Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

SERPRO pretende levantar o custo do software livre

“O Serpro promete acabar com a polêmica sobre custos de manutenção do software livre: está fazendo provas de conceito para esclarecer todas as dúvidas sobre os sistemas de código aberto, como ganhos, riscos, capacitação de profissionais, qualidade e custos de manutenção. “A gente não quer conviver com esse tipo de dúvida

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Cesar.AR
Só espera-se...: ... que a metodologia usada seja imparcial e que os dados sejam públicos, afinal é muito fácil maquiar os resultados deste tipo de pesquisa.

Cesar A. Ramina
- LU#225159 - Debian

Comentário de Clovis Sena
quer um "case" melhor que este??: as forças políticas estão se movendo, e não vai ser o sapo barbudo do lula que vai derrubar bill gates. É mais fácil, isto sim, tio bill mandar derrubar o governo para colocar no lugar quem o receba. Onde já se viu alguem se recusar a receber o bill e ficar impune.

no fim de tudo isto ficará cientificamente provado que o software do tio bill gates é muitas vezes mais barato que qualquer software livre, e que este negócio de linux/software livre era coisa de comunistas corruptos, que não tem capacidade de administrar governos e muito menos entender os benefícios e o avanço tecnologico que as empresas de bill proprocionam.

ai então cairemos de volta no colo de fhc (ou o vampiro serra), que mandarão arquivar os projetos de software livre do governo corrupto anterior, para implementar uma visão administrativa mais moderna. E receberão para audiências o então tio bill, que selará acordos de cooperação tecnológica, do qual resultará que o governo trocara todos os sistemas de comunistas por um sistema mais barato, que trará uma enorme economia ao país e criará milhares de novos postos de trabalho. Naturalmente que este sistema será o windows hasta la vista.

secretamanete alguns $$$ trocarão de contas secretas em algum paraíso fiscal tambem secreto. Mas ai ninguem precisa, ou vai, ficar sabendo.

Minha bola de cristal parece que tá afiada hoje. Vou jogar na mega sena acumulada, já que ainda estamos no meio do mês e meu mensalinho já acabou.

:=(
Comentário de sri_canesh
Agora só falta você dizer q: Agora só falta você dizer que a crise do Mensalão é uma conspiração do Bill Gates.

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de ferdam
E por que nao !? : E por que nao !?
Nao seja ingenuo, existem mais pressoes sobre o governo do que qualquer Roberto Jeferson poderia supor...
Abraços,
Fernando
Comentário de tiagotux
Bom, não tem jeito ...: Bom, não tem jeito, realmente os paga-pau de Bill Gay não se rendem. Eles ainda não cairam na realidade, todos nós sabemos q o SL veio pra ficar, qr o governo ou não, o numero de pessoas q usam o SL é muito maior nos dias de hoje, e todos aqles q usam ou instalaram a primeira vez não tem nenhum arrependimento, como o SL é uma comunidade gigantesca, a tendência é de alastrar mais ainda por todo mundo, e acabar provendo q não dependemos dessa droga de governo pra nada . Em relação a tecnologia ...rsrs...fala serio essa tecnologia chamada a tecnologia da burrice, do click-click, não entendo, esses caras adoradores do Rwin, qrem ser tão bons e se são tão acomodados, eles não fazem nada pelo SO deles, só qrem saber de usar, ta ali, tudo mastigado pra eles, como q essas pessoas podem aprender alguma coisa sobre tecnologia se não conhecem nem o SO que estão usando !? Tecnologia ultrapassada a qual não tem nada de novo desde os anos 80, a unica coisa q sabem fazer são cópias de outros sistemas os quais esses sim mereciam estar na ponta, porq eles lutam a cada dia para ter um SO melhor e realmente colocam a mão na massa ... viver de marketing é muito facil, pois so falar sobre um sistema é muito facil, colocar uma propaganda na TV é muito fácil, qro ver conhecer o sistema de verdade e tentar melhora-lo a cada dia q passa, agora, colocar no mercado um SO novo a cada cinco anos é muito fácil e detalhe, q ainda não é bom, q na verdade é algo aprimorado GRAFICAMENTE, copiando sempre alguma coisa de outros SO'S isso tudo realmente é muito fácil para a M$ . Mas não só isso q é muito fácil, mas sim o próprio sistema é muito fácil E ISSO NÃO TEM A MENOR GRAÇA, viver no click-click é muito fácil .....
Comentário de Clovis Sena
mas vai ser exatamente o que: mas vai ser exatamente o que vai acontecer...

quer apostar??

quem viver vera!
Comentário de Manoel Pinho
Conspiração: Provavelmente não é conspiração dele, mas tenho certeza de que a Microsoft contribuirá para a campanha de quem quiser acabar com SL no governo, assim como doou dinheiro para a campanha do Mr. Bush.

Mais fácil e eficiente do que conspirar para derrubar alguém é apoiar com dinheiro de campanha, nem que seja caixa 2...

Agora eu quero ver cálculos práticos do custo do SL, não aquelas aberrações de estudos pagos pela M$ que colocam o custo de licença do Red Hat Advanced Server, Oracle e outras coisas proprietárias e caras. Esses pseudo-estudos também costumam partir do pressuposto que só é preciso gastar com treinamento nas soluções com linux, que todo mundo sabe windows e não é preciso pagar treinamentos oficiais ou tirar as certificações M$ que eles mesmo vendem. Também não levam em conta o custo de renovação desses programas a cada 5 anos (em média), com custo quase igual a novas aquisições, porque o produto deixou de ser suportado ou não é mais inteiramente compatível com as novas tecnologis que eles mesmos desenvolvem para tornar obsoletas as versões antigas.
Comentário de Goku_evil
Bom, creio que a galera do SL: Bom, creio que a galera do SL tem que parar de tentar ganhar espaço criticando a M$ ou qualquer outra plataforma proprietária e trabalhar em cima de seus softwares, aperfeiçoa-los e assim ganhar espaço no mercado, tem muito gente sensacionalista no meio do Software Livre que tem que abrir os olhos e ver que Linux não é a 8º maravilha do mundo, o Sistema ainda tem que crescer sim, mas creio que ele já esteja pronto para bater frente a frente com qualquer Sistema do Mundo, seja Windows ou não!! Uma coisa que eu aprendi com a M$ foi "Não ganha quem tem o melhor preço, mas sim a melhor estratégia"

Abraços!
Comentário de CWagner
Caro Goku_evil, : Caro Goku_evil,

A "galera do SL" já faz isso há muito tempo. Acontece que as produtoras de Software Proprietário é que constumam atacar essa "galera" e então, como o povo não sabe ficar apanhado calado resolve fazer algo bem barulhento, seja criando uma fundação sem fins lucrativos cujo objetivo é criar programas com código aberto, seja criando um sistema operacional para satisfazer suas necessidades.

A verdade às vezes cruel com quem quer escondê-la, mas o que os desenvolvedores e apoiadores do Sl querem, entre outras coisas, é fazer com que a verdade (o código fonte) por trás de belas interfaces e cursores esteja disponível para todos.

P.S.: Não concordo que a melhor estratégia seja a da M$, mas é bom saber que você tem uma opinião à respeito disso.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de newtux
Não sei não sinto cheiro de curruptos: Não sei não sinto cheiro de curruptos fazendo pressão na Serpro.
1º Sai Sergio Amadeu, agora este levantamento não vou me adimirar se o resultado seja que os softwares livres seja inviáveis.
Comentário de sri_canesh
Caramba, gente, vocês estão: Caramba, gente, vocês estão vendo o capeta em tudo. Aproveitem que hoje é terça-feira, dia da sessão do descarrego na igreja universal hahha

Mas voltando ao tema, se há uma conspiração, essa conspiração é de todos que acreditaram que o PT no governo seria diferente e que no entanto está se provando tão ou mais corrupto que os outros partidos.

abraços

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de srighi
Opa!: O problema é que se fosse de outro partido ninguém iria querer derrubar o cara! Penso que o que está acontecendo é apenas que desta vez tudo está sendo mostrado, mas por puro interesse, e que se fosse com outros não ficaríamos nem sabendo, como já aconteceu muitas e muitas vezes. Tenho a impressão que quiseram melar o governo do Lula e o tiro está saindo pela culatra. Basta ver que as enchentes em Sampa continuam, mas ninguém fala absolutamente nada, pois agora o prefeito não tem poderes de São Pedro, mas segundo a mídia, a dona Marta tinha, sem querer defendê-la, é claro. O engraçado é alguns jornais puxarem tanto o saco do Serra que dá até pra desconfiar.

O mais importante é não nos deixarmos levar pelas opiniões dos próprios políticos e de meios de comunicação poderosos, pois o que querem é somente defender seus próprios interesses, e sim analisarmos mais a fundo tudo isso, e PRINCIPALMENTE NÃO ESQUECERMOS DO PASSADO!

Valeu!!
Comentário de Goku_Evil
Mas é o que eu falo, se a M$: Mas é o que eu falo, se a M$ pode copiar o Software Livre, pq o software livre não pode copiar a M$? Usemos da mesma arma, a estratégia, está na hora de parar e pensar "Como fazer?" pra isso ou aquilo, todos sabemos que o OpenOffice é muito bom, mas quem de verdade usa? Vejo gente que se diz a favor do SL e fica perguntando como emular isso ou aquilo no Linux, até mesmo o pacote Office da M$. Creio que se é pra emular, que então use logo o Windows, é certo que alguns programas realmente fazem falta no Linux, não sei qual, pois para o meu ramo, e tudo que eu faço existem ferramentas pro meu Slack. Bom não quero criar nenhum troll aqui, então fico por aqui.

Abraços!
Comentário de stpa
Delírios: É inacreditável o grau do delírio exibido aqui, salvo umas poucas e lúcidas exceções. E também a capacidade para discutir assuntos fora do contexto. Às vezes não sobra nada que preste e ficaria mais fácil moderar a notícia toda.

A SERPRO tomou uma iniciativa correta de produzir um estudo que pode (ou não) demonstrar a viabilidade e as vantagens do emprego do SL nos orgãos públicos. Se esses estudos forem imparciais, corretos e bem embasados, autoridades com questões similares às do ministro das Comunicações terão respostas definitivas. Ponto. Teremos uma base, fundada em dados e não em especulações e delírios conspiratórios, para discutir o problema real. Uma base para suportar ou refutar as conclusões do estudo. Diagnósticos que podem apontar protocolos adequados para evitar facassos decorrentes de implementações precipitadas. E por ai vai... Isso dá para discutir ANTES do tal estudo ser concluído e divulgado. Depois do tal estudo estar pronto, ai então poderemos criticar ou o elogiar o dito cujo. Se o ministro está ou não errado.




Comentário de RockerTux
O problema é que se a SERPRO: O problema é que se a SERPRO fizer um estudo imparcial e mostrar dados que não nos agradem - eu não iria concordar com tal resultado, mas se me mostraram dados e argumentos convincentes e reais eu aceito numa boa e vou tentar ajudar a inverter a situação pro nosso lado - e já vêm os crianções que se acham os maiorais pq usam o tal do Línuquis e começam a falar merda. Não sei se lá fora é assim, mas a comunidade brasileira se mostra imatura e intolerante com qualquer coisa que desagrade, por mais honesta, verdadeira e imparcial que seja essa "coisa". E são sempre os caras que falam muito e fazem pouco, só aceitam opiniões iguais e fazem de tudo para acabar com as outras.
Comentário de Manoel Pinho
Olha o Hélio Costa criando obstáculos ao SL no governo...: Olha o Hélio Costa criando obstáculos ao SL no governo...

http://idgnow.uol.com.br/AdPortalv5/ComputacaoCorporativaInterna.aspx?GUID=C77543B5-E288-4F17-980A-5384AB5D72F7&ChannelID=2000006

O recém-empossado ministro das Comunicações, Hélio Costa, assume que uma de suas propostas para o ministério é fazer a inclusão digital, ou seja, proporcionar o acesso a computadores pelas pessoas mais pobres.

O ministro, entretanto, questiona a política de implantação do software livre dentro do governo, tanto para os programas de inclusão digital como para o uso nos órgãos públicos.

"Não tenho nenhuma limitação com relação ao software livre doméstico, comercial. Mas para o governo, temos que perguntar o seguinte: o projeto que estão propondo é uma grande revolução tecnológica ou é um modelo de negócio? Aqueles que estão propondo devem responder a essa pergunta", afirma Hélio Costa.

Em entrevistas à imprensa, Hélio Costa tem questionado a alegação de que o software livre elimina custos. Para ele, enquanto não há custos de licença, surgem custos de manutenção.


Comentário de stpa
Importante é que ela mostre dados: Pois, se mostrar dados, coisas concretas, pode-se refutar ou não. A discussão não fica na esfera do achismo-paranormal-especulativo. Pode-se contrapor ou suportar as conclusões com outros dados. E discutir o problema de forma construtiva.

Imaturidade e intolerância não é nosso monopólio, se é que isso serve de consolo. Entre em qualquer grupo de notícias sobre Linux pelo Google para comprovar. Além disso, lembre-se que muitas vezes um "par" de cinco ou seis indivíduos barulhentos chamam mais à atenção do que a parcela mais equilibrada. Aqui mesmo, no BR-Linux, temos vários freqüentadores mais lúcidos e menos bitolados que pensam com a própria cabeça.
Comentário de RockerTux
rsrs... não me consola nem u: rsrs... não me consola nem um pouco :-P
"E discutir o problema de forma construtiva." E esse é o grande problema, os tais cinco ou seis que sempre minam as discussões sadias e produtivas, falam muito e fazem pouco e tudo o mais.
Agora é ficar na torcida por um resultado positivo para nós ou, se o resultado ficar bom pro lado da Microsoft, que a pesquisa ao menos seja realista e imparcial. Algo que eu acho muito imporvável.
Comentário de sri_canesh
Aprofundando o Off-topic: Não ia querer derrubar? É mesmo??? Quantas vezes o PT gritou "Fora FHC" nos 8 anos de governo do tucano?

Não sou tucano, aliás, votei no Lula, mas estou tão decepcionado (desde o início, o mensalão foi só a gota d'agua) que não vejo a hora de passar esse governo (de preferência sem impeachment, pois só iria bagunçar tudo).

Nào é necessário melar o governo Lula..eles conseguem se melar sozinhos. Unica coisa em que são excelentes é no ufanismo e na retórica. Mas retórica é uma coisa, prática é outra (vide exemplo da perda da presidência do BID, e da OMC, apesar do Lula falar que o Brasil "nunca teve em sua história uma política externa tão eficiente".)


Cássio R. Es_kelsen
cassio@br-mono.org
Comentário de vmedina
Seriedade é a chave!: O Ministro de comunicações fala:

"Aqueles que estão propondo devem responder a essa pergunta"

Ele está criando obstáculo? Por quê? É mais barato ou não é?

Temos que deixar de palhaçada, bate-boca e falação. Tem que ir uma empresa lá e provar que é mais barato, e não ficar um demagogo falando que a MS se comporta como um traficante de drogas(veja que eu não estou duvidando da verdade da afirmação) e na hora de mostrar a economia, pede altas somas para implantar SL.

Por essas e outras que eu vejo com bons olhos a saída do Amadeu. Temos que parar de tanta filosofia e falatório(isso temos de sobra) e mais ação. Ele que provas, então façam como o SERPRO e provem na ponta do lápis. Você tem uma empresa no DF e acha que consegue absorver a carga, envie sua proposta! A Novell fala que o linux dela é mais barato, vai lá e mostra!!! Mostra o Get the Facts pra ele. Lá mesmo, como a Novell mostrou, tem coisas a favor do Linux.

MAs tem que incluir no estudo, coisas como essa da CNN. Qual é o dano disso para uma empresa do porte dela??? Dizer que a culpa é do depto de TI é fácil, mas consertar o software que é bom, nada. Nisso o Linux(quando bem utilizado) ganha disparado.

Em Memória do já saudoso Francisco Milani: "Não me venha com churumelas!"

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de CWagner
Os valores solicitados pelo S: Os valores solicitados pelo Sérgio Amadeu são para implementação gradual de SL na máquina administrativa Federal, e não em uma padaria da esquina, e já havia um processo de contratação para essa implementação. Ou será que queriam que ele fosse com um CD do Kurumin instalando o S.O. de máquina em máquina, sozinho, por todo o país?

Mesmo que para isso ele contratasse milhares de estagiários de faculdades e escolas técnicas, precisaria da consultoria de uma ou mais empresas para treinamento e implantação.

Infelizmente os dirigentes do PT fizeram o que fizeram em nome da "governabilidade" e atrapalharam uma das melhores coisas que poderia acontecer nesse governo, pelo menos para quem usa, trabalha e gosta de SL.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de vmedina
O Planejamento disse que pode: O Planejamento disse que poderia fazer com um quarto do total do pedido pelo Amadeu! 1/4! Será que essa disparidade toda não é justificada?

O que eu acho é que isso deve ser transparente e pesado. 200 Milhões não podem ser gastos de uma hora para outra!

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Anti-Lixux
Kurumin é uma merda.Kurumerd: Kurumin é uma merda.Kurumerda.
Trava,trava,trava,trava,trava,trava,trava,trava,trava,trava,trava,trava,trava,trava,trava,trava,trava,trava,trava,trava,trava,direto!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004