Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Relato do SlackShow - 2º Encontro de usuários Slackware

O SlackwareShow, evento promovido pelo pessoal que mantém o Slackware Zine com o apoio de diversas outras entidades e participantes da comunidade, aconteceu neste final de semana com grande quantidade de palestras técnicas e oportunidades de integração.


 

Recebi do toledo, integrante do grupo que organizou o evento, este link para a galeria de fotos do evento. E a Sulamita Garcia enviou um relato dos dois dias do evento, que publico abaixo.


Relato do SlackShow - 2º Encontro de usuários Slackware

por Sulamita Garcia (sulamita@linuxchix.org.br)

Os ares islâmicos da comunidade Linux estão renovados. Neste final de semana, uma turba uniformizada de preto com um logo em fonte courier invadiu a Fiap em São Paulo para o segundo Encontro de Usuários Slackware. Cerca de 300 pessoas no primeiro e 150 no segundo aproveitaram 2 dias de palestras técnicas de slackers para slackers.

Organizado pela equipe do Slackware Zine, o evento teve 11 palestras sobre Pacotes no Slackware, OpenVPN, Makefiles, Retrocomputação, Perl, Xen, Blender, Clusters, DNS, Criptografia e Ruby. Os meninos se saíram bem na organização, houve muitos sorteios de brindes fornecidos pelos apoiadores Tempo Real, LinuxMall e Linux Magazine. Os participantes também ganharam ímãs de geladeira personalizados para o Slackware, alem de uma edição especial da Slackware Zine #10.5 que trazia mensagens de diversos projetos baseados no Slackware: Slapt-get, Gware, Slax, e outras.

Não assisti a todas as palestras, mas as que vi e as que vi em parte me pareceram muito boas. Na palestra de OpenVPN, Wanderlei Santos incentiva o público a buscar mais conhecimento além dos comandos comuns de instalação. Segundo ele, meia hora lendo uma documentação garante ao administrador conhecer melhor e tirar o maior proveito do sistema, além de saber resolver problemas que aconteçam. Como evento técnico, o evento tem o caráter de promover profissionalização e conhecimento aos técnicos que trabalham na área, e neste ponto os palestrantes se esmeraram em passar informações atuais, completas e avançadas para o público. Na palestra do Piter PUNK, eu também vi o cuidado de informar todas as regras de um pacote Slackware, de como é o caminho "rápido e sujo" e como é o caminho "profissional". Na minha palestra, o tema era bastante denso. Então de brinde, sorteei um manual do make impresso e encadernado: um pequeno compêndio de cento e poucas páginas.

Gostei muito também da palestra do Deives, desmistificando muita coisa sobre o DNS, e da palestra sobre Criptografia do Thomas. Esta última me pareceu muito mais explicativa sobre o assunto do que as que normalmente vejo, aprofundando o assunto e mostrando que a falsa sensação de segurança é muito pior do que nenhuma segurança: quando você se sente seguro, você pode falar ou agir e trocar informações que não faria se soubesse que pode estar correndo risco. E explicou também porque chaves fortes, e que tudo deve ser balanceado, o valor da informação deve ser levado em conta para decidir se vale a pena o esforço e custo computacional envolvido.

Nas ultimas horas o público do evento foi surpreendido com a visita de Jon "Maddog" Hall, que havia chegado em São Paulo no mesmo dia e estava sendo ciceroneado por Rafael Peregrino (Linux Magazine), que o levou para ver a bagunça que se instalava no sorteio dos brindes. Ele como sempre extremamente solícito para tirar fotos e conversar com os participantes. Para mim ele contou histórias de que conhecia sobre Grace Hopper (COBOL), que ele conheceu pessoalmente, que achei fantásticas. E que uma das maiores lições que ele aprendeu com Linus Torvalds era de que você precisa fazer aquilo que gosta e divertir-se com isto.

Nem todos os dias são muito divertidos, mas quando eles deixam sempre de ser, algo está errado. Enfim, cerca de 80 pessoas ainda estavam presentes até o encerramento, algo bastante animador para um final de domingo. Estas pessoas durante todo o evento ganharam brindes com um sorteio bastante democrático: um `echo $RANDOM` e quem tivesse algum documento, qualquer documento, com o número impresso, levava o brinde. Isto rendeu momentos divertidos e concorridos. Esperamos que este evento se firme e aconteça sempre. Parabéns ao pessoal da Slackware Zine pela iniciativa.

Ah! E queria agradecer a www.erro404.com.br por ter finalmente entendido que nós mulheres também queremos babylooks iguais às camisetas dos meninos, e finalmente eu tenho uma do Slackware! Valeu!


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de denisbr
Meus parabéns pelo sucesso d: Meus parabéns pelo sucesso do evento que pude perceber através das palavras da Sulamita e além das fotos, que infelizmente ficaram escuras, mas que não tira o mérito do trabalho que se tem em organizar eventos como este.
Comentário de Ronaldinho
Parabens mesmo !!!: Inclusive conheci o simpático careca do CABELO ! Ele é muito legal e alegre...

Parabens a Todos!!!
Comentário de Marcus Vinicius
Show: Gostei muito! Todos palestrantes bem simpáticos, deixando o conteúdo fácil de ser entendido, e organização foi ótima.
Momento hilário acho que foi o Toledo sendo perseguido pelos caras que queriam o brinde, rsrsss.
Espero poder ir ao próximo, valeu a pena.
Comentário de brusso
Parabéns ao organizadores: Show de bola as palestras!!!

A palestra sobre DNS (thefallen) foi muito boa. Acredito que cobriu muito bem o assunto além de ter sido muito bem explicada :)

Infelizmente não pude ir no domingo :(

Mas sábado estava ótimo.

(Quando será o próximo??)
Comentário de Ontracks
Impressionante: Foi muito bom ter conhecido pessoas que normalmente acho que não existem
uma das muitas surpresas foi cruzar com "Maddog" na entrada da FIAP. Parabens a todos os organizadores e espero que tenha algum evento desse porte em Ribeirão Preto.
Comentário de eitch
Sampa: Preciso arranjar um jeito de ir morar em São Paulo, assim eu vou poder comparecer muito mais nesses eventos legais :(
Comentário de Xico
HHAHA: HAHAHAAH.. Olha o nível das minas nas fotos.. HAHAHAHA..
Comentário de Marcos Ferreira
Tava muito afim de ir, mas mo: Tava muito afim de ir, mas moro um pouquinho longe: Boa Vista-RR. Então gostaria de saber se as palestras vão ser disponibilizadas para quem ficou só na vontade ...
Comentário de GUSES Grupo de Usuários Slackware do ES
Parabéns: Bem... como primeiro encontro em que oficialmente 2 fundadores do GUSES participaram, podemos afirmar que o espírito de alegria e o maravilhoso sentimento que só a liberdade nos pode proporcionar, o evento cumpriu a sua finalidade, sobejando em alguns momentos nossas expectativas. Parabéns, e que o evendo se torne algo em que possamos marcá-lo todos os anos em nossos calendários. Obrigado pela simpatia a nós concedida por Piter PUNK, Tosquinha (Sulamita), Evaldo, Jon "Maddog" Hall, Kabelo e todo o restante da comunidade... Um abração a todos. Esperamos nos encontrar novamente em breve... Janderson Matos - GUSES
Comentário de Animal-X®
Fui e gostei...: Gostei muito de ter visto a galera, ter conhecido pessoalmente gente interessante, ter reencontrado com quem conhecia. Adorei a maioria das palestras que assiti, principalmente a palestra do UdontKnow (xen) e do Spy (blender).
Espero que as próximas sejam melhores ainda porque essa já foi ótima...

PS: poderiam na próxima colocar o nome, o nickname e o número de inscrição no crachá, iria facilitar pra muitas coisas, principalmente na horas dos sorteios...
----------------------------------------------------------------------
[]'s
Animal-X®
ICQ: 31967968 | Jabber: sergiovl@jabber.org | gtalk: sergiovl@gmail.com
Linux User: 305281 | FreeBSD 5.X & Slackware + Dropline

Comentário de wsjunior
Konqi: Sula, onde você conseguiu esse Konqi?? :)
Comentário de go3th3
Teve uma foto com o telão to: Teve uma foto com o telão todo azul, por acaso era um GPF,hehehhe....
Comentário de Toskinha
O Patrick?: Eu ganhei de aniversário :D um amigo que conseguiu num intercambio com o pessoal da Alemanha. Ele foi batizado de Patrick, e junto com ele andava o Joe Ramone, um ornitorrinco de pelúcia.
O KDÉlio está com várias encomendas de quando voltar do Akademy. Fala com ele.
Comentário de Marcus Vinicius
Não, era a tela do projetor.: Não, era a tela do projetor.
Comentário de wolvie
o nome nao é thomas é wolvi: o nome nao é thomas é wolvie ;ppp
Comentário de André Déo
Minhas Fotos: Galera não está mil maravilhas, porque as escuras eu tive que tratar e baixou um pouco a qualidade, mas dá pra se ter uma idéia de como foi ótimo o evento (e o pós evento e hh eh)
http://143.106.126.20/iiss/index.html
Déo
Comentário de Carlos Bombonatti (cbomb)
Slack Show: Um evento muito interessante, ainda mais por reunir uma boa parte da comunidade.
Palestras interessantes, com muita abertura para debates, dúvidas e comentários.
Parabéns a todos os organizadores, palestrantes, e a comunidade.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004