Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

UOL Tecnologia: "Você usa Windows? Saiba se vale a pena testar o Linux."

“'O UOL Tecnologia fez o teste, com o objetivo de verificar se uma pessoa acostumada com o sistema operacional da Microsoft consegue realizar tarefas básicas no Linux, como navegar na Internet e redigir textos. O resultado é que, ao menos na versão testada (a distribuição SUSE 9.3), a instalação e o uso do Linux foram bastante intuitivos, e os principais programas funcionaram de modo satisfatório, mas algumas configurações (para ver vídeos, por exemplo) tomaram mais tempo para serem efetuadas do que em situações similares no Windows.' A noticia descreve como vantagens do SUSE Linux o baixo custo, a segurança e as comunidades de suporte (fóruns, wikis, e-group). E como desvantagens, a falta de suporte a equipamentos feitos especificamente para Windows e a dificuldade (para o usuario comum) de assistir video e audio streaming em formatos proprietários como o WMA e o WMV.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de CWagner
Parabén pela matéria: Um bom exemplo de como dirigir uma matéria responsável sobre o uso de SL

O autor está de parabéns e espero que não se dê por satisfeito e faça algo parecido com outros exemplos de Software Livre.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Lúcifer
Detalhes sobre vídeo no SuSE: Um detalhe importante é que o pessoal do SuSE é quase tão radical(patentes lembram ?) no quesito vídeo quanto o pessoal do Red Hat/Fedora, a libdvdcss não é incluída no sistema e codecs para os .avi da vida também não o são.
E no Uíndius ? Dá-lhe astalavista.box.sk, site do FOSI, Edonkey2000, baixam tudo ou compram nas barraquinhas de camelô e...chamam um "técnico" para instalar o sistema (usuário comum em geral não instala pn...)
Pois é, eu já pertenci ao "Dark Side of the force" também...sei como as coisas são, os textos publicados pela mídia impressa e virtual ainda não são justos quando se fala de Linux
Outra coisa falsa é dizerem que o SuSE é fácil de instalar, só se eles deixaram o YaST controlar tudo, aí vira um next next finish tal qual o Uíndius, se clicassem na opção de particionamento personalizado, com certeza iriam se esborrachar no poste...detonando todas as partições do HD...
As únicas distros adequadas para esse pessoal flat mind são os Knoppix e seus derivados, que se dá boot pelo CD e o configurador não toca no HD e deixa o sistema pronto para uso

"Você usa Windows ? Saiba se vale a pena testar o Linux"
Típico de um clone do Homer Simpson, usam o verbo "testar", como se o Linux fosse algo "primário", "primitivo", shell puro...que só um Dennis Ritchie da vida consegue usar

Jornalistas ???
Ô racinha infeliz! Deveriam ficar só escrevendo "pérolas" como "Sasha ganhou uma BMW da mãmã ShooShaa"
Comentário de Bruno Gonçalves
Até que está bom: Nas reportagens que já vi sobre Linux em sites não dedicados exclusivamente à Linux até que essa é uma das melhores ou a melhor.

Ele abordou de forma bem simples de se entender e mostrou que existem distribuições facies e simples de usar.

O Software Livre irá dominar o mundo :D
Comentário de Lúcifer
E para não dizer que eu não falei das flores: Uma coisa que está me decepcionando muito é o rumo que a Linux Magazine está tomando, agora que o curso de bash acabou a revista vai entrar para a UTI, uns 90% dos textos são traduções de material raso (de origem chucrute, quem diria hein ?), que não servem para nada, são embromation, perfumaria inútil mesmo...só pode ser coisa de jornalista!
Compro a Linux Magazine desde a primeira edição, mas agora nem quero ver a próxima com o "geral sobre IDEs", será mais uma inutilidade escrita por pessoas tão técnicas quanto uma porta com paralisia cerebral (jornalistas of course...)

Uma exceção: a tirinha "Os Monges" é genial, mas 15 reales por uma tirinha é muito caro...
Comentário de bebeto_maya
__A materia foi boa, ao menos: __A materia foi boa, ao menos nao tao ruim quanto as "outras" de outras publicacoes tendenciosas...E' preciso lembrar que o UOL, em suas pa'ginas mant'em um minimo respeito pelo usu'ario.Permitindo-lhe saber que existem outros browsers e outros sistemas.E nao transformando a informa'tica num mundicu-lo de autores micreiros (Lercio De Vasconcelos, Gabriel Torres entre outros...) que resumem uma ciencia num tecnicismo confinante.

__POderia ser melhor...Mais ja' e' um bom comeco!
Comentário de Marcelo Ulianov
Dai se conclui que para a ime: Dai se conclui que para a imensa maioria dos usuários, o Linux é algo distante... 90% sequer sabem o que é ou para que serve... Já me perguntaram se era um novo prorama, qdo expliquei que era um SO, o cara me perguntou pra que ? Se já tem o windows...
Comentário de RockerTux
Todo mundo que me ouve faland: Todo mundo que me ouve falando de GNU/Linux resolve EXPERIMENTAR. Mas só uns poucos continuam :(
O maior problema ainda são os jogos.
Comentário de Daniel Dantas
Gostei!!!!: Gostei!!!!!
"O Linux é baseado em software livre. Por isso, as empresas que distribuem o sistema não cobram pelo sistema em si, mas por serviços adicionais como publicação de manuais, suporte, treinamento, etc".
Fala sério, poucas vezes vi alguém falando uma coisa boa dessas. E olha que o cara nem é especialista em linux.
Eu sei que o cara não comentou algumas coisas fundametais, como a falta dos codecs para wmv, mas o artigo foi bom porque ele se preocupou em achar a verdade. Foi de coração aberto.
É muito bom a gente ter essa visão de quem não usa linux ainda para saber o que a gente pode mudar para conquistar essa parcela do mercado. Tipo, não se pode distribuir os codecs na distribuição?? Por que não colocar um atalho facilmente visível para baixar os codecs e instalar na hora?? Ou quando o usuário quiser rodar o vídeo, o próprio programa acusa e baixa os codecs??
Eu já estou achando que as reportagens hoje em dia não são mais aquelas supertendendiosas que o pessoal fazia há alguns anos.
Viva o linux!!!
Comentário de Manoel Pinho
Maior problema: O maior problema não são os jogos mas a facilidade com que uma cópia pirata do windows pode ser "arranjada" e usada. Não tenho dúvida que se não houvesse a alternativa mais cômoda de continuar como está (usando windows pirata), o uso de linux seria muito maior. E o pior é que isso só realimenta o monopólio e quem faz jogos só pensa no retorno financeiro.

Comentário de Luciana
Denis ritchie ?: Ha ha ha Denis Ritchie usa Windows!!!
Ha ha ha...
Comentário de MnB Linuxer
Ótima reportagem: Parabéns ao jornalista. Ele pesquisou para fazer a reportagem e ficou muito boa.
Comentário de TON
Seguindo a Canção: Olá a todos.

Sinceramente concordo com o Lúcifer no que toca ao título da matéria e sobre a matéria no todo, Creio que deixou muito a desejar.Enfim não é das piores. Você usa Windows? Saiba se vale a pena usar ou experimentar o Linux.Isso para mim seria o correto.Outra coisa que deixou-me em dúvida sobre o post do Lúcifer foi a questão de vídeo na distro " Suse " ...
" A Fabulosa ". Como sou usuário também desta distro vou fazer uma verificação mais apurada para minhas necessidades de usuário. No restante, não concordo com ele a respeito dos demais acréscimos.

Costumo ler certas notícias e notas mais para aprender com os posts dos leitores mais capacitados. Por isso furto-me de postar ou deixar meus comentários com mais frequência.

Um aspecto que não foi abordado aqui ainda (relativo à matéria) foi a o tópico ...O linux certo para cada tarefa. De antemão já concordo só
com dois. Servidor Web - Debian ( A Divina) e Slackware (A Clássica).
_ Firewall - FreeBsd . Isso não por experiência própria mas somente baseando-me no conceito que essa distros gozam perante à comunidade.
Para os demais itens não saberia opinar. Aliás para desktop até de
maneira mais suave poderia dar minha sugestão mas não quero ser
taxado de tendencioso e ter preferências.

Onde está a " Majestosa " "Red Hat" nesta história? Não está. Está o
outro chapéu do mesmo departamento que é a "Fedora".

De qualquer maneira o número de internautas que acessam a UOL é bem
considerável e a matéria acaba por um lado ou por outro ajudando o
nome Linux a ser mais conhecido no " outdoor". Doravante devemos dar
sempre uma lida no link tecnologia da UOL.

Obs: Os adjetivos que dei às distros são pessoais e simpáticos a mim
considerando-as no feminino (distros) Distribuições Linux.Não é meu
propósito causar modismos ou passar isso adiante.
Também sou usuário da distro " Debian " (A Divina).

Fico por aqui
T+ abraços






Comentário de MnB Linuxer
?: FreeBSD não é Linux.
Comentário de go3th3
Gostei do artigo e principalm: Gostei do artigo e principalmente pela preocupação do jornalista em correr atrás dos(as) fontes, ;)

Mas achei bem engraçado:
E como "desvantagens", a falta de suporte a equipamentos --feitos especificamente para Windows-- e a dificuldade (para o usuario comum) de assistir video e audio streaming em formatos proprietários como o WMA e o WMV

Realmente se foi feito for Windows-only fica mesmo difícil funcionar no Linux.. :D
Comentário de xmanun
Pensamentos...: Realmente é impossível agradar todo mundo, eu acho que toda matéria, por mais tímida que seja, sobre o que acreditamos deveria ser incentivada antes de ser criticada... Sempre existem aqueles que não querem concordar com a maioria, mas seria bom não desestimular atitudes que venham a contribuir para a divulgação positiva do Linux e outros softwares livres...

O mercado ainda está engatinhando para a adoção de softwares livres, se há iniciativas que tendem a ajudar na divulgação o apoio é a única atitude coerente, lembrem-se, houve um trabalho, uma pessoa usou seu precioso tempo, se esforçou pra fazer o que podia, isso merece algum crédito...

Se nós reclamassemos que nosso filho está muito lerdo pra começar a andar é bem possível que ele nunca levante-se do chão...


_____________________________________
Sites incompatíveis? Coloque-os na Lista Negra Mozilla
Comentário de ferdam
Creio que ambos contribuem pa: (Este "post" era para seguir o do Manoel Pinho)

Creio que ambos contribuem para a hegemonia do windows, os jogos e a facilidade de pirataria.
Quanto a segundo item, parece com tatica dos traficantes de drogas, primeiro vicia-se o usuario, depois cobra-se para continuar usando.

No meu circulo de convivencia, amigos, colegas, familiares, antes eles diziam : "Xi, deu pau no meu windows, ou pegou virus, eu nao consigo instalar o xxx" e eu ia la e arrumava (quero dizer, re-instalava o windows, configurava toda aquela parafernalia de anti-*).
Agora, eu deixo bem claro que nao dou mais suporte a windows, se quiserem minha ajuda que usem Linux.
Muitos ficam curiosos, fazem perguntas, veem ate minha casa para ve-lo rodando, mas a grande maioria ainda nao tem coragem de instala-lo.
Que nao instalem, mas nao venham me pedir ajuda com o windows.
Eu sempre digo, "abram um chamado na M$" ...
Com isso eu quero dizer que o windows nao é mais facil de lidar do que o Linux, pelo contrario, é bem mais complicado quando algum problema aparece para o usuario comum.
Abraços,
Fernando
Comentário de Mandraker
UOL x Software Livre: O UOL está sendo notícia cada vez mais freqüentemente aqui no BR-Linux, seja com matérias sobre Software Livre, seja com uma das maiores doações a campanha para publicar um anúncio do Firefox de página inteira no The New York Times, seja por criar ferramentas Linux para seus usuários (discador, acelerador...). E o UOL Tecnologia mantém um espelho super rápido com muitos softwares livres, vejam: http://tecnologia.uol.com.br/downloads/mirrors.jhtm

Seria muito legal se tivesse um espelho do SourceForge também! :-)

Mais sobre UOL no BR-Linux.
Comentário de TON
Sei que não é. Fique tranquilo.: Eu sei que FreeBSD não é Linux.

Outra coisa: cometi um engano. Lá dentro da matéria como firewall
é OpenBSD, Agora Open, Free e NetBSD acredito que sejam todos
bons mas devido minhas atuais condições de dificuldades quero
comecar pelo DesktopBSD baseado no FreeBSD com o Kde.
Vou esperar a versão final. Não conheço este sistema operacional.

Uma coisa boa (devemos considerar) é quem fez a matéria diz que o
usuário pode usar o Win e Linux no mesmo HD, tendo dois desktops
distintos que de certa forma um pode completar o outro em ocasiões
de dificuldades defrontadas. Sei que muitos usuários de Linux não
concordam com isso mas eu (particularmente) tolero e vejo coisas
boas nisso e não vou me alongar no porquê disso.

Também não sou mentiroso porque tenho winxp e mais três distros
Linux instaladas no meu HD atualmente.

Agora fazendo jus a UOL, para mim é um dos sites de melhor conteúdo
e variedades da Web.

Fui


Comentário de RockerTux
Eu não vejo desvantagem em n: Eu não vejo desvantagem em não rodar WMV. E isso se mostrou uma vantagem pro meu primo, já que quase todo vídeo de put... é em WMV... coitado, tinha o braço direito mais grosso que o esquerdo XD
Comentário de Xico
Excelente matéria!: Excelente matéria, o autor foi imparcial.
Há muito não via uma reportagem tão boa e imparcial a respeito de Linux sobre iniciantes. Gostei da iniciativa de UOL, e o autor está de parabéns.

Infelizmente tem gente que gostaria de ver um autor xiita com sérios problemas de cegueira dizendo apenas as vantagens do Linux.
Sorte que Bruno Aragaki não é assim.. ;)

Acima do software livre, viva a verdade!




Comentário de Renato
O UOL não tem,: mas aqui no Brasil você já pode contar com um mirror na UFPR:

http://www.c3sl.ufpr.br/
Comentário de vmedina
por falar nisso...: Repositório brasileiro rápido parao debian é aquele da unicamp. É só selecionar usando o apt-setup. Se bem me lembro é http://www.las.ic.unicamp.br, mas não garanto. Consigo com ele velocidade sempre maiores que 60Kb/s e muitas vezes velocidade de 100Kb/s!

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Eu gostei.: Realmente eu gostei, apesar de ter olhado superficialmente.

Muito boa para enviar para um chefe, professor ou assemelhado.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de ano@nimo.com
Não li a materia (tem link ?: Não li a materia (tem link ?).

Mas sendo como o CW de SL, MA diz, obrigado.
Comentário de Smart Union Consultoria em LINUX
Sobre o uso do Linux por usuários de Windows -: Parabéns!

É interessante termos essa iniciativa de pesquisa. Hoje em dia muitas empresas estão gastando muito em licenças Microsoft, apenas por que existem mitos sobre o uso do Linux por usuários comuns.

Com um pouco de esforço, consegui fazer com alguns de meus clientes economizassem pelo menos uns R$300.000 nos ultimos 5 anos, apenas convencendo-os a usar Servidores SAMBA e em alguns casos, estações Linux.

Se possivel acessem e indiquem aos seus usuários o link: http://www.smartunion.com.br/faq_linux.asp onde muita coisa sobre o Linux é desmistificada.

Abraços,

Jose Claudio Claudelino
Diretor de Tecnologia
Smart Union Consultoria e Soluções em Tecnologia Ltda
(11)-3842-0766

PS:Para os técnicos em Linux interessados em fazer parte de nossa familia, leiam o artigo:
http://www.smartunion.com.br/artigoView.asp?cd_artigo=10


Comentário de Ricardo Carvalho
O estranho é que uns 80% dos: O estranho é que uns 80% dos usuários do Linux nunca usaram um shell que não seja o bash (sem flame de qual é melhor), acho que enquanto isso continuar ninguém pode reclamar de ninguém.

Eu acho muito estranho a idéia de que dar afagos no Linux é dar afagos no software livre, consequentemente a idéia de falar mal de um significa falar mal do outro é comum, eu não acho, vide Theo de Raadt, ele meteu o pau no Linux mas acho que ninguém pode reclamar da luta dele pelo software livre, eu só não tenho capacidade técnica de discordar ou concordar com Theo de Raadt da birra que ele tem do Linux.
Comentário de Ricardo Carvalho
Putz a preça ainda me matar: Putz a preça ainda me matará.
A oração "ninguém pode reclamar de ninguém" está sem sentido. Mas dá pra entender.
Comentário de adilson
Questão de necessidade, talvez?: Ricardo, eu me ponho no meio destes 80% que você cita, e porquê? Porque o bash me atende perfeitamente. No dia que eu achar que não atende, eu mudo.
Quanto ao Theo, que tive a oportunidade de conhecer pessoalmente, o cara é muito bom tecnicamente mas uma personalidade complicada, difícil de se lidar, só isso. O Richard Stallman, a mesma coisa.
___
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de Ricardo Carvalho
Tô falando, ela ainda vai me: Tô falando, ela ainda vai me matar.
Preça é ruim, pressa é melhor.
Comentário de Necronomicron
Essa merece: Vai pro tanque vai...
Comentário de Operador Nabla
Eu posso me considerar uma ex: Eu posso me considerar uma exceção a esta "regra": eu não fui introduzido ao Linux através da bash.

Meu primeiro contato com Linux foi na faculdade e lá eles usam tcsh. Só algum tempo (meses) depois, quando eu resolvi instalar o sistema pela primeira vez na minha casa (usei o Conectiva Linux 6.0), que eu tive meu primeiro contato com a bash.

Atualmente, uso a zsh (aproveito a ocasião para recomendá-la fortemente a vocês) para a maioria das minhas tarefas, deixando a bash para o usuário root da minha máquina.
Comentário de Ricardo Carvalho
Uma análise pé no chão fei: Uma análise pé no chão feita pela flexbeta, página para usuários windows mais avançados, o cara curtiu muita coisa do linux, legal pra quem consegue se virar no inglês: link
O links é uma cortesia do OSNews.
Comentário de soulinux
GNU/LINUX: Tco: Custo total de propriedade. Podemos ter estações de trabalho a custo zero nível de software depende da sua utilização: O banco central gastou 9 milhoes com atualização de windows XP. Se fosse com software livre, o valor seria irrisório. Mesmo assim o Hélio Costa fala de serviço/suporte caro que pode ser mais caro com software livre. Isso não é verdade. O banco central alem das licenças caras têm que pagar o suporte da microsoft que não é barato. Já começa o tco com 9 milhões mais o valor de suporte. Até quando iremos ficar nesse disse me disse. Nem tudo tem substituto no software livre, porem temos que aproveitar onde podemos. É estupidez no momento pensar que o software livre irá dominar tudo por agora. Temos que pensar que onde o linux é bom. Assim termos linux, windows, unix, BSD, operando lado a lado. Cada um em seu lugar, ou seja, onde cada desenvolve melhor. Esta é a questão.
Comentário de hamacker
Eu já tou de saco cheio dos: Eu já tou de saco cheio dos CDs de brinde.
Publico alvo : Linuxistas e entusiastas
O que eles pensam : Uma distro por edição, afinal eles gostam de desinstalar/instalar uma distro por semana.

A revista até está legal, mas está exagerando no preço, eu compraria mais satisfeito pagando mais barato sem o CD. Se quiser um CD vou comprar pela Web ou então estes boxes que vira e mexe vem com uma distro completa.
Comentário de hamacker
Muito bom o artigo. O autor n: Muito bom o artigo. O autor nao usou os eufemismos que normalmente usuarios de windows e de linux usariam para descrever os desapontamentos ou falhas inexperadas que tiveram ao usar o sistema.

O curioso é que o colega descreveu um problema bem raro, ter que configurar um monitor? Qual é a chance do refresh rate de um monitor não ser detectado ?

Certamente que o problema existiu, não estou duvidando das habilidades do autor, mas hoje em dia é muito raro ter que entrar com medidas do monitor (polegadas, refresh rate,...) e isso foi acontecer justamente com o SuSE. Muito hilário.
Comentário de jchaves13
Mudei de idéia: Eu "era" um dos que defendiam as revistas com CD, pensava nos que não têm banda larga, mas com o contéudo (ou a falta de) que estão vindo é melhor não ter mesmo, e lançar de tempos em tempos alguma edição especial.
Ps.: Mas que o assunto está fora do lugar, isso está.
Comentário de Ricardo Carvalho
Eu também uso o zsh. Usei ap: Eu também uso o zsh. Usei aprovo e recomendo.
Comentário de brandizzi
Esta é a questão: Ricardo, eu me ponho no meio destes 80% que você cita, e porquê? Porque o bash me atende perfeitamente. No dia que eu achar que não atende, eu mudo.

Acho que é justamente isto que ele quis passar: se não há necessidade, não há mudança.

Que seja: Linux está muito bom para o usuário final "raw" (quem reclama de Linux geralmente sabe pelo mens instalar programas), exceto pelo coeficiente de "mas-no-windows", que faz com que *todo* usuário iniciente fique paranoicamente atrás de algo que ele ache ser ruim só para nos perturbar a paciência.

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de brandizzi
Não é verdade!: <piada>
Tem muitos MPEGs também.

...

Ei... Por que você está me olhando assim?
</>

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de oi
LCD: Problema comum em máquinas com monitores LCD. Pelo menos pra mim.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004