Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Trolltech oferecerá licença GPL também para softwares livres que rodem em ambiente Windows

Manoel Pinho (pinho@uninet.com.br) enviou este link do LinuxDicas do qual reproduzo um trecho: “Conforme uma notícia do KDE.News, a Trolltech, empresa que faz o toolkit Qt e que forma a base para o KDE, anunciou que a versão do Qt para o Microsoft Windows estará disponível sob a GPL adicionalmente às atuais ofertas de licenciamento comercial para esta platforma. Esta mudança será feita no lançamento do Qt 4.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Douglas Augusto
Será que eles vão portar o: Será que eles vão portar o KDE para o Windows? ;)

Notícia boa no que tange a liberdade, embora eu não curta o estilo da Qt. Talvez motivada pela concorrência que oferece a (L)GPL (ou uma licença ainda mais aberta) em ambiente Windows (como o wxWidgets, GTK, FLTK, etc.). Mas de fato representa um grande avanço, que pode auxiliar na migração de usuários Windows para o GNU/Linux --ou não, isto dá uma discussão e tanto...

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de cristianfere
Qt 4 quando sai?: Portar KDE pra Windows?...cada idéia que aparece...
Podem portar os aplicativos, mas a ambiente é improvavel.

Acho que o grande problema do Qt é essas licenças by Trolltech. Acho que muitos aplicativos hoje usariam o Qt e não GTK se as licenças do Qt fossem mais brandas, quando se fala em software proprietario.


Comentário de Allyson
Qt não usava licença QPL?: Eu achava que a versão livre do Qt usava a licença QPL, que é um pouco diferente da GPL. Acho que uma das diferenças era que as mudanças no código tinham que ser enviadas para a Trolltech e não direto pra comunidade.

Alguém sabe me dizer quando (se) isso mudou?
Comentário de brain
Notícia de 2000: Veja esta notícia de 2000 anunciando a mudança para GPL e agradecendo a Trolltech.
Comentário de brain
Portar KDE para o Windows: Portar o KDE para o Windows, no todo ou em parte, é uma idéia mencionada com freqüência - tanto pelos desenvolvedores quanto pela comunidade. Veja um exemplo relativamente recente.
Comentário de Manoel Pinho
KDE no windows: Essa idéia já existe há um bom tempo e implementada com cygwin:

http://kde-cygwin.sourceforge.net/
Comentário de Manoel Pinho
Verdadeira importância: Embora a notícia do KDE.News obviamente cite o KDE, a meu ver a maior importância de ter uma versão GPL da Qt no Windows é a possibilidade de criar (de forma gratuita) programas GPL multiplataforma com a biblioteca Qt diretamente, sem o uso de qualquer biblioteca do KDE propriamente dito.

Isso tira também um dos argumentos contra o uso de Qt como biblioteca multiplataforma para desenvolvimento de softwares livres, que eram usados pelo pessoal do Gnome e de outros projetos baseados em GTK+.

Comentário de silveira
AAAAAAAAAA muuito bom: Cara, essa é uma das melhores para mim como desenvolvedor em 2005.
Eu utilizo GTK por ser multiplataforma e GPL em windows e Linux. Eu tenho aplicações para linux que eu dia eu posso querer passar para windows e posso ter problemas de licensa, por isso uso GTK.
Sendo a QT GPL também tanto em Linux quanto em windows é uma opção a mais para mim enquanto desenvolvedor.
Excelênte!!

Silveira Neto - Fortaleza-CE.
Comentário de Manoel Pinho
GPL x programas comerciais: Notem que um programa GPL pode ser ainda vendido por uma determinada quantia, ou seja, pode ser "comercial". Logicamente o código-fonte deve ser disponibilizado sob licença GPL para quem adquirir.

Estou falando isso porque muita gente acha que um programa comercial tem que ser necessariamente proprietário e vendido como um binário fechado, como no modelo tradicional.

Assim, o desenvolvimento de programas comerciais baseados em Qt para Windows e licenciados pela GPL agora poderia ser feito gratuitamente...

Entretanto, quem quiser fechar o seu código terá que pagar obviamente, o que não acho injusto.
Comentário de ferdam
Eu li: Augusto, li esta noticia, segui seu link, li o "exemplo" e todos os comentarios.
E achei essa ideia infeliz.
O que estao tentando fazer ?
Melhorar a GUI do windows ?
Permitir que se rode alguns aplicativos do KDE sob o windows ?
E se tudo for maravilhoso, o KDE se adaptar perfeitamente ao windows, vamos ajudar a sedimentar "AINDA MAIS" sua hegemonia ?
E quando alguem receber uma "tela azul" ou um daqueles ABENDs inexplicaveis, a quem voces acham que eles atribuirao a causa ?

Esta ideia de facilitar a migracao é, na minha humilde opiniao, descabida : trazer usuarios do windows para o Linux ?
qunantos aceitarao instalar o KDE sobre o GUI do windows ?
quantos saberao fazer isso ?

Nao se esquecam que o problema do windows nao esta na sua GUI e sim na sua base (kernel32, explorer, shell32, register e etc).

Acho que o pessoal envolvido nesse projeto deveria estar aprimorando o KDE (para Unix), aumentando sua eficiencia, diminuindo seu consumo de recursos, tornando-o cada vez amigavel para buscarmos os usuarios do windows e nao facilitando a vida da ms.

Abraços,
Fernando
Comentário de Douglas Augusto
Esta ideia de facilitar a mig: Esta ideia de facilitar a migracao é, na minha humilde opiniao, descabida : trazer usuarios do windows para o Linux ?
qunantos aceitarao instalar o KDE sobre o GUI do windows ?
quantos saberao fazer isso ?


Não é de maneira alguma descabida. Este é um assunto polêmico, com dois lados da moeda: portar aplicativos para uma plataforma popular auxiliaria em uma futura migração ou, do contrário, enriqueceria a plataforma alvo, desmotivando a migração?

É uma pergunta complexa, e difícil de ser respondida até que experiências prévias apontem direções.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de brain
Eu?:
    Augusto, li esta noticia, segui seu link, li o "exemplo" e todos os comentarios.
    E achei essa ideia infeliz.


O projeto KDE é bastante aberto, e provavelmente alguém analisará os seus argumentos sobre o assunto, se você os enviar a eles. Acho que não há consenso sobre esta questão nem entre eles.

Eu, pessoalmente, não tenho certeza se a presença do KDE no Windows é bom ou é ruim para o Linux. Mas também não sei se a análise deve se basear neste critério, afinal o software livre pode ser inclusivo, e beneficiar inclusive os usuários de sistemas operacionais proprietários. E talvez isto ajude mesmo na migração, é difícil ter certeza.

Mas a disponibilização do Qt para projetos livres em ambiente Windows vai bem além do KDE. O Qt é um toolkit bem interessante, e além dos softwares baseados nele que poderão ser portados, talvez vários outros surjam nativos para Windows, e possam ser portados para as outras plataformas suportadas pelo Qt no futuro.
Comentário de ferdam
Meu comentario se baseava num: Meu comentario se baseava num conjunto de perguntas, claro que contestar uma delas em separado, quebra a base.
No entanto, digamos que eu concorde que "ideia descabida" foi um tanto radical, eu concordo com voce e alteraria para no minimo como "ideia polemica".
Assim sendo, como "ideia polemica", para que correr o risco de enriquecer a "outra plataforma".

Uma analogia :
Sera que a Ford correria o risco de fazer acabamento interno nos carros de usuarios da GM para que "um dia" eles sintam como o acabamento Ford é bom e comprarem carros da sua marca. E pior, tudo isso de graça.
Se voce fosse dono da Ford, correria esse risco ?

Desculpem-me citar as marcas acima, foi so um exemplo.

Abraços,
Fernando
Comentário de Douglas Augusto
Assim sendo, como "ideia pole: Assim sendo, como "ideia polemica", para que correr o risco de enriquecer a "outra plataforma".

Liberdade. Você está propondo uma liberdade condicional, *só* pode tê-la no GNU/Linux (ou afins), o que me parece ser uma posição egoísta.

Em fico muito feliz em saber que o Mozilla Firefox e OpenOffice estão sendo adotados no Windows. Além de facilitar uma possível migração posterior, estão concorrendo (com sucesso) com produtos da Microsoft, o que acaba afetando sua [nociva] hegemonia. A adoção em massa do Firefox já está fazendo com que web designers revejam sua forma de desenvolver Web, trazendo mais portabilidade.

O movimento do SL também ganha com isso, à medida que começa a ser divulgado no "mainstream", começando a invadir territórios dominados até então por soluções proprietárias. Isto é uma baita propaganda para o GNU/Linux, talvez o maior representante do SL.

Tem a questão também citada pelo Augusto, soluções criadas inicialmente em Windows (no caso usando o Qt) podem ser facilmente portadas para o GNU/Linux, principalmente por causa da GPL, garantindo que o software seja livre --exceto para aplicações comerciais que pagam a caríssima licença. E ainda, desenvolvedores nativos do Windows podem contribuir com o avanço de softwares co-plataformas, como é o caso do Firefox, onde uma parcela de desenvolvedores que trabalha com o Windows se interessou (e contribui) porque foi portado.

Sera que a Ford correria o risco de fazer acabamento interno nos carros de usuarios da GM para que "um dia" eles sintam como o acabamento Ford é bom e comprarem carros da sua marca. E pior, tudo isso de graça.
Se voce fosse dono da Ford, correria esse risco ?


São coisas distintas. Primeiro porque não se trata de software (custo de replicação quase zero), e segundo porque o cenário não é o mesmo (por que a Ford é análoga ao GNU/Linux e a GM é ao Windows?).

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de juca
Analogia infeliz: CINTANDO : "Sera que a Ford correria o risco de fazer acabamento interno nos carros de usuarios da GM para que "um dia" eles sintam como o acabamento Ford é bom e comprarem carros da sua marca. E pior, tudo isso de graça. Se voce fosse dono da Ford, correria esse risco ?"

Fernando,
essa sua analogia foi uma das mais infelizes que já vi. Pensar que a disputa de mercado da Ford com a GM é a mesma coisa que a concorrência existente entre a M$ e o Software Livre, é não entender o que está se passando no mundo. Não se trata de "enriquecer" a outra plataforma. Trata-se de dar aos usuários possibilidades de utilizar determinados aplicativos que devem primar pela excelência. Com isso, facilita-se a migração para o Linux dos usuários que só utilizavam Windows.
Afinal, nem o ruindows nem nenhum SO por si só não é um aplicativo. Não se navega na web com ruindows ou com MacOSX ou com Unix ou com Linux. Navega-se com Netscape, IE, Firefox, Opera... Se um usuário padrão (isto é: aquele que não lê este sítio aqui, que não frequenta listas de discussão sobre o melhor SO...), se esse usuário utiliza o Linux pela primeira vez e não vê aquele 'E' azul, mas vê a raposinha enrolada, já sabe que com ela pode navegar na internet, e isso não vai causar nele o estranhamento que causaria se ele só conhecesse o IE.

Comentário de ferdam
Primeiro, vou desfazer o mal-: Primeiro, vou desfazer o mal-entendido : Ford e GM, como poderia ser ao contrario GM e Ford, como poderia ser Honda e Fiat ou vice-versa.
A analogia se refere a uma fazer um servico no produto da outra para ganhar os consumidores da concorrente.
Espero ter desfeito o mal-entendido ?

Agora, sou obrigado a concordar com voce, a respeito do impacto do Firefox e do Openoffice embora eu entenda que o contexto seja outro, Eu entendo que o KDE esteja numa camada mais de base e o Firefox e o Openoffice estejam numa camada acima (aplicativos).

O que me intriga é se os mantenedores do KDE estao mais preocupados com as disputas Software Livre x Proprietario ou com a disseminacao a qualquer custo do KDE (quando eu digo KDE subentenda-se tambem QT).
A proporsito, poderia mensionar algumas aplicacoes em QT para windows?

Abraços,
Fernando
Comentário de Everaldo Canuto
Bom...: Bom... perguntei a minha namorada (que é uma usúaria comum que usa browser e Instant Messenger) o que ela acha de ter os programa do Linux no Windows.

Interessante a resposta dela, ela acha que não é bom nem para o Windows nem para o Linux.

Então eu perguntei porque e ela disse:
Por que o Linux estaria contribuindo com o Windows e o Windows com o Linux.

Interessante o ponto de vista dela, algo pra se pensar :)

Everaldo Canuto
everaldo_canuto@yahoo.com.br
Comentário de
Exemplos de aplicações Qt: Não sei se é bem isto que você queria, mas aqui há uma série de exemplos de aplicativos que usam o Qt e não tem relação com o KDE ou com software livre - e rodam em Windows, com a licença comercial do Qt.

O port das bibliotecas do KDE para Windows já está acontecendo, e eu acredito que não há nada de errado nisso - ainda que no final das contas fique provado (e eu não sei se ficará) que a presença de aplicativos do KDE rodando no Windows não ajudou em nada a estimular ou facilitar migrações para sistemas operacionais livres.

O Newsforge recentemente publicou um diálogo platônico apontando prós e contras da existência de KDE para Windows. Eu não tenho certeza de que esse port fará algum bem para o software livre como um todo (quero crer que sim), mas acredito que intencionalmente tentar impedir que algum software livre seja oferecido a algum público por desenvolvedores interessados em portá-lo e mantê-lo seja errado e contrário aos princípios da liberdade de software - embora eu entenda que algumas pessoas cheguem a uma conclusão diversa ao fazer esta mesma análise baseadas em argumentos envolvendo um "mal maior", ou uma finalidade que justificaria esta restrição.

Esse tipo de impasse não é novo: não faz muito tempo que considerou-se a idéia de intencionalmente fazer o GCC não mais suportar o SCO Unix, por exemplo. E acredito que de modo geral a liberdade das licenças (inclusive, em maior ou menor grau, as cláusulas 5 e 10 da Open Source Definition) e do espírito comunitário tem prevalecido e evitado este tipo de restrição, pois se há desenvolvedores e usuários interessados, os ports acabam aparecendo de uma forma ou de outra.

Como já mencionado, a popularização de softwares livres como o Firefox e o OpenOffice.org, mesmo em ambiente Windows, tem trazido benefícios para a consciência do público sobre a existência de software livre e a real possibilidade de ele ser uma alternativa viável às ferramentas com as quais todos estavam acostumados. E me parece correta a afirmação de que é mais fácil fazer uma migração para Linux em uma empresa que já usava softwares livres em seu desktop, do que em uma em que todos os aplicativos eram proprietários e não contam com versão para outros ambientes. Mas as reais conseqüências, neste caso específico, só poderemos saber quando o port de fato acontecer e for distribuído.
Comentário de ferdam
Ops, desculpe-me, eu nao sabi: Ops, desculpe-me, eu nao sabia que voce que entende "tudo" que se passa no mundo, estava por aqui ! ;-)
Quanto a analogia, eu quis dizer que uma empresa faz um servico no produto da concorrente na esperanca de ganhar o consumidor.
Qual a diferenca entre isto e o que o SO esta tentando fazer sobre o produto da ms ?
Claro que se trata de enriquecer a outra plataforma. Vai me dizer que o FF e o OO nao enriqueceram a plataforma windows ? Podem ate ter enfraquecido (ainda que pouco, por enquanto !) a ms.
Eu ouvi dezenas de usuarios windows dizerem - "acho que agora da pra navegar mais sossegado pela Internet com o FF". Mas nao os ouvi dizer, agora eu posso ir para o Linux pq la tambem tem o FF ou pq esses caras do SO sao demais e fazem softwares maravilhosos !
E por que voce acha o usuario padrao (e vou mais alem, o frequentador do baboo !) iria "usar o Linux pela primeira vez" ?
Quer saber ? Eu sou favoravel do quanto pior melhor...sou inclusive e ideologicamente contra o Firefox para windows (embora o use !).
So uma coisa, para mim é um prazer discutir sobre esses assuntos. Nao me ofendo e espero nao te-lo ofendido.
Abraços,
Fernando
Comentário de Everaldo Canuto
Tambem sou contra: Eu também sou contra o porte de programas Linux para Windows, comecei a ter essa opnião há alguns dias atraz.

Um amigo me viu usando o Evolution (eu uso todos os recursos dele) então me disse que precisava de um programa como aquele, aí eu falei que ele teria de instalar o Linux e a pergunta dele foi se teria como ele acessar a Internet e escrever os textos dele numa boa.

Eu disse que sim, mostrei o OpenOffice falei que o FireFox rodava no Linux e agora temos mais um usuário Linux.

Se existisse o Evolution para Windows ele não teria instalado o Linux. Isso deve acontecer em outros casos tambem.

Ps.: Eu sei que poderia ter recomendado o OutLook.

Everaldo Canuto
everaldo_canuto@yahoo.com.br
Comentário de Daniel Dantas
Licença comercial da QT: Vi alguns reclamando que a QT tem uma licença muito restritiva e que deveria ser liberado pela LGPL, para permitir ser utilizada também em softwares comerciais gratuitamente.
Parem e pensem galera, eles também tem que fazer dinheiro. Afinal, eles trabalham em turno integral para fazer a QT, são dezenas de programadores voltados totalmente para fazer a QT do jeito profissional que todo mundo conhece. Se liberassem a QT sobre a LGPL, como eles poderiam se sustentar e continuar esse fantástico trabalho? Quem perderia com isso?? Eles e a gente, que não teríamos mais nem a versão GPL, ou ela não seria da qualidade que é atualmente.
Mecanismo igual (liberar apenas para software livre) é utilizado pelo openoffice, mozilla e mysql, softwares de excelente qualidade, principalmente porque tem uma empresa por trás dando o maior impulso no desenvolvimento, exatamente porque eles ganham dinheiro com a venda do software para soluções de código fechado. O openoffice é vendido como staroffice e o mysql também é vendido, se você for utilizar como solução fechada. No caso do mozilla, a netscape não quer vender o navegador netscape (que é o mozilla disfarçado), ela quer é promover os seus outros produtos.
Tipo, parem de reclamar. Ter a QT sobre licença LGPL seria dar um tiro no pé. Nós mortais nunca teremos que pagar pela QT, mas alguém tem que pagar para manter o desenvolvimento na velocidade que está. Nada mais justo que pague quem vai ter lucro com isso, ou seja, quem desenvolver software para vender, que pague a licença da QT. Acho isso totalmente justo.
Comentário de juca
quanto pior.... pior: Para mim o usuário padrão não frequenta forum nenhum. O usuário padrão é alguém que usa o computador porque tem de usar e não porque gosta de usar. Para esse usuário, a facilidade e a familiaridade são determinantes para o bom uso do computador. Aquilo que chamam de "interface amigável". Convenhamos que essa interface amigável é algo para o que uma boa parte da comunidade Linux torcia o nariz até pouco tempo atrás.

(btw: Longe de mim querer entender tudo, ou de ficar ofendido.)
Comentário de Allyson
Valeu pelo link: Nossa, o pessoal aqui do meu lab está mesmo desatualizado, todo mundo ainda achava que o QT ainda era QPL.
Valeu pelo link.
Comentário de lucmult
Isso é FUD: Eu ouvi dezenas de usuarios windows dizerem - "acho que agora da pra navegar mais sossegado pela Internet com o FF".

Isso não seria aplicar FUD (MEDO/Fear) nos usuários windows !?

Sou contra sua idéia, deixe os desenvolvedores decidirem isso, afinal eles são livres para isso ;)

Sou a favor de aplicações Multiplataforma, por exemplo hoje ainda trabalho com Windows (em casa uso GNU/Linux) e gostaria de usar o umbrello, mas como não posso usar no Windows ainda não o adotei definitivamente.
* Umbrello é um modelador UML e gera código em Python entre outras linguagens :)
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004