Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Conectiva comemora seu décimo aniversário

Há dez anos, num cenário de transformação do mercado de tecnologia, em que no Brasil emergia uma nova categoria de empresas de TI, nascia a Conectiva. Desde o início teve a missão de trabalhar e divulgar o software livre, um moderno conceito tecnológico com um modelo de negócio revolucionário. Com o apoio de desenvolvedores e com a formação de uma comunidade, em pouco tempo a empresa conquistou seu espaço e se tornou líder na distribuição de Linux e código aberto em português, espanhol e inglês para toda a América Latina. Nesses 10 anos, foram realizados mais de 60 mil treinamentos por meio de uma rede de 32 centros, presentes em cerca de 100 cidades. Hoje, a base instalada ultrapassa um milhão de máquinas, já foram atendidos mais de 100 mil chamados de suporte e os acessos ao site da empresa contabilizam 7 milhões por ano. Além disso, a Conectiva tem mais de 100 clientes corporativos, com projetos de serviços especializados e de alto conteúdo tecnológico. Para celebrar os 10 anos de existência e a fusão com a Mandrakesoft, a Mandriva Conectiva festejará com seus funcionários, que tanto contribuíram para que a empresa chegasse onde está hoje. "Todos esses anos de grande sucesso devem-se aos colaboradores e parceiros, e principalmente aos empregados, que sempre cooperaram para que os benefícios e valores fossem agregados, aumentando o potencial da empresa", finaliza Rosenzvaig. ”

Parabéns a todos que fizeram parte desta história! Leia a íntegra do anúncio no site da empresa.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de adell
É uma pena!!: É uma pena a conectiva não existir mais, usei desde o começo (do marumbi até ao 10), e eu seu que ela ainda existe formalmente, mas na pratica...

----
Os que confiam no Senhor são como os montes de sião, não se abalam mas permanecem para sempre.
Comentário de dmorales777
Eu usei desde a versao 5 (lá: Eu usei desde a versao 5 (lá pelos idos de 1999...). Não sei se estou errado, mas a Conectiva começou com grande participação da comunidade, e a impressão que tive foi que eles foram aos poucos se concentrando mais no mercado corporativo (apesar de que considero o sistema muito bom também para desktop). Sei lá, de repente você mistura laranja com caju, e você não sabe se é bom até experimentar... Afinal, qual será o resultado final dessa fusão?
Comentário de bebeto_maya
Acho que a fus'ao ocorreu num: Acho que a fus'ao ocorreu num momento infeliz...No 'apice da utiliza'cao do software Livre, onde permeia um discurso anti-monop'olio no setor p'ublico e a preferencia por produtos nacionais...A COnectiva d'a-se a Mandrake, afinal 2 milh'oes de doleras 'e ninharia para um empresa mundial.Foi uma estrat'egia ruim, poderiam esperar mais dois anos...Poderiam ter faturado muito com o PCConectado oferecendo uma solu'cao robusta, muito al'em dum Freedows ou Insigner, clones vagabundos de coisas que j'a existem...Quem usou Conectiva sabe:A partir da vers'ao 10 eles construiram o melhor e mais robusto Linux do mundo...Um sistema onde voc"e inseria um DVD video e o player j'a abria automaticamente...COm um visual refinado e s'obrio, sem as "pirulitices" de uma outra distro...Seguro, e muito f'acil de ser utilizado...Pena que depois de tanto investimento, tenham sido absolvidos por uma empresa estrangeira e enterrado de vez o COnectiva, que tinha aquele gostinho de Red Hat 7.2, gostinho esse que nem a RedHat conseguiu manter mais!
Comentário de Xtian Xultz
Nossa, ainda lembro quando ia: Nossa, ainda lembro quando ia naquela casa lá no Parolin, que não tinha nenhuma placa na frente, e o número era difícil de ver, para comprar CDs de distros... O pior era que eu quase sempre comprava Slackware :D
Comentário de TON
A distro Conectiva 10 era (é: A distro Conectiva 10 era (é) muito boa
A distro Mandrake 10.1 era (é) muito boa

Agora temos a distro Mandriva (fusão da Conectiva-Mandrake)
mais a compra da Lycoris. Como será a versão final?

Eu particularmente não sei nada a respeito da Mandriva 2005
(saiu o cd com a revista Linux PC Master) e mais uma versão beta.

Vou esperar pela versão final para ver se a distro faz me perfil
de usuário. Realmente é um pena e uma perda para nós do Brasil o
desaparecimento da Conectiva. Enfim, aconteceu.

Agora a primeira providência que os franceses tomaram foram
transferir o Escritório Central da Mandriva para Sâo Paulo,
(centro financeiro forte do País) deixando os laboratórios e
centro de pesquisas no Paraná e mais outro lugar que não sei qual
é. Isso parece-me uma nova logística de marketing para o mercado.

Espero que a Mandriva continue sendo uma distro forte como empresa
porque isso só tende a fortalecer o SO Linux ainda mais.

T+

Comentário de Manios
Parabéns, Conectiva, pelo aniversário!: O grande diferencial da Conectiva em relação a qualquer distro sempre foi disponibilizar a distribuição que eles mesmos usam em seus próprios clientes corporativos. Por isso vem preparada para quem é profissional. Seus programadores são profissionais egressos do próprio meio corporativo para o qual eles produzem a distro.

Se a Conectiva trabalhar direito, terá forças até para engolir a Mandrake.
Comentário de Rodrigo Maia
o 8 é top: Pessoal, lembrem-se co Cl 8 que também é espetacular, uso até hoje em um Pentium 2 333 com 128 megas e nunca formatei em 2 anos de uso direto na net...

foi quem sabe um marco da Conectiva, deve ser o Conectiva mais usado até hoje, porque o 9 não é lá aquelas koisas..

abraços amigos...
Comentário de bebeto_maya
__A Conectiva não engole a M: __A Conectiva não engole a Mandrake por que são um troço só, agora!E o estilo very-Easy do Mandrake há de prevalecer. . .Quem viu o Mandriva sabe que é uma continução do Mandrake. . .Até aquela arte vagaba do 10.0 Communiy foi mantida. Uma pena. . .

__Há nível de programação. . .A Conectiva foi quem mais fez pelo Linux no Brasil...Mas como disse, pisaram na bola. . .Depois que o governo veio com aquela frescura de monopólipo do SOftware LIvre, algo impossível pela própria natureza do sistema, a Conectiva tomou um puta golpe. . .Ora, se passaram dez anos alimentando um sucubo no USA, a MS, porque não podiam contratar a COnectiva para migrar 10% dos sistemas públicos! Pelo menos é uma empresa nacional. . .(alguém se lembra dos devaneios da MS, dizendo que a COnectiva era braço espião da RedHat. . .). . .Isso foi na mesma época em que a empresa saltou a maior bomba de sua exstência: O Conectiva 9.0. . .Foi o pior momento para uma cgda. . .Juntando todos esses co-fatores o que temos é a necessidade de fusão para não falir, porque ninguém me convence de que a COnectiva se juntou a Mandrake por qualquer motivo que não a falência. . .Me pergunto hoje se teria sido melhor uma fusão com o ITAÚ ou com a Mandrake. . .
Comentário de Claudio Santos
Minha 1ª distro: Nunca vou esquecer do meu começo no Linux através do Conectiva Guarani, depois de ter instalado tive que ir correndo até uma banca comprar uma revista (PC Master) com o StarOffice 5.1 para poder fazer meus trabalhos gráficos pelo StarDraw. Ainda usei as versões 5, 6 e 9 do Conectiva, foi na 9 que comecei acessar a net com o softmodem Intel 537ep, agora eu uso o kurumin 5 mais jamais esquecerei da minha primeira distro. É uma pena ter acabado.
Comentário de Manios
A Mandrake tem visibilidade, a Conectiva tem conteúdo.: É por isso que se completam. Para que a associação Mandrake-Conectiva floresça, é necessário que a Mandrake ceda ao conteúdo da Conectiva. A Mandrake já percebeu isso mantendo o nome Conectiva, pela força da consistência de sua proposta.
Comentário de Wilfredo
Conectivano: Em casa, usei as versões 5,7,9, e uso a versão 10. Gosto muito da distribuicão, apesar dos erros graves da versão 9. Experimentei o Mandriva 2005, e ele é o Mandrake 10.2 com outro nome.

Também tenho muita estima pela distribuicão Mandrake (é a distribuicão que instalo para meus conhecidos). Espero que fusão tenha sucesso e que resulte numa distribuicão com bom repertório, facilidade de uso e ferramentas práticas que ajudam a manter o sistema.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004