Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Imprensa nacional divulga pedido de demissão do presidente do ITI, Sérgio Amadeu

“Em breve, uma das principais forças do software livre junto ao governo federal poderá deixar seu cargo: 'Segundo fontes do governo, Amadeu apresentou seu pedido de demissão há cerca de 15 dias, mas recebeu um pedido da ministra para continuar à frente do ITI, em virtude de seus trabalhos principalmente relacionados a software livre e certificação digital.' Resta aguardar que ele reveja seu posicionamento ou que se encontre um substituto a altura.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de wrochal
Por isso digo votem no PT, o: Por isso digo votem no PT, o partido mais rico do Brasil em apenas pouco tempo...
Comentário de nemesis
vou-me embora para Pasárgada: vou-me embora para Pasárgada.

ouvi dizer que os habitantes só rodam software livre e políticos são gente honesta e trabalhadora...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de TON
Seríamos de qual Rei?: Pois é Nemesis

Vou-me embora pra Pasárgada
Lá sou amigo do Rei

Será que hoje o poeta nesta atual conjuntura nacional, onde uma
coisa acaba esbarrando em outra faria esta viagem poética subjetiva?
Penso eu, que ele teria uma grande dificuldade ate para fazer um
poema mais simples como outros que ele fez.
Talvez se ele ainda estivesse conosco em vida ainda fizesse um outro,
dizendo vou-me embora para não sei onde e nem quero falar em reis.

Pegando um gancho aqui neste tópico, gostaria de sugerir ao Brain
se for continuar com enquetes aos domingos, incluir quando puder a
questão da propaganda para SO Linux (dentro e fora dos sítios
de Informática (Linux)) e mais a questão de técnicos prestadores
de serviços para empresas e usuários de desktop Linux.
Na porpaganda ( aquestão de verbas disponíveis ou não). Na área de
técnicos, a quantidade e disponibilidade dos mesmos comparando com
outro SO(s).
Se o acrécimo adiconal ao post não for pertinente, peço desculpas
e pode deletá-lo.

Acima fragmento do poema de Manuel Bandeira
(Vou-me embora pra Pasárgada)

Ps: Brain deleta o outro post igual a este porque postei no lugar
errado. Vou prestar mais atenção, ok? Acima. Que Mancada!
Obrigado

Até mais ver


Comentário de stpa
Bertold Brecht...: Já que "descambamos" para a literatura, aqui vai minha contribuição, nada original, pois tem sido bastante citada nos dias de hoje:

Dois personagens na peça de Bertold Brecht, ‘Vida de Galileu’ (publicada em 1940) dialogam. Um deles afirma: "Infeliz do país que não tem heróis"; o outro rebate: "Não, infeliz do país que precisa de heróis". Dá o que pensar, né?


Comentário de Alex Hubner
O rompante do SL, revolucionário de butique.: Já vai tarde "companheiro"! Amigo pessoal de Zé Dirceu (é, aquele mesmo... aquele que dispensa apresentações e que acha que os meios justificam os fins), Sergio Amadeu até que durou muito.

Não vou entrar na discussão toda sobre a idéia absurda de impor software livre na base do decreto, até porque não estou com tempo de responder aos trolls da "comunidade" do software livre que defendem este absurdo, mas saibam que muita desculpa esfarrapada e rasgação de seda ("muito foi feito", "fiz a minha parte", blá, blá, blá) vai rolar. A ""comunidade"" vai, mais uma vez, lamber o saco do sujeito e tecer comentários sobre a oposição, sobre a "elite", sobre os interesses comerciais obscuros, sobre o raio que o parta, mas a verdade é uma só: software livre na base de decreto, na força, na foice, é uma idiotice ideológica das grandes. É mais uma das ingerências transloucadas e ditatoriais do nosso gobierno-partido-político-arrogante que vai perdendo força. Ainda bem! Já estava de saco cheio destes bolchevistas no governo (ou seria partido político?... eu realmente nunca soube). Qual será o próximo revolucionariozinho de butique a sair de cena? ;-)
Comentário de SiBeRiaN`
Normal...: Politica + Bons Projetos = Dinheiro no lixo

Comentário de siberian
Re: Rompante: Talvez um dia eu concorde com você. No dia em que houver pelo menos UMA licitação na área de TI Pública sem cartas marcadas ou superfaturamento.
Comentário de Leonardo Menezes Vaz
O sonho acabou?: Com a saída do Sérgio Amadeu da Presidência do ITI, quem do Governo irá defender o uso do Software Livre como ferramenta de inclusão digital no Brasil? Nas últimas semanas houve a "dança de cadeiras" em alguns ministérios e muitos já se posicionaram claramente contra o Software Livre. Particularmente eu sabia que um dia isso poderia acontecer, apenas não imaginava que seria tão cedo. É triste dizer isso, mas acho que este pode ser o começo do fim...

[]s

lmvaz
Comentário de lai_manichi
Creio que não...: Se eu não estou enganado, o Maddog comentou que o SL não necessita de governos para poder andar sozinho... não precisou para chegar aonde está.

É uma grande perda? Com certeza, mas a nossa maior vantagem perante as empresas monopolizadoras de tecnologia é que NÓS SOMOS UMA COMUNIDADE; para acabar com o SL a comunidade precisa ser corrompida, o que é muito mais difícil (praticamente impossível).

Se isso ocorrer, aí sim é o fim...
Comentário de go3th3
Concordo com o lai, acima, Se: Concordo com o lai, acima, Sergio Amadeu é apenas a ponta do iceberg na comunidade, foi bastante expressivo na defesa do software livre, esperemos que não abandone por completo essas iniciativas. Vejo a comunidade cada dia mais coesa e sólida, espero que logo apareça alguém para levantar essa bandeira novamente, pq não somos (apenas) nós que precisamos, creio eu, e sim o Brasil como todo...!
Comentário de Pablo Lorenzzoni
Comeco do fim ou recomeco?: Olah lmvaz,

Discordo dessa visao. Talvez seja por eu ter uma tendencia otimista, mas concordo com o MadDog e acho que o software livre naum precisa de governos. Se tivermos de reduzir a marcha, naum importa, desde que continuemos indo para a frente...

Falando como brasileiro agora: eh uma pena que tenhamos tamanho potencial e taum pouca visao governamental. Ainda hoje estive na palestra do Mark Shuttleworth, e uma das coisas que ele falou me remeteu aos tempos em que havia muita discussao em torno da reserva de mercado. Aproximadamente o que ele disse foi:

"A Thawte foi bem sucedida porque se aproveitou de que, para as grandes corporacoes americanas (que tinham muito mais recurso financeiro), era imposta muita dificuldade para trabalhar com criptografia. Percebi a oportunidade, e a Thawte prosperou [fora dos EUA]"

O Brasil naum tem DMCA. O Brasil naum tem patentes de software como os EUA. O Brasil tem uma enorme quantidade de desenvolvedores fazendo bons trabalhos. Quando todo mundo comeca a vislumbrar as possibilidades, o governo se retira e comecamos (novamente) a enfrentar as criticas descabidas do tipo "ateh o governo pulou fora do software livre... deve ser algo pueril e sem futuro".

Eh uma pena... mas prefiro encarar o atual momento como, talvez, uma boa oportunidade para aprendermos a depender menos dos governos e a apostar nossas fichas em nos mesmos. Outra do Mark (respondendo a uma pergunta de um programador):

"Voces tem de perder a nocao de que naum podem liderar um projeto, e de que os verdadeiros lideres do software livre estaum na Europa ou nos EUA. O software livre eh sub-produto da Internet, e a Internet eh global!"

Eh nisso que acredito.

[]s

Pablo
P.S.: se traduzi algo incorretamente do que o Mark disse, favor me corrijam. Sei q, pelo menos, o lmvaz tambem estava presente na palestra.
Comentário de Horácio Flacco
A tendência é o espaço do governo ser ocupado pela IBM e outr: Tirando o governo, até agora, a outra grande organização incentivadora do software livre, em geral, e do Linux, em particular, tem sido a IBM.

Pode ser só coincidência, mas vejo a IBM se pronunciando mais ultimamente, na seqüência da perda sistemática e consistente de influência do governo sobre software livre desde a última eleição para prefeito.

Se a IBM é uma instituição privada que não visa necessariamente o interesse comum, pelo menos é uma força que não se pode desprezar a apoiar o SL.
Comentário de rockixe
Lmvaz, governo..: Creio que lmvaz, se referia ao "sonho" governo, ate pq ninguem vincularia Sergio ao SL mundial :), enm ele tem esta pretencao, nao eh mesmo?
Comentário de Anti-FUD
Alex Hubner: Esse Alex Hubner não é aquele cara que adora falar mal de SL porque está querendo defender o uso do proprietário Cold Fusion no governo em vez do LAMP/WAMP (Linux/Windows/Apache/MySQL) ?

Ele até tem um site pró-Cold Fusion (http://www.cfgigolo.com/), e ainda por cima com a palavra "gigolô". E ainda usa a frase "tecnologia no dos outros é refresco".

Você para mim é tão tendencioso quanto o Baboo e todos os que defendem tecnologias proprietárias por ganharem dinheiro com elas e se sentirem incomodados quando o governo toma atitudes contra o uso destas para evitar lock-in. Como ousa falar mal de um cara como o Sérgio Amadeu ? Quem já deveria ter ido é você.
Comentário de Horácio Flacco
Lmvaz, governo...: Estava me referindo ao Brasil, mesmo.
Comentário de kov
De acordo.: De acordo, caro spectra. Como sempre, temos a oportunidade, falta nos posicionarmos como desenvolvedores de verdade.

Food for thought:

http://couve.no-ip.org/~kov/ensaios/desenvolvimento-de-tecnologia.html
Comentário de Alex Hubner
Chega de achismos...: Parece que doeu... Pois é, mexer em ninho de cobra dá nisso. Antes de fazer juízo de valor SOBRE MIM, que tal fazer juízo de valor SOBRE MINHAS IDÉIAS? Isso você não mostrou capacidade em fazer...

Aliás, poucas puderam fazê-lo de forma clara e direta, sem partir para trollismos e ataques infantis (aliás, coisa que o Sergio Amadeu fazia bem, ao dizer que a MS usava tática de traficante, entre outras baboseiras irresponsáveis, típicas deste governo que aí está... (aliás, o Lulinha paz e amor está jantando com o Chavez esta noite) e preferem colocar em meu pescoço o estereótipo de "anti-SL", o que está muito longe de ser verdade. Quer um exemplo? O blog que você cita CFGIGOLO, roda em LAMP. Qual o sentido em criticar o que eu uso? Veja (e leia - eu sei que é difícil). Em momento ALGUM eu critico LAMP, em momento algum critico software livre. Eu não critico NADA neste sentido. Critico a atitude ditatorial, forçada, transloucada e aloprada deste governo em empurrar SL na base do decreto.

Desde que o mundo é mundo (exceto em republiquetas ditatoriais) TODA FORMA DE IMPOSIÇÃO DEVE SER EVITADA. Contudo a ""comunidade"" (entre duas aspas para poupar a real comunidade) open source vê nesta política uma ótima maneira de levar à diante seus ideais, no melhor estilo os fins justificam os meios. Acordem, não é na base da força que SL vai emplacar. SL por mérito, não por decreto. Já basta. Vá ler um pouco. Convido-o a ler minhas idéias sobre a questão da imposição de SL no governo tanto aqui (http://www.cfgigolo.com/archives/software_livre/index.html) quanto em diversos posts no www.linuxfud.org.
Comentário de Yoda
Marcelo Branco: Pelo que sei, quem assumira sera o embaixador do SL no Brasil, Marcelo Branco.
Ele realmente e uma pessoa em que podemos confiar!


Comentário de Buick Sk
Ses tão de piada: Ses tão de piada... MB?? no ITI??

Putz!!!
Comentário de Cesar.AR
NENHUM....: ... sonho acaba. Apenas as ilusões.

Cesar.AR
Debian
LU# 225159

Comentário de vmedina
Será que a verdade é o que está na nossa frente?: Não sei se temos muito a lamentar... Sempre achei o Amadeu muito demagogo... Meio artista. Pode ser só coisa minha mas essa é a minha opnião. Não liguem para ela. :)

Do jeito que a coisa anda, podem puxar sl para a arena política para dizer que é só um esquema de tirar dinheiro do governo para financiar campanhas do PT e etc. Ainda mais depois das críticas que um bom dinheiro tinha sido gasto e não converteram uns ministérios. Eu escrevi um pequeno comentário na época. Seria essa a causa real da saída?

Acho que nunca iremos saber.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de geekslack
Marcelo Branco???: HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
Marcelo Branco? O Hacker?
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

Conta a do papagaio e depois a do portugues pra continuar as piadas engraçadas.
Comentário de bebeto_maya
Sobra-te hipócrisia, homem!: __VOcê é um hipócrita, Alex.Me desculpe a sinceridade...As leis de software livre especificam que ele deverá ser usado sempre que necessário, quando não, que se use o proprietário.Ou seja são tão brandas que se o órgão público quiser, poderá dizer que S.L nunca é necessário e pronto.O software da receita é multiplataforma,(roda em qualquer um, e não só em Linux, pois se o governo cria softwares mono-plataforma,estará praticando venda casada, que é crime contra o consumidor) .Ademais, sabemos que você é programador de softwares proprietário cheio de ¨interesses obscuros¨ juntamente com o lobby da MS, portanto sua posição e opinião são altamente suspeitas.

__Sabemos também que a sua lógica a ¨la Veja magazine¨, é extremamente exagerada e ideólogica,em nenhuma matéria sua você defende o Software Livre no seu siteco de quinta, limita-se a usar a técnica de selecionar literatura e descer o porrete, você é fraco em argumentos e pobre de discusso.Uma análise mais cuidadosa da sua pseudo-Literatura mostra o quanto és mentercapto pois se usa, nesse país, muito menos SOftware LIvre, que nos EUA.

__Concluindo, o dinheiro dos impostos não deve retornar para os cofres das empresas e sim ser investido em obras sociais. Contratar empresas é uma das necessidades governamentais e não um obrigação. pois o compromisso é a obra em si...De modo que pagar licenças para monopólios, é um enorme descaso com o dinheiro público.Você sabe disso, mas como todo bom neo-liberal, quer que o mundo dos pobres que lhe rodeiam, exploda e sangre ouro no seu bolso!
Comentário de bebeto_maya
Autodefinição apropriada!: __Gigolô é uma boa autodefinição: Agencia tecnologia, como se fosse prostituta, e não como um bem, fruto do empreendorismo inteligente.É bom tratar clientes como quem procura um meretriz...Isso me lembre uma matéria que vi no A&Mundo: Gigolôs dizendo que não se importavam que suas garotas tivessem ou transmitissem DSTs, contanto que continuassem bonitas...
Comentário de nemesis
traficante de drogas: "Although about three million computers get sold every year in China, people don't pay for the software," Gates reportedly said. "Someday they will, though. And as long as they're going to steal it, we want them to steal ours. They'll get sort of addicted, and then we'll somehow figure out how to collect sometime in the next decade."

Bill Gates, em uma palestra na Universidade de Washington, 1998
fonte:
http://archives.cnn.com/2000/TECH/computing/02/23/microsoft.china.idg/

Acho que o Amadeu só foi mais enfático.

*edt:* Fora o fato notório de que a M$ regularmente "doa" softwares "de grátis" para escolas norte-americanas. onde já vi essa cena mesmo?...

"Critico a atitude ditatorial, forçada, transloucada e aloprada deste governo em empurrar SL na base do decreto"

Eu concordo parcialmente com vc. Mas contra um monopólio do porte da M$, sim, acho o estilo Maquiavel de ser bastante apropriado para tentar algo diferente.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de yoda
Requer: Como diria Gil...
Requer
Comentário de Alex Hubner
Hipócrita?: Bebeto, é uma pena que você não tenha argumentos novos para trazer à discussão. Você continua com os mesmos argumentos pró-imposição, pró-decreto (que você insiste em dizer que *não* é imposição). Quanta ingenuidade.

Não vou ficar repetindo tudo o que já disse (que para você é hipocrisia), mas deixo o link de duas discussões (principalmente os comentários que se seguiram) sobre o assunto da imposição do SL no governo. Repito: precisa ser MUITO ingênuo para achar que o governo não quis impor nada (assim como não quis fazer nada com a ANCINAV, com o IBGE, com tantas outras coisas)... Digo "quis" (passado), porque este governo já era e não tem mais força para impor nada, graças!

http://linuxfud.org/?q=node/134
http://www.cfgigolo.com/archives/2005/05/governo_e_softw.html

O que você sabe sobre minha vida para dizer que sou "sabemos que você é programador de softwares proprietário cheio de ¨interesses obscuros¨ juntamente com o lobby da MS, portanto sua posição e opinião são altamente suspeitas". Páre de fazer FUD, páre de inventar histórinhas para desmerecer os outros. Bela falácia (tentar desmerecer o interlocutor). Aliás, você usa muitas...
Comentário de Alex Hubner
Tsc, tsc, tsc... partiu para: Tsc, tsc, tsc... partiu para a ignorância e comentários vazios. Ataque pessoal, trollismo. Coisa típida de quem não tem argumentos.

Estimo sinceras melhoras bebeto.
Comentário de Alex Hubner
Pode ter sido mais enfático,: Pode ter sido mais enfático, mas não deixou de ser amador e irresponsável (assim como Gates foi com sua declaração). Um erro não justifica (ou embasa) outro.

Um membro do alto escalão do governo não pode ficar fazendo este tipo de coisa, esse papel de rompante anti-imperialismo, anti-MS, anti-qualquer coisa. Não vou entrar no mérito da questão, mas esse tipo de coisa não adiciona nada ao país e ao mercado, pelo contrário. Já faz tempo que essa tática revolucionária a lá Chavez, Fidel e outros donos (sim, eles são "donos") de republiquetas de banana não funciona. Não é discurso entreguista, é discurso realista. Ficar dando murro em ponta de faca é coisa para amador.

A Microsoft (apesar de ser americana) traz divisas para o país, gera empregos e uma série de benefícios. A imposição ideológica de SL como uma crítica velada, política, ideológica à Microsoft e afins (colocando no mesmo saco empresas que fazem softwares proprietários excelentes como Sun, Adobe, Macromedia, etc) é mais ou menos como se comportar como aquele adolescente que no auge de seus 16 anos, achando que sabe tudo sobre o mundo, boicota o McDonald's (e os milhares de empregos diretos e indiretos que esta rede gera no país) pelo simples fato de esta ser americana, de ser monopolista ou o raio que o parta. Assim ele acha que vai resolver os problemas do mundo (ou ajudá-lo a resolver). Quanta inocência...

Não é de forma radical, teatral e no melhor estilo cubano de ser que se quebra monopólios, se cria condições melhores. O governo do PT (incluindo Sergio Amadeu) peca justamente por isso. Leitura recomendada aqui. Sergio Amadeu poderia ter escolhido um caminho muito mais inteligente e eficaz de combater o que ele chama de "lobby", de "grande capital", de sabe-se lá mais o quê (teorias da conspiração existem aos montes). A coisa poderia ter tomado outro caminho (especialmente o econômico - já que este é o único eficaz e capaz de resolver qualquer problema social, político e financeiro), como a do incentivo fiscal à SL, incentivo fiscal à empresas nacionais (já que muito se fala em não dar dinheiro aos gringos): tudo aquilo que é inteligente e sensato. Foi feito pouca coisa neste sentido. Uma coisa simples, excelente e que parece estar dando certo (idéias simples, resultados concretos) é reduzir os impostos de computadores com valor inferior à R$ 2.500,00 e que venham equipados com SL. Ótima idéia! Agora, ficar fazendo masturbação mental sobre qual distro vai, qual não vai, quem vai fabricar, quem não vai, isso e aquilo, é perda de tempo.

E digo mais: se a Microsoft quissese fazer parte do programa PC Conectado (ou computador popular, sei lá), que o fizesse dando um belo desconto de licenciamento (sem aquela piada de Windows Starter Edition). Simples assim. Não quer? Paciência, tem gente que topa (empresas de distro Linux). Esta sim é uma política (feita sem discurso, sem imbróglio, sem declarações infelizes) eficaz.
Comentário de Cadu
Nooosssa: Nossa, pro Buick comentar aqui, falaram uma asneira grande demais... hahaha...
Comentário de bebeto_maya
serviços melhores que os de um Gigolô: __Desculpe, Alex.Mas a verdade quando crua, é imutável.Não preciso ficar remodelando meus argumentos, como você, para se justificar.E não se preocupe, o governo de fato é corrupto e fraco, mas exatamente por não ter usado até agora mais software Livre da maneira correta,agora temos alguém mais competente no ITI, e certamente irá aumentar a extensão de sua úlcera ...Na sessão de Software Livre do seu siteco,você seleciona literatura anti-S.L. e simplesmente exclui quase tudo de positivo de tal tecnologia...VOcê faz imprensa marrom, da pior qualidade

__Ah, e não foi você que perdeu uma base em COLD FUSION para outra em LAMP e depois ficou revoltadinho??? Business, man.Outros profissionais ofereceram serviços melhores que os de um Gigolô!
Comentário de Obi Wan Kennobi
Marcelo Branco no ITI?!?!?: Cruzes. Tá certo que tá rolando muita sacanagem em Brasília, mas colocar o Marcelo Branco como presidente do ITI é palhaçada demais. Agora só faltam dizer que a Fernanda Weiden vai assumir o SERPRO. Fala sério!
Comentário de geekslack
Afe...: A Fernanda Weiden assumir o SERPRO, já é pesadelo e não piada... essa não teve graça.
d=/
Comentário de Alex Hubner
Redondamente enganado: se abastecer em termos de software??? Dá-lhe consultorias, consultores e tantos outros tentáculos possíveis e inimagináveis além-pura-e-simplesmente-lincenciamento. Monopólio?? QU
Comentário de Alex Hubner
CORREÇÃO: Redondamente enganado: Colei o comentário incompleto. Aqui vai o certo:

Não perdi "base" nenhuma. Aliás, eu sou funcionário de uma ONG, ganho um salário fixo por mês, não preciso lamber o saco de ninguém para me sustentar... ;)))

Sempre achei que ser capaz de mudar de opinião era uma virtude, não um defeito, pena que você pense o contrário. Bem se vê que você não aceita arredar pé de suas opiniões, muito menos expô-las (talvez porque elas sejam apenas pura ideologia sem pé nem cabeça). Qual é o seu argumento (ou argumentos) a favor de um decreto que impõe à órgãos públicos (antes que me digam: "isso não tem nada a ver conosco, é só no governo...", TEM SIM SENHOR! O governo é do povo e nos diz respeito diretamente) a usar software de licença "livre", tornando necessária uma """justificativa""" (julgada por quem? com imparcialidade? com conhecimento de causa e de necessidade? ou apenas um funcionário público (indicado por um partido político) guiado por uma política estúpida, disparada de cima da pirâmide, onde pouco se sabe dos bastidores e das necessidades reais - leia-se: cagadores de regras) para a adoção de software proprietário?

Quem defende decreto para emplacar SL, é porque não confia no "próprio taco". Quem defende SL na base do decreto o faz por PURA CONVENIÊNCIA. Software livre (aliás, qualquer coisa) deve ser adotado por mérito, não por decreto. Se existem lobbys no mercado de software proprietário, o que podemos dizer do mercado que vende "soluções livres"? Ei! Desculpe queridão, dinheiro é igual na mão de qualquer empresário, a IBM que o diga... Tudo visa lucro (exceto programadores de final de semana e entusiastas)... Mas você acha que é disso que o governo vai se abastecer em termos de software??? Dá-lhe consultorias, consultores e tantos outros tentáculos possíveis e inimagináveis além-pura-e-simplesmente-lincenciamento. Monopólio?? QU
Comentário de Marcio Carneiro
Informática e governo: Que tal uma CPI da Informática para descobrir quais empresas fazem o quê e por quanto?

Comentário de brandizzi
O pior é que concordo com o fim: A maneira como tentaram colocar o SL no governo me pareceu inadequada, forçosa demais, confesso, e saímos com alguns arranhões dolorosos. Poderia ser feito de maneira muito melhor. O que não faz com que o comentário do Hubner seja simplesmente nulo.

Nada. Este comentároi não diz absolutamente nada. Baseia-se em palavras vazias e subjetivas como "melhor". Parte para ofensas ao governo, que são vagas, imprecisas e, acima de tudo, inúteis[1]. Acredita que ter ideologia é coisa ruim, como se não tivesse a própria. No fundo, eu vejo que não concordo com a posição simplesmente porque não há uma posição, há uma idéia tão vaga e indefinida de que "ah, o decreto é ruim" quanto muitos pensam "MS == satã".

Este foi o Control-C Control-V mais vazio que já vi. Aliás, deixem as pessoas comentarem o post no seu site. Pelo menos você ganhará um IBOPEzinho.

No final das contas, eu sei que você é um cara espero, Alex, mas você mesmo disse nesta mesma discussão, há muito tempo atrás, que "pessoas espertas defendem coisas estúpidas". Não digo que você defende algo estúpido, mas a sua defesa é. Melhore isto. Argumente. Prove. Você consegue.

Acredite, quem discorda de você (e eu não sou tal pessoa), no final das contas, pode estar certo, e não é necessariamente burro. Ademais, chamar de idiota não diz absolutamente nada; pode ter sido um desabafo bom para você, mas perder tempo recortando e colando pela Internet só denigre sua imagem perante pessoas que poderiam estar concordando com você.

[1] Pelamordedeus, se vai falar alguma coisa, diga alguma coisa também. Há muito o que se criticar no governo atual, muito mesmo, mas chamar o governo de "bolchevique" é tão significativo quanto chamar de "feio". Xingar uma instituição é como atirar pedras num caça.

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de brandizzi
Ratifico!: Esta é a idéia. O governo pode não usar Linux, mas *eu* e *você* e muitos outros ainda usaremos. Ok, eu acredito que quem sai perdendo é o governo (logo, nós), mas a gente sai perdendo de qualquer jeito, memso...

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de brandizzi
Demagogo? Não exatamente...:
Não sei se temos muito a lamentar... Sempre achei o Amadeu muito demagogo... Meio artista. Pode ser só coisa minha mas essa é a minha opnião. Não liguem para ela. :)


O pessoal tá ligado no Sérgio Amadeu não por causa dele, mas porque a Microsoft o atacou. Pelo menos é o que eu acho.

Relaxem pessoal... Uma das coisas legais do SL é que você sempre conhece as pessoas importantes, pois todos o são.

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de Alex Hubner
Touching the void...: Adam, deixa ver se eu entendi.... Você diz que "até" concorda comigo (o que subentende-se que expressei alguma opinião baseada em alguma coisa que não foi simplesmente "palavras vazias") e depois diz que não sei argumentar, que faço defesa estúpida? Qual é a sua?

"Palavras vazias e subjetivas como melhor". Ai, ai, ai... Não devia, mas respondo: em todo o meu texto (de 6 parágrafos) uso a palavra "melhor" apenas uma ÚNICA vez, e uso na frase: "Use aquilo que melhor lhe convier". Para bom entendedor, meia palavra basta. Mas já que você se incomodou (ou não quis entender), refaço a frase, excluindo a palavra "subjetiva" melhor...: "use a solução cujo custo/benefício seja adequada para suas necessidades"... Quer que melhore ou ficou mais claro? Use aquilo que for "melhor" para você bonitão! Liberdade é liberdade de escolha também. O mais melhor de bom está em PODER ESCOLHER, coisa que ficaria bem difícil com o decreto (nisso você parece concordar).

Onde eu chamei alguém de burro? Ei! Não tire palavras do meu teclado não... Isso é coisa feia!

Chamar o governo de "bolchevique" é expressar minha opinião pessoal e adjetivar um comportamento/estilo de governo (e eu não sou o primeiro nem o único "tolinho" a chamá-lo assim)... Usar "bolchevique" como adjetivo é muito mais específico, claro, direto e OBJETIVO que chamar algo "feio"... Isso é tão óbvio que só me resta crer que você só está interessado em me criticar e não discutir os pontos levantados por mim em relação à imposição do SL no governo. Você se limita a dizer que "até" concorda comigo, e depois só desce a lenha. Já me acostumei, não se preocupe.

Ah! Control+C Control+V do meu editor de texto! Costumo escrever fora (num editor de texto) e depois colar no local apropriado.

É impressão minha ou eu incomodo muito? Gostaria SINCERAMENTE, que alguém argumentasse em FAVOR das atitudes do governo (leia-se: Sergio Amadeu e cia ltda) no que tange à adoção de SL. Por favor, me esqueçam, argumentem sobre o fato que a todo instante tento chamar à tona. Meu estilo de escrever é ácido, é ríspido, mas qual é o problema? Quando alguém argumenta da mesma maneira em favor do SL imposto no governo vocês aplaudem não é mesmo?... De novo: conveniência pura!
Comentário de bebeto_maya
Ha,há,há...Sem conteúdo, contraditório e redundante!: __Com ''cartas'' longas e mal escritas, repletas de redundâncias e contradiçöes, vocë só tem um objetivo:Desnortear o leitor! Mas eu näo caio na sua arapuca...

ha,ha,ha,ha,ha.......!!!

__Você é rídiculo:Um NERD que acredita no anarquismo da diversidade...Mas que diversidade?: 99% das pessoas estão usando Windows, belo conceito de diversidade unilateral!

__Já sei,¨Elas que quiseram assim!É o mercado¨, como se não houvesse uma indústria forçando usuários a usar Produtos Microsoft...Gerando incompatibilidade e discriminação para com as pessoas, que optam pela sua tão bem falada ''diversidade´´...

__Se você trabalha pra uma ONG (o melhor negócio que se pode abrir nesse país, é o vinculado ao 3o setor, ainda mais se for o CDI), parábens!!!TEm um curriculum invejável para um autêntico MBA...Continue assim, defendendo sempre os seus interesses e obliterando com uma camada de ¨pseudo-socialismo¨ e ¨pseudo-justiça¨
Comentário de nemesis
nitpick: "Ao invés de Microsoft, teríamos a RedHat,"

e a Novell, a IBM, Debian, Gentoo, Knoppix...

já sacou onde quero chegar, né? Não há monopólio com software livre, mas sim vários fornecedores de tecnologia, alguns comerciais, outros baseados em comunidades de usuários com interesses comuns. Enfim, nada de continuar vendo os mesmos figurões na mesma posição, ganhando a mesma coisa"... software livre é oportunidade, para quem quiser agarrá-la.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de George
Software livre: Bom, vejamos, o governo não "obrigou" nenhum cidadão a usar software livre em suas casas. Logo, não consigo enxergar esse "autoritarismo" de que fala o elemento.
E discordo tb da política do governo, no que diz respeito a adoção de software livre DENTRO dos órgãos governamentais: se fosse eu o presidente a mudança teria sido feita DE IMEDIATO e em todos os órgãos. Funcionário que quisesse usar sistema proprietário teria que pagar a licença do seu PRÓPRIO bolso.
No que diz respeito ao pc conectado, as empresas de softwares propriétario podem participar do processo. Existem, no entanto, certos pré-requisitos. O governo, como MEU representante, não pode permitir a particiapação de versões "castradas" de softwares proprietários. Isso penaliza o usuário.
O que não dá é ficar pagando royalties para poder rodar "caixas-pretas", programas que você não sabe de fato o que estão fazendo no seu computador. Dois links para que vocês entendem o tamanho do problema:
Código Malicioso da NSA no Windows - Texto em Inglês http://www.heise.de/tp/english/inhalt/te/5263/1.html

Código Malicioso da NSA no Lotus - Texto em Inglês http://www.heise.de/tp/r4/artikel/2/2898/1.html

Detalhe: essas informações são relativamente antigas. Projetem, a partir desses fatos, o que não acontece hoje.
Comentário de CWagner
Tá aí uma boa idéia! : Tá aí uma boa idéia!

Quantas assinaturas populares são necessárias pra abrir um investigação Parlamentar?

Eu queria ver o quanto de Dólares são jogados fora para pagar por suporte que não é utilizado. Tipo Contratos Selects da M$ para mandarem reinstalar o Window$. Seria muito legal ver o Ballmer ou o Gate$ naquela mesa das CPIs.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004