Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Desenvolvimento de jogos e o Linux no PlayStation 2

“Já que os brasileiros estão fazendo jogos para fliperama no Linux, que tal fazer também jogos para o PlayStation 2? A 'fuçada' vale a pena, nem que seja apenas para conhecer a arquitetura do equipamento. Uma leitura básica (em inglês) pode ser encontrada na Ars Technica. Mesmo se descontarmos o justificável entusiasmo do autor, é um projeto muito interessante de máquina especializada. Quanto a parte de software, mesmo com as limitações - completamente tolas - impostas pelo fabricante, é possível brincar um bocado com a programação de jogos. Maiores detalhes aqui.

Os resultados realmente impressionam, e confesso que escrever um joguinho, para mim, está sendo mais divertido que ficar jogando os títulos que estão sendo oferecidos ultimamente. Por onde anda, por exemplo, o senso de humor de jogos como 'Duke Nukem'? Digamos que o Gordon Freeman (o herói da série Half Life), cansado de tanta violência, se torna um hippie e vá morar em São Tomé das Letras (MG). Lá ele conhece a Mérilu, nascida em Governador Valadares, uma versão tropical da Lara Croft - seios menores e quadril generoso - e, por causa da pressão da tradicional família mineira, casa com a moça e vai curtir a lua-de-mel em Poços de Caldas. No caminho, passando por Varginha... A mocinha iria ser muito mais pró-ativa nesse jogo, entrando logo para acabar com a 'palhaçada' e resgatar seu amado. Conto com as Linux Chix para sugestões sobre o arsenal: nada de armas laser, mísseis ou coisas do gênero. Os monstros-alienígenas-do-outro-planeta vão enfrentar coisas muito, muito piores - não falo mais para evitar protestos da Sociedade Protetora dos Monstros. O pessoal de marketing da Sony bem que poderia aproveitar a oportunidade e sortear vários 'Linux for PlayStation 2' para a turma do br-linux ou, no mínimo, doá-los para a USP, que já está fazendo trabalhos na área de jogos. São horas e horas de diversão.


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Carlao Bazuca
A ideia parece ser legal...: Mas quem sabe alguém poderia fazer algo parecido usando o engine do Quake?

Dá pra fazer o "Quake Mensalão Edition", usando Brasília como cenário e pessoas públicas como players? Imagine-se correndo dentro do Palácio do Planalto mandando bala em tudo que se move? Coisa linda né? Ou melhor, imagine-se estourando a cabeça do FDP do Severino Cavalcante à pauladas (a bala não teria graça) e depois mandar a Câmara de Deputados, Palácio do Planalto e toda explanada dos Ministérios pro espaço usando uma bomba termobárica? Sim!!! E tudo isso com extremo realismo!!

Gente, um jogo assim faria muito sucesso!! É certo que algum maluco iria criar uma skin do Eneas para jogar. Bom, fica a idéia para quem quiser fazer. :D
Comentário de RockerTux
hehehe: E aí vem o Hélio Costa e coloca obstáculos no desenvolvimento do jogo pois vai contra ons interesses do país :D
Comentário de Tércio Martins
Off topic - Enquanto isso, no mundo do GBA...: ...já é possível programar jogos para ele usando o FreePascal.

Retirado da página principal do FPC (http://www.freepascal.org/):

"August 22, 2005 - The ARM port of Free Pascal can now be used to develop games for the Gameboy Advanced. See the Pascal Game Development site for more information."

Para quem quiser se divertir, o endereço é:

http://fpc4gba.pascalgamedevelopment.com/
Comentário de Claude, Tommy & Carl
Grand Theft Auto: Wonderful City: A versão carioca do GTA iria fazer sucesso.
Comentário de Carlao Bazuca
Coloca obstáculos?: Não tem problema. É so enchê-lo de pauladas também. :D
Comentário de nemesis
o problema de jogos open-source...: ... não é escassez de programadores talentosos, mas de artistas gráficos ou músicos. Além da notória figura de um game designer talentoso, capaz de perceber o que faz um jogo funcionar ou não, o que faz um jogo te viciar. Essas qualidades todas pouco têm a ver com programação.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004