Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

DesktopBSD - BSD com instalador gráfico

“Um novo projeto, chamado DesktopBSD está desenvolvendo uma distribuição BSD (baseada no FreeBSD) com instalador gráfico e ferramentas de configuração, graças à qual instalar BSD torna-se mais fácil do que nunca. Já estão na segunda 'Release Candidate' e podem ser vistos alguns screenshots.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Marcelo Ulianov
To navegando por ele !!! Incr: To navegando por ele !!! Incrivel como foi f[acil de instalar !!! Esta com o kde 4 e por enqto tudo em ingles...mas to brigando aqui pra arrumar a casa ! Nao manjo nada de BSD e quem puder me dar umas dicas...Mas que e facil de instalar eh...mais facil do que o Mandrake!
Comentário de ricarab
Richas: Linux x FreeBSD: Eu já vi algumas richas entre Linux e FreeBSD, e de modo geral com outros sistemas também, principalmente relativamente ao fato do Linux estar se tornando um pouco mais "genério" atentendo de uma forma geral todo mundo, enquanto que os BSDs são bem mais específicos, feitos justamente para realizar tarefas específicas. Porém, parece que este conceito está mudando, e quem sabe num futuro próximo, um BSD como esse (DesktopBSD) não possa se distinguir de um Linux, a não ser pelo Kernel, o que acho ideal: existem sistemas Linux tão específicos quanto um BSD, no entanto, existem outros tantos que se adequam a tantas outras tarefas como o Desktop, e de modo geral, com o sucesso de aceitação do Linux e software livre, todos os sistemas têm a ganhar com isso.
Viva os *nix, BSDs e o Linux! Liberdade para todos! :)


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de Alessandro
Muito bom: O FreeBSD é muito bom com servidor e tem um desenvolvimento padrão não só do Kernel e sim de toda a estrutura do sistema operacional.

Pelos screenshots acho que além dos servidores ele também pode incomodar nos Desktops, porque ele tem um sistema de gerenciamento de pacotes muito bom, além é claro de ter um padrão ou seja não existe várias ramificações como no Linux o que acaba confundindo o usuário na escolha da distribuição.

Ou seja o que falta no Linux tem no FreeBSD, um padrão, ainda é precoce nos Desktops mais este projeto parece animador.
Comentário de Eros Carvalho
pcbsd: Existe um outro projeto na mesma linha: http://www.pcbsd.org/
Comentário de hamacker
Já ouviu falar em *BSD ? : Já ouviu falar em *BSD ?
Pois então, não existe apenas FreeBSD embora os *BSD tenham muita coisa em comum, eles são diferentes. É quase como comparar distros diferentes. Neste quesito não é diferente do Linux, a não ser que no linux são talvez milhares de distros, mas se o BSD se popularizar vai ser dificil disto não ocorrer também porque a licença BSD que está na maioria dos aplicativos é muito mais simples do que a GPL que vem no Linux.

Uma coisa que me deixa triste, é o BSD entregar de bandeija tudo que é desenvolvido sem nada ou pouca coisa em troca (vide apple, microsoft e tantas outras). Faz parecer que é mão de obra escrava a serviço dum idealismo que cai como uma luva para empresas predadoras. Anarquismo não é liberdade. Isso um dia talvez deva ser discutido.
Comentário de ricarab
Padronização x Liberdade: Pois é, o FreeBSD possui uma padronização que torna ele muito mais apto a receber programas por exemplo, imagem: alguém simplesmente desenvolve algo para o FreeBSD, e o usuário instala, sem se preucupar com um monte de empacotamento diferente, e vários modos de instalar o mesmo programa. No entanto, o custo de uma padronização é a liberdade: no Suse eu instalo os pacotes (feitos para o Suse), pelo Yast, corrigindo todas as dependências para mim, já no Slackware, eu instalo pelo PackageTool, e preciso ter o cuidado de instalar cada dependência manualmente.
No final das contas, o desafio é encontrar um meio termo, que se adeque a todos os sistemas, de modo que seja fácil para qualquer desenvolvedor portar um programa (com seu fonte em mãos) para qualquer outro sistema. Isso seria um sonho? Ou um pesadelo? ;)


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de MnB Linuxer
freebsd em desktop pra que ?: Pra que freebsd em desktop se já existe Linux ?

Comentário de adilson
Ok, vou morder esta :): Para que Linux se existe windows, MacOS, etc?
Pelos mesmos motivos de sempre: liberdade, porque alguem quer, maior número de opções, e por aí vai.
___
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de Manoel Pinho
BSD: Sim, e se mesmo o linux (e a maioria dos programas contidos nas distribuições linux) sendo GPL já existem inúmeras distribuições comerciais, imaginem se um BSD se popularizar ? Veríamos um monte de distribuições comerciais com um monte de coisas proprietárias, até mesmo a nível de kernel.

De repente veríamos até um M$ BSD, com exigência de licenças por máquina e CPU, código fechado e exigência de CALs e TS-CALs... Deus me livre !

Mas de qualquer jeito torço pelo sucesso desse tipo de iniciativas no mundo BSD. Até que enfim apareceu um entusiasta BSD que não se conforma no uso de BSDs restrito a servidores. Tecnicamente tem tudo para ser tão poderoso e amigável em desktops quanto qualquer distribuição linux.
Comentário de ricarab
Não entendi...: Eu infelizmente não conheço detalhes (nem mesmo da GPL!) da licença BSD, já ouvi falar certas coisas sobre ela, mas gostaria de confirmar: significa que qualquer um pode se apoderar do código e usá-lo da forma como desejar, e depois simplesmente fechá-lo, de modo completamente diferente da GPL???
Já ouvi falar que a parte de gerenciamento de processos do Windows tem código do FreeBSD, então significa que eles podem simplesmente fazer o que quizerem? Só para completar: já vi o Bill Gates falar sobre a GPL, e ele justamente a comparou com a BSD, e disse justamente que ele não acredita no software livre porque poderia ao menos ser liberado sob a BSD ou invés da GPL!
É realmente apavorante! :(


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de hamacker
Sim, os usuarios do *BSD acha: Sim, os usuarios do *BSD acham que sua licença é de fato o primor da liberdade porque o sujeito tem de fato essa possibilidade de que voce mencionou.

É confuso, mas para alguns a liberdade significa "sem limites" ou absoluta (as vezes se confunde com libertinagem para mim). Para outros a liberdade é um ideal pré-concebido como harmonioso. Por isso "n" licenças chamadas "livres".

A verdade é que liberdade "sem limites" nao existe, para ilustrar usemos a fisica(que voce gosta tanto), a fisica impoe limites e isso não é ruim, com a reflexao da luz podemos ter um arranjo perfeito e harmonioso e ver belas paisagens, mas a mesma fisica estabele a lei da gravidade que se o colega não concordar vai se esborrar numa velocidade de 9,8m/s2 (é isso?).

Isso cria um paradoxo as vezes dificil de entender, para alguns os estadunidentes são o povo mais livre da terra, porém cercado de armas bélicas,núcleares e seguros com tudo que o dinheiro pode comprar. Os índios são uns pobres coitados que não tem dinheiro, mas podem ir em suas savanas e passar dias fora de casa, comer do que a terra dá, naturalistas onde cueca é excedente e se preocupar pouco com politica e segurança. Minha visão em terceira pessoa, é que de fato os índios são mais livres. Mas devem ter dezenas de pessoas que discordem de mim, acho que mesmo os poetas devem ficar em dúvida, que dirá então licenças de computador onde os if's de cada programador tornam-no mais subjetivo do que a física.
Comentário de ricarab
Que coisa eim?!: Impossível de acreditar que qualquer pessoa no mundo doe um código, onde houve esforço extremo e colaboração de todos, para uma empresa de política extremamente fechada e as vezes até hostil!
Não condeno a BSD, aliás, como você mesmo disse, devemos ser subjetivos, afinal cada um têm seus direitos, mas é triste ver tanta injustiça cometida não por quem cria um projeto e doa para comunidade, mas por quem não é capaz de reconhecer isso.
Para mim a física e a programação são como arte, tão lógicas e racionais, mas completamente subjetivas... ;)


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de glaydsonlima
O Sistema de instalação des: O Sistema de instalação deste PCBSD é bem interessante. Talvez seja a forma mais simples de instalar um programa. Vou baixar pra dar uma testada :)
Comentário de brandizzi
O nome eh...: ...BSD/OS. Yeah, existe um SO baseado em BSDs neste estilo, mas
certamente nao incomoda os adoradores do Cujo >:D O espirito dos BSDs eh
bem diferente do espirito do Linux. Para os BSDs, a politica estah mais
para "eu fiz isto aqui para estudar; se alguem quiser pegar..." e nao o
acho errado, pessoalmente.

PS: desculpe a mah escrita, tive de reinstalar Linux nesta maquina
(nunca faca "apt-get remove apt" por mais que isto pareca a unica
solucao) e o Ubuntu, que foi o que melhor funcionou, ainda estah ruim de
doer...

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."

Comentário de brandizzi
"Para que" por "para que"...: ..."para que" iPod Linux? >:D

Simples: deu na telha do cara fazer, igualzinho o SO do Tux. O problema
eh que as vezes dah certo... :)

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."

Comentário de brandizzi
Dificil de acreditar?: Nao acho.

Pense bem: a GPL tem um proposito claro de libertar a criacao, bem
diverso do proposito das licencas BSD. Quem faz codigo para softwares
como BSD geralmente estah em busca de aprendizagem ou renome, nao de
liberdade. Neste interim, preocupar-se em libertar o fonte eh uma
complicacao, nao um objetivo, capisce?

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."

Comentário de Trombel
Licença: Nas palavras de Michael Lucas, autor de livro Absolute BSD, the ultimate guide for Freebsd, pode-se reduzir as três cláusulas da licença BSD ao seguinte:

1) Don't claim you wrote this.
2) Don't blame us if it breaks.
3) Don't use our name to promote your product.

Não poderia ser mais simples e mais livre.
Quanto à questão de qual a melhor licença, GLP ou BSD, parece muito com aquelas discussões intermináveis do tipo: vi x emacs, KDE x Gnome, java x C, loiras x morenas...

Eu, por exemplo, prefiro as ruivas.
Comentário de Luc
Mastigadinho: Incrível como tanta gente se confunde com isso. Vou tentar explicar com um exemplo:

Digamos que eu lance um programa chamado Super Sniffer 2.0 com licença BSD. Qualquer um pode usar e modificar o código. É livre.

Daí, digamos que o nemesis faça várias modificações no código e lance o programa Anti Signature Plagiator Tabajara, com código fechado.

As modificações do nemesis são dele. Ninguém pode usar, a não ser que pague uma licença, cachê, jabá etc. Mas o código original do Super Sniffer 2.0, lançado como BSD, continua livre. As modificações do nemesis não impediriam ninguém de aproveitar o código do Super Sniffer 2.0 original, modificá-lo e lançar o Farejador Golden Plus 1.0.

Veja, por exemplo, o stack TCP/IP BSD que é usado no Windows. Continua livre. Não passou a ser propriedade da Microsfot só porque ela usa.

Entendeu?

Mais liberdade, impossível.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário com eco eco eco eco")
Comentário de Felipe Raposo
Só uma correção: 9,8m/s² é uma aceleração e não uma velocidade. Hehe...
Para saber a velocidade, você tem que saber por quanto tempo o corpo sofreu essa aceleração.
Comentário de Ricardo Carvalho
> "Uma coisa que me deixa tri: > "Uma coisa que me deixa triste, é o BSD entregar de bandeija tudo que é desenvolvido sem nada ou pouca coisa em troca (vide apple, microsoft e tantas outras). Faz parecer que é mão de obra escrava a serviço dum idealismo que cai como uma luva para empresas predadoras. Anarquismo não é liberdade. Isso um dia talvez deva ser discutido."

Isso pra quem segue a ideologia de Richard Stallman, o pessoal do BSD reconhece a grande contribuição de Stallman (gcc, emacs, entre outros) ao mundo mas discorda em quase tudo em relação a ele quando se trata do uso de código por terceiros. Outras licenças permitem o uso de código de maneira semelhante a licença BSD, a Apache License permite o uso do código em programas fechados e a X11 License (licença da qual a BSD se derivou) também. Eles tem os argumentos deles contra a GPL, isso é algo que não se discute, se não tudo acaba numa "License War"
Comentário de Ricardo Carvalho
Devo deixar claro que minha l: Devo deixar claro que minha licença predileta é a X11 License (ou licença X11, também conhecida como licença do MIT)
Comentário de Lauro
Velocidade: Para saber a velocidade em que o corpo está, além da aceleração da gravidade e o tempo a que o corpo está submetido a ela, você tem que saber também qual era a velocidade inicial deste corpo e o ângulo formado entre esta velocidade inicial e a aceleração da gravidade... hehe
Comentário de asdfl
A pilha TCP/IP do BSD é usad: A pilha TCP/IP do BSD é usada por quase todos os S.Os, inclusive o Linux.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004