Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Artigo aponta vantagens do anti-vírus livre ClamAV

“Um teste feito pela Electric Mail concluiu que o ClamAV é o melhor anti-vírus, sendo o primeiro a reconhecer 77% dos novos vírus e tendo o menor tempo de resposta a novos vírus, ou seja, o intervalo de tempo entre a descoberta do vírus e a atualização do anti-vírus. Trechos da reportagem: 'parece que [os demais produtores] perderam de vista o principal objetivo: achar e remover um vírus no menor tempo possível.' 'o tempo de resposta do ClamAV foi igual ou melhor que os maiores fornecedores de anti-vírus na maior parte das vezes' 'Feliz caça aos vírus e não acredite sempre no que o seu vendedor de anti-vírus está falando -- ou vendendo -- para você'

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de ricarab
Surpreso!: Puxa! Eu nunca achei que o ClamAV fosse tão poderoso, aqui eu o utilizo somente para escanear arquivos que vou utilizar no Windows (para não ter que instalar anti-vírus no Windows!), e sempre achei que os anti-vírus comerciais fossem MUITO mais eficientes, porém nunca tinha feito um teste qualquer ou lido sobre algo. Agora eu vi essa matéria e me surpreendi! Parabéns ao ClamAV!


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de Daniel Dantas
Caramba, essa foi boa mesmo.: Caramba, essa foi boa mesmo. Se bem que já há muito tempo venho estranhando essa coisa de antivirus comercial. Já ouviram falar daqueles rumores que dizem que alguns virus novos são "patrocinados" por algumas empresas de antivirus? Sei não, é só rumor, mas...
Eu também não dava o valor que o clamav merecia, mas a força do software livre é incrivel. Parabéns, clamav!!!
Já estou instalando...
Comentário de Manoel Pinho
Clamwin: Eu uso o clamwin (www.clamwin.com) em algumas máquinas windows que temos que manter e realmente funciona muito bem e, o melhor, está melhorando a cada versão. Um fato curioso é que ele é bem mais leve do que qualquer antivírus moderno e pode ser usado em máquinas velhas com vntagem. O único problema é que ele não instala (ou pelo menos não instalava em uma certa versão) no windows 95 por causa de uma dependência, não resolvida nem com a instalação do IE e aquelas tradicionais (que se faz no wine por exemplo). Posso dizer também que funciona muito bem no windows 2003, ao contrário de vários antivírus comerciais.

Um recurso muito útil é o de poder enviar automaticamente um email de aviso quando o programa localiza um vírus. Isso é muito útil em servidores.

Nós chegamos a usar o clamav no servidor de email (linux) e funcionava muito bem, barrando os vírus. Mas como a máquina também tinha um antispam e o número de emails com spam ou vírus era enorme, a máquina ficava muito lenta e desligamos essa verificação. Afinal, o windows lá é minoria hoje em dia.
Comentário de ano@nimo.com
...ClamAV é o melhor anti-v: ...ClamAV é o melhor anti-vírus...

Faz sentido se você pensar no empenho da comunidade que usa e ajuda (reporta virus/bugs) a manter o clam.

A proposito, alguem sabe como coletar manualmente as atualizações do Clam para instalar em PCs sem acesso à Internet ?

Comentário de ano@nimo.com
...ClamAV é o melhor anti-v: ...ClamAV é o melhor anti-vírus...

Faz sentido se você pensar no empenho da comunidade que usa e ajuda (reporta virus/bugs) a manter o clam.

A proposito, alguem sabe como coletar manualmente as atualizações do Clam para instalar em PCs sem acesso à Internet ?

Comentário de Luc
Sentido: Faz sentido coisa nenhuma. Atualização de anti-vírus é um trabalho extenuante, estressante e interminável. Exige muito empenho e recursos. Como é que pode se manter e ser eficaz sem uma boa fonte de renda?

Estou achando a notícia ótima, mas com muita desconfiança. Tá mais é me cheirando a hype desmedido de entusiasta de SL.
Comentário de hamacker
O clamwin é um antivirus que: O clamwin é um antivirus que funciona offline, isto é, diferentemente do mcafee e norton ele não checa todas as operações de leitura e escrita no disco onthefly e automatica. Então fica dependendo do usuario fazer o scanner ao baixar o anexo, cdrom, etc... Convenhamos poucos usuarios de windows se adaptariam a trabalhar duma forma diferente da "automática", até saberiam como fazer, afinal não é segredo nenhum clicar com o botao direito e escolher "verrer...", mas na hora da pressão eles afinam na disciplina e deixam passar. Sem falar naquela coisa do autoplay, ActiveX, VBScript,...

Trocando em miúdos, o eficiencia do clamwin é bem questionável para usuários com pouca doutrina sobre manipulação de arquivos. Para os mais disciplinados é um excelente anti-virus.
Comentário de Roberta Brito
Anti-vírus: O meu computador ainda não acessa a net.Você sabe se eu posso salvar no disquete um anti- vírus gratuitamente.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004