Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Força de paz brasileira no Haiti usa Linux

O usuário Klaatu, participante de longa data do BR-Linux e integrante do grupo militar deslocado pelo Brasil para atuar na missão da ONU no Haiti, enviou o relato: “A missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINIUSTAH) em sua porção militar está sob comando brasleiro, o pessoal militar do Brasil conta com 1200 homens do exército e do corpo de fuzileiros navais, distribuídos em diversas bases na Capital Porto Príncipe. A rede desta brigada brasileira conta atualmente com mais de duzentos computadores, diversos links de microondas de rede metropolitana, conexões de satélite com o Brasil de banda militar segura e de banda aberta via embratel. A rede conta com servidor de arquivos samba, sendmail, dhcp server, proxy squid, servidor de backup via rsync/ssh e fita DDS, Voz sobre IP para telefonia local entre as bases e com o Brasil, inclusive para ligações particulares com preço de ligação local.

A rede conta com 4 servidores Red Hat e um conectiva, todos ligados 24x7 a um no-break q segura toda a rede do comando por até 6 horas. Pois no Haiti não há forneciento de energia confiável, e nossos geradores às vezes precisam parar para manutenção ;-) O acesso à internet é disponível para todos os militares 24x7, e muitas das ligações particulares ultimamente têm sido feitas via skype tanto linux como no "outro" sistema. A ligação entre as bases é feita através de roteadores linux (Conectiva) Com faixas de IP exclusivas e isolamento de tráfego de cada sub-rede. Estes se conectam à rede principal por links de microondas através de uma DMZ que eliminou um problema sério de broadcast por causa das máquinas XP q vivia tumultuando a administração do sistema. Atualmente a brigada brasileira é a única que tem tal aparato tecnológico no Haiti, e cuja espinha dorsal arma-se totalmente sobre software livre.


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Manoel Pinho
Parabéns: Parabéns ao Klaatu e ao Exército por essa notícia.

A Secretaria de Tecnologia de Informação (STI), órgão do EB responsável pela definição da política de TI da Força, publicou no final de 2004 uma portaria com a estratégia de migração para software livre, que pode ser vista aqui:

http://www.news.eb.mil.br/download/sl.pdf

A vontade de mudar para SL já tem um tempo e já havia várias iniciativas isoladas mas agora a ordem está mais detalhada. O mais importante do texto é a determinação de evitar tecnologias proprietárias e a citação explícita de programas conhecidos pela comunidade de Software Livre.
Comentário de Tiagux
Parabens as Forças Armadas: ...otima iniciativa das Forças Armadas, eu sou um amante do Linux e é uma maravilha saber que ele esta tomando de conta dos orgãos em geral do pais...
Comentário de Leandro
Parabéns!: Parabéns klaatu, é isso aí!!

Fico muito feliz de saber que a coisa está nesse pé no exército.

"Klaatu barada nictu"

Também vi esse filme :)
Comentário de Morvan
Parabéns Klaatu e EB: Parabéns ao Exército Brasileiro por esta empreitada humana e parabéns ao Klaatu e aos demais companheiros de batalha. São notícias desta natureza que nos enchem - mais ainda - de amor à nossa Pátria. E onde houver gente com coragem e arrojo para mudar e para ousar, por exemplo o nosso amigo Klaatu, o nome do Brasil ecoará o respeito e a admiração dos outros povos.
Comentário de adilson
Cultura cinéfila (quase) inútil: A frase "Klaatu barada niktu", é do filme "The Day The Earth Stood Still" - "O Dia em que a Terra Parou" de 1951, foi também usada em "Evil Dead III - The Army of The Darkness" (não lembro o título em português) como a frase a ser usada pelo heroi do filme antes de pegar o livro Necronomicon e em "O Retorno de Jedi", os 3 acompanhantes de Jabba chamavam-se Klaatu, Barada e Niktu :)
___
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de k2(Ricardo dos Santos)
Parabéns!!!: Parabéns ao Exército Brasileiro, ao usuário Klaatu e ao Adilson pela cultura cinéfila - nada inútil... :-)
Comentário de ferdam
E ainda neste final de semana: E ainda neste final de semana, aqui no BR-Linux, num comentario (infeliz) sobre o carnaval, eu vi alguem ousar a dizer que "tinha vergonha de ser Brasileiro".

Iniciativas como essas do Klaatu, das nossas Forças Armadas e do posicionamento dos nossos governantes perante a tudo que o proprio Klaatu descreveu acima, so nos enchem de orgulho de ser Brasileiro.

Parabéns a todos e muita força !

Abraços,
Fernando
Comentário de Douglas Augusto
Quando se fala de segurança: Quando se fala de segurança nacional, a migração para o Software Livre tem implicações extra "redução de TCO". O GNU/Linux oferece um sistema auditável, seguro, com possibilidades extremas de configuração/personalização, independência de empresa estrangeira (onde eventualmente seu país sede pode vir a ser uma nação hostil/inimiga), etc.

Esta migração deve ser muito mais intensamente estudada (e providenciada) do que as migrações privadas, que geralmente não têm compromisso além da redução de custos.

Este sem dúvida é um passo importante, parabéns.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Ednei Pacheco
Vergonha de ser brasileiro...: eu vi alguem ousar a dizer que "tinha vergonha de ser Brasileiro".

Pô Fernando, acredito que não deve ter sido eu ter dito isso, mas não vou negar que a carapuça serve...

Vocês têm orgulho em viver num país em que: a corrupção é alta, as oportunidades de emprego são baixas (pra não dizer humilhantes), a violência urbana beira ao caos, a população em geral é relapsa, entre outros? Tenho orgulho SIM de pertencer à raça latina (apesar de alguns contras), mas brasileiro...

Reconheço que alguns setores no país devem ser parabenizados pelas suas ações e iniciativas, mas deveremos considerá-las como elogio para o país em geral?

Att., Ednei Pacheco.

Comentário de Luiz Carcerelli
Lamentável: Estimados colegas,
As vezes o entusiasmo pelo software de código aberto, (hoje tive a certeza de que esta é a definição correta) impede o senso crítico. O que são as tropas da ONU se não as tropas do USA, ou melhor tropas sobre suas ordens? Há anos a rezolução sobre a retirada de Isrral da palestina é letra morta, mas a primeira invazão do Iraque foi tirada a toque de caixa a ONU é umas intituição sem a menor credibilidade, frente aos que lutam por liberdade.
o que os soldados brasileiros fazem no Haiti é tão somente liberar americanos para continuarem sua guerra de rapina no Oriente Médio, Afeganistão, iraque e logo o Irã. Comemorar e parabenizar cães de guarda , serviçais dos ianques por usar Linux, o que aliás não é novidade, há um tempo atrás vi uma nota vibrando com a primeira install fest no Iraque, é confundir "as quatro liberdades do sofware" com liberdade em geral.
Sem dúvida nenhuma o outro sistema operacional combina muito mais com este tipo de empreitada que o Linux.
Como brasileiro fico revoltado saber que tropas do meu país fazem parte de tropas de ocupação e como usuário de software de código aberto fico triste de saber que ele está sendo usado para este fim.
Não cabe aqui uma fundamentação maior, que seria demasiado longa, fica minha indiguinação.
Fico por aqui
Luiz
Comentário de CWagner
Eu teria vergonha de ser ladr: Eu teria vergonha de ser ladrão, corrupto, bandido, safado, malandro, assassino, traficante, cafetão, boçal, de bater em mulher, etc, mas de ser brasileiro? Seria melhor para muitos procurar logo mudar de país, aprender uma ou duas novas línguas, fazer lavagem cerebral e torcer pra ter uma amnésia.

Por favor, sei que existem vários casos (na verdade mais do que poderia me lembrar), de brasileiros dos quais devemos ter como péssimos exemplos de pessoas, só pra falar dos famosos, mas também existem muitos dos quais podemos nos orgulhar, basta fazer um pequeno esforço para lembrar de alguns nomes.

_____________________________
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Ednei Pacheco
Se mudar? Como?: Concordo em alguns aspectos, CWagner.

Curiosamente, já pensei nisto diversas vezes: mudar de país. Se eu pudesse, escolheria a Espanha ou Itália, onde vivem a "nata" da raça latina. Povos de cultura rica, moderna, lugar agradável (segundo muitos famosos)... Acredito que me daria muito bem por lá, mas como não tenho din-din... &;-D

Brincadeiras à parte (ou seria sonhos e desvaneios?), você considera um "produto" apenas por uma ou duas qualidades ou pelo "custo x benefício" geral? Pois é assim que vejo o Brasil. Não vou negar que existe muitas coisas boas (especialmente as mulheres...), mas se você fizer uma avaliação geral, verás que existe muita coisa ruim aqui.

Att., Ednei Pacheco.
Comentário de Alessandro
Também admiro: Ótima iniciativa das Forças Armadas, que bom exemplo para outros setores públicos.

Também tenho orgulho de ser Brasileiro, o meu outro comentário foi esse:

"Gosto do carnaval, mais parar um país por 5 dias por causa disso, só no Brasil...
Até o sistema financeiro do país para...
Nessas horas tenho vergonha de dizer que sou brasileiro."

Em várias situações eu realmente tenho vergonha de ser brasileiro, como comprar um avião por milhões de dólares para poder viajar mundo a fora com dinheiro público, por ver tanta pobreza nas cidades, pessoas morrendo de fome, por ver políticos aumentando seus salários e impostos as escuras, de ver tanto dinheiro sendo desviado da população para contas pessoais... e assim vai...

Isto não te envergonha? acho que tu deve pensar só em ti, e não ver os problemas dos outros. Ja pensou quanto dinheiro é necessário para realizar um desfile de carnaval, que a prefeitura da tua cidade tem que dar dinheiro para isso... Fora a lavagem de dinheiro de políticos, bicheiros, traficantes...

Carnaval é bom, mais cada um faz a sua festa, em clubes, em avenidas, com dinheiro próprio, e porque o carnaval cai numa terça? para poder emendar de sexta a quarta, por que não fazer domingo? ou talvez numa sexta?

Tenho orgulho de ser brasileiro, mais em certas situações tenho vergonha.
Comentário de Klaatuceber
Esclarecimentos....: Amigos, agradeço os comentários de todos, realmente anima muito e revigora meu espírito aprendiz saber que o povo do meu país se orgulha das coisas boas que temos, as ruins temos que consertar e não só apontar.

Esclarecendo ao colega que disse algo sobre as tropas do Brasil, é preciso estar frente a uma situação para poder ter dados e avaliar bem, agora eu falo como cidadão brasileiro e não como militar do exército ok? O povo do Haiti teria se matado todo se o Brasil não tivesse honrado um compromisso assumido nas Nações Unidas, as tropas Do império são odiadas em todo canto e eu que passei dois anos dentro da amazônia vi coisas que só me fazem ter bronca deles.

E você pode ter certza de que usar software livre para mim e para muita gente q conheço é questão de soberania, simplesmemte para dizer para quem arrota palavras de liberdade e faz o oposto que nós não nos curvamos a eles. Mas acho q poucas pessoas entenderiam o q quero dizer.
Afinal, liberdade é liberdade e agradeço a opinião. Mas por favor tente não perder o foco que é sobre o software livre ok ;-)

E acredite, mesmo que pareça sem utilidade, o Haiti só não voltou a uma guerra civil sangrenta por causa da intervenção Brasileira.

Mas estamos falando de software livre não é?
;-)

Comentário de Luiz Carcerelli
Infelizmente Não: Infelilizmente não podemos afirmar que o Software seja livre, pois não são livres os povos, temos sim software de código aberto, que nos dá o direito de modifica-lo, distribui-lo etc. etc., o que é uma grande coisa, sou entusiasta usuário e defensor, mas não tenho ilusões, enquanto os monopólios dominarem o mundo dominarão o software, o que não implica em desistir ou esmorecer, o que a comunidade tem feito é fantástico.
Quanto ao orgulho de ser brasileiro, como não se orgulhar de um povo aguerrido como o nordestino? Só acha que carioca é preguisoso quem nunca viu a quantidade de gente trabalhado como ambulante ou catando latinhas em plenas festas, no dia priemiro de janeiro o exército de garis que limpa as práias antes das sete horas. O povo do sul que travou tantas batalhas e os que enfrentam a malária na amazônia para conqustar um pedaço de chão. O bando de corruptos que se revesa no poder em nada embota o heroismo de nosso povo.
Você disse que tem bronca das topas do império e creio que foi sincero, não é dificíl de imaginar o que viu na Amazônia, mas veja os Haitianos, Iraquianos ou qualquer povo tem o direito de rezolvelr seus próprios problemas sem a ingerência de quem quer que seja, por mais que não acredite você faz parte da tropa de ocupação do império no Iraque, pois cada brasileiro ai libera um ianque, quem sabe mais, para lá.
Por favor, não tome isso como pessoal, pois creio na sua sinceridade, pense melhor na tarefa que está cumprindo, em todas as suas implicações.
Grande abraço.
Luiz
Comentário de rodrigomessiasbarros
Vergonha de ser Brasileiro: Parabéns pela iniciativa das Forças Armadas do Brasil e ao colega klaatu!

Quanto a ter ou não vergonha de ser brasileiro, penso o seguinte:

A única vergonha que eu tenho do Brasil é dos POL
Comentário de ferdam
Bom, em primeiro lugar leia a: Bom, em primeiro lugar leia atentamente e entenda o sentido :
"perante a tudo que o proprio Klaatu descreveu ACIMA, so nos enchem de orgulho de ser Brasileiro.".
Creio que a carapuça serviu (alias por que nao dizer que ela serve para mim tambem ? ;-)

Nao sou nenhum tolinho, de achar que o Brasil é o país dos sonhos, que nao existe nenhum dos problemas que todos assinalaram nos varios comentarios. Existem ate muito outros problemas que nao foram mensionados. Isto realmente causa vergonha. Ou pelo menos angustia.

Quanto a Espanha e Italia, eu trabalho diretamente com um deles e nao entendo onde voce ve que eles sao a "nata". Mas nao vou fazer nenhuma critica para nao causar polemica interracial (ou internacional como queiram). Pode ter certeza no que eu digo, nós damos de 3 x 0 neles...

So para lembrar, que muitas das vantagens que alguns paises tem, sao obtidas atraves da exploracao de outros.

Quanto ao desemprego, problemas sociais e aquecimento da economia é facil resolver : basta invadir um pais mais fraco, destruir tudo (isto é necessario para encontrarmos onde estao as armas de destruicao em massa) e fazermos um consorcio de empresas para reconstrui-lo e solicitar a ONU que os outros paguem por isso.
Tudo em nome da democracia !

@Alessandro,
Voce sabia que somos o 28o pais em numero de feriados ? Acima estao varios paises do chamado 1o mundo (Folha de S.Paulo).
Voce sabia que em um certo pais da Europa, quando um feriado cai no domingo ele é comemorado na segunda-feira ?

Abraços,
Fernando
Comentário de Alvaro
"Fora a lavagem de dinheiro d: "Fora a lavagem de dinheiro de políticos, bicheiros, traficantes..." posso concordar com você neste ponto, até ai tudo bem. Agora noto que você demostra uma certa ignorância sobre a data do carnaval. O carnaval será sempre em uma terça-feira não porque a prefeitura ou as escolas de samba querem e sim por ser um feriado móvel da igreja católica. Inicia-se imediatamente após a terça-feira de carnaval a quaresma - período que supostamente os católicos se abstem de comer carne - que se estende até a sexta-feira da paixão (dia 25 de março, este ano) um feriado religioso intimamente ligado a terça-feira de carnaval.
Talves você não saiba, Alessandro, que, o carnaval é uma grande fonte de receita para as prefeituras. O dinheiro que as prefeituras gastam ornamentando a cidade tem um retorno em média de 10 a 15 vezes mais. O turismo é uma grande fonte de renda para qualquer país.
Todos ganham, inclusive você.

Comentário de Ednei Pacheco
Sobre a "nata": Grande Fernando,

Dá uma olhadinha na situação política deles... na sua economia... na sua cultura... no seu modo de viver (como nós brasileiros, eles também são muito receptíveis)... entre outras qualidades...

Chamo eles de "nata" porque na antigüidade aquele país (que se chamava Hispalis) foi a maior colônia do Império Romano, chegando à tal ponto de importância que muitos imperadores romanos tiveram origem hispânica. Uma coisa é colonizar com o objetivo de povoar, onde você encarrega pessoas e grupos de boa índole para esta empreitada (Espanha); outra coisa é mandar um bando de aventureiros e marginais (entre um monte de outros adjetivos desagradáveis que não me lembro no momento) pra virem aqui um território que pouco se importam (Américas central e sul). A colonização portuguesa e espanhola vieram apenas para impedir que outras demais nações viessem pra cá (lembram-se das invasões francesas e holandesas)? E o pior é que a cultura desses "aventureiros" contaminou o povo brasileiro (que são nada mais que seus descendentes).

Quando citei a Espanha e a Itália, apenas o fiz porque, se eu tivesse que sair do país, escolheria um ambiente mais propício para me adaptar (e não por ser o melhor - provavelmente existem povos e nações melhores). E e como eu sou de origem latina...

Quanto ao fato de lidar com eles, será que você conferiu "toda a escala"? Por exemplo, sabemos que os nordestinos são bem diferentes do pessoal do sul. O fato de lidar com um grupo não quer dizer necessáriamente que seus atributos representam os de uma nação inteira. Por exemplo, se comparasse estes dois países com a região sul do nosso, aí eu realmente os consideraria num patamar equilibrado. Bem, vamos encerrar por aqui, senão vamos acabar extendendo-o... &;-P

Essa do feriado pra mim é novidade. Se puder me dizer em qual país é praticada, agradeceria! &;-D

Att., Ednei Pacheco.

Comentário de Patola
Ìndole? Acho que você está sendo ingênuo!: Uma coisa é colonizar com o objetivo de povoar, onde você encarrega pessoas e grupos de boa índole para esta empreitada (Espanha); outra coisa é mandar um bando de aventureiros e marginais (entre um monte de outros adjetivos desagradáveis que não me lembro no momento) pra virem aqui um território que pouco se importam (Américas central e sul)

Isso não tem nada a ver com índole e sim com interesses econômicos. Nenhum dirigente doido escolhia os colonos por serem "bonzinhos" ou "mauzinhos". Na América do Norte, por causa do clima, o cultivo de plantas seria parecido ao da Inglaterra - e o trabalho de importação nem valeria a pena. Então mais valia enviar para lá pessoas que fossem desenvolver o território pra ver o que elas podiam enviar para a metrópole. E as Américas do Sul e Central, por terem clima tropical e poderem cultivar plantas como a cana-de-açúcar (que não crescia em território europeu facilmente), foram destinadas a uma colonização mais "extrativista" - plantar e colher, só explorar, sem muita preocupação em habitar e desenvolver.

Comentário de Alessandro
Grande fonte de Renda: Pode ser pro Rio de Janeiro para Salvador, para o Recife, mais para o resto do Brasil a prefeitura banca, gasta o dinheiro público e não tem retorno nenhum, apenas mais gastos com o pronto socorro municipal cheio de pessoas feridas, por causa da festa de carnaval, fora os mortos. Falo isso porque tenho parentes que são secretários municipais. Mais para deixar a população feliz o político que se preze não deixa de investir no carnaval.

Para começar a terça de carnaval não é feriado, é ponto facultativo, algumas empresas funcionam normalmente, e até mesmo cidades, e em relação a quaresma, acho que o carnaval não tem nada a ver com a mesma (eu disse acho por não ter certeza) apenas usam a mesma como referência.
Comentário de Alessandro
Realmente não sabia: Não reclamo dos feriados em si, só acho que o carnaval não deveria parar o Brasil por 5 dias. (não vejo tanta importância no carnaval para isso)

Se o Brasil tivesse uma economia igual a qualquer pais da Europa, ou do 1o mundo não ia reclamar não...
Comentário de Allyson
Carnaval x quaresma: Atualmente a data do Carnaval é sim totalmente ligada à quaresma. O domingo de Carnaval é o sétimo domingo antes da Páscoa Cristã. Alguns dizem até que a quarta-feira de cinzas serve de reconciliação dos "pecadores" que depois de fazer de tudo nas festas querem ser "purificados" para voltar para a Igreja.

A crença em algumas cidades do interior é que se você pular Carnaval e não for à missa na quarta passar cinzas, vai direto pro inferno.

Tudo isso está aos poucos sendo mudado (perdido?), já que em vários pontos do Brasil o Carnaval dura muito mais do que os 4 dias habituais.
Comentário de Alvaro
Feriado de Carnaval: Mas uma vez, Alessandro, você está totalmente equivocado. A terça-feira de carnaval é feriado sim. A segunda-feira, esta sim é ponto facultativo para os servidores públicos dos três níveis de governo ou seja: federal, estadual e municipal. Quanto ao resto dos trabalhadores a segunda feira é dia de expediante normal, cabendo a cada patrão dispensar o trabalhador ou não. Para você ter uma dia, até as gananciosas das teles aplicam as tarifas de feriado nacional neste dia.

Comentário de Hermesdsb
O Lado bom: É incrível como temos a capacidade de somente ver as coisas ruins, na impressa existe uma frase "Noticia boa é noticia ruim".
Vi uma charge em um jornal local onde um Jornalista ligava para a delegacia, para o corpo de Bombeiros e para a PM. Recebia a informação que não havia tido nenhuma ocorrência (ninguem havia morrido, nem assaltado, nem acidentes, etc.) aí ele ficava nervoso e falava "Que Merda".
Nós estamos em um meio em que não temos a obrigação de valorizar algo somente para dar "ibope". Podemos valorizar as pequenas coisas que nossas vidas continuaram da mesma forma, não seremos demitidos, etc..
- Moro em Maringá - PR. Em uma cidade vizinha um colega, professor de educação física, dedica parte do seu tempo no treinamento de crianças pobres no atletismo. Uma das meninas, que anos atraz cheirava cola de sapateiro, hoje tem um melhores tempos do Estado do Paraná.
Acredito que se cada um procurar olhar perto de sua casa verá Brasileiros que nos dão orgunho de sermos brasileiros.
Podem ter certeza, neste país existem muito mais pessoas honestas e boas do que bandidos e corruptos.
Comentário de Alessandro
Não é feriado: Não estou engado não, a terça não é feriado e sim ponto facultativo.

Qual o motivo do feriado?

Aqui na minha cidade vários pontos do comércio funcionaram normalmente e não pagam horas extras por isso. Existe cidades que também funcionaram normalmente, prefeitura, e tudo mais...

Vou procurar alguma informação na internet e te passo em PV, porque isso é uma site sobre LINUX, e não para nós ficarmos discutindo quem nasceu primeiro o Ovo ou a Galinha?

E se for feriado ou não o que importa? Bola pra frente...


Comentário de brain
Feriados nacionais: Até onde eu sei, os feriados nacionais são os da Lei 10607. Mas a terça de carnaval é mesmo feriado (e não ponto facultativo) para algumas atividades. A lei 5010/66 é uma das que disciplinam isso para uma categoria.
Comentário de FatTux
Cultura cinéfila (quase) inútil: Pra adicionar à lista, no filme TRON o cubículo do Alan possui um banner com esta frase, "GORT: KLAATU BARADA NIKTO". Provavelmente só visível na versão em DVD, pois parece estar longe demais pra ficar nítido em VHS.
Comentário de Ednei Pacheco
Então mais valia enviar para: Então mais valia enviar para lá pessoas que fossem desenvolver o território pra ver o que elas podiam enviar para a metrópole. Então você mandaria "bonzinhos" ou "mauzinhos" pra esta empreitada?

Cara, esta pra mim é novidade... Sempre soube que os ingleses eram excelentes colonizadores. Vou estudar melhor esse assunto. Valeu! &;-D

Att., Ednei Pacheco.

Comentário de Adriano e João.
Recuperação de Renda no Haiti: Para o haiti produzir lucro e renda para todos os moradores e messesario:

1.Acabar com a violencia
2.A construção de Escolas (Com bom incino) e industrias.
3.Restauração de ruas,pontos turisticos,museus para atrair turistas.
4.A construção de casas.
5.Doação de alimentos e recursos para que isso seja realizado.

Obrigado: Adriano (13 Anos) João (13 Anos)
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004