Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

(atualizado) Segunda versão beta do Mandriva Linux 2006

“Acaba de ser lançada a segunda versão beta do Mandriva Linux 2006. Novidades desta versão: novo tema, atualização de vários módulos PHP, diversas correções no pacote drakxtools (diskdrake, drakconnect etc), kernel 2.6.12-8mdk etc. Para maiores informações: www.mandrivalinux.com

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de ricarab
Mudaram o tema?: Será que mudaram mesmo? Voltaram o antigo, ou seria algo novo, um pouco mais sóbrio? Estou louco para ver :)

A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de jarbelix
Dê uma olhada nos screenshots: No site http://shots.osdir.com/ já tem uma sequência de instalação do Mandriva 2006 Beta2.

Comentário de ricarab
Screenshots!!!: Saíram os screenshots do novo Mandriva Beta 2 no OsDir:
http://shots.osdir.com/slideshows/slideshow.php?release=408&slide=24
Agora sim, parece que mudaram mesmo o velho o tema, e adotaram um padrão novo, mais sóbrio! Adorei!
Não dá mais para reclamar ;)


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de ricarab
Postamos ao mesmo tempo!: Parece que postamos ao mesmo tempo! rs...
Abraço a toda comunidade Mandriva ;)


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de jarbelix
Onde fazer download: Realmente estamos ligados "full-time". He, he!

Notei no no site do Mandriva tem um link para download onde a página não existe em pt-br: http://www1.mandrivalinux.com/pt-br/mandrivalinux-2006-beta.php3

Quem quiser fazer o download utilize o link em inglês (eles estão atualizados) e não o português (acho que o pessoal da "Conectiva Mandriva" deve zelar mais pelos links).

O caminho correto para download é: http://www1.mandrivalinux.com/en/mandrivalinux-2006-beta.php3.

[]s
Comentário de AlphaZine
Olá, obrigado pelo aviso. : Olá, obrigado pelo aviso.

O link foi corrigido. Na verdade na mesma notícia há três links para a mesma página. Mas somente um apontava para a página correta, a em inglês.


Comentário de AlphaZine
Ah sim! A página www.mandriv: Ah sim! A página www.mandrivalinux.com em português do Brasil ainda não é mantida pela Conectiva. A página oficial da Mandriva Conectiva continua sendo a antiga página da Conectiva que pode ser acessada tanto pela URL conectiva.com.br quanto pela mandriva.com.br.

Mas essa situação deve mudar com o lançamento da versão final do Mandriva Linux 2006.
Comentário de AlphaZine
À propósito. Participem da: À propósito. Participem da lista de discussão da versão de desenvolvimento do Mandriva Linux em português, equivalente a antiga lista snapshot-users da Conectiva.

Para se inscrever basta enviar uma e-mail para sympa@mandrivalinux.org com o assunto cooker-br para o endereço sympa@mandrivalinux.org.

Obs: mantenha o corpo da mensagem em branco.
Comentário de AlphaZine
Errata: Errata para o meu comentário acima:

Ao enviar o e-mail para sympa@mandrivalinux.org coloque no campo assunto a seguinte frase: subscribe cooker-br

Comentário de Xtian Xultz
Luz no fim do tunel!!!! : Luz no fim do tunel!!!!
Parece que o design dessa vez vai ser bem melhor que do LE2005, que ficou simplesmente lamentavel.
Gostei das screenshots que vi, mas ainda acredito que o design do 10.1 foi simplesmente matador, o melhor de todos. Simples, agradável, não é cansativo, e vai direto ao ponto. Eu fiquei com o papel de parede padrão da distro por mais de três meses, simplesmente não via motivos para trocar!
O que me irrita mesmo são esses balões, como os do KDE. Aquilo não ajuda em praticamente nada, mas atrapalha... Como por exemplo no tema padrão do XP, que clicando no iniciar, querendo clicar em Desligar ou Logoff, aparece um balão na frente falando do ítem Todos os Programas, será que os designers de interface não entendem que precisam descomplicar ao invés de atrapalhar com bugigangas?
Comentário de ThLux-BD
Mais sério!: Pelo menos as telas demonstram uma maior maturidade. Tá mais bonito. Espero que continuem valorizando temas mais sóbrios. Mas ainda paira uma dúvida: Onde a Conectiva entra nessa nova distro? Pergunto isso porque até então não vi menção a não ser o SMART.

*** ThLux ***
Para a intrasigência do ignorante, o silêncio é a melhor resposta.
Comentário de Leonardo Menezes Vaz
Aspectos visuais...: Sei que este comentário pode parecer idiota, mas eu não entendo por que distribuições como o Mandriva, Fedora, SuSE, entre outros modificam aspectos visuais de ambientes Desktop. Eles não mudam apenas ícones e wallpapers, mas mexem na estrutura de menus e diretórios, o que acaba tornando muitas vezes o ambiente incompatível com pacotes que não façam parte da distribuição. Bom, já que estou falando isso aqui, vou aproveitar para chutar o pau da barraca... :)

Eu fico pensando, por que diabos esses caras trocam o ícone do KDE por uma estrela, chapéu ou um camaleão? Pra que fazer isso?

Antes da fusão com a Conectiva eu considerava o Mandrake Linux uma excelente distribuição, porém achava o design simplesmente porco - verdadeiro desastre - e creditava isso ao péssimo gosto do francês responsável por esta parte na distribuição.

Logo após a fusão pensei que isso fosse melhorar, visto que eles poderiam aproveitar o impecável trabalho feito pela Conectiva no CL10, o qual considero de longe o melhor release deles e infinitamente superior ao antigo Mandrake Linux.

Hoje quando vi os screenshots vi que estava errado. Infelizmente não mudou nada. O Mandriva continua feião tal qual seu antecessor. Não entendendo isso. Será que os padrões estéticos dos Franceses são tão diferentes dos nossos assim?

Para concluir, acho que as coisas seriam bem mais simples para todos se as distribuições respeitassem os padrões e mantessem os desktops limpos.

Bom, acho que é isso.

[]s

lmvaz
Comentário de alphazine
Pergunte para os desenvolvedo: Pergunte para os desenvolvedores da Mandriva Conectiva. Pelo menos três deles postam com regularidade no Planet Mandriva.

Bem que o Augusto Campos podia entrevistá-los.

Que tal? Acredito que o Arnaldo, o Claudio ou o Maurício podem solucionar essas dúvidas sobre a integração das duas distribuições.
Comentário de ricarab
Ok, mas...: Não descordo de vc Leonardo, para mim o Linux só vai conseguir ainda mais atenção com um pouco mais de padronização, não precisam por exemplo criar padronização para empacotamentos (deb, rpm, tgz etc...) mas no que importa realmente: a estrutura interna do sistema, o ideal é ir na página do desenvolvedor, pegar uma versão do programa compilada e instalar em todos os sabores de linux existentes. Por outro lado, o Linux e as ferramentas base dos sistemas são só a base, o que difere um sistema de outro? O que faz um sistema ser feito para segurança, sem foco em interface gráfica, enquanto que o outro feito para Desktop mostra uma interface gráfica bonita e elegante?
Também penso muito na padronização, mas ela está diretamente relacionada com a identidade do sistema: eu por exemplo gosto muito do Suse pelo acabamento, visual e interno (de sistema), o que para mim, é o diferencial entre outros vários sabores Linux.
Abraços ;)


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de Zé
Review do mdv 2006 beta: Saiu um review desta beta do mandriva: http://www.tuxmachines.org/node/2174
Comentário de p-miguel
Feinho: Melhorou bastante, mas ainda ta bem feinho perto do design do Conectiva. Poque não colocam o pessoal da Conectiva pra tomar conta do design da distro?

Poderiam ter algo +/- assim:
Veja aqui: www.kde-look.org

Ficaria mais bonito. Mas de todo modo já ficou bem melhor que antes.


Comentário de padje
Críticas e sugestões: Nada contra o GTK mais se o tema padrão é KDE pq q eles não fazem o Menu do Sistema em QT. Iria ficar mais compativel e bem mais rapido.

Outra coisa é o Menu Iniciar, eu me complico todo com o tanto de sub-pastas q tem, os caras querem facilitar mais acabam complicando.

Um elogio ao Suse 9.3, esta com um belo acabamento visual com o KDE 3.4. Só pecando na inicialização que ta muito lerda.
Comentário de Zé
Tema: Quem tá desenvolvendo esse tema? Está muito bom.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004