente um primor, parabéns.
Última palestra: Ah.... perae... o maddog apareceu... escrevo depois... euaheuaehuaehauehaeu Bem... voltando ao assunto, a última palestra foi uma introdução a Cluster e Computação Distribuída. Lembram-se dos 16 PCs 486 que o Piter tinha em casa. Pois bem, resolveu colocá-los em um Cluster a fim de compor o desempenho de um um Athlon 1000 (ou seria um K6-2 550... não me lembro) euaheuaehuaehuaee Bruno, parabéns pelos seus conhecimentos... Esse garoto vai longe!
Bem pessoal... é isso... posso dizer a todos que a comunidade me deixou bastante empolgado.
[[]]'s a todos
Janderson Matos
GUSES - Grupo de usuários Slackware do ES
Janderson Matos.