Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Ainda mais sobre o registro da marca Linux

A controvérsia sobre o licenciamento da marca Linux - tanto mundialmente quanto o caso específico da Austrália, onde não havia registro oficial da marca - continua rodando o mundo, com artigos mais esclarecidos e outros menos. O BR-Linux tratou do assunto inicialmente em junho, e na semana passada publicou um resumo do assunto, para os que desejarem entender melhor todos os aspectos. É importante relembrar que a política de registro se aplica a quem desejar utilizar o nome "Linux" em uma marca registrada, e que o registro e defesa de marcas têm razões de ser: a defesa organizada da marca Linux começou (ainda gerenciada pelo Linux International, presidido por John Maddog Hall) logo após o surgimento de casos como o de um site chamado linuxchix.com (pegando carona no pré-existente linuxchix.org) com conteúdo não relacionado a Linux, e considerado ofensivo por Linus Torvalds, e também de registro de domínios com o nome 'linux' visando exclusivamente a revenda posterior (na prática conhecida como 'cybersquatting').

Em linhas gerais, a atual política de uso da marca registrada "Linux" foi divulgada pela primeira vez por Linus Torvalds em 2000, e neste final de semana o finlandês se pronunciou mais uma vez sobre o assunto, informando de novo as razões, afirmando que o LMI (instituto que hoje administra a marca) de modo geral opera com prejuízo, que ele não recebe um centavo do dinheiro das licenças da marca Linux, e que outras empresas e entidades (como o Linux International, o Linux Journal e John Maddog Hall pessoalmente) anteriormente contribuíram com recursos financeiros para que a marca pudesse ter validade. A intenção agora é que o LMI possa ser auto-sustentável.

Dito isto, vamos à notícia em português publicada hoje pelo IDG Now: “Linus Torvalds, o criador do sistema operacional de código aberto Linux, registrou a marca e, desde o mês passado, começou a contatar companhias para que elas começassem a pagar pelo uso do nome. De acordo com a Linux Mark Institute (LMI), órgão criado por Torvalds, a intenção principal da iniciativa é proteger o público e também usuários de Linux do uso confuso e não-autorizada da marca Linux, bem como emitir licenças específicas para usuários do nome. Durante o mês passado, um advogado agindo em nome de Torvalds escreveu a 90 companhias localizadas na Austrália pedindo que as mesmas desistissem de brigar judicialmente pelo nome Linux e comprassem uma licença da Linux Mark Institute - na verdade, uma sublicença que custa entre 200 dólares e 500 dólares, já que o nome é licenciado de Torvalds para a LMI. Apesar de algumas acusações de querer fazer dinheiro com o nome de um sistema conhecido justamente por ser de livre uso e distribuição, Linus Torvalds afirma que a iniciativa está sendo levada para criar um fundo de defesa para futuras disputas judiciais envolvendo a marca Linux. Como anteriormente a marca permaneceu sem registro - em um 'acordo sem documentos' de que nenhuma empresa iria se apropriar indevidamente do nome - talvez agora seja muito difícil licenciá-la para uso autorizado, razão pela qual foi criada a iniciativa e o fundo.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de wrochal
Não da para confiar...: Como vamos confiar no Linus, se sempre disse que nunca usaria a marca Linux para algum lucro com dinheiro, e o mesmo do nada que cobrar.

Isso vai gerar várias criticas.


William Rocha Lima
wrochal(@)Linuxit.com.br
www.linuxit.com.br
blog.linuxit.com.br
wrochal.linuxit.com.br
Comentário de CWagner
Realmente, agora ele deve est: Realmente, agora ele deve estar passando por dificuldades financeiras na OSDL e precis fazer bico como digitador de folha de pagamento.

Por isso agora ele está processando o povo que quer usar o nome Linux para abrir redes de fast-food, fábricas de jeans baratos e charutos cubanos made in china.

OBS.: Esse post tem alto teor trollístico e se auto moderará em 30 minutos. :P
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de dmorales777
Mas são válidas as justific: Mas são válidas as justificativas dele? Eu diria que sim, mas sempre há o receio que em algum momento as coisas podem mudar... não, ele não faria isso!
Comentário de Spook
Se ele não fizesse isso...: a Microsoft registrava o nome =) . Não duvidaria NADA disso
Comentário de Neriberto Caetano do Prado
Não dúvido: Caro Spook, não dúvido que a M$ faria, não mesmo do jeito que ela anda patenteando as coisas, ela seria capaz de dar uma reviravolta em seu sistema botar Linux e ainda dizer que é feito de tecnologia Borg (Não sabe o que é Borg ? veja jornada nas estrelas :) ).

Mas falando sério tbm acredito que é válida a justificativa.
Comentário de Helvio
Para descontrair...: Isso pode bem ser verdade, visto que a Micro$oft assimilou os Borgs. Vide www.ifis.org.uk/p.cgi/pub/winborg/

P.S. - Eu sei, essa é velhinha, mas achei que caiu bem...
Comentário de srighi
Desculpe-me a ignorância, mas...: ...como não sou especialista em marcas, gostaria de entender melhor. Quer dizer que se eu tiver uma marca, uma empresa, ou mesmo um site com a palavra Linux no meio, como, por exemplo, www.zéLinux.com.br, eu terei que pagar royalties ao Linus? Alguém aí conhece a lei de marcas e patentes para poder elucidar a questão?!!
Comentário de brain
Detalhes: Mais detalhes, incluindo a resposta ao seu questionamento, na notícia anterior.
Comentário de tiagotux
Isso eu não sei.: Isso eu não sei, mas pelo q eu entendi, acho q é somente para grandes companhias . Se eu estiver errado q alguem explique . Bom, eu acho q isso q o Linus esta fazendo é valido, pois como todos falaram a M$ é uma grande ameça, e como ela qr ser a toda poderosa e acha q deve sair comprando tudo q ve pela frente, eu acho q foi muito boa essa atitude do Linus .
Comentário de
Isso eu não sei.: Isso eu não sei, mas pelo q eu entendi, acho q é somente para grandes companhias . Se eu estiver errado q alguem explique . Bom, eu acho q isso q o Linus esta fazendo é valido, pois como todos falaram a M$ é uma grande ameça, e como ela qr ser a toda poderosa e acha q deve sair comprando tudo q ve pela frente, eu acho q foi muito boa essa atitude do Linus .
Comentário de
Isso eu não sei.: Isso eu não sei, mas pelo q eu entendi, acho q é somente para grandes companhias . Se eu estiver errado q alguem explique . Bom, eu acho q isso q o Linus esta fazendo é valido, pois como todos falaram a M$ é uma grande ameça, e como ela qr ser a toda poderosa e acha q deve sair comprando tudo q ve pela frente, eu acho q foi muito boa essa atitude do Linus .
Comentário de rockixe
Bem vindos ao mundo real: Finalmente minha profecia se cumpre!
Que bom que isso aconteceu, ate demorou bastante...
Tomara que sirva para dar um "saculejo" aos demais... que acordem para o mundo real!
Abaixo o romantismo impregnado pela FSF....
Comentário de Julio Nascimento
Ñ vejo nada demais nisso!!: O q tem demais no Linus registrar a marca Linux? Foi ele que inventou o nome.... Lógico q ele deve registrar a marca. Imagina se a Sco ou a Microsoft a registram?
Comentário de FabioCursos
LINUS PIROU: Isso chama-se capitalismo.
Linus inventou a o onda do sistema livre e agora aos pouquinhos vai se contaminando com o sistema lucrativo e capitalista do Bill Gates.
Se continuar assim, as pessoas terão a opção de escolha e já que vai ter que gastar porque não usar a própria Microsoft?
Sou a favor da licença mas sem fins lucrativos!
Cada um que lucre da forma que quiser com o Linux.
Comentário de ysnovaes
Valor da marca: Acho que a maioria esta confundindo o que é marca e o que é o soft livre. Cada um tem o direito ou não de registrar a sua marca, como fez o Linus. Acho que mais para evitar a palhaçada e a experteza dos gatunos de plantão com as coisas boas que surgem no mundo. Linus registrou a marca para evitar safadagens indevidas com o nome Linux, mas o Linux continua livre para fazermos o que quiser desde que cumpramos o contrato de software livre que acompanha os fontes, sem pagar um centavo. O soft é livre(FREE) a marca não.
Comentário de ....Antonio
Esquerda??: Pocha !! como você deve estar lasmentando por não ter tido a ideia de registrar o nome "LINUX" não é?
bobeou....... Agora é tarde hehehheeheh
Comentário de leonardo_lopes
A marca Linux já está regis: A marca Linux já está registrada a muito tempo, o que mudou foi que ele decidiu restringir seu uso e cobrar de quem quiser usa-la alegando possíveis futuros problemas legais.
Comentário de leonardo_lopes
Eu não tenho tanta certeza s: Eu não tenho tanta certeza se ele realmente não faria isso, de qualquer forma, você não precisa restringir o uso da marca linux para defende-la. A marca em si já está registrada a muito tempo, só que agora ele decidiu controlar quem tem e quem não tem direito de usa-la.
Comentário de leonardo_lopes
Não, isso vale para qualquer: Não, isso vale para qualquer companhia, o que diferencia são os valores para cada tipo de companhia. A Microsoft não tem nada a ver com essa atitude, a marca Linux já está registrada a muito tempo, o que mudou foram as regras para seu uso. Antes não haviam restrições claras, o que se achava incoerente se processava e proibia. Agora o Linus decidiu fazer uma polpança alegando que isso será usado para resolver futuros problemas legais.

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de leonardo_lopes
A marca sempre esteve registr: A marca sempre esteve registrada e esse não é o problema, a grande questão está em restringir seu uso da forma como ele está fazendo. Montar uma polpança para futuras possíveis questões legais é algo, no mínimo, estranho.

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de leonardo_lopes
O registro da marca é antigo: O registro da marca é antigo, o que está acontecendo é a restrição no seu uso.

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de srighi
Bem, isso é uma pena...: ..., concordo que a marca não deva ser desvirtuada, mas também acredito que como é a base de um movimento livre, isso soa meio como uma corneada, com o perdão da palavra.
Como que podemos trabalhar em cima disso? Se eu criar uma empresa com a palavra Linux (será que posso usá-la aqui?) no meio, tenho que pagar. As pessôas que participam disso tudo põe seu esforço em cima de algo que acreditam, em algo que consideram fantástico, que foi criado pelo esforço de milhares de pessôas no mundo todo, inclusive o meu, e o cara vem e faz uma coisa dessas.
Isso foi uma corneada em muitas pessôas que deram horas de trabalho, esforço e inteligência a favor de algo que acreditam, e o Linus até teria o direito legal, mas não deveria fazer uma coisa dessas. Ele não é o dono do que foi feito por milhares de pessôas, e que só fizeram com a condição de que continuasse livre. Sozinho ele não faria absolutamente nada.
Parece que o que fez é estágio no governo brasileiro.
Comentário de Jefferson Steves Cavalcanti
Marca Linux: Creio que as intenções de Linus são verdadeiras, todavia seria interessante se houvesse um meio de garantir que não caia em mãos com outros interesses "puramente comerciais".
Comentário de Jefferson Steves Cavalcanti
Marca Linux: Creio que as intenções de Linus são verdadeiras, todavia seria interessante se houvesse um meio de garantir que não caia em mãos com outros interesses "puramente comerciais".
Comentário de Joao Melo
Polêmica desnecessária: Quando li a notícia no "IDG Now!", percebi logo que era requentada. Não pela manifestação do Linus, que está correta: por muito menos teremos outros problemas que só se resolverão nas barras dos tribunais, infelizmente. Mas pela notoriedade que hoje o GNU/Linux tem. Ficou evidente que o "IDG Now!" queria polemizar, como quem chegou agora, querendo aparentar que sempre esteve a par das notícias sobre o GNU/Linux. O que não podemos é deixar que essa falsa polêmica nos contamine, pois já temos todas as evidências que o Linus não agiria de má fé e nem agirá. Aceito discutir a forma, mas não entendo que seja necessário discutirmos o conteúdo.

João Melo

P.S. "Polpança"? Não seria "Poupança?
Comentário de Night64
Na verdade tem sim.: O Groklaw ( http://www.groklaw.net/article.php?story=20050816092029989#comments )tem um enorme artigo colocando os motivos. Mas vou tentar fazer um resumo:

O registro de marcas não funciona da mesma forma que o registro de patentes. Não é auto-aplicável. Se você registra uma marca, mas não a reforça, ocorre a chamada "diluição" da marca, quer dizer, ela deixa de ser uma marca e se torna apenas uma palavra comum e genérica. Mais ou menos como o bombril, mas mais parecido com Walkman, que hoje em dia é sinônimo de aparelho portátil que toca música.

Se Linus não fizer a devida proteção da sua marca, ele PERDE o direito a ela. E, se ele perder o direito, podemos ter sites de sexo com o nome de LinuxGirls, um novo carro chinês chamado AutoLinux, etc... Qual o problema? É que essas coisas definitivamente não são Linux, não são GPL, e dentro de algum (pouco) tempo, Linux não quereria dizer nada, e ao mesmo tempo quereria dizer tudo. Seu sistema operacional tão querido seria um linux, com l minusculo, o que poderia querer dizer... Nada. Tudo seria Linux. Nada seria Linux.

Sacou?

Comentário de CWagner
Só espero que uma maioria es: Só espero que uma maioria esclarecida e atuante ache isso uma coisa certa e não apenas mais um capricho do Linus.

Muitos são alienados e pensam que Software Livre = Programa grátis de baixa qualidade, e talvez não entendam, ou não se dão o trabalho de tentar entender o porquê do Linus se achar na obrigação de fazer isso agora.

Espero que tais pessoas sejam em um número menor do que imaginamos. E que um dia elas consigam perceber que há mais no mundo do que aquilo que é colocado à frente dos seus olhos.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de A.Thomaz
por que estranho? Estranho se: por que estranho? Estranho será quando voce vir na rua um automóvel "Ford Linux 2.0 16v". É justo ou nao restringir o uso da marca? Imagina a Ford ganhar um rio de dinheiro com sua marca? ainda acha estranho?
Comentário de A.Thomaz
qualmarca voce usa?: Tente criar algo e usar a marca Coca-Cola...
O sistema continua livre (pago ou nao) mas a marca... Tem gente criando site com qualquercoisa.linux.com ganhando dinheiro pela fama e pior nao tem nada a ver como sistema e pelo contrario, tem ofendido o sistema... É so pra marca ser usada corretamente!
Comentário de Fabão
Linus Torvalds só quer ser Bill Gates: Já está muito tarde pra querer faturar grana com o Linux. Quer faturar milhões com os esforços dos programadores livres. Isso é uma covardia. Todos desenvolvedores devem entrar com processo contra esse infeliz! Se ele quer ganhar dinheiro, que invente outro sistema operacional com ideologia diferente! Bill Gates ganha muito dinheiro, mas com o consentimento dos seus funcionários, não os enrolando!
Comentário de Patola
Mas que coisa: Não é estranho. Pelas leis dos EUA, ele tem que correr atrás pra tentar garantir a exclusividade de sua marca ou a perde. Simples assim.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de Patola
Acorde!: Abaixo o romantismo impregnado pela FSF....

E se eu te disser que o Stallman concorda com a atitude do Linus nesse caso? Bah... deixe disso, a cobrança do registro da marca Linux não mudou NADA no "romantismo" ou "idealismo". Só mudou em quem tinha a noção errada das coisas.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004