Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Linux Format de setembro

Recentemente tive oportunidade de assinar a revista inglesa Linux Format, e nesta semana recebi o meu terceiro exemplar. Com pouco mais de 120 páginas em dimensões ligeiramente maiores que o típico formato de banca adotado no Brasil, esta edição trouxe um DVD dupla face contendo o Debian 3.1 (em uma face completa) e o Fedora Core 4 juntamente com uma coleção de outros softwares na segunda face.

Entre as revistas internacionais de software livre a que já tive acesso, a Linux Format se destaca especialmente pelo volume, que não se limita ao DVD: as páginas são lotadas de conteúdo variado, atendendo a usuários intermediários e avançados com interesse em aplicativos, desenvolvimento, admininistração de sistemas e outros temas. A edição de setembro inclui uma entrevista em 6 páginas com Gael Duval, da Mandriva (veja trechos ao final desta notícia), uma mat?ia de 9 páginas sobre o Debian (que não se restringe à cobertura do lançamento do Sarge), um comparativo entre editores de texto (incluindo vi e Emacs, e outras opções mais recentes), tutoriais sobre temas específicos em PHP, Perl, Subversion, Gimp, GNOME e Emacs, um artigo sobre o Beagle, análises de livros, de distribuições, de um compilador, de um jogo comercial, e muito mais.

O preço é salgado (o valor de capa na Inglaterra é 6,49 libras), mas se você encontrar mais meia dúzia de interessados, ou for filiado a um grupo de usuários, dá para pensar em uma biblioteca compartilhada, para complementar as boas ofertas do mercado editorial nacional. Recomendo!

Trechos da entrevista de Gael Duval, da Mandriva, em tradução livre: Sobre a fusão com a brasileira Conectiva: Antes da fusão já havíamos começado a trabalhar juntos, iniciamos o LCC (Linux Core Consortium), então já havia empatia entre as duas. E do lado deles, eles estavam interessados em fechar o negócio porque eram bastante pequenos e não muito famosos, um participante marginal, portanto é uma oportunidade para se tornarem mais visíveis. Sobre as linhas de produtos: Estamos no processo de fundir os produtos em uma única linha de soluções Linux, e talvez existam soluções específicas para a América do Sul se houver necessidade específica neste mercado, mas globalmente fundiremos tudo. Pegamos o melhor do Conectiva Linux e inserimos no Mandrake, e tudo se torna Mandriva. Sobre as melhores partes do Conectiva Linux: Eles tem alguma boa tecnologia no programa Smart. É como o urpmi, o sistema de dependências da Mandrake, mas ele tem melhores algoritmos e é mais sofisticado. Vamos fundir o urpmi com o Smart em um grande pacote separado. Sobre visitar a sede da Conectiva: Talvez algum dia. Não tão cedo, porque preciso achar um barco. Não vôo, tenho fobia de aviões! Leia a íntegra da entrevista na edição de setembro da Linux Format.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Metatron
Na verdade...: ...o que precisamos é que a Linux Magazine se transforme em algo como essa Linux Format
Comentário de ricarab
Poxa!: "E do lado deles, eles estavam interessados em fechar o negócio porque eram bastante pequenos e não muito famosos, um participante marginal, portanto é uma oportunidade para se tornarem mais visíveis."

...

"Eles tem alguma boa tecnologia no programa Smart. É como o urpmi, o sistema de dependências da Mandrake, mas ele tem melhores algoritmos e é mais sofisticado."

Desculpem se minha interpretação foi equivocada, porém acho que eles engoliram mesmo a Conectiva: não tenho visto tanta integração assim, ou pelo menos não estou sabendo. Além do mais, senti uma pontinha de superioridade desnecessária e oportunista.
É certo que a Mandrake é mundialmente mais famosa que a Conectiva, e que de fato, quem comprou a Conectiva foi a Mandrake que tem todo o direito de dar o rumo que desejarem, porém não é bem isso que nossa comunidade estava esperando, já que desejamos um pouco mais de atenção da empresa por usar o sistema, difundí-lo e apostar nele, de modo que no final das contas, acabamos nos tornando também um pouco desenvolvedores, e nessa qualidade, sempre desejamos ter um pouco da velha Conectiva, ou ao menos algo como: "aqui a Conectiva é notavelmente melhor, vamos adotar então"
Mais uma vez, não é questão de patriotismo arraigado contra os franceses, somente nossa paixão pelo desenvolvimento aberto do Linux e uma fusão de duas grandes empresas!
Abraço a todos! Espero ter passado uma boa mensagem!


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de Marcelo Ulianov
Nossa..o cara acabou com a Co: Nossa..o cara acabou com a Conectiva...mas só acredita em "fusão", quem acredita em papai noel...
Comentário de Giovanni da Viterbo
Falácia à vista: Dizer que a participação da Conectiva é marginal é uma grande falácia, especialmente sabendo que a Mandrake nunca tinha dado nenhuma grande contribuição à comunidade, com exceção talvez do urpmi, que eles próprios admitem ser inferior ao smart.

A verdade é que a Conectiva foi vendida baratinho e a Mandrake foi a grande ganhadora, dada a excelente qualidade dos desenvolvedores daquela.
Comentário de marsguo
Falácia ?: Isso sim é falácia !

"...especialmente sabendo que a Mandrake nunca tinha dado nenhuma grande contribuição à comunidade, com exceção talvez do urpmi...".

Quem não sabe não fala.
Comentário de hamacker
e logo agora que a conectiva: e logo agora que a conectiva havia encontrado seu rumo depois dos fiascos anteriores.
Comentário de wrochall
Em sitembro estaremos, agora,: Em sitembro estaremos, agora, iniciando os trabialhos em cima da LinuxIT magezine. premeiramente seria via ptf por email, claro, que sim.

rsrsrsrs



falou
Comentário de Ceu Creison
Aindia bem: Num veju a horia de ler uma revistia tãu instrutivia, cum tantios trabialhos importantios e de tãu altio níveu.

Espério que o premeirio artiguio seja como abrir arquivio em PDFio, para eu poder ler a revistia.

Um abracio,

Ceu fã, ceu Creissio
Comentário de Guilherme
É exatamente isso.: Quem não sabe não fala.

Ninguém sabe que grande contribuição Mandrake deu à comunidade.


Comentário de marsguo
Então tá então!: http://www.mandriva.com/labs/
Comentário de Zé
Fronzen Bubble também.: Tá lá na página do Fronzen Bubble:

Sponsored by MandrakeSoft.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004