Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Linuxchix-BR: "Bem-vindos ao novo lado rosa da força"

Recebi hoje das Linuxchix-BR o aviso da disponibilização do novo servidor que hospeda o seu website, listas e wiki e para o qual estarão sendo migrados os conteúdos do site antigo (pelo qual elas agradecem ao pessoal do CIPSGA pelos anos de apoio). A atualização do DNS ainda está se propagando, como é usual, e consta que em alguns provedores o nome ainda aponta para o endereço antigo. Se não for o seu caso, você já pode visitar o anúncio do lançamento, o relato do longo processo de mudança ou o novo site como um todo.

Trecho do anúncio: “Bem vindos ao novo servidor do LinuxChix Brasil. Após muito tempo, temos nosso espaço para por em prática todas as idéias e avançar no já bem sucedido objetivo de aumentar e incentivar a participação de mulheres na comunidade. Nossos objetivos incluem a capacitação destas mulheres para que o mito de que “mulher não gosta/serve para trabalhar com/não entende de computadores

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Fã
Ja sei...: Ola,

O Sula nao fique assim, depois que o marido te deu um pe na bunda, isso e coisa da vida.

Lembra-se que ele esta com outra...

ate,
Comentário de rafaelkafka
Parabéns Renata, Sulamita, parabéns Linuxchix!: É muito gratificante ver a evolução do trabalho de vocês a cada dia participando da lista e constatando a batalha diária nas diversas trincheiras a que vocês tem se dedicado.

Parabéns!
Comentário de ricarab
Maravilha!: Conheci uma moça muito interessada em Linux: Fernanda! A primeira coisa que fiz foi indicar o guiadohardware, vivaolinux, e o br-linux claro! Mas ainda falta uma coisa: apresentá-la as meninas do linuxchix! Acho que ela vai adorar! Infelizmente não é muito comum ver mulheres ligadas ao desenvolvimento científico... Desejo toda sorte e força ao projeto LinuxChix, a todas mulheres, e a Fernanda é claro!
Um abraço a toda comunidade.


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de Opa
LinuxChix: Eu casaria com qualquer uma delas mesmo sem conhecer hehe
Comentário de cafecraft
heehehe!.. não é bem assim!: heehehe!.. não é bem assim!.. nós seres humanos somos cegos e temos nossa companheira como a mulher perfeita.
Comentário de Dr. Debian
So nao casaria com a Toskinha: Eu so nao casaria com a Toskinha , porque ela falou mal do Debian em uma entrevista. (risos).

Comentário de Fabi Iglesias
Parabens: Como a Josi (Infomedia) descreveu, estas meninas fazem o movimento dentro do movimento :)
Grupo de usuarios, ONG's e demais, so sao realmente produtivos quando possuem uma base efetiva de trabalho. O Linuxchix e um dos poucos que representa tao bem o movimento nacional OS, e veja que nao falo de mulheres, porque elas ja ultrapassaram a referencia feminina, e sim formam um nucleo muito maior que isso. Pessoas que realmente fazem, trabalham, criam eventos e abrem o debate!

Parabens!!!



Comentário de Opa
Blasfemia: Falar mal do Debian é uma blasfemia muito grande aos deuses do S.L.
Mais, apesar de ser Debian User de carteirinha, casaria com a Toskinha do mesmo jeito, pois sou ateu =D
Comentário de Priscilla Pimenta
Parabéns meninas!!: Parabéns meninas!!

Parabéns pelo trabalho realizado e que vem sendo construído com tanto carinho e dedicação, só dessa forma poderemos ir mais longe que esperavamos e em tão pouco tempo, (quem sabe, em vez de modificar as coisas para as nossas netas, sejam para nossas filhas!!) .Estamos naturalmente conquistando o nosso espaço!!!

bjos Pri







Comentário de Anderson Pow
Eu quero aquela loirinha ali,: Eu quero aquela loirinha ali, nossa, muito gata :)
Comentário de Donnie Darko
a do centro, né?!: gata mesmo! Aposto que usa Debian!

Parabéns às gatotas do LinuxChix
Comentário de anon
Agora precisam criar, o Linux: Agora precisam criar, o Linuxnegro, Linuxgay, Linuxjudeu , Linuxlesbico.
Comentário de Nerd Hunter
Tinha que ser nerd, mesmo!: Só um nerd não se relacionaria com uma mulher por causa de uma distro.
Comentário de go3th3
Parabéns as moças, principa: Parabéns as moças, principalmente por terem tanta iniciativa, coisa que não vejo com alguns marmanjos por aí :PP (eu, por ex.,hehehe)!!!, engraçado que o último curso de hardware que eu fiz já havia algumas mulheres também, :D. É o Girl Power tomando conta...

p.s.: Gostei da página também, ficou bem legal no meu Opera.
Comentário de Carlao Bazuca
Casar com usuário Debian?: Boa essa. Desde quando nerds eunucos casam?
Comentário de John Doe
Pra que criar?: Já deve existir um PSL específico para cada uma das minorias que você citou. :)
Comentário de wrochall
Caro, não precisa, já exist: Caro, não precisa, já existe a Distro LinuxIt Linux, que é totalmente GLS, foi lansada, na, avenida paulista este ano.

falou





[url]wrochal.linuxit.com.br[/url]
[url]blog.linuxit.com.br[/url]
wrochal[atochado]linuxit.com.br

Comentário de Luc
Praga: gata mesmo! Aposto que usa Debian

Cuidado que agora eu vou jogar uma praga nocê!

Tomara qocê se case com uma mulher que adora Windows... Daquelas que dizem que Bill Gates é um gênio e que ele "revolucionou a informática"... E que vocês só tenham um computador em casa para toda a família... E que ela te obrigue a formatar o computador e instalar Windows... enquanto te chama de "benhê"...

Hahahaha...
Comentário de indiox
Parabéns Meninas!!!: Parabéns Meninas!!!

ps: budanga!!! :D

Beijoks,

Claudio Pereira aka IndioX
Powered by Gentoo Linux
http://www.gentoobr.org
indiox@gentoobr.org
Comentário de dog caxorrao
LINUX BARANGAS - BR: PUTA QUE PARIU SÓ CANHÃO RAPAZ...
Comentário de Fernando Coelho
HAHAHAHAAH!! : HAHAHAHAAH!!

Mulher se pega em festa, cambada de nerds!!!

HAHAHAHAHAHA!!!
Comentário de xico
Tu sabe demais hein?!: Tu sabe demais hein?!
Comentário de hamacker
Por que quando um homem é ch: Por que quando um homem é chamado de machista é sempre um tom perjorativo. Mas quando uma mulher é feminista trata-se dum elogio ?
Elas tem no sítio até uma galeria para "Faministas do dia".

Direitos iguais, só da boca para fora, né ? :)
Comentário de Bani
A resposta é bem simples: en: A resposta é bem simples: enquanto um machista prega a desvalorização das mulheres, as feministas pregam a igualdade.
Comentário de hamacker
Não me leve a mal, mas entã: Não me leve a mal, mas então a palavra "feminista" não está adequada. O sufixo "ista" e "ismo" normalmente é com tom depreciativo, claro que devem haver exceções mas devem haver muito poucas. Se ao invés de dizer que as mulheres demonstram melhor seus sentimentos eu disesse que as mulheres são "sentimentalistas", mudaria o sentido da agua para o vinho. Bem, não sou professor de português, mas ainda me lembro dessa aula.

Os grilhoes que vem do machismo são os mesmos do feminismo, só muda o sexo, portanto, pregar a igualdade com feminismo nesse contexto seria "desvalorizar os homens". Ou seja "ideal*ismo*" fugaz.

Se as mulheres querem o direito de serem iguais aos homens, elas perdem sua maior vantagem na minha opniao, o homem é muito mal, insensivel e corrupto, o que vai acontecer quando elas forem iguais ? Torço para que elas continuem diferentes, neste quesito as mulheres contrabalanceiam a humanidade senão a esperança acaba.

Puxa, viagei...
Comentário de
Poucas: Pobres artistas, sindicalistas, escotistas, budistas, xintoístas, socialistas, capitalistas, economistas, balonistas, coristas, passistas, juristas, maristas, anarquistas, maquinistas, ascensoristas, analistas, flamenguistas, zapatistas, pianistas, floristas, tratoristas, seminaristas, batistas, anabatistas, monarquistas, alquimistas, sandinistas e alpinistas, sacrificados em nome de um argumento destes!

Comentário de Bani
Ok, vou explicar um pouco mel: Ok, vou explicar um pouco melhor:
Quando disse igualdade, em contraposição a desvalorização, quis dizer igualdade de valor. Não estou falando para as mulheres fazerem cirurgia de mudança de sexo nem nada para ficarem iguaizinhas aos homens.
Imagine que o valor percebido pela sociedade em relação a homens e mulheres seja como uma balança.
No momento (e no passado mais ainda) essa balança está desequilibrada, especialmente em áreas como a de exatas. Para reverter essa situação, as mulheres teriam duas opções: tirar o valor dos homens ou aumentar o nosso valor. E o que a maioria das feministas faz é valorizar as mulheres.

O argumento do brain sobre o *ista* foi ótimo. Não sei quem inventou a palavra feminista, talvez a pessoa não tenha assistido essa aula de português, mas o que importa é o significado real, o signo usado é apenas um mero detalhe. Mas, já que estamos falando em português, o verbo viajar se usa com j. Só o substantivo viagem que é com g.

Comentário de hamacker
POr que só procurou "istas": POr que só procurou "istas" e nõa procurou "ismos", pois foi mais fácil desse jeito, né, funciona com muitas profissões ? (comentarista, jornalista, acessorista,...) Seguindo a mesma regra dava para fazer demonismo, islamismo, capitalismo,... agora tente com adjetivos e veja que não será tão fácil.

Voce queria simpl*ismo*, foi simpl*ista* demais, mesmo eu tendo dito que haveria excessoes mesmo assim quiz fazer do meu comentário uma afronta contra todas as profissoes (e até religiões) que voce conseguiu imaginar, lamento mas foi puro maneque*ismo* (maquiavel deve se orgulhar) da sua parte.

Lembre-se, só porque outro comentou voce não precisa comentar também, isso é comentar*ismo*, e se não for verdadeiro é charlatan*ismo* também.

Fiquei desapontato com seu comentário.
Comentário de
Ismos: Pobres sindicalismo, escotismo, budismo, xintoísmo, socialismo, capitalismo, anarquismo, pan-germanismo, pan-arabismo, zapatismo, monarquismo, sandinismo, islamismo, capitalismo, absolutismo, abstracionismo, academicismo, aeromodelismo, africanismo, alarmismo, alcoolismo, alpinismo, altruísmo, amadorismo, anabatismo, analfabetismo, anarquismo, anglicismo, antagonismo, antipapismo, antropocentrismo, apriorismo, arabismo, aristofanismo, aristotelismo, artificialismo, ativismo, atletismo, autodidatismo, autometamorfismo, automobilismo, automorfismo, autoritarismo, banditismo, behaviorismo, biotropismo, bipartidarismo, bolchevismo, botulismo, brasileirismo, budismo, calvinismo, canibalismo, capitalismo, casuísmo, catolicismo, caudilhismo, cavalheirismo, charadismo, charlatanismo, chauvinismo, ciclismo, cinismo, classicismo, coletivismo, colonialismo, comensalismo, companheirismo, comunismo, conceitualismo, concretismo, conformismo, congruísmo, construtivismo, corporativismo e outros movimentos, atividades, situações e posicionamentos sacrificados em nome de um argumento destes!

Você disse que “a palavra "feminista" não está adequada. O sufixo "ista" e "ismo" normalmente é com tom depreciativo, claro que devem haver exceções mas devem haver muito poucas.” Eu discordo, apontei que não são poucas, que não é depreciativo. Você diz que é simplismo, eu mantenho que você está errado.

Lamento que você queira transformar esta discordância em maniqueísmo, ou que o fato de eu expor o erro em seu argumento (aliás, debater que um movimento é depreciado de alguma forma por causa do sufixo adotado em sua demominação não parece mesmo um argumento forte) te desaponte.

Mas lembre-se, só porque o outro comentou você não precisa comentar também.

Quanto ao significado do sufixo "-ismo", segue a posição do Houaiss, que é semelhante à do Aurélio e não menciona esta conotação negativa que você afirma existir:

-ismo

Acepções
- sufixo

do gr. -ismós,oû, formador de nome de ação de verbos em -ízó e, às vezes, em -ió, pelo lat. -ismus,i, donde: gr. katékhízó:katékhismós: port. catequizar:catecismo; gr. hellenízó:hellenismós: port. helenizar:helenismo; gr. ostrakízó:ostrakismós: port. ostracizar:ostracismo; cumpre notar que, no port., tal processo tornou-se expressivo tb. no sentido inverso, -ismo:-izar (bolchevismo:bolchevizar; jacobinismo:jacobinizar); em form. mais recentes, o suf. -ismo foi, primeiro, us. em medicina, para designar uma intoxicação de um agente obviamente tóxico: absintismo, alcoolismo, ergotismo, eterismo, hidrargirismo, iodismo; no curso, ainda, do sXIX e no sXX, seu uso se disseminou para designar movimentos sociais, ideológicos, políticos, opinativos, religiosos e personativos, através dos nomes próprios representativos, ou de nomes locativos de origem, e se chegou ao fato concreto de que potencialmente há para cada nome próprio um seu der. em -ismo; a isso se acresceu que o suf.gr. -istés > port. -ista, masc. e fem. como em gr., foi associado a ele para designar o adepto, aderente, seguidor, partidário; por fim, a ambos os suf. se agregou um terceiro, adjetivo, por soma do suf. -ista + ico,a, formador de adjetivos (ver), donde -ístico,a, formando uma constelação sufixal em que a ocorrência de um deles tem função paradigmática com a dos outros numa cognação; isso, entretanto, não quer dizer que a constelação -ismo/-ista/-ístico tenha existência concomitante e automática (pianista s.2g. é conexo com pianístico adj.2g., mas não pressupõe ou mesmo supõe *pianismo s.m.; modista s.2g. é conexo com modismo s.m., mas não pressupõe modístico adj.2g., dentista, copista não pressupõem formas em -ismo ou -ístico), nem quer dizer que a distribuição categorial em -ista seja rígida, pois é de s.2g. mas tb. de adj.2g., o que pode acarretar numa dada constelação a proscrição ou quase não uso de -ístico adj.; não raro, há formas em -ismo que dispensam a constelação: heroísmo, p.ex., não presume necessariamente *heroísta, bastando heróico, sem embargo de heroístico adj.;
Comentário de kov
Feminista: Eu sou feminista.

Agora, as diferenças que você aponta entre as mulheres e os homens que justificariam evitar que fossem iguais são, na minha opinião, essencialmente desenvolvidas socialmente.

Você está dizendo que nós homens somos corruptos por natureza? Eu não aceito esse rótulo. =)

Muito bons os comentários da Bani e do brain!
Comentário de hamacker
Seguindo o seu racíocinio en: Seguindo o seu racíocinio então ser machista não é errado, afinal seria valorizar os homens. Uau, minha esposa talvez seja machista e eu feminista.

O argumento do brain foi de natureza simplista, mesmo havendo excessoes e mesmo tendo dado um exemplo com "sentimentalismo" ele foi querer balancear citando nomes de profissoes e até religioes.

Ele foi argumentar para justificar *feminismo*, mas acabou mostrando um lado negro dele que nao conhecia, detestei a forma sarcastica dum assunto sério que exige reflexão.

Machismo e Feminismo tem origens na mesma palavra, é apenas o artigo mudado de lado. Voce pode querer dar um significado diferente para um deles, afinal a lingua é móvel, mas a raiz (origem) da palavra nunca mudará.

Acho otimo um movimento social para equilibrar os sexos, mas venenoso incitar mulheres contra homens, por isso não concordo com a palavra "feminismo" com raiz.

Até voce ter dito que há poucas mulheres na area de exatas, eu até entendo, mas não é bem por aí, existem areas dominadas por mulheres, as mulheres são um grande exército, elas dominam onde elas desejarem ir, é apenas uma questão de querer e poder, já é mais do que provado que as mulheres estudam mais do que os homens, a realidade atual é que as mulheres são livres, mas algumas assim como homens aproveitam mal a liberdade que tem, taí outra palavra "permissismo".

Comentário de
Idioma: Não, na verdade não me importo se você é machista, se é feminista, ou ainda com a opinião que tem sobre cada um destes movimentos, ou sobre outros quaisquer. Mas o seu curioso argumento baseado em uma tese sobre o emprego de sufixos -ismo e -ista não está correto (de acordo com os 2 dicionários mais usados no Brasil), e eu quis apontar e esclarecer isto.

Como os exemplos não foram suficientes, detalhei e citei a fonte. Os detalhes estão em http://br-linux.org/linux/?q=node/1603#comment-16496 e lamento que você prefira enxergar este ponto de discordância de uma forma tão negativa, debatendo o fato de eu ter ousado expor minha posição contrária à sua e de ter achado graça em seu argumento, e não o fato apresentado.

Aproveitando, já que você está se fixando nos vocábulos e não nos movimentos, e falando que as palavras machismo e feminismo têm origens comuns e tal, apresento ainda o que o dicionário registra sobre ambas as palavras, principalmente como curiosidade - mas também porque reforça o argumento inicial da Bani que você aparentemente optou por ignorar:

machismo
Datação
sXX

Acepções
- substantivo masculino
1 qualidade, ação ou modos de macho ('ser humano', 'valentão'); macheza; 2 Uso: informal. exagerado senso de orgulho masculino; virilidade agressiva; macheza. 3 comportamento que tende a negar à mulher a extensão de prerrogativas ou direitos do homem. Ex.: o m. ainda tem limitado o acesso feminino ao mercado de trabalho
Etimologia macho + -ismo; ver 1masc-

feminismo
Datação: 1905 O Malho nº 152

Acepções
- substantivo masculino
1 doutrina que preconiza o aprimoramento e a ampliação do papel e dos direitos das mulheres na sociedade. 2 Derivação: por metonímia.
movimento que milita neste sentido. 3 Derivação: por extensão de sentido. teoria que sustenta a igualdade política, social e econômica de ambos os sexos. 4 Derivação: por metonímia. atividade organizada em favor dos direitos e interesses das mulheres. 5 interesse do homem pela mulher; atração. 6 Rubrica: medicina. Estatística: pouco usado. presença de caracteres femininos no homem
Etimologia: fr. féminisme (1837) 'doutrina que visa à extensão dos papéis femininos'; ver femin-; f.hist. 1905 (anti-)feminismo

Comentário de Toskinha
Distorção: Infelizmente o conceito de feminismo foi distorcido devido a interesses machistas, não que ele tenha raízes que deva se libertar ou se envergonhar. Feministas foram todas aquelas mulheres que foram presas, perseguidas, torturadas e até mesmo assassinadas(veja a origem do dia internacional da mulher) para que a gente possa estar aqui, estudando, trabalhando, tomando decisões sobre a nossa vida. Eu sempre exemplifico esta idéia de que a idéia de que feminismo é combater os homens é tão verdade quanto a história de que comunistas comem criancinhas. Isto foi um trabalho feito para desqualificar o movimento e fazer com que as próprias mulheres não quisessem aceita-lo: ninguém iria querer ser associado a um movimento de mulheres raivosas, que odiavam homens.
Querer desqualificar uma ideologia porque outras pessoas manipularam a imagem que isto tem não é correto. Sou feminista com muito orgulho, e por obrigação que me sinto de reconhecer o trabalho daquelas que vieram antes de mim. Porque lhe disseram um conceito errado sobre feminismo não quer dizer que seja a verdade absoluta. Imagina se agora formos mudar o nome do Linux porque muita gente acha que é coisa de hippies, que é um cancer, que é coisa de comunistas...
Open your mind.
Comentário de hamacker
Você está dizendo que nós: Você está dizendo que nós homens somos corruptos por natureza? Eu não aceito esse rótulo.

Eu também não aceito, mas é generalismo meu.
Quando falo homem as vezes refiro a sociedade humana, agora dominado por homens e mulheres, mas antes eram somente homens.
É inevitável que o poder corrompe, se todas as mulheres mulheres alcançarem esse poder, na pratica serão tão corrompidas quanto os homens, só que dessa vez não terísmo nenhum sexo para contrabalencear, foi isso que quiz dizer e me expressei mal.
Comentário de hamacker
Com isso voce quer dizer que: Com isso voce quer dizer que chamar alguem de simplista, moralista ou chamar uma mulher de sentimentalista é tudo oK.

Lamento dizer, mas seu dicionário está errado, pois "machismo" nao é um movimento social, nos dias de hoje é depreciativo sim. Usar sufixo "ismo" em profissoes é muito fácil, designar adjetivos e que não é fácil, mas há excessoes.

Voce deve ter algum problema quando eu digo que há excessoes, porque todos os meus comentários eu digo "há excessoes", mas voce nao me ouve, continua a trazer nome de profissoes e até religoes. Se quiser vou até o google e trago um monte de pilhas de palavras com final "ista" e "ismo" que não tem tom perjorativo ou diminutiva. Quando eu disse que há excessoes não disse que seu numero era pequeno ou grande, apenas que há excessoes. Vamos dizer assim, "todo mundo bebe coca-cola, mas há excessoes" e voce vai me trazer um % de outras bebidas ?

Já disse outra vez neste mesmo forum, que não concordo com buscas feitas em dicionários para designar ou formar opnioes que encerrem a conversa. O dicionário muda, mas não traz a raiz ou origem da palavra, se eu for ao dicionário e procurar a palavra "inferno" vai designar um local de tormento, enquanto a palavra "infernus" (latim) derivada do grego hades significava apenas sepultura.

Voltando ao assunto, vá até algum homem e diga que ele é machista e talvez ganhe um soco, e vá até uma mulher e diga que ela é feminista e talvez ganhe um beijo, não recrimino o novo sentido que está se dando à palavra feminismo, mas a raiz dela é o mesmo de machismo, apenas muda o artigo. Mas voce quer forçar eu a concordar contigo de que "feminismo" é bom, mas tá dificil de voce entender que eu não estou julgando o movimento, mas a palavra, não poderia achar "feminismo" bom sem achar que "machismo" é bom também, porque são identicos na mesma raiz. Procando em míudos, para mim, com o sufixo -ismo não poderia ser bom nem machismo e nem feminismo, não quero lhe convencer disso, por isso disse "para mim".
Comentário de
Quero dizer o que disse: Quero dizer o que disse, e não disse nada sobre chamar alguém de alguma coisa ser ok.

Se você acha que, quando se trata de debater um assunto baseado em definições de vocabulário, a sua opinião é mais autoritativa que o registro do Aurélio ou do Houaiss, tudo bem. Seja feliz desta forma.

Se de alguma forma entendeu que foi afirmado que machismo é um movimento social, acho que não vale a pena mais voltar a este ponto também.

E se continua acreditando que é verdadeiro afirmar que os sufixos "ista" e "ismo" normalmente são usados com tom depreciativo, e que todos os exemplos contrários são apenas exceções, e que o fato de este sentido depreciativo que você defende não constar no dicionário é um erro do dicionarista, também creio que não vale a pena mais continuar debatendo.

Ressalto que não entendo esta sua recusa em reconhecer (e eu cheguei a negritar...) que o dicionário registra que "se chegou ao fato concreto de que potencialmente há para cada nome próprio um seu derivado em -ismo", o que significa, trocando bem em miúdos, que pode haver "-ismos" para tudo, seja positivo ou negativo, e que portanto a sua afirmação de que eles tendem ao tom depreciativo não se sustenta.

Mas o fato é que debater influência de sufixos nos nomes de movimentos pode ser divertido, mas não leva muito longe. Ainda mais quando a afirmação errada original é deixada de lado e vai sendo substituída por outras questões.

Um abraço e tenha um bom dia!
Comentário de hamacker
De novo no dicionário ? Voce: De novo no dicionário ? Voce não tem bons argumentos nao ?
Seu dicionário, voce não percebeu ainda, mas corrobora o que eu disse.

Pense o seguinte, quem criou o termo "feminismo" ?
Homem ou mulher, pense rápido! Use a datação de sua referencia no seu dicionário : 1905.

Teria sido um homem que criou esse termo para desqualificar o movimento e por isso o sufixo diminutivo "ismo" ?
Como voce defendendo a liberdade das mulheres usa uma palavra designada por machistas no inicio do século ?

Mudou o sentido nos dias de hoje, mas a raiz ainda é a mesma : no machismo e com tom perjorativo.


Comentário de
Dicionários: Se você acha que é válido mesmo debater o valor de um movimento baseado nos sufixos usados em seu nome, e sustenta que quando se trata de debater um assunto baseado em definições de vocabulário, a sua opinião é mais autoritativa que o registro do Aurélio ou do Houaiss, tudo bem. Seja feliz desta forma.

Percebo a sua insistência em ignorar a diferença registrada claramente entre os dois termos, buscando ao invés disso uma confirmação baseada em uma interpretação forçada. Esta sua tentativa de me caracterizar como alguém que está usando estes termos para defender a liberdade das mulheres também não é bem-vinda ao debate. Eu não estou defendendo a liberdade de ninguém, não acho que as mulheres mencionadas na notícia precisem de mim pra isso (ainda bem), e estou apenas me limitando a apontar o erro na tua afirmação, da qual discordei. É uma pena, mas nestas condições não há interesse em continuar debatendo.

Mais detalhes da minha opinião sobre ser absurda tua afirmação sobre o uso dos prefixos estão em http://br-linux.org/linux/?q=node/1603#comment-16510. Sobre o valor dela como argumento pró ou anti-qualquer coisa eu vou deixar de comentar.

Um abraço e tenha um bom dia.
Comentário de Luc
Movimentos: ...a idéia de que feminismo é combater os homens é tão verdade quanto a história de que comunistas comem criancinhas. (...) movimento de mulheres raivosas, que odiavam homens.

Eu não concordo não. Já vi feministas moderadas e radicais. Tem aquelas sensatas e tem aquelas que só faltam babar (se é que não babam quando ninguém está olhando). E, acima de tudo, já conheci várias feministas e cada uma parecia ter seu próprio conceito de feminismo.

Como "feminista", linuxista e softwarelivrista, você já deveria ter aprendido que todo movimento acaba virando um saco de gatos, com todo tipo de sãos e doidos, e que a partir de um certo ponto é inútil tentar convencer alguém de que um determinado conceito é o certo e todo o resto está errado.

A possibilidade de se definir qualquer ideal com exatidão é inversamente proporcional ao número de pessoas que "simpatizam" com ele.
Comentário de Toskinha
Concordo em parte: Eu já vi "feminista" que acha que o homem tem que pagar a conta. Eu ja vi "feminista" que não vai ao encontro de linux porque o namorado não quer, diz que lá só tem homem. Nisto eu concordo, todo movimento acaba virando um saco de gatos. Cada um vai tentar obviamente deturpar para seu próprio interesse.
Agora, não é por causa disto que vou achar que isto é feminismo. Afinal, temos na thread até mesmo um quote de dicionário sobre a definição disto. Se vocês insistem em discordar com o dicionário, realmente não tem o que debater.
Comentário de CWagner
E não é de hoje que os movi: E não é de hoje que os movimentos dominantes procuram diminuir aqueles de pensamento discordante.

Vejam a Igreja Católica que sempre procurou "botar as mulheres no devido lugar", perseguiu e dizimou várias religiões orientais e pagãs, por não acreditarem em Deus; o regime militar que massacrou e mandou para o exílio vários intelectuais e artistas que pregavam a paz e anarquia no nosso país.

Seja qual for a ordem do momento, acho válido que existam movimentos contrários e que estes se exprimam da melhor maneira possível. Se não fosse assim nem sei o que seria da raça que se diz humana, que mais sea assemelha a seres irracionais (programados ?!?!?), incapazes até mesmo de serem designados de animais, pois os animais não têm a capacidade de escolher o que serão ou o que farão.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de brandizzi
Cacilda!: Quanto comentário besta junto! xp

De qualquer forma... parabéns, madames! Boa sorte nesta jornada inglória - porque, pelo nível dos comentários *no geral*, é muito inglória mesmo... :(

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de Lab
Feministas contraditorias!!!:: Feministas contraditorias!!!:

Toskinha disse:

“Feministas foram todas aquelas mulheres que foram presas, perseguidas, torturadas e até mesmo assassinadas(veja a origem do dia internacional da mulher) para que a gente possa estar aqui, estudando, trabalhando, tomando decisões sobre a nossa vida.
Comentário de Lab
. "Imagina se agora formos mu: . "Imagina se agora formos mudar o nome do Linux porque muita gente acha que é coisa de hippies, que é um cancer, que é coisa de comunistas...
Open your mind."

Quanto ao nome que recebe esse "SO" ser coisa de hippies, comunistas e afins realmente nao tem nada haver, alias, como sempre, essas comparações com o feminismo que costumam fazer nao tem nada haver, mas que, em sua maioria, os adeptos do feminismo são compostos por ateus/comunistas/anarquistas/socialistas/hippies/homossexuais/populistas e afins é um fato e contra fato nao tem argumetos, ou seja, são pessoas que fazem parte da massa ignorante brasileira que se deixam manipular por qualquer ideia populista como essa.
Comentário de CWagner
Sem efeito.: Para não esquecermos a covardia que foi queimarem as mulheres em uma fábrica de têxteis que estavam querendo um pouco mais de dignidade e reconhecimento na Inglaterra, em plena Revolução Industrial.

Ou para você isso é normal e facilmente aceitável?

Mas pelos seus argumentos vejo que não aceitas que ninguém com pensamento diferente do seu "merece respeito algum".
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de George
bem: Realmente concordo com o Lab em certos pontos: Ambos contribuiram com a sociedade e ambos tambem teve seu sofrimento na historia, por isso não acho que algum dos dois tem que merecer um destaque exclusivo.
Comentário de CWagner
Se os homens fossem homens...: Nada disso seria necessário se na nossa sociedade não houvesse um "pensamento natural" de menosprezar as capacidades dos "menos": dos menos machos, dos menos ricos, dos menos brancos, dos menos "normais".

É por isso que movimentos como o feminismo, dos "sem-terra", dos negros, dos índios, dos homossexuais são tão marginalizados e discriminados, tal qual a parcela da própria sociedade que representam.

Nada disso seria necessa?io se os homens fossem realmente homens e soubessem viver com suas próprias diferenças e imperfeições.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Lab
esclarecendo...: Caro Cwagner respeito sua opnião, Apenas não concordo e NÃO sou obrigado a concordar como vocês adeptos dessa ideologia querem que eu(e outros) concorde como querem impor a todas (todos) essa forma de pensar e se discordamos logo somos chamados de machistas, retrógrados, quadrados, caretas etc. É um velho truque usado pela mídia pra manipular a opinião do povo: o truque do "ultrapassado" se não concordar vc é um retrogrado, careta, quadrado e esta fora da moda ¬¬, alias machista já virou sinônimo de coisa ruim, o que eu vejo são muitas associando as desgraças e os problemas do mundo ao sexo masculino... tsc tsc realmente meu caro CWagner, se vc é mais um adepto tb , eu não sou obrigado a ser tb hehehe :-). Então acho que quem não esta respeitando as pessoas que pensam diferente delas são elas próprias se respeitassem não dariam a cara tapa na mídia para querer impor indiretamente sua forma de pensar. pessoas seguras não precisam se utilizar de ideologias para se auto-afirmarem ou tentar provar alguma superioridade, eu acredito que não exista superioridade por parte de algum sexo nem igualdade(igualdade só em respeito), acredito ,defendo e respeito as diferenças assim como entre 2 distros linux, uma seria melhor para um tipo de aplicação enquanto a outra para outro tipo de aplicação. Conheco mulheres que não são adeptas a esse movimento e que nem estam ai pra isso, que não são revoltadas, que respeitam as diferenças e que são femininas, mas que são boas no que fazem :-)


BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004