Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Moderação de comentários depende de todos

As recentes mudanças no BR-Linux trouxeram o recurso de moderação de comentários pela própria comunidade, algo que pessoalmente me desagrada, mas era um pedido constante que me vi em condições de atender. Mas a moderação pela comunidade só funciona bem se um número suficiente de pessoas moderar. Se as próprias pessoas que exigiam este recurso agora esperarem que os outros moderem por elas, ou se a tendência geral for usar a moderação apenas para rebaixar a classificação de determinados comentários, e não para classificar as mensagens importantes, interessantes ou informativas, o sistema não vai ter sucesso, e fica vulnerável à opinião do primeiro que se dispuser a moderar incorretamente ou em massa.

Portanto, aqui vai o chamado à ação: se você gosta de moderação, modere! E sempre que você encontrar alguma moderação da qual você discorde, não hesite em moderar em sentido contrário. Se eu for agir como fiscal ou juiz da moderação, vamos entrar na categoria de problemas que se busca evitar quando se adota a moderação comunitária - vão reclamar que há abuso de poder, injustiças, prevalecimento da minha opinião, etc.

Se cada um moderar os comentários que lhe chamarem a atenção, a moderação vai funcionar bem, e nenhum usuário sozinho vai conseguir influenciar a média. Mas se as pessoas que demandavam moderação agora esperarem que os outros moderem, a inércia vai fazer com que o sistema não funcione, e vão prevalecer os abusos.

Quanto ao indivíduo que aplicou moderação negativa em massa nos comentários de algumas notícias, eu peço que pare. Você é um participante ativo da comunidade, e eu espero que tenha sido apenas um surto, e que você queira continuar sendo sempre bem-vindo por todos nós. A moderação é uma ferramenta de expressão, não um brinquedo ou uma forma de protesto. Não precisa se identificar, e espero que a comunidade não fique tentando adivinhar quem é, ou comentando sobre - basta que você repense sua atitude e reflita sobre as conseqüências de sua ação.

Finalmente, para os que não desejam ser influenciados pela moderação, basta desativá-la trocando a opção "Anônimo ou superior" por "Todos os comentários".

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Kid-X
Isso me preocupa também...: Eu estava comentando esses dias atrás, que tem alguns que fazem isso só por sacanagem! Ou qualquer criticazinha que você faz, o seu comentário é moderado para troll. Mas o máximo que acontece é o seu comentário ser escondido do topic...
Comentário de Andreas
Pontos: Não existe um esquema de pontos de moderação? Assim a pessoa precisa decidir que comentários moderar, não podendo moderar todos porque não possui pontos na quantidade necessária.
Comentário de brain
Pontos: Em alguns CMS, existe este esquema. Existe também a meta-moderação. Mas não é em todos, acredito que seja a exceção. Mesmo assim, acredito que a melhor saída seja conscientizar os usuários.
Comentário de brain
Alteração na média ponderada da moderação: Alterei o cálculo da ponderação para não ser mais possível o efeito da moderação em massa e nem da alteração profunda por uma pessoa só. Agora a moderação precisa de votos da comunidade (e não de uma pessoa sozinha) para surtir efeito.

Isto talvez faça com que comentários anteriormente moderados negativamente voltem a aparecer normalmente (o que vai indicar que era um efeito individual).

Espero contar com a participação de todos os interessados na moderação para que este tipo de alteração não seja mais necessária (pelo menos não com freqüência) no futuro.
Comentário de Carlos Morimoto
Parabéns Augusto, vai melh: Parabéns Augusto, vai melhorar bastante a qualidade do site.

Comentário de Pierre Freire
Moderação: Eu particularmente nao gosto de moderação principalmente quando a ferramenta fica disponivel para qualquer usuarios, mas agora parece que com esta nova configuração que o Augusto citou apenas um usuario nao poderá simplesmente moderar.
Eu prefiro a campanha do "Troll", sem este recurso de moderação.
Engraçado, eu mando exibir todos os comentarios e salvo a configuração mas ela sempre volta ao estado anterior (anonimo ou superior). O que estou fazendo de errado?


Comentário de Patola
Moderação: Eu notei isso também, mas parece que se você voltar à página principal e só então voltar à página da notícia os seus ajustes gravados estarão lá. Tente isso.
Comentário de Douglas Augusto
Exibindo a moderação: Augusto, não há a possibilidade de se colocar qual moderação (a majoritária) de uma determinada resposta? Seria mais ao menos ao estilo Slashdot, onde é exibida a categoria enquadrada da mensagem, juntamente com sua nota.

Em tempo, qual o critério atual para uma mensagem ser ou não rebaixada?

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Leonardo Lang AKA ofranja
Comentários: Uma coisa que estranhei foi que vários comentários não aparecem por padrão, mesmo não tendo nenhuma indicação de moderação negativa. Talvez tenha sido reflexo do surto.... Aliás, percebi que os comentários não possuem indicação nenhuma de como foram moderados. Mas tudo bem, faz muito sentido: evita opiniões tendenciosas. Até gostei disso.

Por enquanto, estou usando o BR-Linux com a exibição de todos os comentários, já que este recurso de threads facilitou bastante. Aí, já aproveito pra moderar também. ;-)

E é isso.

-- ofranja
Comentário de brain
Critério: Na verdade quem escolhe o critério é você, Douglas. Você pode ver todas as mensagens, ou as de anônimos e superiores (excluindo as que estiverem com score negativo), ou só as de usuários registrados para cima (excluindo anônimos e scores negativos), ou só as com moderação positiva.

Comentário de vmedina
Eu discordo: A moderação por todos é positiva. Com essa alteração vai ficar show de bola. Acho que era o que faltava.
Se a moderação fosse feita por uma "elite" de moderadores vira CENSURA.

[]s!

ps: Em tempo, porque desabilitaram a tag ? Eu gosto muito dela, é melhor que colocar tudo em caixa alta.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004