Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Líder do projeto de laptop popular deixa o governo

clip“O assessor especial do Ministério das Comunicações, Jean Claude Frajmund, responsável pelo desenvolvimento do projeto do laptop de 100 dólares no governo federal, foi exonerado do cargo. A informação foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (17/08) conforme determinação da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Fontes próximas ao executivo declaram que ele pediu demissão do cargo há cerca de 15 dias em virtude de divergências com o ministro das Comunicações, Hélio Costa. Essas mesmas fontes declaram que Hélio Costa está se desgastando ao tentar alterar a estrutura do ministério e que suas atitudes têm sido consideradas ruins para o País até mesmo dentro do governo. Jean Claude deixa o cargo a partir desta quarta-feira e passará a se dedicar a projetos pessoais, conforme informou ao COMPUTERWORLD. O responsável pelo projeto do laptop popular passará a ser o assessor especial da Pres idência da República, Cezar Alvarez, que coordenou o projeto da inclusão digital Computador para Todos (ex-PC Conectado).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Fábio Becamp
Fala sério esse Helio Costa,: Fala sério esse Helio Costa, o cara está praticamente afundando o software livre no governo, projetos como o notebook de 100 dólares são proposta que nenhum outro político já fez. Pra mim tem alguma empre$a por trás disso.
Comentário de Lúcifer
Meretriz: A grande Meretriz (os governos brasileiros) se vende como uma prostituta desesperada...sempre soube que isso não iria longe mesmo...
Comentário de SiBeRiaN`
Eh tem...: Minhocas S.A. - dentro da cabeçorra dele
Comentário de bebeto_maya
__Eu nao tenho duvidas...Heli: __Eu nao tenho duvidas...Helio Costa nao ver com bons olhos o SOftware Livre, mas sera que esses olhos sao os dele mesmo?
Comentário de Fox Mulder
Impechment no Hélio Costa !!: Impechment no Hélio Costa !!!!
Comentário de Bruno Gonçalves
Realmente: Realmente acho que é hora de começarmos a organizar um envio de e-mails de todos os usuários contra os métodos adotados pelo Hélio Costa e enviar pedidos pra todos da mídia para divulgar que o software livre está sendo prejudicado.
Comentário de Fox Mulder
Concordo! É só passar o e-m: Concordo! É só passar o e-mail que vou começar o "bombardeio".
Comentário de Fabio Becamp
Acho que poderiamos pedir a a: Acho que poderiamos pedir a ajuda do Augusto Campos e por meio do br-linux, publicar uma nota em protesto contra as atitudes do tal ministro (ta me dando nojo de falar e ver o nome dele)
Comentário de ufa
Apoiado!!: Apóio totalmente! Temos que nos manifestar contra esse sujeito!!
Comentário de A.Fernando Oliveira
Fora Helio Costa: Concordo,

fora Helio Costa...

ele pode até ter sido um bom jornalista mas como ministro é uma negação
Comentário de brain
Protestos e apoios: Fábio, o BR-Linux ajuda a divulgar iniciativas de protesto e de apoio relacionadas ao software livre sempre que solicitado, e eventualmente estimula a participação dos leitores em iniciativas individuais organizadas (ex: campanha de escrita de e-mails). No caso do Hélio Costa, já tive uma participação direta nisto recentemente.

Mas procuro não hospedar as iniciativas diretamente. Pessoalmente vou aderir a iniciativas com as quais concorde, portanto se você organizar a sua, não deixe de me enviar uma nota para publicação.

Comentário de Daniel_
Sérgio Amadeu: Uma coisa q sempre pensei é que seria muito legal se o Sérgio Amadeu fosse entrevistado no Jo. Não que eu ache o Jo lá grandes porcarias, entretanto ele tem muita audiencia e não fica restrito a pessoas do setor de informática.

De repente a gente poderia fazer uma enxurrada de mails com essa sugestão de entrevista pra produção do programa. Sem flood, pessoal. Tem de aproveitar enqto o Sergio Amadeu não sai.
Comentário de Seu Creyson
sérgio amadeu é o DEMAGOGO.: sérgio amadeu é o DEMAGOGO.
nao tem volta a politica de implantação ?
então porque será que no ministério das cidades a migração esta retrocedendo ? foi só mudar o ministro ...


:'(
Comentário de RockerTux
Imaginem na Globo:: "Ministro supostamente patrocinado pela gigante da informática impõe obstáculos à implantação do chamdo software livre no governo"
--
Corta e aparece uma descrição mal-feita e tendendciosa do SL
--
Comentarista:
"Esse Hélio Costa está totalmente certo. Para que mexer em time que está ganhando? De que adiantaria implantar programas gratuitos se será gasto muito mais em treinamento? //Fala mais um monte de merdas por que o Windows é o mais usado, o Windows tem mais programas, etc//"

Cara, é isso que a Globosta vai fazer. Sem querer desestimular, mas... Não confio nessa emissora.
Comentário de Fabio Becamp
Augusto, obrigado pelo apoio.: Augusto, obrigado pelo apoio. Acho que uma entrevista do br-linux com o Sérgio Amadeu e com o próprio Hélio Castro (que acho quase impossível) já seria quase que o bastante para dar uma cutucada nele, mostrar que a comunidade Software Livre Brasileira tem força e que está atenta a cada mudança no setor de TI no Brasil, principalmente quando falam em redução de custos, inclusão digital e Software Livre.
Comentário de Fabio Becamp
Desculpem, Hélio Costa, acho: Desculpem, Hélio Costa, acho que o Castro nos apóia :) hehe
Comentário de tiagotux
Governo Burro: Pessoal esse governo ta fazendo tudo errado, como podem deixar de lado um projeto = ao PC conectado.! Será q esse novo ministro não tem noção de baixo custo e que isso iria ajudar bastante na inclusão digital de pessoas carentes...em relação a implementação, acho q ele pensa q so tem burro em orgãos publicos, realmente tem um monte de BIOS(Besta Idiota Operando o Sistema), iria demorar um poko ate o pessoal aprender, eu ja trabalhei em orgão publico e via cada coisa q eu nem acreditava...
Comentário de Bruno Gonçalves
Jo e e-mails: Pessoal, alguém se encarrega de fazer um e-mail mais formal para cada um de nós enviar uma cópia com uma sssinatura (virtual) para alguns endereços do governo e também um para o programa do Jo Soares?

A idéia é boa pode ter muita gente que so sabe falar mal, mas o Jô é um cara esperto, creio que ele deve estar por fora do que é software livre, mas se alguém explicar pra ele pode ser que ele vire um dos nossos, o cara já usou até moicano :)
Comentário de CWagner
O Jô Soares? Fala sério. Pr: O Jô Soares? Fala sério. Prefiro ter que contar com o pedreiro.

O cara é arrogante e não acho que vá fazer o software livre ser visto com bons olhos, mesmo porque ele é empregado da Globo, ex-empregadora do atual ministro das comunicações.

E por falar nisso qual padrão de TV Digital seria o preferido da TV Globo?

Deixa pra lá, o assunto é SL. Então vamos fazer barulho, criar um abaixo-assinado, mandar pra procuradoria geral da república investigar o porque dos recursos estarem parados "esperando" uma "definição" do Sr. Ministro.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Bruno Gonçalves
...: Pelo menos entre os programas da TV o do Jô Soares é o único que sei que quando eles vão mostrar algum site mostram pelo Firefox :)
Comentário de Fábio Becamp
Concordo com o abaixo assinad: Concordo com o abaixo assinado, só precisamos de um espaço para isso.
Comentário de ricardson
:
Eh muito triste a situacao de nosso pais... No final das contas o negocio eh dinheiro e nao o bem do cidadao !!!

TENHO VERGONHA DOS GOVERNANTES DO MEU PAIS, eh duro dizer isso mas eh a verdade.


Obrigado,
Ricardson Williams
Comentário de Rodrigo Maia
A TV Cultura: E Se a Tv cultura que é Idonea quanto a isso fizesse tal entrevista ???
Comentário de Marcelo Ulianov
Acabou a farra...: " os filósofos evangelizadores do Software Livre nacional ainda desfilam os mesmo discurso de priscas eras.E mesmo não sendo minoria..., esses idealistas vão levar um sensível choque qdo o outro lado, o corporativo, atingir a maturidade, ou seja, descer humildemente de seu pedestal para entender como se deve conversar com aquele que irá gerar suas próximas receitas.Sob meu ponto de vista,as corporações vão aprender rápido, mais do que estamos prontos para assimilar, e os demais vão ter que arregaçar as mangas e trabalhar- sob o risco de desaparecer, esmagados por seu discurso..." Palavras de Hélio Chissini de Castro na página 91, da Linux Magazine desse mês.

abaixo assinado pro ministro ? kkk e quem é a "LIDERANÇA" que vai entregar ? O hipponga do Richard Stallman ? Qual a "corporação" brasileira que tem força para isso ? A coisa é simples: quem pode mais, chora menos. Por isso apoio a Fundação Mozilla, que está se estruturando enquanto empresa e, logo vai ter força para competir. os "projetos" vão continuar como pires na mão dependendo da boa vontade alheia...
Comentário de Manoel Pinho
Enquanto isso na terra do Tio Sam: Enquanto isso, na terra do Tio Sam , trocaram os livros por Macs, que são bem mais caros, possuem arquitetura de hardware fechada e usam um sistema proprietário.

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI635008-EI4801,00.html

Escola troca livros por computadores

Alunos da escola Empire High, na cidade norte-americana de Vail, no Arizona, começaram o ano letivo, que inicia em agosto no hemisfério norte, sem livros - mas não por falta de dinheiro. Em troca, a escola deu iBooks, laptops da Apple Computer, para cada um de seus 340 estudantes, se tornando a primeira escola dos Estados Unidos a banir completamente livros impressos nas aulas.


Se o Brasil conseguir fazer esse laptop popular, será um feito que não existe nem na terra do Tio Sam.
Comentário de Marcelo Ulianov
Manoel, a Apple tem uma vasta: Manoel, a Apple tem uma vasta tradição nas escolas americanas. No inicio da micro-informática tudo era Apple ! Aqui fora qdo descobrem que vc gosta de computadores, ainda te perguntam se vc usa windows ou mac. E isso é o povão, gente como a gente, não o usuário técnico. Linux ou BSD, ao menos aqui no Japão, é coisa de "profissionais" da área. E nos EUA é coisa de universitário, que hj em dia prefere o unix da Apple. Isso é fato.Não boato.
Comentário de Manoel Pinho
Apple: Marcelo,

Eu sei disso, tanto que costumo ficar irritado quando discuto em fóruns americanos porque muita gente lá não liga para a questão do software livre e defende os Macs como alternativas ao windows. Aqui o Apple II já foi popular também, até que a Apple decidiu partir para o hardware proprietário quando criou o Macintosh. Ainda me lembro dela processando a brasileira Unitron, que criou um clone do mac por engenharia reversa.

O que eu quis dizer é que se lá eles distribuem laptops nas escolas que, chutando por baixo, devem ter custado uns US$ 700 pelo menos, por que aqui no Brasil ainda tem gente que acha absurdo o país fazer os notebooks de US$ 100 e usando softwares livres ?


Comentário de CWagner
Meu caro, como eu disse em um: Meu caro, como eu disse em um post de outra notícia, "nós devemos falar com os donos dos porcos". Não há necessidade de falar com o Hélio Costa, vistoq ue ele já deu a sua resposta à comunidade. O silêncio velado e o contínuo flerte com plataformas propretárias deixam mais que claras as intenções de, no mínimo, emperrar as iniciativas de implementação de SL na administração pública federal.

O que devemos fazer, como brasileiros conscientes de nossos direitos, e como chefes desses políticos que nós colocamos para nos governar, é exigir respostas de seus atos. Temos que deixar de ser submissos e cabisbaixos e assumirmos posturas de homens que nada temem por não terem nada a esconder.

Agora, devemos usar os recursos jurídicos e oficias de que dispomos, e caso nem isso adiante, aí, sim, devemos partir para ações mais enérgicas: passeatas, carretas, buzinaços, panelaços, ou no caso, entregar CDs de SL nas portas dos ministérios e repartições públicas.

Já que ele não faz, então façamos nós.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de CWagner
O Ministro está pondo as mangas de fora: Vejam o que eu 'achei' no site do MC: http://www.mc.gov.br/agenda/Noticias_texto.php?codigo=1525 .

Pelo visto o Hélio Costa já está demonstrando as suas idéias para o seu chefe imediato.

E então? Vamos ficar parados ou dar mais uma dor de cabeça para o Lulinha-lá? Que tal se nós reafirmássemos nossas opiniões junto a quem pode fazer alguma coisa frente ao ex-repórter?
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Marcelo Ulianov
bom na minha opinião é pref: bom na minha opinião é preferível investir essa grana em formação de bons professores,e principalmente nos prédios escolares. Estava vendo um filme gringo, e os alunos estavam tendo "educação Física".No final da aula todos "tomam banho", e só depois vão as outras aulas... Vc conhece alguma escola pública que tenha chuveiros para os alunos ? Mais, vc ja viu a merenda que é oferecida ? Não dá pra falar de notebooks nesse contexto...
Essa é só a minha opinião...
Comentário de Mauro Soares
Sinceramente Excelência: Há uma diferença muito grande em se utilizar dos meios de comunicação e entender de comunicação. Já ví funcionário da área de comunicação de uma empresa se candidatar a vaga de Diretor de Telecomunicação. Agora estou vendo um reporter "se achar" Ministro das Comunicações.
Sinceramente excelência, como diria o sempre honesto Marcos Valério, cada macado no seu galho.
E esse não é o seu galho!
Fora antes que o desastre seja irreversível!


BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004