Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Seminário de Linguagens de Programação e Desenvolvimento de Software Livre em Salvador

“Promovidos pelo Projeto Software Livre Bahia (PSL-BA), os Seminários de Desenvolvimento com Software Livre são eventos informais que visam fomentar o conhecimento de temas relacionados ao desenvolvimento de Software Livre como ferramentas, linguagens, frameworks, controle de versão, compiladores, IDEs, idéias interessantes para projetos, dentre outros. Cada seminário acontecerá em um lugar diferente, procurando ampliar o alcance do conhecimento e criar diversidade. O primeiro seminário será sobre linguagens de programação e todos estão convidados. Ele será um evento intensivo onde seis linguagens serão abordadas; Javascript, Lisp, Haskell, Perl, Python, e Shell Script. Elas foram escolhidas por serem extensivamente usadas em projetos de software livre, terem provado sua potencialidade na prática, e não serem abordadas na maioria dos cursos de computação. Esse evento tem o objetivo de apresentar ao público linguagens livres, poderosas e flexíveis, capazes de serem usadas para os fins mais diversos. Será no sábado, dia 27 de agosto de 2005 das 9:00 às 13:00 na Faculdade Ruy Barbosa (Rua Theodomiro Batista, 422 - Rio Vermelho - Salvador - Bahia).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Indignado
É livre ou não é?: Infelizmente pouquissimos eventos promovidos pelo PSL-BA são interessantes. Primeiramente pelo fato dele ser promovido pelas proprias e quase sempre UNICAS pessoas que tem permissão de falar, as outras são discriminadas sempre por não fazerem parte dessa panelinha. Existem inumeras pessoas interessantes ao redor com muito mais capacidade de palestrar do que eles e mesmo assim são tratados como se não existissem. Piora muito mais quando um evento de software livre promovido pelo PSL-BA tira o lugar por exemplo de um desenvolvedor Baiano de um grande software ou de uma distribuição linux local para ceder espaço a um assunto que não tem ligação alguma com software livre. Infelizmente só voltarei a participar dos eventos quando essa realidade mudar.
Comentário de terceiro
talk is cheap: Infelizmente só voltarei a participar dos eventos quando essa realidade mudar.

Faça um favor (a você mesmo): não espere a realidade mudar sozinha,
ajude isso a acontecer.

Todos os fórums do PSL-BA são abertos e basta querer e aparecer pra participar das coisas. Se são sempre as mesmas pessoas que organizam
tudo é porque só essas mesmas pessoas dedicam uma parte do seu tempo
ao que é de interesse do todos.

Quanto mais gente ajudar, maior a chance de que os eventos agradem a todos. Mostre a sua cara e sugira as pessoas interessantes ao redor com muito mais capacidade de palestrar do que eles e mesmo assim são tratados como se não existissem, porque se elas não aparecem nos eventos é porque não se sabe onde elas estão.

E é claro: Javascript, Lisp, Haskell, Perl, Python, e Shell Script não têm nenhuma relação com software livre. :-)
Comentário de Adenilson Cavalcanti
C e C++: Amigos

Fica como sugestão: por que não incluir uma palestra sobre C/C++? Dado que são as linguagens mais utilizadas no ambiente unix (principalmente o C)?

Se não tiver gente gabaritada para promover uma palestra aplicada sobre o mesmo eu me ofereço como voluntário.


Adenilson
Comentário de terceiro
porque o negócio é hoje :-):
Fica como sugestão: por que não incluir uma palestra sobre C/C++? Dado que são as linguagens mais utilizadas no ambiente unix (principalmente o C)?


Entre outras coisas porque o evento a essa hora já está acontecendo. :-)

Se bem me lembro, a idéia inicial desse seminário era falar de linguagens não-mainstream. Por isso não tem C, C++, Java, etc.
Comentário de karpov
Parabéns brain por anuciar o: Parabéns brain por anuciar o evento com tamanha antecedência.
Comentário de brain
Obrigado!: Obrigado! Procuro divulgar todos os eventos da comunidade que me solicitam esse apoio, mas não posso fazê-lo antes de receber o anúncio ou ficar sabendo do fato. Se você quiser ajudar avisando de outros eventos livres que estejam para acontecer e ainda não tenham sido noticiados aqui, será sempre bem-vindo.
Comentário de nemesis
wohoo!: lisp, haskell, perl e python?!

Graças à Deus alguém teve coragem para tentar algo diferente do lugar comum...

embora eu me pergunte: se já é difícil pra um sujeito acostumado à sintaxe e o modelo fortemente imperativo de C e de seus descendentes tentar pensar de uma maneira um pouco diferente, imagina expor esse sujeito a tantas idéias, sintaxes e paradigmas diferentes como os representados por essas 4 ferramentas tão desiguais! o sujeito vai pirar!

tenho a impressão de que o seminário será bastante superficial...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Pedro Kroger
A idéia é justamente essa,: A idéia é justamente essa, fazer algo diferente do lugar comum. E sim,
outra idéia é fazer o sujeito pirar :-) Depois disso ele vai estar
preparado para aprender coisas diferentes :-)

De certo modo esse seminário foi superficial. A objetivo foi dizer
"vejam essas linguagens legais, o que elas podem fazer, e onde buscar
mais informacoes sobre elas". Isso não significa que tópicos avançados
não tenham sido abordados. Por exemplo, na palestra sobre Lisp eu
falei sobre abstrações sintáticas, programas que geram programas
(macros), e linguagens de domínio específico em Lisp. Muitos cursos de
Ciência da Programação nem sequer abordam esses assuntos em conexão
com Lisp.

Conforme dito no anúncio do evento, queremos fomentar o conhecimento
relacionado ao desenvolvimento de Software Livre envolvendo diferentes
tópicos. Queremos fazer isso de várias maneiras, desde a mais
superficial como palestras curtas até mais profundas como cursos de
durações maiores. Naturalmente para que tudo isso aconteça precisamos
de pessoas, apoio, estrutura, etc. Esse primeiro seminário foi um
"piloto" para definirmos direções futuras. Nós estamos com várias
idéias na cabeça e quem quiser contribuir com mais, pode escrever para
a lista do PSL-BA (psl-ba.softwarelivre.org) ou enviar diretamente
para o meu email.

P.S. eu não pude deixar de notar que você tem a melhor assinatura dentre os leitores do br-linux :-)
Comentário de Toskinha
Eu devo ser alien...: Porque quando li a notícia, pensei "puxa, que iniciativa massa!"
Os caras estão fazendo um evento de graça, de profissionalização/capacitação, e o povo ainda reclama! Faltou mesmo anúncio mais antecipado, mas iniciativas assim eu aplaudo muito. O pessoal da Bahia tá de parabéns. Eles provavelmente sabem que profissionalização é uma grande forma de incentivar a contribuição e capacitar mais pessoas para trabalhar com desenvolvimento. Se houvessem mais iniciativas assim, tenho certeza que aceleraria muito o movimento. "A little less conversation, a little more action please".
E parece ser um pensamento comum... hoje no Slackware Show vi palestras em que a preocupação em mostrar práticas corretas de administração foram feitas. Não são eventos para usuários, mas para administradores e desenvolvedores. Alguem tem que fazer o trabalho para os usuários, e é muito bom que sejam bem treinados.
Parabens Terceiro, e imagino que Tassia, Tiago... mas por favor contem com a gente para divulgação, por exemplo na lista da Linuxchix tem várias meninas de Salvador que se interessariam...
Comentário de nemesis
gostei: Se é assim, parabéns pela iniciativa. Nada como ver o cidadão comum entrando em estado de apoplexia ao ver seu mundo desabar e um mundo mais estranho e mais rico se descortinar à sua frente.

realmente, o sign é uma pérola de redundância, em Scheme... ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de aurium
"É livre ou não é?" Com assim?: Maldição!

Sempre tem um mané pra falar merda... Todas, TODAS as reuniões do GT de Desenvolvimento foram abertas e anunciadas na lista de discussão, assim como TODA e QUALQUER reunião do PSL-BA e aberta até pra algum cachorro que queira entrar na sala.

São sempre vistas as mesmas pessoas planejando e trabalhando pelos eventos porque se a gente não fizer ninguém faz. Meta a mão e faça algo. A maioria só fala, e pior, só fala quando não adianta mais, porque aparecer na reunião, não aparece.

Só falta esse indignadozinho ser o idiota que queria vender seu software proprietário "feito em java" que "roda no Kurumin" dizendo que apoia o Software Livre por isso... E o cara queria apoio do PSL-BA pra dar manutenção!!! ai...

Comentário de Robson
Este evento é somente na BH ???: Olá,

Geralmente estes eventos iniciam em um local e permanece até o fim ou fica mudando de região para região?
Eu sou de Campina Grande - PB e ninguém quer vir aqui fazer eventos ligados ao Software Livre ou ao Linux, eu uso o Linux a algum tempo, venho divulgando o Kurumin mas não há um incentivo por parte do pessoal da área em vir por estas bandas, no máximo que fizeram foi em Pernambuco (na cidade do Recife).

Falowww
Comentário de Ark
Que estranho. Na notícia est: Que estranho. Na notícia está falando que serão vistas as linguagens mais vistas em cursos de computação. Acredito que C/C++ são muito mais vistas do que linguagens nerds como Javascript, Lisp, Haskell, Perl, Python, e Shell Script.
Comentário de Pedro Kroger
Se você ler novamente a not: Se você ler novamente a notícia vai observar que o que está escrito é:

e não serem abordadas na maioria dos cursos de computação.
Comentário de Pedro Kroger
Adenilson : Adenilson


Fica como sugestão: por que não incluir uma palestra sobre C/C++? Dado que são as linguagens mais utilizadas no ambiente unix (principalmente o C)?


obrigado pela sugestão e disponibilidade. Contudo o objetivo dese primeiro seminário foi abordar linguagens que não são tão comuns em cursos de Ciência da Computação. Muitos cursos de CC tem um semestre de C e outro de C++, por exemplo.

mas, naturalmente, nossa intenção não é ignorar o C/C++, devido à sua importância. Como dito no anúncio acima, nós estamos planejando fazer outros seminários envolvendo outros assuntos. Acho que alguma coisa como "programação em unix" seria interessante. Algo envolvendo como configurar um sistema para esse tipo de desenvolvimento (controle de versão, contrução, depurador, compiladores, etc).

sinta-se a vontade para entrar em contato com o PSL-BA para que possamos organizar esse tipo de coisa.

Comentário de Pedro Kroger
:
Geralmente estes eventos iniciam em um local e permanece até o fim ou fica mudando de região para região?


Esses eventos em particular são promovidos pelo Projeto Software Livre Bahia, o que significa que acontecem na Bahia e em Salvador* em particular.

Nós teríamos muito prazer em fazer eventos em outros estados mas não temos estrutura para isso. Claro que se houver o interesse de fazer isso em outro lugar (como Campina Grande) e alguem puder organizar a estrutura, estaremos a disposição. Contudo, no seu caso específico, imagino que seria mais adequado entrar em contato com o PSL-PB.

*Seria muito bom se conseguissemos fazer mais eventos no interior da Bahia, mas nem isso é fácil!
Comentário de nemesis
como diria Bill Gates...: "C/C++ são muito mais vistas do que linguagens nerds como"

"Trate bem os nerds. São grandes as chances de você um dia vir a trabalhar para um."
- Billy Gates

*edit*: kct! e vc acha que C ou C++ não são nerds?? embora mais populares, ainda estão bem atrás de popularidade do que o povão realmente usa: Basic (VB), ObjectPascal (Delphi), Java e (pasme!) Javascript para programação web. Sim, provavelmente javascript é a linguagem dinamicamente tipada mais usada e menos bem utilizada do planeta. A linguagem é bem mais poderosa do que seu uso como validador de forms sugere. Google que o diga...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Adenilson Cavalcanti
Data...: Amigos

Realmente eu deveria ter lido com mais cuidado a data do evento (acho que fica impossível oferecer uma palestra para um evento no mesmo dia!).
;-)

Minha sugestão quanto C e C++ é por conta de um fato comum nos cursos de Ciência de Computação e derivados: todos eles tem 1 ou 2 semestres cobrindo estas linguagens, porém pouco se fala sobre o padrão ANSI e ISO das mesmas.

E menos ainda sobre compiladores/debuggers e cadeia de ferramentas GNU. Tenho muitos colegas formados (e estudantes) que são incapazes de compilar um simples "Hello world" se tiver que usar o gcc e tiver pela frente somente o terminal.

Na verdade, nos cursos por aí costuma-se estudar dialetos de C++ altamente dependentes do compilador (ex: VC++, BCB, etc). E todos sabem que estas dependencias inviabiliza o desenvolvimento de software que seja multiplataforma.

No mais, desejo que o evento tenha sido um sucesso e no próximo gostaria de poder contribuir (contanto que o aviso chegue com 3 semanas de antecedência).


Abraços


Adenilson Cavalcanti
Comentário de Joenio Marques
Gostaria de deixar aqui minha: Gostaria de deixar aqui minhas impressões sobre o seminário.
Imaginava que seria bom, mas... superou minhas espectativas.
E foi muito melhor do que eu imaginava, realmente foi muito bom!
Parabéns a todos envolvidos e em especial aos palestrantes que se sairam muito bem na missao de mostrar o poder das linguagens abordadas em apenas 30 minutos!!! (foi um verdadeiro se vira nos 30) rs... :)

é isso, abraços!
Comentário de Rodrigo S. B. A.
Realmente Aurium... Concordo: Realmente Aurium... Concordo com você. E o pior de tudo é que este tipo de gente nem tem a personalidade de assinar o que fala. O dito cujo assina como "Indignado". Ridículo. Este tipo de gente só sabe falar e reclamar ao invés de contribuir. E mais, ainda fala que não vai mais participar de eventos do PSL-BA porquê não são interessantes... Que pena que ele (ou ela) não vai mais participar não é mesmo? Fará tanta falta...
Antes de criticar tenha noção do que fala! Se está insatisfeito apareça e contribua!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004