A análise abaixo, publicada pelo The Register, usa técnicas de comparativo entre o Solaris 10 e o Linux em ambiente PC, e é fortemente favorável à alternativa da Sun. Independentemente da minha opinião sobre a qualidade do artigo do The Register, acho muito interessante ver a Sun sendo posicionada como um concorrente que busca ultrapassar o Linux.
O Linux que se cuide porque a Sun esta afim de brigar pelo mercado que o mesmo ja conquistou, como segue notícia abaixo. 'De acordo com artigo analítico de Thomas Greene, 'se a Sun levar a sério o Solaris 10 no x86 e o Projeto OpenSolaris, então é melhor que os representantes do Linux se preocupem. Isto se dá pelo fato de o Linux, em muitas áreas, estar a quilômetros de distância do Solaris'. Na análise, a partir de grandes temas como 'O que há de bom', 'Experiência do usuário', 'Mais coisa do que você esperava' e 'Resolvendo o hiato', Greene demonstra que a Sun, se tiver vontade, pode crescer muito rapidamente... tomando sempre o Linux como referência. Na conclusão, o autor afirma: 'Nós nos divertimos muito com o Solaris 10. Ele tem virtudes que realmente admiramos. O que precisa para competir com o Linux é pouco se comparado ao que já tem. Ele pode se tornar um matador de Linux ou, no mínimo, um sério concorrente. A única pergunta que falta é se a Sun quer isso ou não'. Para ler o artigo, acesse Sun's Linux killer shows promise.'
O resumo introdutório já me espantou: isso só pode ser matéria paga da Sun ou entusiasmo de BSDista que só quer saber de servidores. Eu já testei o Solaris no meu PCzinho. É muito bom para servidores, talvez até melhor que Linux (ouvi dizerem), mas para desktop ainda falta muuuuuuuuuuuuuuuuito.
O artigo do Register confirmou minha opinião: o começo tem um baita tom de matéria paga. No meio, há um monte de frases do tipo "tal coisa não funcionou, mas não há de ser nada", "não-sei-o-quê é ruim, mas dá pra tolerar", "não gostamos disso e aquilo, ah, mas tudo bem né?". O artigo encerra com uma lista nada modesta de coisas que precisam ser melhoradas ou mudadas para o Solaris *começar* a pretender ameaçar o Linux como desktop.
Resumindo: o Solaris está onde o Linux estava uns 4 anos atrás. Só que é mais difícil de instalar e nem é de graça. Disso eu já sabia. Eu testei. Mas alguém em algum ponto dessa história recebeu ou fumou alguma coisa verde e concluiu que Solaris 10 é um "matador de Linux", e que "falta pouco para competir com o Linux". E, de todo o artigo, só essa idéia de jerico foi passada adiante, até vir bater aqui.
Vai um criteriozinho aí?