Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Humor: 'Cinco razões para NÃO usar Linux'

“Foi publicado no site Linuxwatch.com um artigo chamado 'Cinco motivos para NÃO usar Linux', o qual traz uma lista de possíveis razões que desqualificariam o uso do Linux, estabelecendo relação com comparações e argumentos frequentemente utilizados pela Microsoft. É muito engraçada a forma como foi escrito e sem dúvida, vale a pena ler! :) Abaixo segue uma _tradução _livre_ do artigo que fiz rapidamente:

'Eu amo Linux. Uso-o em meus servidores, desktops e em meu centro de entretenimento, onde ele roda em minha HDTV TiVo e em meu player de mídia D-Link DSM320, o que torna minha rede em uma biblioteca de mídia com terabytes de armazenamento. Diabos, eu ainda rodo Linux no meu access point Linksys WRT54G Wi-Fi, que faz com que tudo se conecte. Mas, Linux não é para todos. Sério. Aqui estão as cinco principais razões pelas quais acho que você não deveria migrar para Linux...'


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de RockerTux
Muito legal!: Adoro estas ironias hehehe... realmente, pra quê usar o GNU/Linux quando se pode ter suporte especializadíssimo com o primo? Pra que eu vou ter o trabalho de configurar a BIOS (Besta Idiota Operando o Sistema) pra dar búti pelo CD e definir uma senha de aministrador, escolher o que eu vou instalar junto, etc?
Comentário de anon
Humor ? : Humor ?

Humor pra min é isso.

http://www.alpha.net.au/images/support/connect/mac/osx/macosx004.gif

http://www.apple.com/downloads/macosx/networking_security/squidman.html

Agora pergunta . Quando que um leigo consegue configurar squid no Linux ?


Outro humor, enquanto o pessoal fica não aceitando criticas. As outras plataformas vão evoluindo.

http://www.winsupersite.com/showcase/winvista_beta1_vs_tiger_01.asp

Comentário de Henrique Vicente.
Falavam o mesmo do Windows XP: Falavam o mesmo do Windows XP... diziam que ele iria ser isso e aquilo, na hora do vamos ver...

O Longhorn está para um KDE 3.1 base* versão alpha toda bugada e defeituosa assim como em utilidades o XP está para o KDE 2.0... alguém se esqueceu do KDE 4.0 e Plasma? Não é evoluir? :)

* Entenda como KDE base somente o WM. Sem programas nem nada exceto o Konqueror e outras coisas "essenciais" provavelmente...

Ah, uma coisa humoristica, e trágica, é que há pessoas que não notam que algumas coisas no Linux, como o servidor Apache ou Squid, nem devem ter GUI bonitinha... se a pessoa quiser que use um Linuxconf da vida que interprete as coisas e ajude a configurar... álias, o mesmo deve prosseguir para a plataforma que a Apple adota, afinal, ela é baseada em BSD, etc, etc, etc, etc, etc, etc.
Comentário de bebeto_maya
__Bom no Kurumin isso é auto: __Bom no Kurumin isso é automátizado para amebas. . .Agora pergunta:Quantas pessoas usam MACosX nos servidores?Eu já vi um servidor MAC, sabe o que o proprietário disse:"MACS são ótimos, mas não os coloque no servidor...".

__No UBUNTU isso também é muito fácil...E até no Slackware...Agora se fácil pra você é empurrar mouse.Desculpe, mas isso não é nem um pouco técnico...Não é defeito ter uma linha de comando.É uma virtude.Se você quer aprender a configurar um SQUID sem saber digitar um WHOAMI, que diabos de técnico você é...

__Ah, e o Red Hat e o Yast da SUSE também permitem essas configurações.
Comentário de anon
Mais o artigo não está fala: Mais o artigo não está falando de server, concordo que OS X não serve para servidor. Ele o artigo, têm foco em 95% das pessoas que usam o computador como usuario, não como tecnico.
Comentário de odair
Pois é, : Pois é,
vão evoluindo, vão ser melhores... *no futuro!*
A comparação foi feita com o que está *sendo*
utilizado e não com o vapor
que os marqueteiros exalam...
Quando a fuga para o futuro é a
maneira de escapar das falhas presentes
então o produto presente já foi tecnicamente nocauteado
a as promessas são maneiras de
manter as crianças nas
garras do monopólio.


Será que o gigante está
tão preocupado com a concorrência
que já anda pagando monitores
em listas de discussões!



Odair
Comentário de marcosalex
Marcos Alexandre: A unica ressalva que eu faço no artigo é sobre a disponibilidade de softwares para Windows x Linux. Ele só citou a área que o Linux tem muitas opções, e não falou que todos esses softwares possuem versão para Windows também.
Comentário de CWagner
Odeio explicar piada :P: A ironia no caso é que no Window$ não há nenhuma opção que venha junto com o "Sistema Operacional", enquanto no Linux esses programas estão presentes em praticamente todas as distros.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de javaes
Concordo com vc, o linux é r: Concordo com vc, o linux é realmente pra "técnicos" e é por isso q o linux nunca vai passar disso, um programinha pra "técnicos". Enquanto isso a Microsoft avança cada vez mais nos lares das pessoas q não são "técnicos". Com exceção dos "técnicos", ninguem quer comprar um aparelho e passar dias para fazer isso funcionar, isso é coisa pra "técnico". É claro,vc pode dizer q são quase todos piratas o SO da Microsoft, mais uma vez concordo com vc, mas pergunto: por que será que o linux mesmo sendo de graça ninguém quer?

Comentário de bebeto_maya
Ignorante ou mentiroso?: __Será que o Linux é ¨um programinha para técnicos¨...Ou vocë é um ignorante com a visão de um morcego...Aqui na UFPE temos centros de informática operando em Linux, todos estão usando, todos são leigos.Os telecentros são outro exemplo, Rio das Ostras também está usando Linux.O projeto Arte e Vida, aqui em PE também está usando, o Ubuntu está sendo usado para projetos de inclusão no Paraná, e até os telecentros...Será que ninguém quer ou os menores abandonados são inteligentes demais e vocë de menos? Vocë foi tão simplista e evasivo que desconsiderou o fato de que há um mnomopólio auto-sustentável que gera confinamento e mesmo a Apple com um sistema melhor e mais fácil não supera o uso de Linux no Brasil...É uma tendência a acomodação.Somente

__Vocë usa os FUDs e argumentos de 8 anos atrás...Desonsidera que distros como Ubuntu,Kurumin e SUSE auto-detectam 90% do hardware e afirma de maneira ignorante e preconceituosa que se passa dias para configurar um hardware no lInux, quando em Live-CDs a coisa demora dois minutos, e até o Slackware está vindo com o hotplug, detectando todo o hardware do sistema...

__Pra você tudo que vende deve ser bom...Nem quero saber dos filmes que você assiste nem das músicas que ouve...VOcê, com essa postura, é um mal para o Linux, e para as pessoas e empresas que com ele trabalham, pois vive de disseminar mentiras.Quer argumentar contra? Atenha-se a fatos! Estou cansado de gente como você.Vá para o baboo.com.br , vá rodar seu anti-vírus. ou formatar seu ¨C:\¨ para reinstalar seu ¨Trava micros¨.
Comentário de Guaracy Monteiro
Pois é...: Eu não discordo totalmente de ti, mas discordo. :-)

Acho que o pessoal precisa aceitar as críticas e trabalhar em cima delas e ponto. Do outro lado, um usuário doméstico não precisa configurar proxy ou outras coisas.

Achei meio fraquinha a 'piada'. Parece que o cara nunca instalou um W2K ou algo parecido. O processo é: coloca o CD, reinicia o computador, escolhe algumas opções, reinicia o computador, escolhe mais alguma coisa, reinicia o computador, reinicia o computador, reinicia o computador. Coloca o CD para a placa de som, instala os drivers apenas no next, next, next, finish, reinicia o computador (). Coloca o CD da placa /monitor, next, next, next, finish. Reinicia o computador (aqui fica só com 640x320 se o processo não for executado).

Quem nunca passou por isto, nunca instalou um Windows. ;-)

Comentário de Croberto
Desculpem, mas não resisti...: "Agora pergunta . Quando que um leigo consegue configurar squid no Linux?"

A pergunta mais certa seria: porque um usuário leigo precisaria configurar um squid, em qqer sistema que seja?
Comentário de anon
Ok, proxy http://tor.eff.org/: Ok, proxy http://tor.eff.org/doc/tor-doc-osx.html#installing

firewall http://www.apple.com/macosx/features/security/ http://ist.uwaterloo.ca/ps/services/images/IPFW-general.gif
Comentário de anon
Eu tinha esse papo por 4 anos: Eu tinha esse papo por 4 anos. Mais querendo não é fato, GNU/Linux ainda não está pronto.

Exemplos, para ripar um DVD no Linux demoro 2 horas, no Windows o mesmo DVD demora 40 minutos.
Minha placa de video 6600GT comprei para jogar dinheiro fora ( quer dizer nem tanto, pois espero Age3 ), porque no maravilhoso xorg, tanto faz usar uma 7800ultra ou uma tridente do tempo do meu avô.
O firefox 1.0.6 a instalação do flash por ele não funciona, no Windows já funciona. Saiu uma versão nova do safari esses dias, o pessoal aceitou numa boa criticas que ele ainda não abre bem todas paginas.
No secunia, têm 25% dos bugs em aberto, não estou dizendo que são obrigados a fechar, mais quem não aceita critica deve ter no minimo sobra perfeita.
E esse papo de telecentro, centro de informatica não cola, pois as pessoas já usam um computador configurado. Quero ver mandar os infelizes, criarem regra de firewall , instalar um proxy, compilar um Kernel , embora compila Kernel quem quer, mais por exemplo se usar cool'n'quiet já se faz necessario uma compilação.Na hora de usar o aptitude acontece uma quebra de pacotes, o que a pessoa vai fazer, são abrigados a ler manual para tudo ?


Esse plugin http://greasemonkey.mozdev.org/using.html instala no Linux, mais os plugins feitos para ele so funcionam no Windows e OS X.



http://token47.blogspot.com/

Eu cansei de editar arquivos de configuração, cansei de ter que hackear tudo pra poder funcionar direito, cansei de ser nerd. Agora eu quero ser um usuário, quero apertar o botão e funcionar na hora. Quero poder mandar fazer um scan de redes wireless, achar uma aberta, mandar usar e ficar feliz.

Como fiel usuário de linux há quase 10 anos (sim, faz tempo...) eu quero uma base sólida, algo confiável. O linux tem isso, mas ele ainda não está pronto para o desktop. Faz tempo que ele não está pronto, está melhorando cada dia mais e eu estava esperando, mas cansei de esperar. A coisa vai mais devagar do que eu queria, infelizmente.

Comentário de vladimir
tambem cansei: tambem quero ligar tudo e funcionar na hora...
um amigo meu tambem, comprou um modem usb, específico pra XP, quem disse q o tal reconhece? nem abaixo de reza braba.
Ele tambem nunca recompilou um kernel nem configurou proxy nenhum. Muito menos criou regra de firewall.
De vez em quando to lá pra apagar virus.... e um monte de spyware...
Esse é um exemplo, sem falar de um monte de micro de neguinho por aí q a única solução é: formatar !!! Mas na maioria das vezes se resolve com um ou dois ctrl-alt-del mesmo...
beleza pura.
Tenho um monte de amigos que usam XP... eu uso linux, e advinha pra quem q eles recorrem qdo tem problema? Eu to de saco cheio, dá pau direto nessas coisinhas.
Quem não tem amigo técno né, o q é q faz? Manda pra assistência, eles formatam instalam tudo de novo (vai ver até recompilam kernel e criam regra de firewall...) e o bicho vem 'zero-bala'.

Com papagaio e tudo.

Uma maravilha.

Manda um abraço pra Alice.


Comentário de RSM
Eu adoro o Linux, uso ele em: Eu adoro o Linux, uso ele em casa para tudo, para navegar, para ouvir musica, para estudar, enfim, para divertir e trabalhar..

Mas as vezes me irrita qdo, por exemplo, ter uma das mais completas distros do mundo (suse linux) e ainda ter que baixar um codec ali, outro acola, um plugin ali, outro pacote assim ou assado, compilar isso ou aquilo, tratar as dependencias para assistir a um DVD, um arquivo MPEG ou um audio WAV (isso tudo ainda usando uma conexao discada para baixar o q falta)

E ainda me irrita ter que testar, baixar, compilar drivers de impressora e ainda saber que a grande maioria nao vai possuir grande parte dos recursos disponiveis que a impressora dispoe.

E que nao tenho nenhum messenger com audio/video.

E que para usar a camera digital ainda tive que digitar uns comandinhos no console...

Enfim.. isso e outras coisas q todo mundo ja sabe...

Tudo bem, nem tudo é culpa do linux e pois ha uma falta danada em relacao ao cumprimento de normas e atendmiento aos padroes..

Mas q existem coisas que sao muito "basicas" (quer mais basico do que impressao???) mas que ainda a gente apanha muito pra conseguir fazer funcionar, ahhh isso existe... Acho que é por isso q tem muita gente implicada com linux por ai...

Comentário de anon
Fala com eles para comprarem: Fala com eles para comprarem um Mac.
Comentário de Luc
Contemplação digital: bebeto_maya proclamou: Agora se fácil pra você é empurrar mouse.Desculpe, mas isso não é nem um pouco técnico

Caramba, você não entendeu nada, não é mesmo? O cara falou grego com você, não foi? A gente aponta uma estrela e você olha pro dedo, não é?

Não tem nada a ver com "empurrar mouse" ou "apertar botões".

As interfaces gráficas, com opções, são muito mais objetivas e eficientes. Elas são obrigadas a RESUMIR toda aquela carrada de opções, APRESENT
Comentário de Luc
Santa ignorância, Batman!: Ou vocë é um ignorante com a visão de um morcego

Só de curiosidade, informo que os morcegos enxergam, e muito bem. Melhor que você, até. A menos que você seja capaz de enxergar na escuridão total e através de objetos totalmente opacos.
Comentário de CWagner
Básico como impressão... : Básico como impressão...

O Cups, por exemplo, é bem maduro, o que falta é interesse da maioria dos fabricantes em lançar drivers de seus equipamentos para ele, assim como a maioria dos problemas de compatibilidade que foram reclamados acima. Ou alguém aqui acha que o Linus tem que ficar batendo na porta de tudo quanto é fabricante de webcam e placa de vídeo, implorando para que repassem as especificações dos seus componentes para ele incluir no kernel?

O cara tá mais preocupado com os barramentos e padrões onde esses trecos vão estar ligados: PCI, USB, SCSI, FireWire, BlueTooth, etc... Afinal de contas, esse é o papel do kernel, prover acesso aos recursos do computador para que os programas e, conseqüentemente, nós possamos utilizá-los.

Falta muito para que o Linux tenha o "apoio" que a M$ tem junto aos fabricantes de periféricos, afinal de contas, querer ter os mesmos privilégios que a maior empresa de Informática do mundo, sem o intresse de fazer pressão para que o Linux seja "aceito" como o Window$ é querer demais.

Desenvolver software sem ter o monetário como objetivo é complicado e pode não parecer a melhor forma de ganhar a vida, mas com certeza nenhum dos desenvolvedores do kernel faz lobby junto a políticos ou empresários, molhando as mãos destes para que comprem seus programas por fortunas que poderiam matar a fome de milhões de pessoas no mundo todo.

Sei que todos temos o direito de reclamar sobre o que nos afeta diretamente, mas existem reclamações que não fazem sentido. Se um dia eu não estiver satisfeito com o Linux vou procurar um BSD, mesmo porque me recuso, e nem posso me dar o luxo de pagar mais de R$2.000,00 em programas só para usar meu computador da forma que eu quero.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Luc
Empate: as vezes me irrita ter uma das mais completas distros do mundo e ainda ter que baixar um codec ali, outro acola, um plugin ali, outro pacote assim ou assado, compilar isso ou aquilo, tratar as dependencias para assistir a um DVD, um arquivo MPEG ou um audio WAV

Achei ruim o seu exemplo. Codecs de áudio e vídeo são alvos móveis. Mesmo usando Windows (muito mais que Linux), eu tenho todos esses problemas que você mencionou.

Com exceção da câmera digital, que deve funcionar bem no Windows porque o fabricante fornece drivers, enquanto a comunidade Linux tem que fazer milagres por conta própria.
Comentário de Bruno Gonçalves
Linux é um bom sistema :): Pessoal, como eu já disse em outrtos locais precisamos de um site bem completo com informação de suporte a Hardware, assim antes de irmos comprar um hardware olhamos essa lista e já sabemos o que comprar.

Está certo eu devia fazer esse site já que fico dizendo que deveria ter, mas a preguiça não me permite :P

Se o hardware que você usa é compatível a maioria dos problemas não existem.

Como o caso citao ai em cima, se a impressora é suportada pelo Cups ela é detectada automaticamente na maioria das distros, cameras digitais se eles seguem o padrão de cheveiros USB como a maioria, as novas versões de distros já vem com o HAL instalado que detecta automaticamente e coloca o ícone no desktop pra vc ver as suas fotos (O ubuntu já faz isso a algum tempo).

Um "problema" comum aos suportos "usuários" do Linux é que existem realmente poucos usuários digamos comuns usando Linux.

Conheço pessoas que estão a mais de 6 meses usando Linux para fazer suas tarefas e usar internet e são completamente leigas, estão satisfeitas, nunca foi preciso reinstalar, não precisam ter medo dee ler um e-mail e coisas do tipo.

Façam um teste, instalem uma distribuição, configurem tudo, adicionem seus programas favoritos e façam atualizações somente quando aparecer algo importante, seu sistema vai estar sempre pronto pra uso e sem problemas, mas no Linux se sai um beta a maioria já instala, nesses casos é normal sempre aparecerem problemas.

Tentem ter problemas usando Debian Stable ou Ubuntu Hoary, pode ser que você demore 1 dia ou 2 pra configurar o PC da forma que vc quer, mas a partir dai é so alegria :)

Sobre comunicador com áudio temos o Skype, com Web Cam tem o Amsn do CVS que ta pesado, mas já está funcionando bem com cameras.
Comentário de JcFerranti
Morcegos não enxergam no esc: Morcegos não enxergam no escuro! Morcegos possuem sim, visão limitada. eles se orientam através de ultrassons que eles emitem e captam o eco, permitindo que eles se orientem. Ou seja radar!
Comentário de enderson
Procura... pra mim Linux tá pronto pro Desktop.: Se você procurar, acha!

Tem um monte de software pra configuração visual de firewall pessoal
no Linux. Mas cai no mesmo, se o cara é leigo, ele nem sabe pra que
serve um firewall.

Eu acho que pra usar computador você pode ser leigo, e pode saber um pouco sobre. Como um carro, você pode dirigí-lo, somente sabendo dirigir (óbvio:), mas se você precisa fazer algo mais, você pode pedir para
um mecânico fazer. Se for algo simples, e você souber, você mesmo faz.

Acho que a gente espera que o usuário leigo seja TÃO LEIGO, que espere
que o computador faça as coisas só, sem nem saber o que o usuário quer.

Algumas pessoas falam que Linux é difícil de instalar, e por isso
que a mãe dele não usa em casa, mas ele usa no computador dele. Daí eu
pergunto, a mãe dele quem instalou o Windows ? Se o Linux viesse
instalado já, não tem o que se fazer.

Quanto a falar que comprou uma coisa que não pegou no Linux, e tal,
besteira. É óbvio que não tem tanto suporte a hardware, culpa dos
fabricantes de hardware, que só desenvolvem driver pra Windows.
Solução, compre algo que preste! :)

Se existissem hardware que só funciona no Linux, e você usasse Windows,
você o compraria ? Claro que não.

Falei D+ já!

:)

Ah, já ia esquecendo, minha namorada usa Linux, e faz tudo que ela
precisa: bate-papo, internet, e-mail, fotos, vídeos, e músicas.


--
Enderson Maia

GentooBR (www.gentoobr.org)
Comentário de Carlos Roberto
: Outra curiosidade, qualquer ser humano pode enxerga além do plano físico abrindo o terceiro olho.

Agora como conseguir isto é outra estoria.

_________________
Quer se livrar do provedor do speedy e velox?

http://members.fortunecity.com/carlosguitar/
Comentário de nemesis
concordo: "Não fica MUITO mais fácil (até perde a graça) quando existe um mapa?"

fica. e, sim, até perde a graça. por isso técnicos em geral desprezam interfaces gráficas: porque são limitantes e sem graça.

mas pro luser, realmente é um bem. tanto pra ele, quanto pro desenvolvedor, que não tem que perder muito tempo explicando o que é óbvio diante de seu nariz.

"Tem muita coisa no mundo 150 vezes mais interessante de se ler."

deixa eu adivinhar: vc é daqueles caras que vivem recebendo um RTFM/LAPDM toda vez que tem quer tirar dúvida em fóruns, né? ;)

"Está vendo a estrela agora?"

essa historinha vai te iluminar, meu filho:
http://www.catb.org/~esr/writings/unix-koans/gui-programmer.html

estou sem tempo pra traduzir, se alguém quiser...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Renato
Bruno,: concordo contigo, instalei linux em casa, e minha mulher e minha filhinha de 6 anos usam, sem problemas. Alías, nem eu me preocupo com o uso delas, pois sei que não terei problemas em eliminar spywares e outros malwares. Usamos o skype diariamente. E olha que acho que você não encontrará uma usuária mais leiga que minha mulher (deixa ela saber disto!).
Quem acha que o linux é ruim e blablabla, mude! Use outro so e seja feliz. Gosto, religião, política e time de futebol não se discute. Se respeita!

Em tempo: suse 9.3, com kde.
Comentário de Felipe Raposo
Afe...: As pessoas não aceitam críticas. Eu concordo com o Luc. Interface gráfica não tira a graça, de jeito nenhum. Ela aumenta a produtividade. Acho que a linha de comando deve ser uma opção, não uma obrigação.
Felipe Raposo

Comentário de hamacker
Triste coincidencia. : Triste coincidencia.
Uns dois anos atrás tambem comprei um modem USB da genius, terrivel, nunca funcionou no Windows, alias funciona e deixa de funcionar e fica no lenga-lenga, tem que plugar e rezar para o danado funcionar! Tá encostado lá em casa, uns dois anos. Deveria ter uma advertencia nesses produtos : "produto com grande chance de não funcionar". O lado ironico é o selinho para WinXP na embalagem.
Comentário de nemesis
sem graça!: foi ele quem disse que é sem graça enquanto comparava GUIs a jogar com mapa!

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de hamacker
O curioso da interface gráfi: O curioso da interface gráfica é que elas resumem um problema a falha do usuário, isto é, quando nao funciona é problema do usuario, quando elas funcionam é porque o programa é bom.

Haja checkbox, stringlist, e tantos mecanismos de widgets para se configurar um servidor de email (postfix, sendmail,...) ou um apache.
A interface adequada para alguns programas ainda está para ser inventada, até lá copiar um modelo de httpd.conf e mudar quatro linhas ainda traz melhor custo beneficio.

Deixemos a interface gráfica para interatividade com arquivos, musica,
filmes e editores porque para configurar serviços e programas de alta produtividade elas são muito burras. Explico : Tenho que instalar e configurar 10 autocads em maquinas de hardware diferentes, autocad é tido por alguns como boa interface gráfica e usabilidade para desenhar, mas o mesmo autocad para configurar é um saco, porque tenho que ir de maquina em maquina configurando cada autocad e nao poderia simplesmente copiar o arquivo de configuração de uma para a outra ? O hacker vai tentar descobrir se é possivel entrar nas entranhas dum regedit e simplificar, vai perder tempo e esforço e no final pode até funcionar mas acaba ficando menos eficiente que a ideia simples de copiar um arquivo texto. O autocad é um exemplo, nos releases recentes as coisas podem ter melhorado, mas é mais ou menos assim a interface grafica bom para usar e não tão eficiente para configurar.
Comentário de hamacker
Colocou o driver de video err: Colocou o driver de video errado, ficam dois monitores, dois drivers e duas placas e o processo fica em loop a cada boot até que uma luz divina diga "no proximo boot tecle F8 e entre em modo de segurança e arranque as duplicidades".
Comentário de Tux
Ao contrário. Interface grá: Ao contrário. Interface gráfica é que deve ser opcional. Em modo texto as opções são inúmeras, vc ganha em flexibilidade e confiabilidade. Não é caixa-preta. Interface gráfica é para quem não quer estudar. É ficar escolhendo opções de um wizard e configurar uma merda. Deixa os serviços instáveis e cheios de falhas de segurança.
Comentário de henrique.
camera: Olha no meu Ubuntu a minha camera funciona só ligando ela na USB ... inclusive cria um ícone no desktop... só não sei como ele faz isso ( não procurei saber ainda) e ta muito automatizado!
Comentário de hamacker
Anon, voce esta sendo contrad: Anon, voce esta sendo contraditório.
Se voce afirma que o linux não está pronto para desktop, voce não pode dizer que "E esse papo de telecentro, centro de informatica não cola, pois as pessoas já usam um computador configurado."
Porque nas empresas, o desktop é exatamente isso, um micro pré-configurado. Usuário nenhum aqui sabe o que é um propriedade de video a não ser para mudar o fundo da tela, no geral, até configurar o mouse para canhotos são os técnicos que fazem.

Então voce tem que dizer que tipo de desktop estamos falando, porque o plugin flash não é automaticamente instalado num firefox para linux nao é uma argumentação sustentada porque o sistema dominante não vem com os plugins necessários para assistir um DVD ou divx (inclusive legenda) e no meu linux vem. O fato da interface grafica nao ser do jeito que voce quer tambem nao é um argumento sustendado, o maravilhoso xorg aqui dá suporte a transparencias reais e um efeito de sombra muito elegante, tanto o GNOME como o KDE estao anos-luz de eye-candy do windows. Fora a interface em sí, é muito mais elegante trocar de página do que ter um monte de janelas num mesmo lugar e agrupadas numa barra espremida com um menu incluso. O WinXP é um bom sistema, mas os screenshots do Vista parece dizer que a próxima versao vai copiar a interface dos Linux atuais, incluindo inclusive suporte a ext2 e raiserfs. Não sei se os screenshots estao corretos, mas mostram um "/home" tambem, e obviamente um sistema com 1GB de RAM. Se o pessoal reclama que GNOME/KDE é só para 256M, imagine entao essa contradição com a nova versao do Vista.

Mas nem tudo sao flores, o suporte a games é tao pequeno que podemos dizer que nao existe jogos no linux e que entao o uso dessas superplacas é um disperdicio se o sistema for linux.

Em casa eu tenho linux para trabalhar e na outra partiçao windows para jogar, é besteirol eu sei, um videogame é muito mais barato, acontece que eu sou adepto dos graficos e os graficos num monitor é outra coisa. Me parece que o console 360 da Microsoft conecta-se a um monitor então talvez quem sabe não substitua o Microsoft Windows pelo Microsoft Xbox.

Gosto de ouvir argumentos a favores e contra o linux, mas argumentações solidas, algo que não funciona no linux tem que funcionar muito bem no windows, mas as pessoas que criticam o linux não criticam o windows por ter que reinstalar o sistema varias vezes, virus e tantos outros problemas relacionados a ele.
Comentário de Douglas Augusto
> Interface gráfica não tir: > Interface gráfica não tira a graça, de jeito nenhum. Ela aumenta a produtividade.

Depende da aplicação. Se for por exemplo uma aplicação de desenho, que exige certa interatividade, muito provavelmente a interface gráfica será mais produtiva.

Mas tente por exemplo converter todos os arquivos 'png' em 'jpg' do diretório (e subdiretórios) do usuário. Na linha de comando faria no máximo um 'find' comunicando-se com o 'convert', o que seria mais rápido de montar (em apenas uma linha) e executar (não demanda carregamento de nenhuma aplicação gráfica). Para mim a maior perda das aplicações gráficas é a comunicação entre elas (pipe) --não confundir com "drag'n'drop".

Geralmente acaba-se caindo numa questão de escolha. O usuário pode preferir uma curva de aprendizado mais leve, mas contudo ficará mais limitado (em questão de tempo e funcionalidade), ou então investir mais no aprendizado e ter um verdadeiro canivete suíço por linha de comando. O custo/benefício disso depende muito do perfil do usuário.

Raciocínio análogo para usuários de editores de texto comuns (aqueles em que se usa as teclas de direção --éca!) e, por exemplo, um usuário treinado no Vi. Ou então para aqueles que preferem investir num curso de digitação em comparação com aqueles famigerados "catadores de milho".

Eu sou mais um daqueles que enxergam a interface gráfica como uma forma de ter mais terminais visíveis ao mesmo tempo. :-) É claro que algumas coisas tornam-se difíceis (e inviáveis) no modo texto, como por exemplo navegar na internet. Mas por outro lado, se não fosse um 'lynx' ou um 'curl' da vida, eu não poderia ter meus scripts de conexão!

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de icoslau
Experiencia própria: Olá amantes ou não dos trolls!

Lendo as considerações do artigo, bem como dos ilustres colegas que o cometaram, começei a me lembrar dos velhos tempos.

5 ou 6 anos atrás, estava eu contente e feliz usando o M$98 (no contexto contente e feliz considere-se reinstalações constantes, virus aqui e ali, cracks sempre a mão) quando passeando pela net me deparei com um artigo sobre o linux, ja havia ouvido sobre ele, mas não tinha considerado como opção. Li, re-li e tri-li, e não acreditando na reportagem de pronto fui procurar como testar aquele novo mundo.

Consegui uma cópia do Conectiva, acho que era 5 ou 7, sei la, e parti pra batalha. Cara, o coisinha dificil, como relatado ai em cima. Configura daqui, mexe dali, nao dava, ou dava por algum tempo e depois parava. Desisti, voltei pro M$98.

Ah que maravilha, jogos pra dar e vender!

Opa, algo me incomodava. Como um SO poderia me fazer desistir? E aquela história de estabilidade, segurança, ampla gama de recursos e escalabilidade onde foram parar?

Continuei a ler muito sobre Linux, comprei um hd, pequeno, 2Gb só pra testar quando tivesse segurança sobre um assunto. Anos se passaram.

Um belo dia, recebo em minha casa uma adorável caixinha contendo minha ultima grande compra. Uma placa de Recepção de TV PixelView PCTV. Abro ela e me deparo com algo no mínimo absurdo (frente ao Cod. de Defesa do Consumidor). Um cd de instalação, normal, feito em Manaus, bunitinho até, e outro, feito em casa (provavelmente), escrito com caneta, de instalação tbem. Fui coloca-la e assitir tv em meu micro, oh alegria.....alegria nada, instalei pelo 1° cd, nada, nao detectava, instalei pelo 2°, dizia que uma instalação anterior tinha comprometido o sistema, formatei, reinstalei o M$ e instalei pelo 2° cd. nada! Entrei em contato com o fabricante, nada, devia ser problema do M$98. Instalei o M$Me, nada, XP até que deu, mas ora ou outra ele travava. Voltei pro M$98 e instalei os drivers minimos da placa pelo 2° cd. Ah, agora deu....deu o escambau, não sei se por causa do SO ou do prog. da fabricante, era insuportavel assitir tv e usar qualquer coisa, tudo ficava lento, a imagem paralisava só de carregar o IE. Cansei (como disse alguem ai...)

Reiniciei, entrei no Linux e pimba! Detectou, bom sinal. Isso foi a uns tres ou quatro anos atras, e o suporte a esse tipo de placa era um tanto quanto precário, para um leigo em Linux como eu, mas o impeto de alcançar sucesso não me deixou desistir. Foruns aqui, foruns ali, consegui configura-la e fui pro teste. SENHOR ME SALVE!!!!!!!!

Não havia significativa queda de performace, nada de congelamento e a gama de cores era melhor exibida do que no M$.

Voltando aos tempos atuais, o sistema de detecção do Linux evoluiu e muito, se não vejamos: Antigamente, foruns e mais foruns para configura-la, hj, nas principais distros, no 1° arranque do sistema, vc já esta apto a scnaear os canais, inserir informações basicas sobre o tipo de sistema (cabo, antena, palm, ntsc) e pronto, senta e assiste.

Apesar do topico ficar gigante, a intenção dele é mostrar alguns pontos fundamentais da discussão.

1) O linux, não tendo aporte financeiro tão abrangente como outros SOs é um sistema que, devido a isso, tem uma evolução bem mais demorada (não quero desmerecer os desenvolvedores, mas é um fato). Contudo, vejo essa demora como um beneficio, se não, o porque do ditado "A pressa é inimiga da perfeição".

2) Drivers proprietários podem vir a dificultar a vida dos usuarios, e estes não vao se lembrar de chingar a fabricante, vão direto ao SO. Obviamente se vc quer apenas sentar na frente do cpu e usa-lo, não deve querer se preocupar em achar informação tecnica a respeito do problema, mas se assim for, não reclame que o Linux é complicado, pague alguem pra instala-lo e depois se divirta. Deixe o problema com quem entende. Pelo que me lembro, ainda da epoca em que usava modem, quantas vezes não tive que ligar pro suporte do provedor para acessar. Minha esperiencia trouxe uma importante conclusão: O trabalho, mesmo hj em dia, de configurar o linux em certos aspectos, é arduo, mas a recompensa é imensurável. Hj posso assitir tv, abrir um video no mplayer, em outra janela jogar Wolfnstein e ainda ouvir musica pelo amarok sem perda significativa de performace, isso no outro SO nem pensar, quanto mais abrir dois players de video e um jogo ao mesmo tempo.

3) Linux é para especialistas. Bem isso depende, se vc quer dizer que especialista é o cara que quer os recursos de sua maquina (que geralmente foi ele mesmo que montou analisando cada peça frente ao todo) SIM! LINUX É PARA ESPECIALISTAS! Ora vista que as distros utilizam-se de pacotes específicos para cada tipo de arquitetura, utilizando-se de todo o seu potencial, e não como certo SO que simplismente diz: "Ok lançamos uma nova versao, se divirtam. PS: Se vc tem um orçamento pequeno dançou, nosso novo SO não funciona em cpus antigos. PS2: Ah lembrando, vamos abandonar a correção de erros do antigo SO." Apesar de haverem criticas pelo Linux estar ficando pesado em maquinas antigas, nós especilaistas, temos capacidade de assim mesmo colocar os pacotes certos da ultima distro nos dinossauros de silicio e recolocar o mesmo pra correr.

4) Sem demagogias, é fato que o Linux ainda tem um caminho a percorrer para se adaptar ao usuario leigo, mas ora, no meu entender, o Linux não tem que se adaptar ao usuario, ele sim é que tem que se adaptar. Leia os fontes, como já diz o cabelo ;), não quer ler, ótimo, mas tbem não chore se um amigo seu disser que consegue detectar um invasor, analisa-lo e neutraliza-lo. Oras, o cara fez por merecer.

5) Por fim, foi mal o tamanho gente, é bem verdade que o usuario leigo espera o minimo de intervenção para com a maquina, e claro, sempre com os ultimos lançamentos em jogos. Bem, no tocante a jogos, é bem verdade, estamos a alguns anos luz, excluindo-se os já presentes Wollf, SimCity, Hopkins, Quake3 (finalmente), e outros, que acalmaram nossa sede de jogos no Linux. Como vi um dia a respeito do assunto: "Calma, um dia chegamos lá, no momento estamos ocupados construindo o futuro." No tocante a intervenção, ora, o minimo que particularmente espero dos usuarios é a vontade de aprender. Estamos ai (comunidades) prontos a solucionar seus problemas, mas alguem tem que colocar o problema, ou os usuarios leigos acham que a gente vai de casa em casa "Escuta, vc usa linux, ta com algum problema, quer configurar alguma coisa?". O usuario so precisa de vontade, o resto a gente faz. Se não, compra o outro SO e paga pelo suporte, ou vc acha que algun deles no meu caso (fabricante e/ou So) mandaram ao menos uma resposta me indicando um caminho, é a velha história da batata quente, joga logo pra outro!

Obrigado a quem leu, a quem nao leu tbem, até a proxima!
Icoslau
Comentário de Therion
E o que você esta fazendo pr: E o que você esta fazendo pra ajudar a melhorar isso, a fazer com que o Linux fique pronto pra o Desktop mais rápido?

Porque falar meter a boca, criticar é fácil, quero ver tomar atitude e ajudar em alguma coisa. Esse é uns dos principais pontos do Linux e Software Livre, se uma coisa não te agrada, você pode ajudar a melhorar tal coisa.

Agora ficar criticando, cruzar os braços, e falar que ta demorando, que quer tudo mastigado, não vai fazer nunca mesmo que o Linux fique maduro o bastante para ser usado com tranquilidade em Desktop.

Eu faço minha parte e ajudo, e você, o que faz além de cruzar os braços e reclamar?
Comentário de Henrique.
Micreiros: Para mim piores novatos no linux são sempre aqueles micreiros, que acham que "sabem tudo de informática" mas o que eles sabem é instalar o windows, com drivers e uns softwares.
Eles ficam com vergonha de dizer que não sabem e comçam dizer que não funciona, e que é ruim.
E tem muito preguiçoso também!
Comentário de Isidoro de Sevilha
Posso falar de cátedra: Linux está mais que pronto pro desktop: Sou usuário de informática há mais de 20 anos. Há uns 18 anos conheço os produtos da Microsoft que, supostamente feitos para o desktop, teoricamente deveriam sempre estar prontos para ele.

Porém, tivemos muito prejuízo com a MS: os desktops sempre travavam fazendo-nos perder trabalhos e as máquinas viviam infestadas de bugs, por mais que tomássemos cuidados. Quer dizer, depois de quase 20 anos de fundação da MS (a MS foi fundada em 1975), seus produtos ainda não estavam prontos para o desktop, muito menos para uso profissional. E duvido que de fato estejam, mesmo hoje.

Resolvemos tomar a decisão ousada e partir para o Linux. Hoje estamos há 6 anos usando-o exclusivamente e nossas dores de cabeça acabaram. Não temos nenhuma intenção de voltar à Microsoft que, pelo que temos acompanhado, só têm enchido sua palataforma de firulas visuais, sem nenhuma evolução significativa.

Nada comparável ao Linux, que nestes últimos 6 anos evoluiu de uma alternativa apenas promissora para ser a plataforma padrão da indústria.

Linux encara qualquer qualquer hardware. Produtos de fabricantes conscienciosos, que publicam suas especificações ou mesmo produzem soluções para Linux espontaneamente, funcionam instantaneamente não requerendo nenhuma intervenção do usuário.

E os produtos dos fabricantes que preferem ignorar a pujança do Linux ainda têm a chance de funcionar graças ao poder da Comunidade de Software Livre que não se intimida diante de um desafio técnico.

Como diria Gershwin, "Who could ask for anything more?".

É por conta disso que ninguém precisa pensar duas vezes antes de usar Linux no dekstop em detrimento de qualquer outra plataforma, por mais privilegiada que seja.

Aliás, se pensar, é aí que, depois de usar Linux, não larga mais.
Comentário de Joao Melo
É para rir e para refletir: Pois ontem deu no IDGNow! que a M$ manifestou pela 2ª vez a sua preocupação com a concorrência que o GNU/Linux lhe faz. Admitiu inclusive que agora é pra valer, e que campanhas indecentes como a "Get the facts" não surtem mais efeitos e nem tapam o Sol com a peneira.
Então, usuários fervorosos do Window$, não se dêem ao trabalho de defender a potência que, como ela mesma admitiu, agora a "água está batendo no queixo". O negócio é nadar!!
João Melo
Comentário de Emilio
Seja perseverante: Caros amigos

Gostaria de elogiar a opiniao de cada companheiro, mesmo aqueles que criticam o Linux, pois tudo isso ajuda a encontrar formas de melhorar o sistema.

O Linux ainda tem alguns probleminhas com relacao a drivers para certos dispositivos, como cameras, modems e impressoras. Isso acontece porque os fabricantes acreditam que ninguem vai usa-los no Linux, e disponibilizam drivers somente para Windows. Apesar disso eu insisto que continuem usando o Linux como uma forma de pressionar os fabricantes, e se possivel, troquem de marca(se possivel). Por exemplo, o modem XYZ nao tem driver para Linux? Entao eu vou usar o modem YYY que tem, e pronto! Quando os fornecedores perceberem que nao estao vendendo seus produtos, e que nos nao estamos brincando, eles vao comecar a nos respeitar. Por isso, meus companheiros, apesar dos espinhos no caminho, nao desistam.

Outro fato importante tem a ver com a facilidade de instalacao de pacotes como drivers. Eh bem verdade que no Windows a tarefa e muito simples, mas com o tempo o Linux chega la, eu acredito nisso. Por enquanto nos ainda vamos sofrer um pouquinho, e quando os melhoramentos chegarem nos vamor dizer aos amigos "no meu tempo, configurar isso ai era coisa pra macho. Eu ainda prefiro fazer do meu jeito editando os arquivos de config na marra. Esse negocio de interface grafica facil demais eu nao confio...". Acreditem nessa ideia e sigam em frente. Defendam essa bandeira!

Ha algum tempo eu deixei de me exaltar diante dos meus amigos quando falava em Linux. Eles olhavam pra mim e riam, perguntavam porque eu odiava a Microsoft. Eles nao entendiam a essencia da verdade. Entao eu simplesmente desisti de convence-los. Para mim, basta que eu esteja convencido, e pronto, simples assim. Eu acho que o Linux e superior ao Windows em todos os aspectos, mas nao pretendo empurra-lo pela goela dos outros. Se um dia alguem quiser mudar porque esta cansado de sofrer com o Windows, seja bem vindo :) Ate la, eu continuarei super satisfeito com ele.

Um amigo "leigo-plus" me pediu para instalar Linux em seu notebook. Ele nao tinha qualquer experiencia com Linux, e por isso eu fiquei um pouco temeroso que ele nao gostasse. Por outro lado, ele tambem nao era usuario assiduo do Windows, e por isso nao tinha nenhum paradigma formado. Instalei, deu tudo certo e ele ja usa ha 6 meses sem qualquer problema. Na verdade ele me disse que gracas ao Linux ele venceu um leilao reverso do Banco do Brasil, ganhando uma concorrencia de R$ 600.000. Os concorrentes nao entendiam como ele podia oferecer lances tao rapidos, ninguem entendia porque a maquina dele era a unica que nao travava durante o leilao. Depois ele me disse que o Linux se tornou um diferencial, uma especie de "segredo de estado", aquilo que os outros nao tinham. Enquanto ele tivesse este trunfo nas maos, ele continuaria ganhando. Isso so serviu para me convencer sobre a verdade. Quem quiser encontra-la que venha. Quem quiser permanecer na escuridao, que fique com ela.

Espero que num futuro proximo o Linux apareca na televisao. Que um ator global apareca usando linux no desktop ou notebook, mostrando o quanto ele e bom. Nao precisa xingar o outro sistema, basta dizer que o Linux nao pega virus, que nao trava, que e excepcional, que ja vem com um monte de coisas instaladas, que nao tem pra ninguem.

Uma novela ou o Globo Reporter poderia abordar o tema da pirataria. Um dono de loja ou usuario preso por instalar softwares piratas.
Muita gente ficaria receosa e trataria de regularizar sua situacao, comprando uma licenca do Windows ou mudando pro Linux.

Uma empresa ou usuario poderia ser alvo de invasao e perder milhoes de dolares por causa do sistema operacional sem seguranca. De repente a pessoa descobriria o Linux.

E por ai vai.

Meus colegas, desculpem o tamanho da mensagem, mas eu fico empolgado com um assunto tao apaixonante.

Felicidades para todos.








Comentário de go3th3
Não vai acrescentar em nada: Não vai acrescentar em nada a discussão, mas soh pra aliviar(e pq achei engraçadiu) :p

Mestre Foo fala a respeito do GUI(Interface gráfica)

Em uma tarde, Mestre Foo e Nubi observavam um grupo de programadores que tinham se reunido para aprender(respectivamente) de cada um.
Um dos programadores perguntou a Nubi a que escola ele e o mestre dele faziam parte.Durante muito tempo contou eles que eram seguidores do Great Way of Unix, o programador começou a zombar.

"As ferramentas linha de comando do Unix são cruas e retrógradas," ele zombou. "modernos, sistemas operacionais projetados particularmente fazem tudo através de interfaces gráficas."

Mestre Foo nada disse, mas apontou para lua. Um cachorro próximo começou a latir (em direção) à mão do mestre

"Não te entendo!" disse o programador.

Metre Foo permaneceu em silêncio, e apontou à uma imagem do Buda. Depois apontou à uma janela

"O que vc está tentando me dizer?" perguntou o programador.

Mestre Foo apontou para a cabeça do programador. Então ele apontou para um rocha.

"Por que vc não eh mais específico?" insistiu o programador.

Mestre Foo franziu as sobrancelhas meditando, deu dois tapinhas no nariz do programador, e jogou-o em uma lixeira próxima.

Enquanto o programador estava tentando livrar-se do lixo, o cachorro veio por cima e mijou nele.

Naquele momento, o programador foi iluminado(viu à luz, alcançou o nirvana).hahaha....

tradução meia-boca,mas acho q tah valendo.
Em tempo, eu ainda acho válido usar interfaces gráficas, acho que eu sou meio preguiçoso :ppp....
Comentário de TON
Humor+Informações: Caros Leitores

Esta nota (notícia) para mim acrescida de todos os comentários dos
leitores, ao meu ver já está entre as melhores das que eu tenho lido
aqui no br-linux nas últimas semanas. Chegou já bem-mal-intencionada
com um humor agudo e estimulante que mexeu com com os leitores.

Seria como comparar esta nota (notícia) àquelas comédias clássícas
low-budget , redigida de forma simples e sem grandes pretensões
aparentemente mas com um dose de humor sorrateira e provocante.

Como consequência acaba emplacando e dando bilheteria inesperada
contando com os créditos dos leitores que sacaram as ironias da
nota e a valorizaram como nunca. Essa mereceria até alguma(s)
reprises de quando em quando mas como as notícias aqui no br-linux
são muito dinâmicas e às vezes valem apenas por um dia ou dia e
meio em primeira página (nada de críticas ao site) é pouco provável
que isso seja viável. O lance da reprise veio à minha cabeça por
um simples motivo: os comentários vão bem de encontro ao usuário.
Usuário final. Power-users e de todos os posts por incrível que
pareça se aproveita alguma(s) coisa(s). Farpas para cá e para lá
entre alguns leitores, sociologia, filisofia, analogias, metáforas,
tudo é pano de fundo para uma análise técnica ou alguns mais de
forma observativos do ponto de cada leitor. Importante são mesmos
as informações deixadas aqui para futuras consultas e comparações.

Um dos leitores deixou uma frase de compositor norte-americano famoso
dos anos 40 e 50 tipo who could ask for more (isso para o Linux) e
eu diria I would ask for more para notícias e comentários tão bons
quantos estes postados aqui.

T+






Comentário de Luc
Nota 1: Só não dou nota zero para esse post porque superou minha expectativa e escreveu "sobrancelhas" corretamente.
Comentário de Matheus Villela
Mas nem tudo sao flores, o: Mas nem tudo sao flores, o suporte a games é tao pequeno que podemos dizer que nao existe jogos no linux e que entao o uso dessas superplacas é um disperdicio se o sistema for linux.

Alguém que tenha uma dessas manda pra mim então, de preferência com uma placa mãe com slot pci-express junto =/

Há +- 2 anos migrei pra Linux, no Windows eu jogava apenas emuladores e ocasionalmente pegava algum jogo "for-windows" daqueles que se costuma pegar pra jogar uma semana e largar num canto :P

Quando olho pra jogos pra Windows que o povo costuma jogar são poucos os que penso que realmente vale a pena, sei lá, nunca mais tive paciência pra jogos de "fim-de-semana", mas obviamente os jogos que acho que valem a pena existem em número maior no Windows, mas não são tantos :P. Enfim, gosto é gosto, mas se o que o cara quer é um joguinho pro fim de semana o lance de ter um videogame cai muito bem :P

Logo depois que mudei pra GNU/Linux na busca de um jogo legal encontrei o "Enemy Territory", hoje jogo ele praticamente como um e-sport, participo de clan, jogo campeonato e etc. Lógicamente não é o que há de mais comum o meu caso :P

Sou desde moleque um jogador, e com paciência nunca me senti sem jogos no Linux, sempre que a coisa aperta dar uma jogadinha no Xmame resolve e muito bem :), numa GTX seria melhor ainda :D

E olha, um clanmate meu esses dias deu uma olhada no Kurumin, ele tem 3 filhos, e odorou de ver sua cria mais velha(que deve ter uns 5~7 anos) brincando com os poucos joguinhos que vêm no Kurumin. Eu particularmente acho que em termos de jogos educacionais e pra crianças o Windows não tem como competir com o GNU/Linux, hoje em dia qualquer coisa "pequena" que o cara for ter que procurar pra instalar num Windows pode crer que tem todas aquelas tranqueiras de "spy/mal/add/ware", suponho que seja muito mais fácil administrar e instalar um GNU/Linux pra uma criança usar do que um Windows.

Estranho é que no caso do jogo "Enemy Territory" os usuários Windows têm N problemas por causa da zona que são as instalações de programas no Windows, onde a maioria dos programas tá cagando e andando pra pastas e usuários já que praticamente todo mundo usa Windows como admin. Isso sem falar que segundo as pessoas que já jogaram tanto no Windows como no Linux sempre dizem que a performace no Linux é superior. Acho que o cidadão que falou que usar uma 6600GT no Linux dá no mesmo que usar uma Trident ou é completo ignorante ou tá afim de encher o saco mesmo.

E hoje em dia que tem distro que se instala e atualiza só na base do next->next as coisas são tão fáceis pra qualquer pessoa, é só cuidar um pouquinho na hora de comprar hardware que não vai ter problema algum :)

Af, falei d+, hamacker tem coisa aê que falei que não tem nada a ver com o que tu escreveu, só queria te quotar sobre o lance de jogos mesmo.
Comentário de Penetro
Detecção de Hardware - A situação se inverteu: Atualmente a detecção de hardware no Linux é excelente. Na minha opinião já é melhor que no windows.
Comentário de ufa
Valeu!!: Excelente relato!!
Comentário de bebeto_maya
Gonorreia Cerebral. . .: __E as interfaces graficas limpam seu bum-bum tambem!
VocE que nao entendeu nada!EU citei que distros como Ubuntu e Kurumin vem com ferramentas graficas de configuracao...Mas seu estilo de "leitor da Veja" nao atentou para isso.Voce prefere filtrar o que lhe agrada ou o que lhe serve nos posts das pessoas...

__Citei tambem que a linha de comando deve exstir porque facilita a vida quando as interfaces caem!As linhas sao muito faceis de serem usadas.

__CItei que ate o Slackware configura automaticamente a Rede...

__E vou adicionar mais:Para instalar impressoras no Linux e compartilha-las em rede basta clicar em "MEnu K>sistema de impressao> adicionar impressoras"...Sao mais de 1500 modelos ate uma ameba ou uma pessoas que tem problemas de gonorreia cerebral consegue tal feito!
Comentário de bebeto_maya
__MUito melhor! S"o os "micre: __MUito melhor! S"o os "micreiros" que nao percebem! O linux tem a melhor detecao autonoma de hardware...Pegue o Windows XP, e se ponha a instalar...Apos concluida a instalacao vem a guerra com uma batelada de CDs de drivers, muitas vezes versoes antigas e repletas de BUGs...Alem de tudo o Linux aproveita melhor o Hardware...Voce espreme mesmo...Aqui tenho um HD com BadBlocks que nao funcionou no WIndows, pois os danos sao no setor inicil...No Linux montei o dispositivo e pimba! Recuperei os dados!

__Quanto A interfaces...Concordo que sao otimas para interagirem e boas para usarem no dia-a-dia, mas tambem concordo que o usuario experiente ou tcnico que so sabe delas e semelhante a um analfeto ou semi: Ele so sabe ler revistas com fotos! E sem reclamacoes burras:Temos KDE, Gnome, WIndowMaker. IceWm, o meu Zappwm, Blanes etc. . .Precisamos de uma coisa so: Mais usuarios e menos preconceito!
Comentário de GILINUX
CAMERA DIGITAL: ESSA HSTORIA DE DRIVER PARA WINDOWS FUNCIONA... TENHO UMA CAMERA QUE JA INSTALEI O DRIVE 03 VEZES NO WIN POR ENQUANTO, E NO KURUMIM FUNCIONA DIRETO NA USB SEM PROBLEMA
Comentário de Luc
Veja bem: Vossa Excelência não capitou minha idéia. O conceito de "ver" pode variar bastante. Preste atenção, pode ser interessante.

O que eu vou dizer NÃO é brincadeira. Pesquise.

Já se descobriu uma maneira de se dar "visão" aos cegos. Um capacete com sensores ou câmeras (não lembro exatamente) por fora e cabos com emissores plantados na língua do usuário. Os emissores enviam pulsos elétricos para a língua e o cérebro vai aprendendo a interpretar esses sinais. O aprendizado, do cérebro e não do usuário, demora mas funciona. A experiência também funciona com emissores plantados no ouvido. A técnica ainda engatinha. O usuário não é capaz de ler, reconhecer cores, nenhum detalhe. Vêem vultos e imagens de muito pouca nitidez. Mas os participantes alegam que realmente vêem, com a sensação de visão mesmo.

Uma outra experiência envolve a simulação do tato com impulsos também enviados pela língua. E funciona.

A conclusão que os médicos tiraram por enquanto é de que o cérebro não faz muita questão dos olhos para ver ou dos ouvidos para ver. Parece que o nosso cérebro tem uma espécie de API universal, uma interface que interpreta os sinais sem se importar muito com a origem dos dados. Ele só precisa de um tempo para se acostumar com a mudança da origem e provavelmente com o "formato" desses dados.

Por enquanto, o grande desafio parecer ser traduzir os detalhes de uma imagem em seqüências de impulsos que o cérebro entenda e faça um cego enxergar com perfeição.

Oras, mesmo que o morcego tivesse visão ruim (o que não é verdade em muitas espécies), ele não deve se importar com isso. Ele "vê" com o ultrassom, e vê melhor que a gente. Ele não vê cores. Mas "vê" forma e textura com enorme precisão. Nós não vemos textura. O morcego vê a textura até de longe. Ele também "vê" no escuro. Nós não. O morcego vê objetos atrás de outros objetos porque o ultrassom ricocheteia e "dá a volta" nos obstáculos. Nós nem chegamos perto disso. Existe até uma teoria de que os morcegos simplesmente não usam a visão por falta de interesse. Mesmo as espécies que têm visão perfeita (embora monocromática). O ultrassom é tão superior que ele dispensa a visão. Bem, é só uma teoria.

Oras, então ele enxerga no escuro sim. Não enxerga com o mesmo mecanismo com que nós enxergamos na presença da luz, mas enxerga.

E por falar em ver, bebeto, faz uns 10 anos que não leio a Veja. Acho uma porcaria.
Comentário de RSM
OK, concordo que problemas re: OK, concordo que problemas referentes a falta drivers pra linux nao é bem um problema do linux e sim da falta de suporte dos fabricantes.

Vamos entao reformular o que disse e esquecer o que disse sobre a falta de suporte a dispositivos e focar mais na difuldade de instalar ou configurar isso no linux.

Nao estou falando mal do linux, ja disse que sou fa de carteirinha...

Mas é fato que mesmo quado esses drivers existem, e podem ser facilmente baixados existem algumas vezes dificuldades em instala-los e utiliza-los - Pelo menos por enquanto esta assim, ja esteve pior e com o tempo vai melhorar.. mas estamos falando da situacao atual, certo?

Vou citar o exemplo do CUPS:
Ja perdi a conta de quantas vezes eu até encontrei o driver de um impressora no linuxprinting.org e importei para o CUPS, porém nao funcionanva ou nao imprimia.. Dai tive q atualizar o ghostscript e as e/ou o hpijs (no caso de impressoras HP) para que esse driver funcionasse normalmente. Para atualizar, identificar e/ou corrigir dependencias nao é para qualquer usuario (tem que correr a documemtacao , identificar as dependencias, ver o q esta desatualizado baixar e autalizar pacotes dependentes, as vezes até compilar manualmente se nao tiver disponivel pacote pronto pra sua distribuicao, enfim.. é um inferno para quem está acostumado a clicar num setup.exe e ver tudo que necessita para imprimir ser instalado automaticamente...

AUDIO/VIDEO:
Sim, realmente existem problema tb semelhantes no Windows. Novamente digo que no Windows, se falta alguma coisa (seja um driver ou algum outro programa, etc) o cara baixa um .zip com os arquivos de instalacao e roda um setup.exe e pronto. No linux, vc acha q um usuario comum vai conseguir sair baixando pacote aqui, outro lá, compilar, alterar arquivo de configuracoes, etc. Vcs que conhecem como esse processo é penoso, sabem muito bem do que estou falando..

O Linux é maduro, estável etc.. mas é realmente dificil de configurar, instalar etc.. Nao é pra qualquer um, vamos admitir...

Um usuario comum nem consegue manter um antivirus atualizado ou configurar um firewall basico no Windows, que é a coisa mais simples do mundo.. quem dirá no linux!!

Sou fã do linux, mas admito que nao é para qualquer um nao...

Comentário de Douglas Augusto
> OK, concordo que problemas: > OK, concordo que problemas referentes a falta drivers pra linux nao é bem um problema do linux e sim da falta de suporte dos fabricantes

"Falta de suporte" não seria a expressão mais adequada. O maior gargalo é na ausência das especificações, propositalmente negadas pelo fabricante.

Aí não há mágica que resolva, não basta ter ótimos programadores dedicados em tempo integral que não fará milagres.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de anon
Bom vejo que voçe não enten: Bom vejo que voçe não entendeu, quando disse usar uma 6600GT ou Trident no Linux da no mesmo me refiro a isso. http://www.apple.com/macosx/features/quartzextreme/

Sobre os games eu não tenho argumentos para falar mal, pois não depende do GNU/Linux essa questão.

Outra, evite levar as coisas para lado pessoal, voçe vêm tentando ofender minha pessoas, vamos nos forcar no assunto em questão e deixar o lado pessoal de lado, eu não falei mal de ninguém , quando falo mal não é das pessoas mais da atitudes tomadas ou não tomadas por elas.

E sobre o que falo mal das LinuxChix , não é sobre elas, acho legal ter grupos igual ao delas, só não gosto da politica que elas adotam.






Comentário de anon
http://robteix.blogspot.com/2: http://robteix.blogspot.com/2005/09/o-linux-morreu-e-nem-os-insetos-do.html

Vejo que não é so eu que ama GNU/Linux e não é correspondido.
Comentário de Patola
Apelou meeeesmo: Essa foi a justificativa mais furada até agora que já vi numa resposta no br-linux... Putz... Mudar o conceito de "ver" só pra querer mostrar pra todo mundo que não disse bobagem? Fala sério...

Que pérola! "Existe até uma teoria de que os morcegos simplesmente não usam a visão por falta de interesse." (Essa frase demonstra muita falta de conhecimento de biologia - órgãos que não têm uso tendem a regredir e/ou deixar de existir. Morcegos precisam usar pouco a visão e por isso com o passar do tempo evoluíram para ter olhos precários. Também não tem sentido nenhum atribuir a abstração de intenção humana chamada de "interesse" a um morcego, isso é ser antropomórfico demais.)
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004