Chris (administrator@linuxbeta.com) enviou este link e acrescentou: Dizinha Linux é um live CD brasileiro baseado no Debian GNU/Linux e Kurumin Linux que lembra o Windows 98/2000. Veja nossos screenshots do Dizinha 0.20 FULL.
Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Testers???: Alguém já testou? Será que roda legal (levemente falando) em um Pentium 166 com bastante RAM?
--
Assinatura
Vencedores não usam drogas; usam software livre.
"É preciso suportar duas ou três larvas, se quiser conhecer as borboletas." - Antoine de Saint-Exupéry em O Pequeno Príncipe.
A Dizinha é *excelente* para: A Dizinha é *excelente* para o propósito para qual foi criado !
Um P166 com 32Mb Ram já é uma "super-máquina" para a Dizinha.
Eu recomendo ! :-)
http://dizinha.codigolivre.org.br/
Review : http://www.linuxdicas.com.br/article1520.html
===============================================================
Algumas dos principais destaques da Dizinha Linux é:
- Leve e pequeno, podendo ser utilizado com velocidade em computadores mais antigos.
- Gerenciador de Janelas Blanes com uma interface muito parecida com a do Windows.
- Outros gerenciadores de janelas como, Fluxbox é o Projeto Zappwm.
- Painelx, um painel simples para configurações da Dizinha.
- Programas leves para funciona em qualquer computador antigo sem grandes problemas e dificuldades.
===============================================================
Dizinha!: Um P166 com 32Mb Ram já é uma "super-máquina" para a Dizinha.
Pra instalar no HD, eu concordo. Mas pra rodar como LiveCD fica impraticável se você não tiver um espaço para swap-space no HD... Pra falar a verdade não consegui instalar o dizinha por causa disso: pentium com 32 de RAM e 500MB de HD - formatado com DOS. Quando eu iniciava o dizinha ele *cismava* em criar o swap no HD e aí eu não conseguia formatá-lo para instalar a distribuição...
Claro que eu podia ter gastado 15 minutos a mais e colocado parâmetros de inicialização ou ver direitinho como faria pra ele não criar o swap no HD... mas perdi a paciência e lasquei damn small linux no bichinho. Funcionou muito bem, essa distribuição trabalha com um X mais leve e várias versões mais 'leves' de bibliotecas comuns, como a dietlibc.
--
Ainda em estágio altamente experimental e pré-alpha: http://linuxfud.ath.cx
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Faltou citar que antes de ser: Faltou citar que antes de ser baseado no Kurumin, ele é um *KNOPPIX*.
Andei olhando os screenshots... O que aconteceu com quem traduziu aqueles menus ? Metade em inglês, metade em português... Me pareceu estranho isso...
ta bem bugado....: Baixei ele, e infelizmente ele esta bugado no seu PainelX.
Ele usou o XDialog na maior parte da interface, porem a maioria dos programas desse painelX estao dando erro de sintaxe.
Instala-lo no HD, por exemplo, no meu micro nao foi possivel, ao chamar o fdisk para alguma coisa dá erro de sintaxe ao usar o fdisk.
Me parece que esta usando kernel 2.4 entao algumas placas de video e dispositivos USBs ficarao de fora, isto sem falar nos HDs SATA.
Claro que é uma distro para micros antigos sem todos esses recursos e talvez seja esse o erro de tentar executa-lo em minha maquina, mas minha idéia era instalar o dizinha e customiza-lo e remasterizar novamente o CD com as aplicacoes do dia-a-dia. Essa é uma possibilidade que por enquanto nao será possivel eu realizar com o dizinha.
Uma pena já que gostei muito do jeito que customizaram o knoppix e os aplicativos leves que colocaram. Usando o blanes ficou com um menu muito enxuto e peculiar aos usuarios windows. O browser escolhido na minha opniao foi um erro, deveriam ter escolhido o FF, ou se fosse para ser leve entao que fosse o links no modo grafico.
Tem o links em modo gráfico.: Tem o links em modo gráfico. Mas nem todo mundo gosta de ver seus sites daquele jeito, ainda mais sem imagens.
O dillo voa, mas poucos dos sites que eu entrei ele montou direito, mas pelo menos todos ficaram navegáveis e legíveis...
--
Assinatura
Vencedores não usam drogas; usam software livre.
"É preciso suportar duas ou três larvas, se quiser conhecer as borboletas." - Antoine de Saint-Exupéry em O Pequeno Príncipe.