O SlackwareShow, evento promovido pelo pessoal que mantém o Slackware Zine com o apoio de diversas outras entidades e participantes da comunidade, aconteceu neste final de semana com grande quantidade de palestras técnicas e oportunidades de integração.
Recebi do toledo, integrante do grupo que organizou o evento, este link para a
galeria de fotos do evento. E a Sulamita Garcia enviou um relato dos dois dias do evento, que publico
abaixo.
Relato do SlackShow - 2º Encontro de usuários Slackware
por Sulamita Garcia (sulamita@linuxchix.org.br)
Os ares islâmicos da comunidade Linux estão renovados. Neste final de semana, uma turba uniformizada de preto com um logo em fonte courier invadiu a Fiap em São Paulo para o segundo Encontro de Usuários Slackware. Cerca de 300 pessoas no primeiro e 150 no segundo aproveitaram 2 dias de palestras técnicas de slackers para slackers.
Organizado pela equipe do Slackware Zine, o evento teve 11 palestras sobre Pacotes no Slackware, OpenVPN, Makefiles, Retrocomputação, Perl, Xen, Blender, Clusters, DNS, Criptografia e Ruby. Os meninos se saíram bem na organização, houve muitos sorteios de brindes fornecidos pelos apoiadores Tempo Real, LinuxMall e Linux Magazine. Os participantes também ganharam ímãs de geladeira personalizados para o Slackware, alem de uma edição especial da Slackware Zine #10.5 que trazia mensagens de diversos projetos baseados no Slackware: Slapt-get, Gware, Slax, e outras.
Não assisti a todas as palestras, mas as que vi e as que vi em parte me pareceram muito boas. Na palestra de OpenVPN, Wanderlei Santos incentiva o público a buscar mais conhecimento além dos comandos comuns de instalação. Segundo ele, meia hora lendo uma documentação garante ao administrador conhecer melhor e tirar o maior proveito do sistema, além de saber resolver problemas que aconteçam. Como evento técnico, o evento tem o caráter de promover profissionalização e conhecimento aos técnicos que trabalham na área, e neste ponto os palestrantes se esmeraram em passar informações atuais, completas e avançadas para o público. Na palestra do Piter PUNK, eu também vi o cuidado de informar todas as regras de um pacote Slackware, de como é o caminho "rápido e sujo" e como é o caminho "profissional". Na minha palestra, o tema era bastante denso. Então de brinde, sorteei um manual do make impresso e encadernado: um pequeno compêndio de cento e poucas páginas.
Gostei muito também da palestra do Deives, desmistificando muita coisa sobre o DNS, e da palestra sobre Criptografia do Thomas. Esta última me pareceu muito mais explicativa sobre o assunto do que as que normalmente vejo, aprofundando o assunto e mostrando que a falsa sensação de segurança é muito pior do que nenhuma segurança: quando você se sente seguro, você pode falar ou agir e trocar informações que não faria se soubesse que pode estar correndo risco. E explicou também porque chaves fortes, e que tudo deve ser balanceado, o valor da informação deve ser levado em conta para decidir se vale a pena o esforço e custo computacional envolvido.
Nas ultimas horas o público do evento foi surpreendido com a visita de Jon "Maddog" Hall, que havia chegado em São Paulo no mesmo dia e estava sendo ciceroneado por Rafael Peregrino (Linux Magazine), que o levou para ver a bagunça que se instalava no sorteio dos brindes. Ele como sempre extremamente solícito para tirar fotos e conversar com os participantes. Para mim ele contou histórias de que conhecia sobre Grace Hopper (COBOL), que ele conheceu pessoalmente, que achei fantásticas. E que uma das maiores lições que ele aprendeu com Linus Torvalds era de que você precisa fazer aquilo que gosta e divertir-se com isto.
Nem todos os dias são muito divertidos, mas quando eles deixam sempre de ser, algo está errado. Enfim, cerca de 80 pessoas ainda estavam presentes até o encerramento, algo bastante animador para um final de domingo. Estas pessoas durante todo o evento ganharam brindes com um sorteio bastante democrático: um `echo $RANDOM` e quem tivesse algum documento, qualquer documento, com o número impresso, levava o brinde. Isto rendeu momentos divertidos e concorridos. Esperamos que este evento se firme e aconteça sempre. Parabéns ao pessoal da Slackware Zine pela iniciativa.
Ah! E queria agradecer a www.erro404.com.br por ter finalmente entendido que nós mulheres também queremos babylooks iguais às camisetas dos meninos, e finalmente eu tenho uma do Slackware! Valeu!