Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Linux Daily Log: Entrevista com Eben Moglen

clip“Esta entrevista foi publicada na edição semanal do LWN.net do dia 11 de agosto de 2005. Joe ‘Zonker’ Brockmeier entrevistou Eben Moglen [Presidente e Diretor Executivo do Software Freedom Law Center e conselheiro jurídico da Free Software Foundation] para LWN.net e esta tradução foi autorizada pelos editores do LWN.net.

Trecho: LWN: Podemos falar um pouco sobre o processo de revisão da GPL? Quando vocês fizeram o processo da GFDL, algumas pessoas acreditaram que elas não foram ouvidas. O que vocês aprenderam no processo? Moglen: Eu não discordo de você que o processo que foi aplicado para a publicação e modificação da GNU Free Documentation License poderia não funcionar muito bem para a GPL versão 3. E eu acho que você deu a razão, existe um grupo muito pequeno de pessoas que precisam ser satisfeitas por e usam a licença [GFDL] e, no outro caso, há todo mundo na Terra. A GPL afeta uma comunidade muito m ais ampla de interessado, mais variada e mais complicada, nós precisamos estar em contato com essa comunidade o tanto quanto pudermos, e eu acho que o processo, nesta escala, é um processo muito diferente. Eu também devo dizer que, apesar de ser verdade que o número de pessoas usando a GNU FDL não é muito grande, o número de pessoas que fazem objeção à FDL também não é tão grande. Existe um pequeno número de pessoas que querem dizer algo e querem que suas idéias sejam ouvidas. Se eles foram ouvidos ou se eles pensam que foram ouvidos são duas questões diferentes - eu não acho que exista uma palavra escrita a esse respeito que eu não tenha lido. Muitas coisas foram escritas a esse respeito e eu não tenho vontade de responder porque eu acho que esta resposta vai apenas aumentar a intensidade da discussão – minha meta ao ajudar a Free Software Foundation a construir uma nova GPL é aumentar a lucidez sem aumentar a intensidade. Espero que haja menos grit aria e muito mais reflexão na próxima rodada, por todos os interessados.


BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004