Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Shuttleworth crê em futuro promissor para o software livre

“Para Shuttleworth, o opensource está gradativamente ganhando terreno, cativando não somente a iniciativa privada, como também, e principalmente, os órgãos públicos. “Os governos já pensam quase que majoritariamente no software livre, visto a economia que gera

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de alexandre_parente
um critica ao editor :) : um critica ao editor :)
Quem é Shuttleworth? acho que a nota deveria iniciar com uma apresentação do dito cujo.
Comentário de
trecho: A notícia reproduz um trecho do artigo original, veja o texto completo em PSL Brasil - Baguete: Shuttleworth crê em futuro promissor para o software livre - lá tem uma apresentação de quem é o Shuttleworth.

Esta notícia recente do BR-Linux também o apresenta. Para conveniência de quem mais quiser esclarecimento sobre a identidade do tema desta notícia, segue trecho: "“Mark Shuttleworth, o sul-africano que ficou milionário depois de fundar e vender a Thawte para a VeriSign, estará em Porto Alegre a convite da ASL. O milionário ficou conhecido na comunidade de Software Livre por ter fundado a Canonical, empresa que patrocinou o surgimento do Ubuntu Linux. O encontro deverá ocorrer em agosto. Mark, que também é desenvolvedor Debian desde a década de 90, já esteve em Porto Alegre durante a DebConf4. (...) Talvez valha a pena mencionar que além de participar do desenvolvimento do Debian desde a década passada, ter fundado a Thawte, a Canonical e a Ubuntu Foundation, e ter sido a força motriz por trás do surgimento do Ubuntu Linux, Shuttleworth também passou uma temporada em 2002 na International Space Station (foto, via Wikipedia), onde teve oportunidade de participar de experimentos relacionados à pesquisa da AIDS e do genoma."


Mas por garantia transformei em link para a Wikipedia (em inglês, na versão em português parece não haver referência a ele) a primeira menção ao nome dele. Obrigado!
Comentário de Fuhr
Interessante, vi ele no RBS N: Interessante, vi ele no RBS Notícias. Para quem não sabe a RBS é filiada da globo que atua no RS e SC. É interessante ver o software livre sendo falado no jornal das 19h!

Comentário de Alexandre Figueiredo
Palestra em Brasília: Tive a oportunidade de assistir a palestra dele aqui em Brasília, no IESB, no último dia 08/AGO.
Depois de toda a sua apresentação pessoal e deixar passar no telão as fotos de sua incrível missão ao espaço - via Rússia - ele falou sobre os problemas que o software livre enfrenta para se tornar uma solução de uso em massa.
Ele apontos três pontos de falha: Bugs, Código e Tradução/Localização.
O desenrolar destes pontos foi muito interessante - para mim, pelo menos - pois não sabia a complexidade que há por trás da comunidade desenvolvedora das soluções que uso.
Para minimizar esses problemas ele falou sobre o projeto Lauchpad (lauchpad.net) que permitirá o relato de bugs de forma unificada, pois o problema pode ser corrigido em uma distro e não em outra; ser corrigida na versão original e não ser corrigida em nenhuma distro; ou pior, ser corrigida na distro e não na versão original.
Quanto ao Código ele citou as possíveis soluções, controle de versões, etc. etc. etc. (Perdoe-me não sou muito entendido disso)
Agora, quanto a tradução, ele falou sobre o projeto Rosseta (ver site Lauchpad.net) para tradução. Uma interface web que permite ao colaborador ter o acesso a expressão em inglês e um na versão de idioma escolhido - sim, há português Brasil - um espaço em branco para sugerir. Já me cadastrei e já deixei minhas sugestões em alguns módulos que uso. Há duas distros, ou melhor, versões: Hoary e Breezy.
Contribua você também na tradução/localização do Ubuntu!
Comentário de Alan Carvalho de Assis
Correção: O link correto é www.launchpad.net, certo!?

Alan
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004