Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Breve análise do instalador do Gentoo

Na quarta-feira, ao receber a sugestão de notícia sobre o novo instalador gráfico do Gentoo, convidei o autor da submissão (que assina como geekslack) a escrever uma breve análise. Ele não se fez de rogado, e enviou suas impressões, que reproduzo abaixo.

Impressões sobre o instalador gráfico do Gentoo
por geekslack (geekslackΘgentoobr·org)

No dia 9 de agosto, foi lançado o primeiro 'beta' do instalador do gentoo em um livecd, a primeira impressão que tive foi que o sistema acabou por ficar pesado demais, a segunda foi que agora o gentoo tem um liveCD tradicional.

Explicando esses pontos tenho a dizer que: por carregar o X e entrar no WM gnome demorou um pouco mais que o normal para iniciar todo o liveCD, a segunda impressão é que, justamente por causa do ambiente gnome vir preparado para uso se tornou algo diferente do que os usuários do Gentoo estavam habituados, e isso é algo que muita gente andava cobrando e nas versões anteriores havia apenas os pacotes básicos para inicializar o sistema, sem ambiente gráfico algum.

Depois de iniciar o LiveCD você precisa clicar em um ícone na área de trabalho para iniciar a instalação pelo instalador gráfico (GLI), o que na minha opinião é completamente válido, pois você tem a opção de usar o CD como um liveCD comum, realizar a instalação ao 'modo tradicional' ou realizar a instalação pelo instalador gráfico. A instalação se tornou bastante intuitiva bastando clicar em botões e definindo os parametros que em todas as distros costumam ter, sem tirar a liberdade de escolha que o Gentoo proporciona ao usuário, mesmo com o instalador pode-se escolher entre os stages 1, 2 e 3 do próprio CD, do mirror preferido ou da própria rede ou máquina. O Instalador traz uma lista com todas as 'USEFlags', tão conhecidas dos usuários deste sistema além de campos para 'sintonia-fina' quanto a arquitetura do processador e etc.

Sinceramente gostei bastante do instalador, acho que vai facilitar muito a vida dos usuários ainda mais com a implementação aprimorada para wi-fi, só não gostei de um ponto, o suporte a fs no instalador ainda se limita à ext2 e ext3, além de swap e fat(???). O que pode ser contornado realizando o particionamento pelo bom e velho fdisk do terminal, caso queira um sistema de arquivos como reiserfs, reiser4, jfs, xfs e outros. Já obtive informação de que isso foi um 'lapso' causado pela pressa em lançar o GLI pois muita gente pressionava para o lançamento, e que em próximas versões isso será corrigido.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de geekslack
Screenshots: Esqueci de mencionar no artigo. Algumas screenshots podem ser vistas neste endereço Gentoo Linux Installer

obrigado ao aka_druid por me lembrar desse pequeno detalhe.
Comentário de Gesiel
Vai ajudar a disseminar: Já me acostumei a instalar na unha e provavelmente continue por bom tempo a fazê-lo assim, no entanto acho que o instalador gráfico facilita aos novos usuários e era uma evolução natural e esperada pela comunidade. Isto só vai ajudar a popularizar "mais ainda" esta ótima distribuição Linux.
Comentário de RockerTux
AMD64?: Dá pra instalar um sistema AMD64 usando esse instalador, ou só x86 comum?
Comentário de geekslack
AMD64: Por enquanto, a iso disponível com instalador é apenas para x86, mas em breve terá para outras plataformas.
Comentário de RVP
O ponto mais forte do GLI: Eu gosto do modo tradicional de instalação, porém o ponto forte do GLI, é que ele pode processar um arquivo xml para automatizar a instalação, como pode ser visto no use case (http://www.gentoo.org/proj/en/releng/installer/gli_use_case.png), o que é muito interessante para quem administra parques de máquinas.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004