09/02/05 11:35 #163
As recentes mudanças no BR-Linux trouxeram o recurso de moderação de comentários pela própria comunidade, algo que pessoalmente me desagrada, mas era um pedido constante que me vi em condições de atender. Mas a moderação pela comunidade só funciona bem se um número suficiente de pessoas moderar. Se as próprias pessoas que exigiam este recurso agora esperarem que os outros moderem por elas, ou se a tendência geral for usar a moderação apenas para rebaixar a classificação de determinados comentários, e não para classificar as mensagens importantes, interessantes ou informativas, o sistema não vai ter sucesso, e fica vulnerável à opinião do primeiro que se dispuser a moderar incorretamente ou em massa.
Portanto, aqui vai o chamado à ação: se você gosta de moderação, modere! E sempre que você encontrar alguma moderação da qual você discorde, não hesite em moderar em sentido contrário. Se eu for agir como fiscal ou juiz da moderação, vamos entrar na categoria de problemas que se busca evitar quando se adota a moderação comunitária - vão reclamar que há abuso de poder, injustiças, prevalecimento da minha opinião, etc.
Se cada um moderar os comentários que lhe chamarem a atenção, a moderação vai funcionar bem, e nenhum usuário sozinho vai conseguir influenciar a média. Mas se as pessoas que demandavam moderação agora esperarem que os outros moderem, a inércia vai fazer com que o sistema não funcione, e vão prevalecer os abusos.
Quanto ao indivíduo que aplicou moderação negativa em massa nos comentários de algumas notícias, eu peço que pare. Você é um participante ativo da comunidade, e eu espero que tenha sido apenas um surto, e que você queira continuar sendo sempre bem-vindo por todos nós. A moderação é uma ferramenta de expressão, não um brinquedo ou uma forma de protesto. Não precisa se identificar, e espero que a comunidade não fique tentando adivinhar quem é, ou comentando sobre - basta que você repense sua atitude e reflita sobre as conseqüências de sua ação.
Finalmente, para os que não desejam ser influenciados pela moderação, basta desativá-la trocando a opção "Anônimo ou superior" por "Todos os comentários".
(postado por
Augusto Campos)
Comentários dos leitores
Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.