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Código fonte do Quake 3 será liberado

“Segundo notícia divulgada no Idgnow, o código fonte do aclamado jogo de tiro 3D, Quake 3, será liberado. De acordo com o que John Carmack, criador do jogo, disse, a ID Software quer que os jogadores desenvolvedores modifiquem e redistribuem seus jogos pela web. Outro jogo 3D da ID que também tem seu código aberto e está disponível gratuitamente para download é o Return to Castle Wolfenstein: Enemy Territory. Este jogo pode ser encontrado aqui: http://games.activision.com/games/wolfenstein/ São essas iniciativas que vão ajudar o Linux crescer cada vez mais como plataforma de jogos, atraindo grandes empresas de jogos e novos usuários.

Comentários dos leitores

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Comentário de Matheus Villela
Só uma correção. : Só uma correção.

O Enemy Territory não tem seu código aberto, somente o código da parte lógica do jogo que é aberto e isso é semelhante em qualquer FPS que aceite "mods".

O código da engine do Enemy Territory é baseado na do RTCW que por sua vez é baseado na do Quake 3.

No mais vale lembrar algo bastante importante que é de que o código do Quake 3 será liberado sob a GPL. E esse código já era pra ter sido lançado no final do ano passado, uma pena que tá demorando. No mais tardar deve sair junto com o lançamento do Quake 4, provavelmente no final desse ano(demos do single player jogáveis foram disponibilizadas ao público na E3 e nesses últimos dias na Quakecon).

Aposto que a primeira coisa a fazerem com o código do Quake 3 quando lançado é colocar o jogo pra rodar com ALSA ao invés de OSS :D
Comentário de Paulo Zambon
Maravilha!: Eu já passei horas e horas jogando Quake e ele é para mim, ao lado do Unreal Tournament, o meu jogo preferido neste estilo. Não vejo a hora:

$ sudo apt-get install quake3

Heheheheh.... ;)
Comentário de CWagner
Mesmo não sendo muito fã de: Mesmo não sendo muito fã de jogos em 1ª pessoa (labirintite :P), vejo com bons olhos a iniciativa da ID Software. Espero que agora, com essa liberação apareçam mods e novas "versões" do jogo, bem como um aproveitamento de outros algoritmos como os de física e demais detalhes que fazem desse jogo um verdadeiro best-seller.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Animal-X®
Não duvido....: Além de alterarem para rodar melhor no linux, imagina a quantidade de jogos novos que poderá sair com esses fontes?
O quake2 tb teve seu código fonte liberado mas o código do quake3 parece bem mais interessante.
----------------------------------------------------------------------
[]'s
Animal-X®
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Comentário de ferdam
Na minha opiniao, enquanto na: Na minha opiniao, enquanto nao tivermos jogos com a qualidade e recursos como o Quake3, HL/HL2 e outros da linha comercial, sera muito dificil implacar o Linux como desktop domestico.
Meu maior exemplo é meu filho (11 anos)..."pai nao da pra rodar xxx, yyy, zzz" o resto ele ate tira de letra, mas o jogos (mesmo com cedega e cia).

Abrindo o codigo desses jogos, alem de ser possivel porta-los, sera possivel desenvolver novos jogos (espero que nao fiquem so nas conversoes).
Outra que poderia fazer isso é a Valve. Mas acho que essa esta intimamente ligada a ms, pois no HL2 nem drivers para OpenGL nao tem mais. Ai fica dificil...

Abraços,
Fernando
Comentário de ricardomoc
Jogos: Rapaz, sofro do mesmo problema com o meu filho (também de 11 anos). Porém, já falei com ele que até o final do ano irei tirar o Windows do meu computador. A alegação é o preço da licença, que eu não tenho condição de adquirir. Vou ter que morrer em um PS2 de presente de dia das crianças, mas aí já vai ser para os dois filhos que tenho...

Ricardo Rabelo Mota
Site Católico Nossa Senhora Rosa Mística
http://www.rosamistica.org

DIGA NÃO AO ABORTO!
Comentário de go3th3
Acho bastante interessante es: Acho bastante interessante essas iniciativas(embora eu já não jogue +), o mercado de jogos é um mercado bilionário, sem falar que ajudaria bastante no quesito publicidade pra plataforma livre.
Comentário de hamacker
Com o advento do playstation3: Com o advento do playstation3 poder rodar Linux (ou McOSx) acho que rodar jogos no linux/desktop de mesa não será tão importante.
Outro dia instalei o rayman 3 no meu linux via wine. A instalação prosseguiu conforme o esperado e no final : "instalação necessita do DirectX", eu suei frio e cliquei no botao OK e não é que "instalando o DirectX...", puxa! melhor que o esperado, até o directX estava instalando via o installshield do game e tudo foi 100% até o final da instalação.

Infelizmente quando foi na hora de dar um duplo clique e rodar o jogo, o próprio jogo percebeu que estava rodando sob um emulador e pediu explicitamente para desativar e um botao "Sair" no meio da tela descreve o decepcionante 5x4 de virada faltando apenas 1 minuto com 4x0.

Já que as produtoras (no meu caso foi a ubisoft) não querem fazer uma versão para linux, tudo bem, mas que pelo menos não atrapalhasse a comunidade de tentar faze-lo, né ? :-/

Comentário de Daniel Dantas
O seu problema não é exatam: O seu problema não é exatamente o código que a ubisoft colocou para não rodar no wine. Na verdade, esse é o código da trava do jogo. Tente pegar um crack para essa trava que o jogo deverá rodar sem problemas.
No cedega, o código que permite rodar o jogos com trava é exatamente a parte do cedega que não tem o código disponibilizado, isso porque iria haver vários problemas com licenças de jogos.
Interessante que o wine já esteja tão avançado assim. Faz muito tempo que não rodo mais nada no wine. O linux já me satisfaz totalmente.
Comentário de Matheus Villela
...Os atuais mod's para o Qua: ...Os atuais mod's para o Quake 3 poderiam implementar coisas que antes não estavam disponíveis, além disso poderiam ser disponibilizados em Live-CDs com Linux. Engines gráficas como Ogre 3D poderiam "chupar" idéias boas da engine do Quake 3.

A lista é grande de coisas boas :)

Oi Animal-X, quanto tempo? :P
Comentário de hamacker
na realidade o jogo pedia par: na realidade o jogo pedia para desativar o debugger (eu comi as palavras enquanto digitava a mensagem anterior).

Há grande chances do cedega rodar tal jogo, já que no wine o debbuger é sempre ativo.

Ah sim, o wine anda a passos largos. Quase todos os aplicativos que confirmem funcionar em win98 funcionam via wine, nos winxp ainda tá com uns bugs, o Google Earth por exemplo funciona, mas os botoes/painel com autoocultar, eles oculta e só tentando advinhar onde clicar para eles aparecerem novamente. Mas um dia quando estiver todo win32api implementado é muito provavel que a licença dos produtos Microsoft mudem a situação.

Se as produtoras de jogos fossem espertas colaborariam para uma distro linux livecd com base minima para seus jogos, entao o usuario daria boot por este cd e depois ejetaria e colocaria o cd do jogo. Simples como seria num video game. Quem sabe um dia talvez...
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