Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Dicas para ajudar a atrair colaboradores para seu projeto livre

clip“Tenho um projeto de software livre/aberto (txt2tags) e recentemente comecei a receber várias traduções da documentação do programa. Todo dia um documento novo: espanhol, catalão, húngaro, alemão e até chinês! Foram ao todo 13 traduções em 18 dias, incluindo o Guia do Usuário que é extenso (50 páginas). Longe de ser uma coincidência, a causa foi bem simples: colaborar ficou fácil. O procedimento antigo era burocrático e sem sal. O interessado em traduzir algo tinha que procurar meu e-mail no site, pedir os fontes do documento, traduzir, eventualmente tirar dúvidas durante o processo e mandar de volta o resultado. A vontade e iniciativa eram exclusivas do tradutor, eu não fazia nada para incentivar. (...) Software livre/aberto é isso. Várias pessoas ao redor do mundo colaborando sem ganhar um tostão. Ajudam porque querem, porque acham que vale. Cabe ao autor do programa dar 'um empurrãozinho' e convencer o visitante que vai ser legal ajudar.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de wrochall
rsrsrsrs, isto e, pra projito: rsrsrsrs, isto e, pra projitos falidos, rsrsrs, o linuxit, conta com um, acesso mensal de 15000000, hits, caros, nao sejam imaturos rsrsrsrsrss


falou
Comentário de Inconformado
Afe...: Incrível como o William consegue escrever tão mal e ser tão ameba.
Comentário de ralobao
Bom texto.: Muito bom o texto. O Aurélio está de parabéns. Só falta ele escrever um sobre como ajudar um projeto já existente.


Comentário de sdvidal
afe II - a missão: não caia nessa, o rapaz escreve mal mesmo, mas duvido que seja o original, é alguém "brincando" no portal do Campos, deves ter percebido outros comentários semelhantes em outras notícias, aposto que o Campos já deve ter rastreado o responsável.
saudações.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004