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Disponível sob a GPL o código-fonte do Quake 3 Arena

Conforme adiantamos recentemente, o Slashdot confirmou hoje que o código-fonte do Quake 3 Arena está oficialmente disponibilizado, licenciado sob a GPL. Consta que o pacote disponibilizado está pronto para ser compilado em Linux (com nasm e gcc 2.95), Mac e Windows. Alguns detalhes adicionais podem ser obtidos no README.

Comentários dos leitores

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Comentário de Daniel Dantas
Caramba: Caramba, vou jogar muuuiiiittttooooooooo.
Comentário de ricarab
Dúvidas:: esse Doom é aquele que precisa de placa de vídeo de 128MB e memória de 1GB??? Se for, eu to fora! :(
Pelo menos até não dar um bom "trato" no meu PC ;)
Desejo que este seja o grande primeiro passo para os jogos lives começarem a aparecer no Linux, o que seria um sonho de qualquer usuário doméstico, é quase inimaginável um jogo sob a GPL, e um monte de outros derivados dele... Será uma maravilha!


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de Júlio Santos Monteiro
Não é Doom, é Quake 3: Are: Não é Doom, é Quake 3: Arena.
Sobre os requistos, andei dando uma googleada e achei o seguinte site com estas informações (note que são os REQUISITOS para o Quake 3 Arena oficial (versão demo), já compilado (para o Windows).

http://www2.uol.com.br/fliperama/games/pc_windows/quake_3_arena/download.html

Requisitos:
- Windows 95/98/Me/2000/XP
- processador de 233 MHz
- 64 MB de memória
- placa de vídeo com 8 MB
- DirectX

-----

Não sei se somente liberaram o ENGINE ou se liberaram o jogo inteiro... Alguém saberia responder?
Comentário de Gustavo Rondina
Liberaram só o engine. São: Liberaram só o engine. São bonzinhos mas não são santos :-)

O código está muito limpo pelo que andei lendo, e a compilação parece ser um processo bem straight forward...

Gustavo
Comentário de Daniel Dantas
Não façam confusão: Foi a engine que foi liberada sob a licença GPL. Igualmente ao quake 1 e 2, os pacotes PAK ainda são protegidos.
Esse tipo de lançamento é bom não porque o jogo ficou livre, mas porque agora temos uma engine de qualidade para podermos fazer jogos com ela. Com alguns patches da galera, o jogo ficará muito melhor do que o original. Qualquer pessoa que queira fazer um jogo em software livre agora pode se concentrar nos gráficos, já que a engine está pronta. Isso facilita muito a criação de jogos.
Comentário de RockerTux
Aaaaahhh: Queria dar um 'emerge quake3' :(
Comentário de tfpsky
Agora vou poder jogar com -ma: Agora vou poder jogar com -march=athlon-xp -mmmx -msse -m3dnow?
Maneiro... :D
Comentário de Tonywalker
O Bicho vai pegar!: Se com o código do Quake 2 já fizeram jogos como o Nexuiz, imagina o que não vai aparecer com o código do Quake 3.
Sem dúvida uma notícia fantástica.

Falows

Comentário de Matheus Villela
Já tentou mesmo antes de ser: Já tentou mesmo antes de ser liberado?

[matheus@Gentoo]$ emerge -av quake3
These are the packages that I would merge, in order:
Calculating dependencies ...done!
[ebuild R ] games-fps/quake3-1.32b-r3 -dedicated +opengl 0 kB


[matheus@Gentoo]$ cat /usr/portage/games-fps/quake3/quake3-1.32b-r3.ebuild | grep pak0
einfo "You need to copy pak0.pk3 from your Quake3 CD into ${dir}/baseq3."

Comentário de Matheus Villela
Pode crer :) : Pode crer :)

Já existe gente trampando em media "free" pro jogo pra eliminar a questão da licença proprietária da mídia, junto a isso e à muitos mapas feitos pela comunidade em torno do jogo ele acabará se tornando totalmente livre :)

Além disso a possibilidade dos atuais mods virarem jogos standalone e serem distribuídos em Live-CDs é bastante "empolgante"

Tanta coisa boa, eu amo a ID <3
Comentário de vesgo
"Tanta coisa boa, eu amo a ID: "Tanta coisa boa, eu amo a ID"
Eu também! =)

Agora só imagina os frutos disso. Engines como Ogre3D, CrystalSpace, e ate mesmo clientes de Quake1 como o fuhquake, assimilando idéias e recursos do Quake3...
Comentário de Júlio Santos Monteiro
Exaltação Saudável :-): E por que não soltar a nossa conhecida frase...

"Hoje é um grande dia para o Software Livre!"
Comentário de jcarlos
Mods: Ok.. eles liberam o código do jogo mas não liberaram os .paks.. mas e se instalarmos aqueles mods sem ter os arquivos do jogo original, funcionam os mods????
Comentário de Daniel Dantas
Depende do mod. Tem mod que n: Depende do mod. Tem mod que não precisa dos paks orginais e outros não.
Comentário de Anti-Lixux
Kurumin é uma merda.Kurumerd: Kurumin é uma merda.Kurumerda.
Trava,trava,trava,trava,trava,trava,trava,trava,trava,trava,trava,trava,trava,trava,trava,trava,trava,trava,trava,trava,trava,direto!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Comentário de RockerTux
Não gostou usa outro: Mas pelo nick vc é mais um macaquinho do Baboo...
Comentário de geekslack
Tipo assim... vai usar window: Tipo assim... vai usar windows...
Comentário de Cold*Fusion
Tenebrae!!!: Pra quem não conheçe, Tenebrae é um MOD feito após a liberação do velho engine do Quake 1, que adiciona efeitos de sombra e luz que na época do jogo nem sei imaginava, vejam umas screens:
http://tenebrae.sourceforge.net/index.php?page=screenshots.txt

Terá tbm o Tenebrae2 (ainda não está pronto), baseado na engine do Q2:
http://www.tenebrae2.com/

Imagina o que virá com a liberação do engine do Q3A !!!!!!!

ATENÇÃO: Quake 1 + Tenebrae
Comentário de Cold*Fusion
Continuando...: Continuando...

ATENÇÃO: Tenebrae (Quake 1), acabou ficando bem pesado e os requisitos acabaram subindo bastante, em relação ao Quake 1 original.


System Req.

* PIII 600
* 64 Mb RAM
* Geforce or Radeon card
* Quake1
* Water vissed maps
Comentário de alex-gurgel
Alguém ??: Alguém já tentou compilar ?
Se conseguiu, o que foi necessário ?
Tentei no SuSE 9.3 (tive que instalar o CONS antes...) mas tive muitos erros. Como vou ter que instalar alguns pacotes -devel, queria saber antes quais seriam...
Comentário de vesgo
Algumas dicas aqui: : Algumas dicas aqui:
http://www.quakesrc.org/forums/viewforum.php?f=20
http://www.quakesrc.org/forums/viewtopic.php?p=46965
Comentário de xico
Outra notícia linda.. :): Outra notícia linda.. :)
Comentário de xico
Outra notícia linda.. :): Outra notícia linda.. :)
Comentário de safont
eh verdade: comprei o kurumerda hoje e jah me arrependi eh uma merda trava direto
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