11/08/05 0:11 #1511
O site do projeto OpenSUSE, anunciado na semana passada, já está disponível, além do download do beta 1 do SUSE Linux 10.0. Traduzo, a seguir, o FAQ do projeto: 'O que é o projeto openSUSE? O projeto openSUSE é um projeto comunitário patrocinado pela Novell. Para promover o uso do Linux em todos os lugares, este programa provê acesso livre e fácil à distribuição Linux mais utilizável do mundo, o SUSE Linux. O openSUSE disponibiliza tudo que os desenvolvedores e entusiastas precisam para começar com o Linux. Hospedado no site opensuse.org, o projeto se caracteriza por permitir acesso fácil a versões de desenvolvimento e finais. Oferece, ainda, programas de desenvolvimento comunitário extensivo para abrir o acesso ao processo de desenvolvimento usado para criar o SUSE Linux.'
(postado por
Augusto Campos)
Comentários dos leitores
Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
http://shots.osdir.com/slideshows/slideshow.php?release=406&slide=26
parece que eles copiaram do Windows XP!
Parece que o Yast ganhou mais algumas funcionalidades, pelo menos eu vejo um monte de novos ícones para fazer configuração de serviços:
http://shots.osdir.com/slideshows/slideshow.php?release=406&slide=49
Acho que o Suse, ao lado da Mandriva, estão no caminho certo para o Desktop, pois como já vi em outros comentários de famosos:
"É necessário um centralizador de configurações de sistema para o usuário desktop", e o Yast é perfeito para isso, pois respeita o usuário avançado e o iniciante: se vc não sabe configurar um serviço do Samba ele configura para você, mas se gosta de por a mão na massa, basta configurar manualmente, sem se importar de estar causando inconsistências e fazer 'gambiarras' no sistema, sem falar na homogeinedade do Yast, se acessá-lo em modo texto, ou em modo gráfico, verá basicamente a mesma interface, coisa que não se vê em muitos configuradores: ou a interface gráfica tem menos recursos que a de texto, ou a de texto tem menos recursos que a gráfica.
Há ainda um recurso muito bem acabado no Suse: há a possibilidade de editar manualmente os arquivos de configuração do sistema (/etc/sysconfig) pois neles há extença documentação e comentários, que inclusive, 'convidam' o usuário a fazer a devida configuração sem causar inconsistências, o que é perfeito sob o ponto de vista de flexibilidade ;)
Eu gosto muito do Suse por isso, abraço a todos!
A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein