Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Polícia da Escócia troca StarOffice pelo Word, e o IDG Now diz que a culpa é dos custos com software livre

“Publicado hoje no IDG Now!: 'A Central de Polícia da Escócia está removendo o software de produtividade de código aberto, StarOffice, de cerca de 400 PCs e migrando para o Microsoft Office. O órgão argumenta que a mudança se deve aos custos com manutenção do software livre e a necessidade de interação mais simples com outros departamentos que rodam o sistema operacional Windows da Microsoft. Esta é a mais recente anedota no cenário de disputa entre a adoção de sistemas de código-fonte aberto contra a plataforma comercial da Microsoft na Europa.'

E aí pergunto... desde quando StarOffice é código aberto ou software livre?


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de vmedina
Conveniência.: Desde quando convém a eles RC.

O IDG só quer desculpas. Eu acho que é mal de polícia e assemelhados isso. Vide o caso de pernanbuco.

Sabe como é... falar que é da sun que, segundo boatos e especulações, está se tornando uma grande parceira da MS fica chato.

[]s!


Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de João Emanuel
Troca de Office: Que a polícia da Escócia se sinta feliz com o MS-Office. Eu não troco o KOffice e nem o Openoffice.org pelo MS-Office, que seja feliz quem troca. :)
Comentário de Manoel Pinho
Meio livre: O StarOffice é "meio-livre", pois o núcleo dele é basicamente o do OpenOffice. com o acréscimode alguns cliparts e de um SGBD. Portanto, o jornalista fez uma confusão mas também não está totalmente errado. Digamos que o StarOffice é uma versão do OpenOffice suportada comercialmente pela Sun.

Como o StarOffice não é gratuito, significa que eles então gastaram dinheiro duplamente, para comprar o StarOffice e agora para comprar o M$ Office.

A reportagem não fala mas está na cara que rodavam o StarOffice no windows.

Mas o pior é a "justificativa" para voltar para o M$ Office: "necessidade de interação mais simples com outros departamentos que rodam o sistema operacional Windows da Microsoft". Significa que estão recebendo um monte de .docs e, na primeira perda de formatação de algum documento, estão desistindo fácil demais.
Comentário de que saco ter d colocar un nome toda hora
e provavelmente eles devem es: e provavelmente eles devem estar usando a versão 5.x ou 6 (vo mais pela versão 5.x), eles ja usam staroffice a 5 anos, poderiam esperar mais alguns meses e atualizar para openoffice2
Comentário de bebeto_maya
__O incrível é como o Softw: __O incrível é como o Software Livre/Linux vira bode-espiatório de todo tipo de heresia: A interoperabilidade entre Star Office e MS Office é prejudicada pela má vontade da Microsoft em assugurar compatibilidade...Mas a culpa é do Software Livre...Parece que temos que fazer milagres, para limparmos as cagadas alheias.
Comentário de Henrique Vicente.
Apenas uma coisa...: O sistema da polícia daqui de PE está mais caótico ainda.
Eu nem ligo para ver quanto tempo demora para ser atendido porque posso atrasar o atendimento de alguém... fora que é capaz deles virem atrás de mim para eu ter que depor contra uma acusação de trote hahaha (eles estão indo atrás de quem passa trote segundo o NETV)...
Comentário de ano@nimo.com
"Polícia da Escócia troca S: "Polícia da Escócia troca StarOffice pelo Word"

E não pelo OpenOffice ?

Surpresa ?

Obs: Qualquer pessoa que tenha lido as historinhas em quadrinhos do Tio Patinhas (eu adorava!!!!) sabe que os escoceses são notorios "pão duros". Que historia é esta de jogar dinheiro fora com o Word?

Pra mim isto é coisa do "Pataconcio".
Comentário de Felipe R.
Isso é puro FUD!! : Isso é puro FUD!!

O texto do artigo foi escrito de tal maneira a rebaixar e diminuir o Software Livre, abusando de generalização, e não abordando os reais motivos da troca. Não sei quanto o StarOffice, mas o seu filho prodígeo, OpenOffice.org, está imbatível. Tenho uma história de sucesso na implementação do OpenOffice em uma empresa aqui em Curitiba. É o que dizem, 90% das vezes, é erro humano, de quem está implementando o sistema. Desculpa mais espalafatória eu ainda não vi.

Felipe
Comentário de RockerTux
Piot que é puro FUD mesmo. C: Piot que é puro FUD mesmo. Cadê o Patola?
Comentário de oi
Não vejo nenhum absurdo: "A Central de Polícia da Escócia está removendo o software de produtividade, StarOffice de cerca de 400 PCs que usava com o sistema operacional Linux de código aberto, e migrando para o Microsoft Office. O órgão argumenta que a mudança se deve aos custos com manutenção do software livre e a necessidade de interação mais simples com outros departamentos que rodam o sistema operacional Windows da Microsoft."

O texto mostra claramente as dificuldades para migrar de um sistema para outro. Passa por treinamento, resistência e compatibilidade. Isto demanda tempo e dinheiro.

As máquinas já rodavam linux, segundo a notícia. Talvez não seja somente o Start Office, mas também o SO. Já que a mudança foi feita em 2000 e eles rodavam um office defazado acho que eles rodavem um linux defazado também. Depois de cinco anos resolveram atualizar, viram quanto gastaram, qual era o percentual de resistência, quais os problemas gerados por incompatibilidades e quanto seria necessário para retreinamento. Optaram por um pacote Microsoft: Windows XP, Office e Windows 2003 Server, também segundo a notícia.

Se hoje, já é difícil migrar um desktop corporativo para Linux, imagina a cinco anos atrás!

A boa notícia é que eles também dizem que não abandonaram totalmente o SL. Algumas áreas como firewall, servidor de danco de dados e em algumas juridições continuaram a rodar SL.

Isto não é FUD, como foi citado anteriormente. Eles foram pioneiros, migraram, avaliaram os prós e contras e agora estão voltando atrás. O que isto prova ? Nada. Pode ter sido uma decisão baseada em motivos pessoais, em não ter mais chance de errar se não perde o emprego, em propina, em grande desconto para o pacote completo, em o Linux não estar pronto para o desktop, etc.

Bem-vindos ao mundo dos negócios ;-)

Comentário de bebeto_maya
__Alguém precisa dar uma tap: __Alguém precisa dar uma tapa na cara da Microsoft.São mentiras, favores pagos pelo governador Jarbas, de Pernambuco, a empresa de Gates...O helpdesk da Policia continua horrível, tal qual era antes. Eles culpam o Linux e dizem que ecomizaram com Windows 2003, mais mentiras...O Linux tinha sido instalado por incompetentes em máquinas ultrapassadas, nas quais o Windows sequer passaria do instalador.
Comentário de Manoel Pinho
linuxFUD: Eu postei no linuxFUD esta notícia ontem :-)


http://linuxfud.org/?q=node/227

Comentário de Clovis Sena
a fonte da noticia...: bom dia,

eu gosto sempre de ler a notícia no original, pois geralmente é mais completa. Não sei porque eles não botam o link. Alguem por acaso encontrou a fonte da noticia em ingles??

procurando no goole por police + StarOffice nada encontrei.

Tambem não encontrei nada no site oficial: http://www.centralscotland.police.uk/home/index.php


Comentário de Carlos Wagner
Tô nem aí pra Escócia.: Eu acho, eu acho, eu acho...

Creio que o achismo é pior que não saber nada, pois é alimentado por dúvidas que não fazem boa digestão para as certezas de ninguém.

Eles querem mudar para M$ Office, beleza pra eles, os caras têm dinheiro pra forrar o chão que pisam. Estou preocupada com o SL aqui no Brasil, onde pessoas passam fome devido a corrupção e o mau uso do dinheiro público, que é usado para pagar licenças de programas para os funcionários digitarem ofícios e fazerem tabelas em planilhas eletrônicas, muitas das vezes apenas para ordenar as linhas.

P.S.: Eu falo isso porque vivo o dia-a-dia de uma repartição pública, e acreditem, isso tudo é o melhor que eles fazem com os programas de escritório. Tem gente que se tornou um verdadeiro artista capaz de desenhar complexas plantas baixas de contruções no PowerPoint :P
Comentário de ferdam
Nao, isso é estoria do Penin: Nao, isso é estoria do Peninha !!!
Abraços,
Fernando
Comentário de Eduardo de Souza
Também vivo isso...: Não devemos ficar perdendo tempo com o que acontece lá fora, temos que olhar primeiro aqui dentro do nosso país, que deixa de financiar o ensino por exemplo, pra comprar software, software este que é sub-utilizado, computadores que funcionam como meras máquinas de escrever e que não dão o devido retorno ao contribuinte.
Trabalho em entidade pública também e esbarro com o mesmo problema, por isso temos que voltar nossos olhos para o que acontece bem do nosso lado
seja no nosso munícipio, em uma Ong, na camâra...
Comentário de Fernando Rodriguez
linux na Policia de Pernambuco: No próprio site da M$ diz que eles tinham vários servidores velhos e improvisados. Daí tentaram Linux porque não tinham dinheiro para investir. Depois que a coisa deu errado a culpa foi só do Linux. Mas, para rodar o software da M$, compraram computadores novos.

Comentário de ano@nimo.com
:

Não, o Peninha faz trapalhadas, o Pataconcio faz sabotagens. Até o "Pão Duro MacMoney" usaria Linux para economizar. Duvido que o Tio Patinhas sabendo do OpenOffice e do Linux usaria Windows.

Alem do mais já pensou que beleza para os irmão Metralha hackearem os computadores - usando Windows - das organizações Patinhas para finalmente roubarem o milionario Pão Duro?
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004