Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Lançado o Slackware Linux 10.1

Leucas (leucas(arroba)gmail.com) enviou este link do anúncio oficial e acrescentou: “"A primeira versão do Slackware em 2005 continua com a tradição de simplicidade, estabilidade e segurança. Além de muitas atualizações e melhoramentos na distribuicao, você irá encontrar dois dos mais avançados desktops disponíveis hoje: Xfce 4.2.0 e KDE 3.3.2 além do GNOME 2.6.1 com alguns upgrades e correção de bugs comparados com o Slackware 10.0." É muito bom ver logo no início do ano uma nova versão do Slack liberada pelo Patrick, este que começou recentemente a recuperar sua saúde e voltou à ativa. Além disso, no anúncio oficial Patrick agradece ao GUS-BR e o SlackSec pela contínua ajuda nas correções de segurança. Com certeza vale a pena conferir. Downloads podem ser feitos via BitTorrent, no FTP oficial e nos demais mirrors disponiveis aqui.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Kid-X
Slackware - A distro 200% Perfeitíssima!!!: É a última versão com o Kernel 2.4.x! A versão 11 virá com o 2.6 (finalmente largaram o velho 2.4)

E o que estão esperando?!?! Baixem logo o Slackware! A distro perfeita!!! Ela é 200% perfeita! Não tem bugs, não tem problemas de segurança! Baixem agora mesmo!!! O Linux e o Software Livre são perfeitos! Viva a comunidade Linux! Viva a liberdade de expressão!!!
Comentário de Anônimo
Credo...: O Slackware é só uma ferramenta... o linux é só uma ferramenta... Esse cara deve ser fanático...
Comentário de Metatron
E tu ?: Com certeza não é usuário Linux, se o fosse entenderia a questão passional envolvida...pensei que aqui não aparecessem usuários Windowz com o único objetivo de postar comentários preconceituosos como o seu
Na boa...desaparece cara, se joga de um penhasco!
Comentário de Kid-X
Pois eu sou um fanático-cego!!!!!!!!: Pois agora eu sou um fanático-cego!!! Eu era um cara que sempre quis manter a moderação de conversas nos sites, achava que o povo vivia puxando muito o saco do Sr. Stallman e do Sr. Linus, então eu era considerado um troll! Sempre baniram os meus comentários porque achavam que eu era contra a lei do Majestade Stallman e do Majestade Torvalds - Com todo o respeito, você deve respeitá-los como deuses ou então a comunidade te põe contra a parede! É sério! Já aconteceu muitas vezes comigo! Eles falam tanto em "liberdade de expressão", mas vai falar um simples "A" dos monarcas (do tipo Augusto Campos pra cima, perdão mestre Augusto por eu ter citado o seu nome sem a vossa permissão!) pra você ver se a comunidade não corta a sua língua!

Sim! Eu amo o Linux e o Software Livre! Amo mais o SL do que a minha própria vida!!! E os usuários do Window$ (nojento, coisa do diabo) são uns retardados, uns dementes! Coisas dementes do tipo menu iniciar e recursos de CD autorun! Aquela plataforma multimídia proprietária do Windows?! Porque? Eu uso o MPlayer no linux, aquele player deselegante, porém muito estável e compatível!

O Mundo do Software Livre é maravilhoso!!! É perfeito!!! Não venha falar mal dele porque senão nós cortamos sua língua!
Liberdade de expressão!!!

PPS: De preferência, use Slackware, Debian ou BSD, são os sistemas mais queridos por nós, fanáticos-cegos! Mas se você usa outra distro, tudo bem, contanto que seje software livre!
Comentário de Anônimo
Preconceituoso ? eu ?: Uso slackware desde a versão 3.5... infelizmente (ou felizmente) não instalei via disquetes (mas já instalei via nfs de um unix de verdade)... Se compararmos o linux com um martelo, teriamos o slackware com o cabo de madeira de lei, o debian com madeira de lei com verniz, o conectiva com cabo de plástico, e por aí vai... mas no final serviriam para o bater o prego da mesma maneira...
Comentário de Henrique Vicente.
Calma gente...: Pessoal,
não acho nada legal essa flame war... existem várias distribuicões "livres" e isso é ótimo, o que ele falou não quer dizer que ele seja preconceituoso (acho que o povo tem que rever os conceitos sobre preconceito, porque se eu digo que sou contra o homosexualismo (e sou), normalmente vem 1000 pessoas dizendo que isso é preconceito, quando não é, para mim isso um problema psicológico..., mas ai o povo vem com preconceito achando que o que eu tenho é preconceito ou descriminacão, né fogo? em fim, não vou comentar sobre isso, escrevi aqui apenas como um exemplo.) e sim eu achei que tem haver com ele achar que o cara falou de um jeito muito doido (eu também achei quando li) sobre o Slackware, ele gosta, ótimo isso, mas todavia ele falou de um modo que um usuário,.. em fim, vamos deixar isso para lá... :)
Comentário de ferdam
sobre o unix de verdade...: Eu apenas gostaria de saber qual é o "unix de verdade" ?

HP-UX, AIX, Solaris, *BSD ?

Ou o Linux ?

Abraços,
Fernando
Comentário de Henrique Vicente.
UNIX de verdade...: Creio que seja o "UNIX original" seja o Unixware, que pertence à SCO, porém HP-UX, AIX, Solaris são variações dele, já BSD não é uma variação mas trabalha de forma bem parecida. O Linux é um sistema com várias coisas parecidas com o UNIX, devido a ambos serem baseado no POSIX. (Me corrigam se estiver errado)
Comentário de Hermesdsb
Perseguido: Kid-x
Eu entendo completamente a sua situação, é incrível como as pessoas perseguem aqueles que somente querem ter a liberdade de expressão, não se importe com isso não, aliás eu tenho algumas sugestões para você.
- Pegue um daqueles sacos plásticos grossos
- Uma fita adesiva bem resistente
- Um pedaço de corda bem resistente
- Um saco resistente.
Modo de preparo: pegue todos os incredientes e vá até um rio bem fundo, coloque a pedra dentro do saco, amarre com a corda nos seus pés. Coloque o saco plástico na cabeça e prenda bem com a fita adesiva. Pule imediatamente no Rio. Tomara que você vá para o céu e fique bem feliz lá. Caso contrário você irá para o outro lugar e vai voltar para encher o nosso saco aqui mesmo após morto.

Comentário de brain
: Aqui tem uma das várias árvores que mostram a evolução do Unix, incluindo sua herança para outros sistemas operacionais. Dá de ver quem herdou de quem, quem veio antes, etc. É bem interessante.

Tanto o Linux.org quanto a Wikipedia definem o Linux como um sistema operacional Unix-type ou Unix-like - ou seja, um similar ao Unix. Quem adota o nome GNU/Linux não precisa ter dúvida de que seu sistema operacional não é Unix - Afinal, GNU não é Unix - por definição.

No verbete sobre Unix-like, a Wikipedia menciona alguns dos Unix que seriam os "de verdade", como mencionado acima - os licenciados pela AT&T e seus sucessores. A lista não pretende ser completa, mas inclui AIX, HP-UX, IRIX, Solaris, Ultrix e Xenix. A lista dos Unix-like inclui os BSD (Free, Open e Net), Minix, Linux, GNU/Hurd, Darwin, Coherent e Uniflex, entre outros.

E a definição de Unix-Like adotada pela Wikipedia inclui os sistemas operacionais que se comportam de maneira similar ao Unix, mas não necessariamente com conformidade ou certificação em relação à especificação oficial.
Comentário de Anônimo
Tá bom gente...: Tá bom gente...
Slackware é 10...
ooops... digo, 10.1...

Comentário de sobralense
Kernel...: Se bem que não adianta muita coisa.. eu vo lá e mudo p/ 2.6.x =P
E pelo menos não tirou o Gnome, pelo menos por enquanto... Embora eu esteja usando o 2.9.90 e acho difícil voltar p/ alguma versão anterior.
Comentário de Anônimo
Custear ?: "E o Buick Sk, do GUS-BR, mandou uma mensagem para os que gostariam de ajudar a custear o tratamento de Patrick Volkerding: "A Livraria TempoReal está oferecendo uma promoção para quem deseja comprar o produto oficial. Lembrando-se que a compra oficial permite pagar os custos de remédios que o Patrick está tendo." Ele não mandou o link desta promoção da Tempo Real para os CDs originais, mas acredito que o fará brevemente. Quem tiver interesse e disponibilidade para pagar em dólar, pode comprar também na Slackware Store."

Pô !!! Antes de fazer isso, passa debaixo de um viaduto aqui no Brasil, nas favelas, etc... Acho que tem gente que tá precisando mto mais que o Patrick, e ele mora em um país de primeiro mundo onde tem saúde de primeiro mundo !!!

Porra , ajude os BR aqui, nao a porra dos gringo, qualquer que seja ele.
Comentário de ferdam
Brain, : Brain,
Muito legal o site.

Mas eu gostaria de saber o que diferencia um "Unix-like" de um "Unix de verdade" ja que é possivel fazer o mesmo trabalho com ambos, salvo rarissimas exceçoes - ou as diferenças sao exatamentes as "rarissimas exceçoes" ?

Abraços,
Fernando
Comentário de
A diferença: Os detalhes da diferença você pode ver na wikipedia (no verbete sobre Unix-like já mencionado), e residem muito mais na conformidade e certificação em relação a uma especificação padrão do que no trabalho que você pode fazer com o software.

Acredito que esta diferença existente tenha pouca ou nenhuma influência sobre o uso que a maior parte das pessoas faz dos sistemas Unix-like mais populares hoje em dia - até porque alguns deles já são mais comuns do que alguns dos Unix "de verdade", para usar a expressão do colega lá em cima. Mas também acredito que ela seja importante para algumas pessoas, como os mantenedores do padrão, ou os encarregados de desenvolver e manter sistemas multiplataforma. Mesmo no caso destes últimos, provavelmente a compatibilidade de código conta mais do que a certificação formal.
Comentário de Metatron
Saúde de primeiro mundo tamb: Saúde de primeiro mundo também é apenas para quem pode pagar meu caro...o criador e líder do Slackware não aceita doações, ele é movido por algo chamado CRENÇA no que faz
Cappice ?
Por isso, quem puder ajudar a custear os medicamentos dele, deve fazer sim senhor; a morte prematura dele será muito ruim para o movimento.
Quanto aos montes de miseráveis que existem no nosso país, são vítimas da mesquinharia do culto ao eu de todos nós, mas principalmente de nossa elite, uma das mais predadoras do mundo.
Já pensei muito sobre essa questão que você levantou, sinceramente, não vejo solução para o problema, mas com certeza o preço social em todos os seus aspectos será altíssimo no longo prazo.
Já viu o filme "O sobrevivente" ?
Pois veja, é o nosso futuro como nação...
Comentário de Anônimo
:
Vai crescer, moleque ! Fica aqui chateando os outros com essas bobagens.

Essas crianças de hoje, tsc tsc ...


Comentário de Anônimo
Não vale grande coisa !:
"Sim! Eu amo o Linux e o Software Livre! Amo mais o SL do que a minha própria vida!!!"

Do modo como fala, não deve valer muito sua vida.

Crianças ...


Comentário de Kid-X
O que é a liberdade de expressão?!: Vejam só!!! Olhem o tipo de fanatismo-cego desse idiota aí em cima! Cara, VOCÊ é que precisa de um tratamento! Se interna! Você e mais muitos por aí! Vocês que se dizem fanáticos pelo software livre! Vão procurar um hospício!!! Se internem ou se matem!!! Depois esperem o "São Stallman" para poder serem julgados por ele! Já que aquele cara se acha o Jesus Cristo do software, rezem pra ele!

Me diga: O que é a liberdade de expressão que vocês tanto falam?! O QUE É ISSO???
Liberdade de expressão de poder criticar algum projeto que está indo mal? De poder contribuir com a "comunidade"? Diga-me, o que tem de liberdade de expressão aqui? Qualquer coisa de "diferente" que eu queira falar ou criticar, a comunidade "corta minha língua"!
Comentário de Ednei Pacheco
Pois é...: Caro "Anônimo"

E o que eles farão (ou fizeram) pela nação depois de estarem curados? Vão trabalhar pelo desenvolvimento do país? Vão dar a mão para outros que necessitam?

Gosto (e faço questão) de ajudar as pessoas (quando posso). Mas faço isto incondicionalmente quando tenho a certeza de que elas MERECEM. Caso contrário, fica à meu critério o que fazer no momento...

E o Patrick? Qual a contribuição que ele deu ao SL? Será que ele não merece nossa ajuda? HEIM!?!

Att., Ednei Pacheco.
Comentário de Ednei Pacheco
PS...: PS.: Estarei ajudando o Patrick, e não os "gringos"...

Att., Ednei Pacheco.
Comentário de Ednei Pacheco
A importância do Gnome...: Alguém saberia me dizer porquê foi mantido o Gnome? Seria por causa das aplicações que necessitam de suas libs? LEMBRAM disso?

Att., Ednei Pacheco.

Comentário de Anônimo
Eu acho que você é que n: Eu acho que você é que não sabe o que é liberdade, Kid-X. Você acha que liberdade é você vir aqui, criticar, fazer graça e todo mundo ficar calado e aceitar tua opinião. Liberdade é você ter o direito de falar o que quiser, e você exerce este direito aqui, e também ouvir o que não quer, um direito de quem lê suas opniões gaiatas. Ninguém tentou tapar tua boca, nem te ameaçar nem nada. Apenas responderam. Agradeça pela sua livre expressão e suporte, contra-argumente como homem as resposta que recebe.
Concordo que o sujeito que te respondeu é muito estressado, deve ser um entusiasta novato, mas ele só te respondeu. Ou você se sentiu tão influenciado pela autoridade dele que tá pensando em seguir o conselho?
Comentário de Anônimo
Pois é, graças à noticia: Pois é, graças à noticia do BR-LInux eu queimei a lingua. Saí avisando de que não viria mais gnome e no final veio. hehehe Mas como continua sendo a versão 2.6.1 me parece que o fim dele tá proximo (dentro do slack). Aproveitando o ensejo, alguem sabe onde encontro a iso do dropline gnome sem ser por bitttorrent? Procurei um pouco no google mas não encontrei. Taí uma coisa pro Volkerding fazer: já que não suporta mais o gnome, pelo menos colocar a iso do dropline no seu servidor (ele tem um servidor, não tem?) :)
Comentário de Anônimo
A respeito da saída do Gnome: A respeito da saída do Gnome, refere-se à nova versão do Slackware (supostamente o Slackware 11) e não a essa atualização de bugs da versão 10.
Comentário de ferdam
É verdade, Ednei, eu tambem: É verdade, Ednei, eu tambem acho estranho isso. Veja :
Eu uso o Gentoo e deixo meus flags de dependencias como USE="-gnome" Isso significa "Eu nao quero Gnome !".
No entanto, nao posso instalar alguns pacotes que tem como dependencia as libs do Gnome.
Isto deve acontecer tambem com outras distros (e acontece com o SuSE 9.0)
Claro que tem solucao, como instalar as libs standalone, mas nao deixa de ser uma situacao ambigua. Quem nao sabe dessas artimanhas acaba instalando todo o Gnome apenas por causa de algumas libs.
Nao tenho absolutamente nada contra o Gnome, é apenas uma questao de afinidade com outros desktops
Abraços,
Fernando
Comentário de klamath
A respeito da saída do Gnome: Negativo! Ele iria tirar o nosso querido Gnome nesta versão e não na 11, mas acho que ele pensou nos usuários do Gnome e bateu um arrependimento de última hora e para não ter muito trabalho aproveitou a que saiu no Slack10 e atualizaou poucas coisas...

Eu que já andava atrás de outra distro recebi uma "sobrevida"...

:D
Comentário de Ednei Pacheco
Beleza!: Então não seria o caso de manter o gnome-libs (e outros pacotes) no diretório /l? Ou ainda, uma recomendação em instalar o Dropline Gnome para àqueles que desejam utilizar alguma aplicação em GTK+ (como o Evolution). Bem, na próxima versão (11.0), se o Gnome estiver fora, farei alguns experimentos.

Att., Ednei Pacheco.

Comentário de Eduardo Linux
Corrigindo...: O certo seria corrijam, e não corrigam. Quanto à história do Unix, não sei se ele é só da SCO. Se não me engano, tem código que não é dela, mas de outros, como AT&T - apesar de tal parte ter sido comprada pela SCO, mas não sei se tudo o que a AT&T tinha foi comprado... - e IBM.

--
Assinatura
Vencedores não usam drogas; usam software livre.
"É preciso suportar duas ou três larvas, se quiser conhecer as borboletas." - Antoine de Saint-Exupéry em O Pequeno Príncipe.
Comentário de Eduardo Linux
Por que GNOME?: Bom, estou sendo off-topic, mas vou tentar explicar rapidamente...

GNOME é software livre de qualquer maneira. Sem entrar em questões do tipo "GNOME é ruim, KDE é melhor", GNOME merece ser mantido porque:
1. é software livre, como qualquer outro que já esteja lá
2. tem diversas aplicações muito eficientes - tanto as que apenas dependem das libs quanto as que fazem parte do ambiente GNOME, mesmo, como o Nautilus.
3. apesar de a notícia do abandono do GNOME devido à dificuldade de compilação e/ou outras razões ter(em) animado quem não gosta da interface, não acho que isso seja uma razão para não mais tê-lo no Slackware. Afinal, quem gosta vai usar e, se não tiver no Slack, irá tentar compilar ou mudar de distro. De qualquer forma, o ambiente ideal é: disponibilizar o máximo possível e deixar que o usuário escolha o que quer instalar.
--
Assinatura
Vencedores não usam drogas; usam software livre.
"É preciso suportar duas ou três larvas, se quiser conhecer as borboletas." - Antoine de Saint-Exupéry em O Pequeno Príncipe.
Comentário de Alessandro
Exceção...: O software livre é livre...

Mais como toda a regra tem sua exceção...

A exceção é:
Não fale mal do Linux, não aponte suas falhas, não diga que não consegue fazer alguma coisa, não diga que é usuário do Windows, não diga que não existem um padrão gráfico para o Linux, não fale mal do X, não diga que o ambiente gráfico é lento, não diga que o Office é melhor que o OpenOffice, não fale que não tem ferramentas RAD (IDE) para o Linux, não fale que o Delphi é o melhor ambiente de desenvolvimento para programadores, não fale que não existem programas comerciais para linux...

Faça você mesmo, se vire, vou falar isso para o meu chefe quando eu convencer ele a instalar o Linux na empresa...

Quer problemas toque nesses assuntos, eles gostam de tapar o sol com a peneira.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004